capa do post sobre história da miu miu
|

Miu Miu – Conheça essa marca de luxo jovem e moderna

Uma das marcas mais descoladas, jovens e divertidas do mundo da moda, a Miu Miu atualmente é uma das queridinhas das fashionistas, que se encantam com suas criações estilosa com estilo bem feminino.

Criada há apenas 31 anos por Miuccia Prada, em poucos anos a grife conseguiu conquistar uma legião de consumidoras fiéis e se tornar extremamente importante na indústria, sendo responsável por diversas tendências ao longo dos anos. Mas, você já conhece sua história e trajetória na indústria da moda?

Confira abaixo mais detalhes sobre a história da Miu Miu:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O início de tudo

A Miu Miu foi fundada por Miuccia Prada em 1992 e publicamente lançada no ano seguinte. Seu nome é uma referência ao apelido familiar de infância de sua fundadora.

Uma marca irmã da Prada, a grife foi concebida através do espírito independente e não convencional de Miuccia e é mais acessível e tem como alvo um grupo demográfico mais jovem de mulheres, concentrando-se em uma mistura de minimalismo e estilos vanguardistas.

Miuccia Prada teve a ideia de criar uma nova marca justamente dentro de suas lojas Prada, quando percebeu que um público mais jovem necessitada de uma demanda diferenciada. Com a criação dessa nova grife, ela elevou a Prada em um outro nível, muito mais fashion e moderna, sem perder, sobre tudo, o conceito de sofisticação e luxo.

Sua primeira coleção continha um tema de cowgirl, com jaquetas de camurça com franjas e saias de patchwork da pradaria. A partir de 1994, a marca apresentou suas coleções nos Estados Unidos durante três temporadas e, alguns anos mais tarde, transferiu seus desfiles para a Semana de Moda de Paris.

Peças da coleção Outono/Inverno 1993 da Miu Miu, sua primeira coleção. Clique na imagem e confira criações da marca! (Fotos: Reprodução/Miumiu.com)
Peças da coleção Outono/Inverno 1993 da Miu Miu, sua primeira coleção. Clique na imagem e confira criações da marca! (Fotos: Reprodução/Miumiu.com)

Ampliação de oferta de produtos

Em 2001, a Miu Miu deu um passo significativo ao lançar a sua primeira coleção de ready-to-wear. Isto marcou um momento crucial na história da marca, preparando o terreno para a sua evolução para um lugar de destaque na indústria da moda.

Embora a jornada da Miu Miu tenha recebido muitas críticas, a coleção de estreia foi particularmente apreciada por celebridades e jovens socialites, catapultando a marca para o centro das atenções. Em 2005, a Prada trabalhou para distinguir a Miu Miu como uma marca separada, estabelecendo um showroom separado para ela em uma villa Art Nouveau que serviu como a primeira sede da Prada em Milão.

Bolsa Miu Miu Wander. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)
Bolsa Miu Miu Wander. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)

Estilo e essência

No centro da filosofia de estilo da Miu Miu está um espírito de design distinto que transcende o comum. Posicionada como um posto avançado de feminilidade refinada, o DNA da marca incorpora um equilíbrio entre diversão e sofisticação que se caracteriza por uma mistura de inocência e rebeldia, evitando um visual fixo e abraçando mudanças constantes.

Sob a direção de Miuccia Prada, a grife vê a moda como um estado mental. A mudança é um elemento fundamental em sua abordagem, contribuindo para um resultado característico com um toque sensual e intelectual. A Miu Miu tornou-se conhecida por romper com as normas estéticas tradicionais, criando um espaço para a feminilidade individual e consciente.

Dos padrões caprichosos ao minimalismo elegante, a linguagem de design da Miu Miu é tão diversa quanto as mulheres que atende. É uma celebração da individualidade, permitindo que os usuários expressem suas personalidades com ousadia. O espírito de design da marca, em poucas palavras, é caracterizado por uma adoção destemida da experimentação, onde cada peça se torna uma tela de autoexpressão.

Bolsa Miu Miu Bucket. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)
Bolsa Miu Miu Bucket. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @miumiu)

“A Miu Miu é um workshop de novas expressões de design que brincam com a natureza caleidoscópica da moda, onde a experimentação é o playground expressivo para a criatividade espontânea. Ao transformar a moda em um estado mental e ao utilizar a mudança como elemento chave para construir o mundo, a marca alcança um resultado cheio de personalidade, ostentando talento sensual e intelectual.

