capa do post sobre modelos de bolsas Prada que não saem de moda
|

Prada – A história de luxo e sofisticação da marca

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.

Após alguns anos em que o status da mesma já não era a mesma, Miuccia Prada (neta de um dos fundadores) e seu marido, Patrizio Bertelli assumiram o comando da marca. A dupla trouxe a maison italiana, mais uma vez, para os holofotes e a fez uma das marcas de luxo mais valiosas do mundo.

Atualmente é conhecida por suas peças com estilo elegante, sofisticado, mas ainda sim divertido e fashionista. Mas, você conhecia sua história e trajetória para chegar até ter o status de hoje em dia?

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais sobre a história da icônica maison italiana Prada:

O Começo de Tudo

A Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre).

A dupla começou a sua atividade comercial em sua loja na Galleria Vittorio Emmanuele II, onde vendiam e produziam exclusivos acessórios de luxo, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couros especiais e diferenciados, como couro de leão marinho, que era importado da Inglaterra. Todos seus produtos eram feitos a mão, com atenção a cada detalhe, o que destacou com clareza cada uma de suas peças de luxo.

Já em 1919, a loja dos irmãos se transformou no local favorito da realeza italiana e da aristocracia europeia, que buscava produtos elegantes e sofisticados, fazendo com que a marca ganhasse prestígio. Além disso, foi apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.

Primeira loja da Prada em Milão. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Vintasje.com)
Primeira loja da Prada em Milão. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Vintasje.com)

Mudança no comando e rejuvenescimento da Prada

Em 1978, Miuccia Prada, neta de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa junto com seu futuro marido, Patrizio Bertelli, em um momento em que o status da mesma já não era o mesmo. O casal então introduziu produtos inovadores e contemporâneos, o que fez com que a Prada voltasse a ter o reconhecimento que sempre teve: produtos de alta qualidade, elegantes, sofisticados e luxuosos.

A ascensão da grife se deu no início da década 1980, com o lançamento uma bolsa preta com design de linhas básicas. O modelo se tornou febre entre atrizes e celebridades, levando o nome da Prada para um público mais amplo e cheio de glamour, fazendo então, mais uma vez que fosse uma marca referência no mercado de luxo.

Em 1983, inaugurou sua segunda loja na cidade de Milão, desta vez na  Via della Spiga, um dos pontos europeus de referência para produtos de luxo. O novo ponto representava também uma nova imagem da marca, combinando elementos tradicionais com uma arquitetura moderna, além de introduzir em sua decoração a cor verde-palha, que se tornaria, nos anos seguintes, um símbolo padrão de suas lojas.

A introdução de acessórios confeccionados em nylon, principalmente bolsas e mochilas, foi a grande sacada de Miuccia, que criou peças que se tornaram queridinhas entre as mulheres por juntarem a beleza com a praticidade.

Miuccia Prada e Patrizio Bertelli. Clique na imagem e confira criações da Prada!
Miuccia Prada e Patrizio Bertelli. Clique na imagem e confira criações da marca!

Internacionalização

O processo de internacionalização da Prada foi acelerado com a inauguração em 1986 das primeiras lojas em Nova York e Madri, seguidas por unidades em Londres, Paris e Tóquio. No final desta década a maison italiana ingressou definitivamente no universo do mundo fashion ao apresentar, em 1988, sua primeira coleção de roupas femininas, que foi aclamada por suas inovadoras linhas puristas e austeras, causando impacto e chamando a atenção do mundo da moda para a marca.

A coleção mostrava muitas novidades, como novos tecidos e tecnologias. O público, acostumado com a “sensualidade em forma de roupa”, se surpreendeu com as linhas retas e o tom intelectual das peças.

A década seguinte começou com a criação de uma marca irmã, a Miu Miu, que, a princípio, era uma espécie de segunda linha da marca, batizada com o apelido de infância de Miuccia. A Miu Miu era mais acessível e rapidamente foi adotada pela juventude cosmopolita, conferindo-lhe o status de ícone da moda mundial.

