Miuccia Prada: a mulher que inovou a moda e transformou a Prada

A estilista italiana Miuccia Prada (10 de maio de 1949) é mais conhecida como Miu Miu, seu apelido de infância.

Miuccia é filha de Luisa Prada e neta mais nova de Mario Prada, artesão que fundou, em 1913, a marca Prada.

Em seu início e por muitos anos, a marca vendia somente artigos de couro, como bolsas e malas. Contudo, passou muitas décadas sem alcançar o status de marcas como Louis Vuitton e Fendi.

A entrada de Miuccia na Prada

Enquanto estudante, Miuccia deixava claro que não gostaria de seguir os negócios da família. Porém, em meados dos anos de 1970, ela passou a fazer parte da empresa.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A posse da Prada foi passada a Miuccia em 1985. Logo em seu início na empresa, Miuccia escolheu usar, ao invés do tradicional couro, o náilon Pocono, que até então era usado para fazer tendas militares.

Com esse material, a marca criou mochilas que foram sucesso instantâneo no mundo da moda, virando objeto de desejo, já que unia resistência, praticidade, utilidade e beleza.

Loja da Prada em Milão.
Loja da Prada em Milão.

Vivenciando o sucesso da mochila, que não parava nas prateleiras da loja, Miuccia teve a visão que o fim do século XX e início do XXI seria o fim da ostentação e que os consumidores estavam em busca de peças práticas e de qualidade.

Foi aí que vieram coleções com roupas básicas da Prada que priorizavam o corte, caimento e tecido. Já a estamparia das peças, buscava a inspiração nas artes plásticas.

Os acessórios também seguiam essa tendência de mudança de estilo. Em pouco tempo, o estilo Prada passou a ser copiado até mesmo por estilistas consagrados internacionalmente.

Uma nova forma de pensar a moda

Por na juventude ser atuante em movimentos estudantis e essa vivência fez com que ela quisesse fazer moda voltada para mulheres inteligentes, ousadas, modernas e bem informadas.

Este estilo era bem diferenciado do estilo da época, em especial do seu conterrâneo Gianni Versace, que incorporava na roupa um estilo mais sensual.

Miucci levou para as peças da Prada estilo e praticidade.
Miucci levou para as peças da Prada estilo e praticidade.

Em suas marcas, a estilista reinventou o conceito de belo e feminino. A carreira dela é marcada pela criatividade e por buscar sempre o diferencial daquilo que está sendo feito no mundo da moda.

Miuccia acredita que a marca vende porque agrega todos esses significados ao produto. Isso porque, a Prada foi transformada em uma ideia que vai além da experiência de consumo.

https://www.instagram.com/p/B6FoK6NDkzx/

Atualmente, a empresa é um negócio que rende cerca de cinco bilhões de dólares por ano. Em sua história e com as revoluções que causou no mundo da moda, a Prada certamente contribui para que a Itália se tornasse um centro de moda tão importante como Paris.

O sucesso de Miuccia Prada

Com Miuccia à frente, a Prada se transformou em um império na produção de moda feminina, masculina, acessórios, roupas íntimas, roupas para caso e até mesmo cosméticos.

Anna Wintour, diretora de redação da Vogue americana, declarou que a Prada é o único motivo para assistir a temporada de moda em Milão.

Com uma carreira consolidada, Miuccia é um dos maiores nomes da moda de internacional. Além de ser Phd em ciência políticas, produtora de filmes e estudante de teatro e arquitetura. Não é à toa que ela é a oitava mulher mais rica do mundo da moda.

Miuccia Prada está à frente de um dos maiores impérios de moda do mundo.
Miuccia Prada está à frente de um dos maiores impérios de moda do mundo.

Em 2001, Miuccia Prada figurou a lista da Forbes como uma das 400 pessoas mais ricas do mundo e também foi incluída pelo Wall Street Jornal em uma lista de 30 mulheres mais poderosas da Europa.

A Prada está avaliada em cerca de US$ 4.716 bilhões e ocupa a posição número 94 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.

A grife possui mais de 600 lojas ao redor do mundo, estando presentes em 70 países. No Brasil, a marca tem sete lojas espalhadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.

Parceria nos negócios e no amor

Miuccia Prada é casada há mais de trinta anos com Patrizio Bertelli, que é CEO do conglomerado Prada, que inclui as marcas Miu Miu, Azzedine, Allaia e Helmut Lang.

https://www.instagram.com/p/BgpXGa5hkk8/

A estilista conheceu Patrizio, um jovem toscano que fabricava bolsas desde sua adolescência, em uma feira .

