capa do post sobre o ano de 2022 da indústria da moda
|

O Ano de 2022 da Indústria da moda!

Com o final do ano se aproximando rapidamente, é comum começarem a acontecer as clássicas e tradicionais retrospectivas do ano que está terminando. Com isso, a Lyst, companhia de tecnologia de moda e aplicativo de compras premium e que é conhecida por seus rankings e relatórios, divulgou uma retrospectiva de 2022 da Indústria da Moda.

Este foi um ano marcado por inúmeras tendências marcantes, colaborações que causaram frenesi entre as fashionistas, perdas significativas e, é claro, diversas polêmicas.

Confiram abaixo os principais destaques do ano de 2022 da indústria da moda: 

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Marca do Ano

A marca que mais se destacou este ano, segundo a Lyst, é a Miu Miu. Da minissaia que lançou mil memes à bolsa Wander aprovada por celebridades, 2022 foi o ano da marca italiana. As sapatilhas da marca rapidamente se tornaram um dos produtos mais procurados após seu lançamento, tendo sido usadas por nomes como Sydney Sweeney, Bella Hadid, Rosalía e inúmeras influenciadoras nas redes sociais. O modelo brinca com as com as tendências de balletcore e ‘indie-sleaze’, que têm dominado 2022.

Com o tão esperado retorno da moda masculina durante a temporada de Outono/Inverno 22 e a coleção de Primavera/Verão 23 que gerou mais de 23 milhões de visualizações no TikTok, a Miu Miu foi a marca a ser observada nas passarelas, e pesquisas pela marca aumentaram 34% ano a ano.

A bolsa Wander e as sapatilhas foram algumas das responsáveis por tornarem a Miu Miu a Marca de 2022. Clique na imagem e confira criações da grife. (Fotos: Reprodução/Instagram @miumiu)
A bolsa Wander e as sapatilhas foram algumas das responsáveis por tornarem a Miu Miu a Marca de 2022. Clique na imagem e confira criações da grife. (Fotos: Reprodução/Instagram @miumiu)

Logo do Ano

No ano em que Glenn Martens apresentou seu primeiro desfile como Diretor Criativo, a Diesel se reposicionou como uma marca de luxo e resgatou sua relevância cultural; e com denim sustentável em seu núcleo e um impulso em acessórios de tênis a cintos, a marca tem se beneficiado de um renascimento comercial.

Usado por grandes nomes como Kylie Jenner, Dua Lipa, Rihanna, Julia Fox e Megan Thee Stallion, o logotipo da Diesel capturou o espírito da época, definindo o clima de 2022. Em abril, a marca se tornou uma das mais quentes do ano, entrando no Lyst Index pela primeira vez em décimo quinto lugar. Em junho, sua icônica bolsa 1DR  tornou-se o acessório mais procurado da moda e teve um aumento de 248% nas buscas.

O ano de 2022 foi marcado com o restabelecimento da Diesel como marca de luxo e sua volta a popularidade graças à bolsa 1DR. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @diesel)
O ano de 2022 foi marcado com o restabelecimento da Diesel como marca de luxo e sua volta a popularidade graças à bolsa 1DR. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @diesel)

Trend do Ano

Se existe uma tendência que bombou em 2022, foi a barbiecore, que se tornou uma grande febre entre as mulheres e fashionistas ao redor do mundo. Desde a ascensão da trend Y2K até o tão aguardado lançamento do filme da Barbie dirigido por Greta Gerwig, a Barbie se tornou a musa do estilo subjacente do ano.

Uma porta de entrada para a obsessão com o rosa choque, a boneca icônica – junto com a estética barbiecore – desenvolveu uma capacidade incrível de mudar as tendências do varejo: depois que uma foto da atriz australiana Margot Robbie filmando o filme usando um figurino rosa surgiram nas redes no mês de Junho, a procura por artigos rosa dispararam 416%. Mas, a definição do rosa do ano veio como cortesia da marca italiana Valentino. Depois de seu desfile de Outono/Inverno 2023 quase inteiramente em peças em um tom de rosa choque exclusivo (o Valentino Pink PP), as pesquisas aumentaram 152%.  E a cor predominou não apenas os looks de celebridades, mas também de milhares de mulheres ao redor do mundo.

A coleção Valentino Pink PP foi uma das causas da febre da tendência barbiecore e da popularização do rosa choque. Clique na imagem e confira criações da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)
A coleção Valentino Pink PP foi uma das causas da febre da tendência barbiecore e da popularização do rosa choque. Clique na imagem e confira criações da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)

Parceria do Ano

O ano de 2022 foi marcado por dezenas de parcerias incríveis entre marcas icônicas, que pararam o mundo da moda e se tornaram uma febre entre os fashionistas. Para o Lyst, a que mais se destacou foi a entre Jacquemus x Nike.

Por mais que os rumores da colaboração tenham começado em Fevereiro de 2021, a coleção criada pelas marcas foi lançada apenas em Junho de 2022, levando a internet a um tamanho frenesi que o site de marca francesa travou várias vezes. A coleção veranil foi composta por acessórios unissex e diferentes peças de vestuário feminino, como shorts de ciclista, saia plissada e um vestido aberto nas costas. A collab esgotou em poucos minutos, tornando-se a parceria mais badalada do ano.

A parceria entre a Jacquemus e a Nike foi eleita como a maior e mais badalada de 2022. Clique na imagem e confira criações da marca francesa. (Fotos: Reprodução/Instagram @jacquemus)
A parceria entre a Jacquemus e a Nike foi eleita como a maior e mais badalada de 2022. Clique na imagem e confira criações da marca francesa. (Fotos: Reprodução/Instagram @jacquemus)

Bolsa do Ano

No quesito modelo de bolsa que mais se destacou no ano, entre para o “hall da fama” do acessório é a mini bag Re-Nylon Re-Edition 2000 da Prada, se tornando o item mais popular da marca em 2022.

Com uma silhueta simples que brinca com a tendência da moda dos anos 2000, o modelo foi adotado por grandes nomes como Dua Lipa, Kendall Jenner, Bella Hadid e Kaia Gerber. Durante o verão do hemisfério norte, as buscas pela bolsa aumentaram em 131% e sua popularidade disparou no aplicativo TikTok, graças à sua estética dos anos 90 compatível com a geração Z – a hashtag #pradanylonbag gerou mais de 4,2 milhões de visualizações.

A bolsa Prada Re-Nylon Re-Edition se tornou uma febre entre as fashionistas em 2022. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
A bolsa Prada Re-Nylon Re-Edition se tornou uma febre entre as fashionistas em 2022. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Estes foram alguns dos grandes destaques de 2022 da indústria da moda! Qual seu momento favorito? Nos conte nos comentários! Para conferir a lista completa, clique aqui.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent imperdíveis

Dia das Mães: 4 Peças Saint Laurent perfeitas para presentear!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…
capa do post sobre curiosidades sobre a tiffany & co

As Peças Tiffany & Co para presentear no Dia das Mães

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Ela é uma das joalherias mais conhecidas…
capa do post sobre onde são feitas as bolsas Louis Vuitton

Onde são feitas as bolsas da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…