Versace: conheça a historia da marca extravagante

Fundada em 1978 por Gianni Versace, a marca traz em suas criações a provocação visual sem esquecer o conforto dos materiais e a liberdade que a silhueta deve ter. A marca e símbolo de extravagância e sensualidade.

“Um estilista deve ser, antes de tudo, um costureiro”.

A marca com quase quarenta anos de história, e conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, a modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados são características da assinatura rock and roll da marca.

Essa referência rocker tem se mantido como legado por Donatella Versace desde que assumiu a direção criativa em 1997, depois do assassinato do seu irmão. Vestidos com recortes geométricos e detalhes sedutores como maxi estampas são trazidos por essa referência.

Gianni Versace, o engenheiro da moda.

https://www.instagram.com/p/BH3zCqMgXDU/

O estilista Gianni Versace nasceu dia 2 de dezembro de 1946 em uma cidade pobre da Itália, Reggio Calábria. Sua mãe dirigia um ateliê de costura onde ele trabalhou e aprendeu com ela por um tempo, desenhando e costurando roupas para ajuda-la.

Aos 25 anos, em 1972, Gianni recebeu uma encomenda de uma um dono de uma confecção e deveria criar uma coleção que seria produzida em Milão. O resultado foi um sucesso e então foi chamado para fazer o mesmo para outra confeccão. Aí veio a decisão de se mudar para Milão, cidade onde começou a fazer suas coleções para marcas importantes da época, como Callaghan e Complice.

Em 1978, ainda trabalhando na Complice, o estilista resolveu fundar a Versace Company em parceria com seu irmão Santo, o diretor geral e sua irmã, Donatella, responsável pelas campanhas publicitárias. No mesmo ano, lançou sua primeira coleção feminina, intitulada de Gianni Versace Donna, em uma galeria de arte em Milão.

No mesmo ano, lançou uma coleção masculina, na Via della Spiga, sua loja, um dos endereços mais renomados de Milão. Mesmo nao gostando de Milão por achar que a elite preferia  Armani, enquanto os emergentes que usavam sua moda. Gianni chegou a dizer o estilista Giorgio Armani vestia as esposas, enquanto a Versace vestia as amantes.

Mesmo com declarações polêmicas, logo se tornou um dos preferidos, por seu estilo inconfundível. Ele vestia mulheres sexys e poderosas, seus cortes eram marcantes e seu dom de alfaiate era excepcional. Cores vibrantes e tecidos brilhantes, uso de tecidos fluidos como a seda com couro, bordados e estampas com metais e plásticos  o ajudaram no reconhecimento internacional.

Sua moda chamativa, com modelagens distintas e exageros nas estampas e materiais remetiam ao excesso da década de 1980. Mesmo com estilo mais sóbrio e elegante, Princesa Diana era uma de suas amigas mais próximas e também cliente fiel da marca.

O estilista começou a criar roupas para óperas, balés e teatro unificando suas referências e criações com as artes e em 1992, foi pioneiro em usar couro na alta-costura. A grife lançou seus famosos corpetes que fundiam maiôs daquela época com vestidos do século XVII, trazendo ainda uma referência BDSM com fivelas e bandagens. Gianni Versace e estava à frente de seu tempo, de seus colegas, mas soube cativar fãs e principalmente a crítica especializada. Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Cindy Crawford ganharam fama junto com a grife e se tornaram símbolos de beleza no mundo inteiro.

A morte do ícone Giani Versace

Na manhã de 15 de Julho de 1997 uma triste notícia vindo do mundo da moda abalou o mundo. Gianni Versace foi assassinado com dois tiros na cabeça em frente a sua mansão em Miami, quando voltava de um caminhada matinal.

Frente da Mansão onde o estilista foi assassinado
Frente da mansão onde o estilista italiano foi assassinado em 15 de Julho de 1997.

O crime deu um final brusco a sua carreira de estilista que estava no auge. O assassino era jovem  fanático por notoriedade, Andrew Phillip Cunanan, com 27 anos na época e suspeito de outros quatro homicídios. O assassino se suicidou algumas semanas após o ocorrido.

A notícia abalou o mundo da moda principalmente pelo futuro de uma das marcas mais bem sucedidas no momento. Donatella Versace, a irmã mais nova de Gianni e que foi sempre seu braço direito, assumiu a marca.

Donatella Versace, a nova diretora criativa da Versace

Foto: Reprodução/Instagram @donatella_versace
Foto: Reprodução/Instagram @donatella_versace

Como Donatella Versace sempre foi conselheira de Gianni Versace e cuidava dos ensaios fotográficos e das campanhas publicitárias, após a brusca morte de seu irmão, ela assumiu automaticamente a diretoria de criação de todas as linhas, que vão do prêt-à-porter, passando pela Versus, Versace Young, Versace Jeans, até a linha de acessórios, perfumes e maquiagem auxiliada pela filha Allegra Versace Beck.