Após uma acusação de plágio dos modelos de bolsa dele, a parceria nos negócios e na vida começou.

O fenômeno por trás da revolução na moda é tímida

A mulher por trás do império Prada e que revolucionou a indústria da moda é tímida e considerada a personalidade mais reclusa do universo do luxo.

As entrevistas e poses para fotos são raras e Miucci até mesmo mal aparece na passarela no final dos desfiles.

https://www.instagram.com/p/B4Nw0eHgz6u/

Miu Miu: um conceito mais jovem para a Prada

Como uma das “filhas” da Padro, a marca Miu Miu, que recebeu esse nome por ser o apelido de infância de Miuccia Prada, se destaca por ser uma linha que preza pelo moderno e jovial.

Criada em 1993, a grife por ser mais acessível, rapidamente a marca caiu no gosto das mulheres antenadas com o mundo da moda.

https://www.instagram.com/p/B6WRKX-nV_p/

As linhas de sapatos e bolsas são conhecidas por sua originalidade e designs exclusivos, que combinam com a personalidade de diversos tipos de mulheres.

Já os óculos, estão entre os acessórios de luxo mais cobiçados da marca, que também comercializa cintos, carteiras, pulseiras, colares e brincos.

A Fundação Prada

Logo ao entrar para a empresa do avô, Miuccia Prada chegou a declarar que ser estilista era uma coisa horrível para um feminista de esquerda (ela também era filiada ao partido socialista).

Isso a deixava triste e culpada, pois ela considerava que seu trabalho na Prada não era relevante para a sociedade. Por querer fazer algo no âmbito social aliada à moda, Miuccia quis levar suas ideias de mudanças sociais para dentro da empresa.

Foi aí que, em 1995, ela criou com o marido a Fundação Prada (Fondazione Prada), que está localizada em uma na região sul de Milão, que é uma área considerada como periferia.

No século XX, no local de 19.000 mt² onde está instalada a Fundação, funcionava uma destilaria.

A fundação tem espaços para mostras fixas e temporárias. Na área interna, há galpões divididos em salas de diversos tamanhos, onde há exposição do casal predominantemente de arte contemporânea.

A Fundação Prada foi criada em 1995 para incentiva as artes.
A Fundação Prada foi criada em 1995 para incentiva as artes.

Michelangelo Pistoletto, Piero Manzoni, Roy Lichtenstein, Yves Klein, Louise Bourgeois e Lucio FOntana são alguns dos artistas que possuem obras expostas na fundação.  As partes externas, que inclui os pátios e o bar são acessíveis sem o pagamento de bilhete.

Além disso, há um cinema de 200 lugares, onde são exibidos ciclos de filmes dedicados a grandes diretores do cinema mundial.

Seguindo essa tendência de valorização da arte, as lojas da marca também foram transformadas em centros culturais.

Linha do tempo

1913 – Criação da Prada por Mário Prada. A empresa confeccionava apenas acessórios de couro;

1919 – É inaugurada a primeira loja Prada, localizada na Galleria Vittorio Emanuele II;

1949 – Nasce Miuccia Prada, a neta mais nova de Mário Prada;

1978 – Miucci herda a Prada da mãe, Luisa;

1979 – Miucci lança a primeira coleção de sapatos Prada;

1980 – Miucci lança a Bolsa Prada Pocono e é um sucesso;

1983 – A Prada inaugura uma segunda loja, em Milão, em plena Via della Spiga, que é um ponto de referência europeu para produtos de luxo;

1985 – Miucci assume a Prada

1987 – Miucci casa com Patrizio Bertelli no dia 14 de fevereiro;

1988 – A Prada lança a primeira coleção de roupas;

1993 – Miucci cria a grife Miu Miu;

1994 – A primeira coleção de roupas masculinas Prada é lançada;

1995 – A Fundação Prada é criada com o objetivo de fomentar a arte;

1997 – Lançamento de uma linha de roupas e acessórios esportivos (Prada Sport Linea Rossa). Neste mesmo ano Naomi Campbell foi a primeira modelo nehra a abrir o desfile da marca;

2000 – A primeira coleção de óculos de sol Prada é lançada. Neste ano também a Prada entra faz sua entrada no mercado dos cosméticos;

2004 – Lançamento do primeiro perfume, o Prada Donna. Miucci ganha nesse ano o prêmio Council of Fashion Designers of America (CFDA);

2006 – Lançamento do Prada Amber, o primeiro perfume masculino. Ainda neste ano, o filme “O Diabo Veste Prada”, que menciona a grife foi lançado. Miuccia Prada chegou a declarar que não gostou do livro que a produção é inspirada, mas adorou o filme;

2007 – Em parceria com a marca coreana LG, a Prada inovou ao lançar o celular “PRADA Phone by LG”. A interface do aparelho foi criada pela Prada. O objetivo era associar a marca ao segmentos dos telefones que cada vez mais estava sendo associado ao estilo. No Brasil, o celular chegou a ser vendido por R$ 1.900,00.

