|

O Verde Bottega Veneta: Desvendando a Famosa Cor da Marca Italiana!

Na indústria da moda, são poucas as marcas que possuem uma cor como símbolo distintivo tão marcante quanto o “Verde Bottega Veneta”. Fundada em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a marca italiana é atualmente liderada pelo diretor criativo Mattieu Blazy. No entanto, foi seu antecessor, o estilista Daniel Lee , quem introduziu um dos códigos visuais mais reconhecíveis da grife. Estamos falando de um tom de verde vibrante, amplamente popularizado e já imortalizado como Verde Bottega.

Para entender o surgimento da tonalidade é importante relembrarmos resumidamente a história e o legado da BV. Afinal, foi só após o Gucci Group adquirir parte da empresa, que a Bottega evoluiu para a marca que hoje conhecemos, com Thomas Maier assumindo o papel de diretor criativo em 2001.

Maier rompeu com a estética dos monogramas e logotipos típicos de outras grifes de luxo, consolidando a identidade da Bottega através do Intrecciato, uma técnica de entrelaçamento de tiras de couro presentes nos acessórios, que reflete toda a tradição artesanal da grife.

Em 2018, Daniel Lee assumiu a direção criativa, revigorando a etiqueta e injetando jovialidade em suas criações. Seus lançamentos de bolsas se tornaram verdadeiros objetos de desejo entre os fashionistas. E foi justamente aí que Lee (hoje no comando da Burberry) introduziu o famoso Verde Bottega, responsável em grande parte por revitalizar a tradicional maison italiana, e despertar o interesse de um público mais jovem.

Montagem de fotos de bolsa e bota com o Verde Bottega Veneta.
(Fotos/Reprodução instagram @bottegaveneta_blazy). Clique na imagem e descubra Bolsas Bottega Veneta com Descontos Incríveis!

Quando surgiu o Verde Bottega?

Apesar de ter experimentado a cor em suas coleções anteriores, Daniel Lee mergulhou de cabeça nas criações com a tonalidade de trevos da sorte durante o desfile da marca na primavera de 2021. As modelos desfilaram por uma sala tingida de verde, vestindo vestidos de malha verde e calçando sapatos de couro verde.

Ternos e bolsas também ostentavam a mesma tonalidade. Ao término do mandato de três anos do designer, foi essa paleta vibrante de verde, juntamente com os icônicos acessórios criados por ele, como a bolsa Pouch e as botas Puddle, que chamaram a atenção e impulsionaram a grife de luxo italiana para uma popularidade sem precedentes.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

No mundo da moda, algumas cores têm uma história complexa, cheia de simbolismos e associações culturais. Uma dessas cores é o verde, que ao longo dos séculos foi envolto em uma aura de mistério e até mesmo de conotações negativas. No entanto, o verde que já foi considerado uma cor difícil de combinar acabou se destacando cada vez mais. Ele se torno uma escolha ousada , desafiando os estereótipos do passado. E, não há dúvidas, que o Verde Bottega contribuiu e muito para essa mudança e ascenção da cor no universo fashion.

Montagem com fotos de peças com o Famoso Verdade Bottega Veneta.
(Fotos/Reprodução instagram @bottegaveneta_blazy). Clique na imagem e descubra Bolsas Bottega Veneta com Descontos Incríveis!

Um Olhar Além do Verde Bottega Veneta

Embora a BV tenha se destacado com o seu famoso Verde Bottega, Daniel Lee não foi o primeiro a utilizar essa “fórmula de sucesso”. Enquanto o mérito por esse verde específico pode ser atribuído a ele, outras grifes de prestígio também deixaram sua marca com cores icônicas.

Um exemplo notável é Valentino, considerado o “rei do chic”, que se tornou mundialmente reconhecido pelo seu deslumbrante Vermelho Valentino. A tonalidade conquistou seu espaço até mesmo na Pantone. A maestria de Pierpaolo Piccioli também não pode ser ignorada. Afinal, o designer que acaba de deixar a maison, trouxe a grife Valentino novamente aos holofotes com a criação da deslumbrante cor Pink PP. A tonalidade de rosa vibrante, mais uma vez ganhou sua referência oficial na paleta da Pantone.

A verdade é que, em um cenário em que marcas de luxo competem para se destacar em meio a uma oferta saturada e uma desaceleração no consumo, as cores emergiram como um ingrediente poderoso para diferenciação e, consequentemente, para a criação de uma assinatura única.

Prova disto, é que Sabato de Sarno também está adotando uma tonalidade de vermelho escuro para sua era na Gucci. Maximilian Davis também escolheu uma cor vermelha para distinguir a Ferramo, porém mais viva. Enquanto isso, Daniel Lee, atualmente à frente da direção criativa da Burberry, segue a mesma linha, optando por uma tonalidade sóbria de azul para a famosa grife brtiânica que é reconhecida pelo seu padrão de xadrez.

Mas a dúvida que fica é: será que essas cores se tornarão sinônimos de suas respectivas casas como o emblemático Verde Bottega?

As Famosas Cores da Moda

A simbologia cultural das cores e suas associações psicológicas têm sido exploradas há décadas. Teóricos como Faben Birren, consultor de empresas renomadas na década de 1950, já entendiam o poder das cores em evocar emoções nos consumidores.

Mais do que uma simples escolha estética, as cores hoje representam um ponto crucial para a diferenciação e o status das marcas. Assim como as fontes serifadas, elas se tornaram um mecanismo essencial de branding. Além disso, elas são capazes de atualizar ou garantir o poder das marcas para além de seus nomes, tendo o mesmo efeito de um monograma que permite que uma peça seja reconhecida em qualquer lugar do mundo.

Neste contexto, é fascinante observar como as cores não apenas brilham nas passarelas, mas também desempenham um papel fundamental na narrativa e na identidade das marcas de luxo por trás delas. Elas vão além da mera estética, tornando-se símbolos de status e distinção, moldando as percepções e emoções dos consumidores em um nível profundo e duradouro.

O Verde Bottega está presente nos produtos e também nas sacolas da grife italiana. (Fotos/Reprodução instagram @bottegaveneta_blazy). Clique na imagem e descubra Bolsas Bottega Veneta com Descontos Incríveis!

Mas e aí, você já conhecia a história do icônico Verde Bottega?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…