Bolsa Prada Galleria. Clique na imagem e confira mais modelos da marca!
Bolsa Prada Galleria. Clique na imagem e confira criações da marca!

Quase ao mesmo tempo, a primeira coleção masculina da Prada foi lançada e a empresa criou a Fundação Prada, que promove projetos e exposições com foco em arte contemporânea. Nos anos seguintes a maison lançou inúmeras novidades, como por exemplo, uma linha esportiva, coleções de relógios, roupas íntimas, cosméticos, perfumes e uma sofisticada linha de decoração para casa. Ainda nesta década a marca ganhou enorme visibilidade com a inauguração de novas e modernas lojas em Londres (1994), Nova York, San Francisco e Paris (1996).

Expansão de produtos

Em 2008 a marca italiana lançou uma coleção de acessórios e uma linha limitada de bijuterias com estilo retro. A marca selecionou materiais inovadores para as bijuterias, como cristais tratados em choque térmico para criar um efeito “craquelado”. Os cristais de vários tamanhos e formas foram aplicados em colares, brincos e pulseiras.

Foi neste mesmo ano, que ressuscitou as rendas, até então ligeiramente esquecidas pela indústria fashion, em sua coleção de inverno, que esteve repleta de peças com corte comportado e transparência. Em 2010 a marca italiana inaugurou quatro novas lojas em Xangai, elevando o número de unidades no país para 38, demonstrando a importância desse enorme mercado nos planos futuros da empresa. Já em 2012, a marca inaugurou suas primeiras lojas no Brasil, México, Kuwait, Ucrânia e Marrocos.

Luxuosa e chique, a Prada gera cobiça na cabeça das mulheres de todos os países, fazendo com que o desejo de obter suas roupas ultrapassem gerações.

Mocassim Prada. Clique na imagem e confira peças similares!
Mocassim Prada. Clique na imagem e confira criações da marca!

Prada e a Sustentabilidade

A Prada também tem forte relação com a sustentabilidade, sendo uma das marcas de luxo com maiores projetos com foco sustentável. Um dos maiores exemplos é a linha Prada Re-Nylon, que foi lançada em Junho de 2019 como uma coleção cápsula, a linha Re-Nylon foi a primeira coleção de produtos que possuem uma responsabilidade social e que são éticos.

Em um primeiro momento, foram lançadas seis modelos de bolsas clássicas da marca que foram produzidas em nylon reciclado a partir de plásticos coletados de oceanos, redes de pescar e fibras têxteis descartadas que foram confeccionadas em parceria com a produtora de fibras sintéticas Aquafil (empresa que já trabalhou com grandes marcas de luxo como Stella McCartney e Gucci). Segundo ela, a cada 10 mil toneladas produzidas de sua fibra ECONYL®, 70 mil barris de óleo são salvos.

Com o grande sucesso da coleção cápsula, a Re-Nylon se tornou uma linha recorrente da Prada, que expandiu a linha de produtos, contando hoje não apenas com bolsas, mas também roupas, acessórios e sapatos, todos criados com nylon regenerado.

Produtos da linha Prada Re-Nylon. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Produtos da linha Prada Re-Nylon. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Outros exemplos do compromisso da maison com a sustentabilidade são suas estratégias climáticas, onde o Grupo Prada investe em  energia eficiente, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de Efeito Estufa (GEE), contribuindo positivamente para a meta global de combate às mudanças climáticas.

Diversos projetos foram implementados em diferentes níveis em instalações industriais, sedes corporativas e espaços comerciais: desde a compra de eletricidade renovável certificada até à instalação de sistemas fotovoltaicos, desde a conversão para iluminação LED até à sensibilização dos colaboradores para uma utilização racional e correta de energia. O grupo também obteve inúmeras certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), confirmando a liderança entre os pares do setor.

Já conhecia sobre a trajetória da Prada? O que acha da marca? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…