capa do post sobre história da miu miu
|

Miu Miu – Conheça essa marca de luxo jovem e moderna

Uma das marcas mais descoladas, jovens e divertidas do mundo da moda, a Miu Miu atualmente é uma das queridinhas das fashionistas, que se encantam com suas criações estilosa com estilo bem feminino.

Criada há apenas 31 anos por Miuccia Prada, em poucos anos a grife conseguiu conquistar uma legião de consumidoras fiéis e se tornar extremamente importante na indústria, sendo responsável por diversas tendências ao longo dos anos. Mas, você já conhece sua história e trajetória na indústria da moda?

Confira abaixo mais detalhes sobre a história da Miu Miu:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O início de tudo

A Miu Miu foi fundada por Miuccia Prada em 1992 e publicamente lançada no ano seguinte. Seu nome é uma referência ao apelido familiar de infância de sua fundadora.

Uma marca irmã da Prada, a grife foi concebida através do espírito independente e não convencional de Miuccia e é mais acessível e tem como alvo um grupo demográfico mais jovem de mulheres, concentrando-se em uma mistura de minimalismo e estilos vanguardistas.

Miuccia Prada teve a ideia de criar uma nova marca justamente dentro de suas lojas Prada, quando percebeu que um público mais jovem necessitada de uma demanda diferenciada. Com a criação dessa nova grife, ela elevou a Prada em um outro nível, muito mais fashion e moderna, sem perder, sobre tudo, o conceito de sofisticação e luxo.

Sua primeira coleção continha um tema de cowgirl, com jaquetas de camurça com franjas e saias de patchwork da pradaria. A partir de 1994, a marca apresentou suas coleções nos Estados Unidos durante três temporadas e, alguns anos mais tarde, transferiu seus desfiles para a Semana de Moda de Paris.

Peças da coleção Outono/Inverno 1993 da Miu Miu, sua primeira coleção. Clique na imagem e confira criações da marca! (Fotos: Reprodução/Miumiu.com)
Peças da coleção Outono/Inverno 1993 da Miu Miu, sua primeira coleção. Clique na imagem e confira criações da marca! (Fotos: Reprodução/Miumiu.com)

Ampliação de oferta de produtos

Em 2001, a Miu Miu deu um passo significativo ao lançar a sua primeira coleção de ready-to-wear. Isto marcou um momento crucial na história da marca, preparando o terreno para a sua evolução para um lugar de destaque na indústria da moda.

Embora a jornada da Miu Miu tenha recebido muitas críticas, a coleção de estreia foi particularmente apreciada por celebridades e jovens socialites, catapultando a marca para o centro das atenções. Em 2005, a Prada trabalhou para distinguir a Miu Miu como uma marca separada, estabelecendo um showroom separado para ela em uma villa Art Nouveau que serviu como a primeira sede da Prada em Milão.

Bolsa Miu Miu Wander. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)
Bolsa Miu Miu Wander. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)

Estilo e essência

No centro da filosofia de estilo da Miu Miu está um espírito de design distinto que transcende o comum. Posicionada como um posto avançado de feminilidade refinada, o DNA da marca incorpora um equilíbrio entre diversão e sofisticação que se caracteriza por uma mistura de inocência e rebeldia, evitando um visual fixo e abraçando mudanças constantes.

Sob a direção de Miuccia Prada, a grife vê a moda como um estado mental. A mudança é um elemento fundamental em sua abordagem, contribuindo para um resultado característico com um toque sensual e intelectual. A Miu Miu tornou-se conhecida por romper com as normas estéticas tradicionais, criando um espaço para a feminilidade individual e consciente.

Dos padrões caprichosos ao minimalismo elegante, a linguagem de design da Miu Miu é tão diversa quanto as mulheres que atende. É uma celebração da individualidade, permitindo que os usuários expressem suas personalidades com ousadia. O espírito de design da marca, em poucas palavras, é caracterizado por uma adoção destemida da experimentação, onde cada peça se torna uma tela de autoexpressão.

Bolsa Miu Miu Bucket. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)
Bolsa Miu Miu Bucket. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)

“A Miu Miu é um workshop de novas expressões de design que brincam com a natureza caleidoscópica da moda, onde a experimentação é o playground expressivo para a criatividade espontânea. Ao transformar a moda em um estado mental e ao utilizar a mudança como elemento chave para construir o mundo, a marca alcança um resultado cheio de personalidade, ostentando talento sensual e intelectual.

Charmosa e rebelde, a grife combina uma elegância ingênua e sofisticadamente crua com uma alma independente e despreocupada. A linguagem expressiva imediata e em constante evolução da Miu Miu narra uma feminilidade individual e consciente que permite espaço para uma criatividade sem limites,” diz o Grupo Prada em seu website oficial.

Iniciativas

Assim como sua marca irmã Prada, a Miu Miu possui diferentes iniciativas. Uma das mais conhecidas é o “Miu Miu Women’s Tale”, que é uma série de curtas-metragens de diretoras internacionais contemporâneas que partilham visões intelectuais e heterogêneas que interpretam o espírito da Miu Miu através da expressão da sua ideia pessoal de feminilidade.

Através da sua abordagem independente e não convencional, elas investigam criticamente o papel das mulheres na sociedade contemporânea, traduzindo visualmente as suas infinitas complexidades e contradições. Na série de curtas-metragens, apresentada em colaboração com o Festival de Cinema de Veneza na seção “Venice Days”, as coleções de Miu Miu tornam-se protagonistas indiferentes e nunca antinaturais que ganham sempre destaque enfeitando os corpos das mulheres que as usam.

Outra iniciativa da marca, desta vez em relação com a sustentabilidade, é “Upcycled by Miu Miu”, que consiste em uma coleção especial de vestidos vintage retrabalhados e transformados pela Miu Miu, cuidadosamente adquiridos em lojas e mercados de roupas vintage em todo o mundo.

O projeto foi lançado em dezembro de 2020 com uma seleção de 80 vestidos vintage, reinterpretados a partir dos códigos estéticos da Miu Miu. Em abril de 2021, a marca revelou uma nova colaboração com a Levi’s® dedicada ao denim vintage.

Em setembro de 2022, foi lançada uma edição limitada de jaquetas de couro, especialmente criadas e mostradas nas passarelas para a temporada outono/inverno 2022. Recentemente, em Janeiro de 2024, uma nova coleção Miu Miu Upcycled foi lançada, desta vez dedicada a bolsas denim e patches.

Campanha da coleção Miu Miu Upcycled. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @miumiu)
Campanha da coleção Miu Miu Upcycled. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @miumiu)

Já conhecia a história da Miu Miu e sua trajetória no mundo da Moda? O que acha da marca?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…