|

Versace: Conheça a História da Marca Extravagante

Fundada em 1978 por Gianni Versace, a Versace surgiu com uma nova proposta na moda que desafiava os limites estéticos. A grife da medusa ficou conhecida por sua provocação visual incomparável sem sacrificar o conforto da silhueta ou a fluidez dos materiais. Desde sua concepção, a etiqueta italiana se tornou sinônimo de extravagância e sensualidade, transcendeu gerações e permanece como uma referência no mercado de luxo.

Gianni Versace, visionário e habilidoso costureiro, entendia que a moda não era apenas sobre roupas, mas sim sobre expressão pessoal e liberdade individual. Sua marca registrada, estampas vibrantes, modelagens justas e o contraste marcante entre o preto e os acessórios dourados, encapsulam a essência rebelde e ousada da Versace.

Após a trágica morte de Gianni em 1997, sua irmã Donatella assumiu o leme criativo da marca, mantendo viva a chama da ousadia e da sensualidade. Sob sua liderança, a Versace continua a desafiar as convenções da moda, incorporando elementos da cultura rocker em suas coleções. Vestidos com recortes geométricos e estampas maximalistas tornaram-se sinônimos da estética Versace, mantendo-se como uma celebração à sedução e à rebeldia.

Em 2023, a marca encontrou um novo lar sob o guarda-chuva do conglomerado de luxo Tapestry, garantindo assim sua continuidade e expansão global. No entanto, mesmo com todas as mudanças ao longo dos anos, uma coisa permanece inalterada. A marca Versace continua a ser um farol de criatividade, extravagância e sensualidade sob o comando de Donatella. Além disso, a grife segue inspirando e encantando aqueles que buscam mais do que simplesmente roupas, mas sim uma forma de expressão verdadeiramente única.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Gianni Versace, o Engenheiro da Moda

O estilista Gianni Versace nasceu dia 2 de dezembro de 1946 em uma cidade pobre da Itália, Reggio Calábria. Sua mãe dirigia um ateliê de costura onde ele trabalhou e aprendeu com ela por um tempo, desenhando e costurando roupas para ajuda-la.

Aos 25 anos, em 1972, Gianni recebeu uma encomenda de uma um dono de uma confecção e deveria criar uma coleção que seria produzida em Milão. O resultado foi um sucesso e então foi chamado para fazer o mesmo para outra confeccão. E assim, veio a decisão de se mudar para Milão, cidade onde começou a fazer suas coleções para marcas importantes da época, como Callaghan e Complice.

Em 1978, ainda trabalhando na Complice, o estilista resolveu fundar a Versace Company em parceria com seu irmão Santo, o diretor geral e sua irmã, Donatella, responsável pelas campanhas publicitárias. No mesmo ano, lançou sua primeira coleção feminina, intitulada de Gianni Versace Donna, em uma galeria de arte em Milão.

No mesmo ano, lançou uma coleção masculina, na Via della Spiga, sua loja, um dos endereços mais renomados de Milão. Mesmo nao gostando de Milão por achar que a elite preferia Armani, enquanto os emergentes que usavam sua moda. Gianni chegou a dizer o estilista Giorgio Armani vestia as esposas, enquanto a Versace vestia as amantes.

Gianni Versace, o fundador da Versace. (Fotos/Reprodução instagram @tributegianniversace). Clique na imagem e descubra Versace com Descontos Incríveis!

O começo

Mesmo com declarações polêmicas, logo se tornou um dos preferidos, por seu estilo inconfundível. Ele vestia mulheres sexys e poderosas, seus cortes eram marcantes e seu dom de alfaiate era excepcional. Cores vibrantes e tecidos brilhantes, uso de tecidos fluidos como a seda com couro, bordados e estampas com metais e plásticos  o ajudaram no reconhecimento internacional.

Sua moda chamativa, com modelagens distintas e exageros nas estampas e materiais remetiam ao excesso da década de 1980. Mesmo com estilo mais sóbrio e elegante, Princesa Diana era uma de suas amigas mais próximas e também cliente fiel da marca.

O estilista começou a criar roupas para óperas, balés e teatro unificando suas referências e criações com as artes e em 1992. Além disso, foi pioneiro em usar couro na alta moda. A grife lançou seus famosos corpetes que fundiam maiôs daquela época com vestidos do século XVII, trazendo ainda uma referência BDSM com fivelas e bandagens. Gianni Versace e estava à frente de seu tempo, de seus colegas, mas soube cativar fãs e principalmente a crítica especializada. Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Cindy Crawford ganharam fama junto com a grife e se tornaram símbolos de beleza no mundo inteiro.

A Morte do Ícone Gianni Versace

Na manhã de 15 de Julho de 1997 uma triste notícia vindo do mundo da moda abalou o mundo. Gianni Versace foi assassinado com dois tiros na cabeça em frente a sua mansão em Miami, quando voltava de um caminhada matinal.

O crime deu um final brusco a sua carreira de estilista que estava no auge. O assassino era jovem  fanático por notoriedade, Andrew Phillip Cunanan, com 27 anos na época e suspeito de outros quatro homicídios. O assassino se suicidou algumas semanas após o ocorrido.

A notícia abalou o mundo da moda principalmente pelo futuro de uma das marcas mais bem sucedidas no momento. Donatella Versace, a irmã mais nova de Gianni e que foi sempre seu braço direito, assumiu a marca.

Fotos de Donatella e seu irmão Gianni Versace.
Donatella e seu irmão Gianni Versace.(Fotos/Reprodução instagram @donatella_versace). Clique na imagem e descubra Versace com Descontos Incríveis!