Com um novo olhar para marca e próximo a virada do século, Donatella lançou para a marca novos segmentos como uma linha de maquiagem, a Versace Beauty e um complexo de luxo com hotel cinco estrelas, o Palazzo Versace, na Austrália.

Com a intenção de expandir a marca, em 2000 também lançou um vestido feito sob medida para Jennifer Lopez, o Jungle Dress, com o intuito de  atrelar o nome a marca ao conceito de celebridade.

 

Jennifer Lopez usando o Jungle Dress na 42ª Edição do Grammy criado por Donatella Versace.
Jennifer Lopez usando o Jungle Dress na 42ª Edição do Grammy criado por Donatella Versace.

A marca também passou por uma reformulação com a contratação de Gian Carlo Di Risio como CEO em 2004. Várias lojas foram fechadas, filiais foram abertas e investiu em setores como hotelaria e decoração. Com investimentos maiores, em anos seguintes a marca Versace inaugurou algumas lojas pelo mundo, em grande parte no continente asiático.

Os produtos da grife italiana são vendidos em mais de 320 lojas da marca, além de pontos de vendas espalhados por aeroportos, lojas de departamento e espaços luxuosos.

A marca que chegou no Brasil em 2014 e tinha sete lojas em 2017, encerrou suas atividades por aqui em julho de 2018 sem maiores detalhes e motivos de saída. O fechamento da última loja aconteceu quatro meses depois de a Versace ter sido vendida para a americana Michael Kors.

A identidade visual da Versace

A identidade da marca passou por várias transformações ao longo dos anos. O logo principal de 1980, era somente o nome do estilista. Após algumas mudanças, a marca adotou como logotipo principal a medusa e o nome da marca. A medusa e um símbolo universal da marca e é usado em diversos acessórios, como detalhe das peças e em estampas marcantes.

Identidade Visual Versace
Identidade visual da marca Versace, composta por Medusa e nome da marca.

Segundo o historiador Richard Martin, a escolha da Medusa não teve tanta relação com uma inspiração renascentista, mas sim com um estilo de vestir e de viver, capturado com perfeição na campanha de primavera 2003 clicada por Steven Meisel.

De acordo com amigos próximos de Gianni, a ideia da Medusa surgiu quando o designer visitou um palácio do século XVIII em Milão, que ele acabou comprando em 1981. Gianni percebeu que havia uma Medusa no trinco da porta de entrada e teve a ideia de usar a personagem como a representação perfeita de sua grife, traduzindo seus ideais clássicos, porém sensuais e teatrais.

A historia que virou série no Netflix: “O assassinato de Gianni Versace”

 

Vencedora do Globo de Ouro de 2019 como melhor serie limitada ou filme para TV, The Assassination of Gianni Versace é a segunda parte de American Crime Story no Netflix.

A trama dirigida por Ryan Murphy, reconstitui crimes reais cometidos por Andrew Cunanan, o assassino de Gianni Versace. A serie mostra a perturbada mente do serial killer, investigando sua relação com a família Versace, seus envolvimentos amorosos e a personalidade marcada por inveja e megalomania.

Misturando drama e suspense, segunda temporada da série antológica ‘American crime story’ traça um retrato do preconceito na década de 1990.

A série traz situações verídicas e material ficcional, o que fez com que a família Versace emitisse um comunicado avisando que nenhum membro teve qualquer envolvimento com a obra. A trama começa com o assassinato e volta no tempo, gradativamente, inovando em sua linguagem.

No Etiqueta Única você encontra mais de 300 peças da marca Versace entre vestidos, acessórios, roupas masculinas e infantis.

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Foto: Reprodução/Instagram @baumundpferdgarten

5 Tendências da Semana de Moda de Copenhagen!

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. Ela está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações, lançando…
capa do post de top modelos de tote bags

Os Top modelos de Tote Bags!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre o impacto do resale

O Impacto do Mercado Resale

O mercado de secondhand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo…

Chanel aumenta seus preços na Europa!

Uma das marcas mais tradicionais do planeta, a Chanel está presente no mercado de moda há mais de 100 anos e é responsável por inúmeras peças que são icônicas até hoje, graças a genialidade de sua fundadora, Gabrielle Chanel. Coco Chanel (como é conhecida por todos) criou diversos modelos de roupas e acessórios que foram…
capa do post de motivos para desapegar com o etiqueta unica

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…