2008 – Lançamento do Prada Butterfly, óculos que se tornou referência da marca por causa de suas proporções maiores que os tradicionais, que se diferenciava bastante dos lançamentos da época;

2009 – lançamento do Prada Transformer, que é um local para abrigas eventos culturais e desfiles de moda. Neste ano também foi lançada a segunda geração de celulares em parceria com a LG;

2010 – Lançamento da Prada Made In, que é um linha exclusiva de roupas feitas à mão;

2012 – A terceira geração de celulares Prada chega às lojas.

 

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

O Significado de Versace: Um Ícone de Extravagância e Luxo!

Que a grife da medusa é uma das mais antigas e desejadas no mercado de luxo, não é novidade para ninguém. No entanto, você já parou para pensar no significado de Versace?  A marca fundada em Milão em 1978 estabeleceu um lugar de destaque na indústria da moda. Ela ficou conhecida por suas criações deslumbrantes…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

5 Bolsas Fashionistas da Chanel para investir no Etiqueta Única

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de como desapegar no etiqueta única

Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…

Patricia Vieira: Transformando Couro em Arte na Moda Nacional!

Para os apaixonados por moda de couro de alta qualidade, a marca brasileira Patricia Vieira é uma referência inquestionável. Especializada em uma ampla gama de vestuário em couro, que vai desde saias de couro e vestidos de couro até jaquetas e calças, a grife homônima é reconhecida como um verdadeiro orgulho nacional. O processo exclusivo…
capa do posr de sapatos para usar com calça jeans

5 Sapatos para usar com calça jeans!

Uma peça básica no guarda roupa de qualquer pessoa, a calça jeans é um item coringa e versátil, além de poder ser usada em qualquer momento do dia, seja tanto para trabalhar, como para sair a noite. Criada no meio do século 19 por Levi Strauss, ela revolucionou a indústria da moda e se tornou…
capa do post sobre burberry lançar nova identidade visual

Conheça a Burberry — A icônica marca de luxo britânica

Uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais do mundo, a Burberry possui mais de 160 anos de história e é considerada um dos principais nomes do mercado de luxo e também da indústria da moda. Sua principal e mais icônica característica é a estampa xadrez, presente em diferentes produtos da marca de variadas…
capa do post sobre falecimento do estilista roberto cavalli

Icônico estilista Roberto Cavalli morre aos 83 anos

O mundo da moda recebeu uma triste notícia na tarde desta sexta feira, 12 de Abril. O icônico designer italiano Roberto Cavalli faleceu aos 83 anos de idade na cidade de Florença, Itália. A informação foi confirmada na página oficial da marca no Instagram. Herdeiro de uma família de artistas, Cavalli estudou no Instituto de…

SPFW N57: 3 Desfiles que se Destacaram na Semana de Moda de São Paulo!

A tradicional São Paulo Fashion Week (SPFW) realiza em 2024 a sua 57ª edição, trazendo um espetáculo de criatividade e inovação para a moda brasileira. Com o tema “Sintonia”, o evento começou na terça-feira, dia 9 de abril, e continua até domingo, 14 de abril, destacando a riqueza da diversidade e da representatividade nas passarelas….

Elegância e Sofisticação: Conheça a história da Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações do estilista se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre exposição de alexander mcqueen nos eua

Alexander McQueen irá ganhar nova exposição nos Estados Unidos

A Alexander McQueen é uma marca inglesa que foi fundada por Lee Alexander McQueen em 1992. Se tornou conhecida por suas roupas inovadoras com caimento perfeito e seus desfiles chocantes e teatrais. A marca mudou o conceito de como a moda é vista e seu significado, mostrando que pode ser uma forma de expressão cultural…
descubra-o-nome-por-tras-das-iniciais-mk

Revelado: O Nome da Marca MK Que Todo Fashionista Precisa Conhecer!

Se você é um apaixonado por bolsas de luxo, é muito provável que já tenha se deparado com modelos adornados com as iniciais “MK” e se perguntado: afinal, qual é o nome da marca MK? Essa é uma dúvida bastante compreensível, especialmente se você não é um especialista no mundo da moda. Enquanto estamos acostumados…
capa do post de best of new in

Best of Monogram: 5 Peças de Monograma no Etiqueta Única

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…