A chegada de Donatella Versace

Como Donatella Versace sempre foi conselheira de Gianni Versace e cuidava dos ensaios fotográficos e das campanhas publicitárias, após a brusca morte de seu irmão, ela assumiu automaticamente a diretoria de criação de todas as linhas, que vão do prêt-à-porter, passando pela Versus, Versace Young, Versace Jeans, até a linha de acessórios, perfumes e maquiagem auxiliada pela filha Allegra Versace Beck.

Com um novo olhar para a grife e próximo a virada do século, Donatella lançou novos segmentos como uma linha de maquiagem, a Versace Beauty e um complexo de luxo com hotel cinco estrelas, na Austrália que ficou com a marca até 2023. Mas apesar de ter abandonado a cidade australiana, em 2024 a grife inaugurou o seu primeiro Palazzo Versace na Ásia.

Sobre a chegada de Donatella no comando não podemos esquecer que em 2000, a estilista também lançou um vestido feito sob medida para Jennifer Lopez. Trata-se do icônico Jungle Dress, com o intuito de  atrelar o nome da maison ao conceito de celebridade. Estratégia que segue até nos dias atuais, e como exemplo mais recente, podemos citar a coleção em parceria com a cantora Dua Lipa.

Montagem de fotos da cantora Dua Lipa, Jeniffer Lopes e Donatela Versace.
Versace e sua forte ligação com as celebridades. (Fotos/Reprodução instagram @donatella_versace). Clique na imagem e descubra Versace com Descontos Incríveis!

A Chegada no Brasil

A grife também passou por uma reformulação com a contratação de Gian Carlo Di Risio como CEO em 2004. Várias lojas foram fechadas, filiais foram abertas e investiu em setores como hotelaria e decoração. Com investimentos maiores, em anos seguintes a marca Versace inaugurou algumas lojas pelo mundo, em grande parte no continente asiático.

Os produtos da grife italiana são vendidos em mais de 320 lojas da marca, além de pontos de vendas espalhados por aeroportos, lojas de departamento e espaços luxuosos.

A marca que chegou no Brasil em 2014 e tinha sete lojas em 2017, encerrou suas atividades por aqui em 2019 sem maiores detalhes e motivos de saída.

A Medusa da Versace

A identidade da marca passou por várias transformações ao longo dos anos. Primeiramente, o logo principal de 1980, era somente o nome do estilista. Após algumas mudanças, a marca adotou como logotipo principal a medusa e o nome da marca. A medusa e um símbolo universal da marca e é usado em diversos acessórios, como detalhe das peças e em estampas marcantes.

Segundo o historiador Richard Martin, a escolha da Medusa não teve tanta relação com uma inspiração renascentista, mas sim com um estilo de vestir e de viver, capturado com perfeição na campanha de primavera 2003 clicada por Steven Meisel.

De acordo com amigos próximos de Gianni, a ideia da Medusa surgiu quando o designer visitou um palácio do século XVIII em Milão, que ele acabou comprando em 1981. Gianni percebeu que havia uma Medusa no trinco da porta de entrada e teve a ideia de usar a personagem como a representação perfeita de sua grife, traduzindo seus ideais clássicos, porém sensuais e teatrais.

A medusa é o símbolo da Versace.(Fotos/Reprodução instagram @donatella_versace). Clique na imagem e descubra Versace com Descontos Incríveis!

A História da Versace que Virou Série na Netflix

Vencedora do Globo de Ouro de 2019 como melhor serie limitada ou filme para TV, The Assassination of Gianni Versace é a segunda parte de American Crime Story no Netflix.

A trama dirigida por Ryan Murphy, reconstitui crimes reais cometidos por Andrew Cunanan, o assassino de Gianni Versace. A serie mostra a perturbada mente do serial killer, investigando sua relação com a família Versace, seus envolvimentos amorosos e a personalidade marcada por inveja e megalomania.

Misturando drama e suspense, segunda temporada da série antológica ‘American crime story’ traça um retrato do preconceito na década de 1990.

A série traz situações verídicas e material ficcional, o que fez com que a família Versace emitisse um comunicado avisando que nenhum membro teve qualquer envolvimento com a obra. A trama começa com o assassinato e volta no tempo, gradativamente, inovando em sua linguagem.

No Etiqueta Única você encontra diversas peças da marca Versace entre vestidos, acessórios, roupas masculinas e infantis.

Mas e aí, você já conhecia a história da Versace e do seu fundador Gianni Versace?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…

Miu Miu: Explorando a Essência dos Produtos da Marca Italiana!

‘It’s not a bag, it’s a Birkin’ – A frase, eternizada por Sarah Jessica Parker em Sex and the City ao se referir ao modelo icônico da Hermès, ganhou destaque ao ser aplicada a diversos itens de outras marcas de luxo. Entre elas, destacam-se, por exemplo, as peças da Miu Miu, a irmã mais jovem…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

Editor’s Choice: 4 Bolsas Valentino para investir

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre top modelos de bolsa saint laurent

YSL Beauty lança novas zonas no programa de renaturalização 

Um dos assuntos mais em alta e discutidos dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. Com a indústria têxtil sendo uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existem atualmente, inúmeras…

O Estilo Bottega Veneta: O Luxo Discreto que Conquista Cada Vez Mais Admiradores!

Você provavelmente percebeu que a tendência “quiet luxury” está ganhando destaque no mundo da moda e atraindo cada vez mais adeptos. Quer você seja fã ou não, a verdade é que, com a ascensão desse conceito de “luxo silencioso,” o estilo Bottega Veneta está chamando a atenção e conquistando até mesmo as gerações mais jovens….
Bolsas Gucci que Ainda Valem o Investimento em 2024

Qual o valor da bolsa mais barata da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…