Charmosa e rebelde, a grife combina uma elegância ingênua e sofisticadamente crua com uma alma independente e despreocupada. A linguagem expressiva imediata e em constante evolução da Miu Miu narra uma feminilidade individual e consciente que permite espaço para uma criatividade sem limites,” diz o Grupo Prada em seu website oficial.

Iniciativas

Assim como sua marca irmã Prada, a Miu Miu possui diferentes iniciativas. Uma das mais conhecidas é o “Miu Miu Women’s Tale”, que é uma série de curtas-metragens de diretoras internacionais contemporâneas que partilham visões intelectuais e heterogêneas que interpretam o espírito da Miu Miu através da expressão da sua ideia pessoal de feminilidade.

Através da sua abordagem independente e não convencional, elas investigam criticamente o papel das mulheres na sociedade contemporânea, traduzindo visualmente as suas infinitas complexidades e contradições. Na série de curtas-metragens, apresentada em colaboração com o Festival de Cinema de Veneza na seção “Venice Days”, as coleções de Miu Miu tornam-se protagonistas indiferentes e nunca antinaturais que ganham sempre destaque enfeitando os corpos das mulheres que as usam.

Outra iniciativa da marca, desta vez em relação com a sustentabilidade, é “Upcycled by Miu Miu”, que consiste em uma coleção especial de vestidos vintage retrabalhados e transformados pela Miu Miu, cuidadosamente adquiridos em lojas e mercados de roupas vintage em todo o mundo.

O projeto foi lançado em dezembro de 2020 com uma seleção de 80 vestidos vintage, reinterpretados a partir dos códigos estéticos da Miu Miu. Em abril de 2021, a marca revelou uma nova colaboração com a Levi’s® dedicada ao denim vintage.

Em setembro de 2022, foi lançada uma edição limitada de jaquetas de couro, especialmente criadas e mostradas nas passarelas para a temporada outono/inverno 2022. Recentemente, em Janeiro de 2024, uma nova coleção Miu Miu Upcycled foi lançada, desta vez dedicada a bolsas denim e patches.

Campanha da coleção Miu Miu Upcycled. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @miumiu)
Campanha da coleção Miu Miu Upcycled. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @miumiu)

Já conhecia a história da Miu Miu e sua trajetória no mundo da Moda? O que acha da marca?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…

Miu Miu: Explorando a Essência dos Produtos da Marca Italiana!

‘It’s not a bag, it’s a Birkin’ – A frase, eternizada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City ao se referir ao modelo icônico da Hermès, ganhou destaque ao ser aplicada a diversos itens de outras marcas de luxo. Entre elas, destacam-se, por exemplo, as peças da Miu Miu, a irmã mais jovem…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

Editor’s Choice: 4 Bolsas Valentino para investir

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre top modelos de bolsa saint laurent

YSL Beauty lança novas zonas no programa de renaturalização 

Um dos assuntos mais em alta e discutidos dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras…

O Estilo Bottega Veneta: O Luxo Discreto que Conquista Cada Vez Mais Admiradores!

Você provavelmente percebeu que a tendência “quiet luxury” está ganhando destaque no mundo da moda e atraindo cada vez mais adeptos. Quer você seja fã ou não, a verdade é que, com a ascensão desse conceito de “luxo silencioso,” o estilo Bottega Veneta está chamando a atenção e conquistando até mesmo as gerações mais jovens….
Bolsas Gucci que Ainda Valem o Investimento em 2024

Qual o valor da bolsa mais barata da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…

5 Bolsas Grandes para presentear no Dia das Mães

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre best of gucci bags

Gucci irá realizar desfile Cruise em Londres!

A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! Conhecida por seus desfiles em localidades diferentes e nada óbvias, a Gucci…

Bottega Veneta: Decifrando o Significado do Nome da Marca Italiana!

No mundo da moda,as grandes grifes muitas vezes carregam consigo o nome de seus fundadores, como um lembrete de sua herança e legado. No entanto, há uma exceção intrigante a essa regra: a Bottega Veneta. Se você já se perguntou sobre o significado por trás desse nome incomum ou sobre a razão pela qual a…
capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…