Capa do post sobre história da Loro Piana

Loro Piana – a grife italiana que foi da modéstia ao requinte

A grife italiana Loro Piana é especializada em produtos de luxo, tais como ternos e sobretudos feitos de cashmere e lã de alta qualidade. A grife produz coleções para o público feminino e masculino, caracterizadas por sua sofisticada e discreta elegância, aspectos que hoje são considerados a marca registrada de Loro Piana.

A marca hoje já se encontra em sua sexta geração, e possui o grande reconhecimento de seu público e da crítica fashion pela sua excelência em usar as melhores e mais raras matérias-primas de todo o mundo.

Conheça a seguir a trajetória dessa singular e requintada grife italiana.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Da modesta oficina italiana à reputação internacional

O dia 24 de abril de 1924 é o marco inicial da história da grife Loro Piana, quando foi fundada a modesta oficina de tecelagem batizada de Ing Loro Piana & Co. O negócio foi criado por Pietro Antonio Loro Piana, um comerciante de lã herdeiro de uma longa tradição familiar no setor.

A oficina era localizada na comuna de Quarona, na bucólica região do Piemonte, ao norte da Itália. As duas décadas seguintes foram dedicadas à produção de tecidos leves, com muito esmero e rígida preocupação acerca da qualidade de suas matérias-primas.

Região piemonte, norte da Itália
Região piemonte, norte da Itália

É importante lembrar que a Itália possui uma reputação mundial extremamente forte no que diz respeito a sua superioridade na produção de roupas e calçados.

Foi tendo essa base que a empresa evoluiu e cresceu de forma a se estabelecer uma referência no mercado italiano, ganhando a confiança de grandes marcas de luxo, que passaram a utilizar seus tecidos para confeccionar suas peças.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, Franco Loro Piana, sobrinho do fundador da empresa, assumiu o controle da mesma e passou a trabalhar dedicado à inseri-la no mercado internacional. Seu primeiro alvo foi o próprio continente europeu, para o qual ele inicialmente exportou raros tecidos e lãs valiosas.

https://www.instagram.com/p/B2mU7LrgnNI/

Na década de 1970, os irmãos Sergio e Pier Luigi Loro Piana assumiram a direção do negócio familiar, diversificando o catálogo de produtos de luxo e desenvolvendo o seu varejo internacional.

A sexta geração da Loro Piana

A mais recente geração a comandar a presidência da empresa quase secular é composta pelos irmãos Sergio e Pier Luigi Loro Piana, que estão no controle desde a década de 70.

Sob a sua supervisão, a Loro Piana tem investido pesado na distribuição direta de suas peças, e já inaugurou lojas próprias em inúmeras metrópoles ao redor do mundo, tais como Bruxelas, Praga, Paris, Cannes, Monte Carlo e Madri, entre diversas outras. Atualmente a empresa possui seis fábricas, todas localizadas em território italiano, preservando as décadas de tradição do negócio familiar, e emprega mais de 2 mil funcionários.

Em 2013, a Loro Piana foi adquirida por 2 bilhões de euros pelo conglomerado de luxo LVMH, que a partir de então passou a deter a participação majoritária da empresa. Sergio e Pier Luigi detém 20% da empresa, bem como a gestão operacional da mesma. O grupo LVMH possui diversas outras marcas de luxo, pertencentes a ramos variados do mercado, como  bebidas, joalheria, lojas, marcas de roupa e perfumes.

https://www.instagram.com/p/BnG7gBDD3TH/

Atualmente, a Loro Piana confecciona tecidos, lãs e cashmeres para grifes de alto calibre, como Brioni e Christophe Lemaire, e também para grandes varejistas, como Brooks Brothers e J.Crew. A venda de tecidos continua sendo uma parcela importante da produção da empresa, representando aproximadamente 32% do seu faturamento total anual.

A grife possui 137 lojas próprias, espalhadas em territórios da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia, estando presente em cerca de 80 países no total. Sergio Loro Piana é o atual presidente e CEO da marca, que possui faturamento anual médio de 630 milhões de euros.

Qualidade inigualável

Como é possível notar desde a sua fundação pelo comerciante Pietro Antonio Loro Piana, a marca projetou toda a sua história na preocupação com a qualidade da matéria-prima usada em seus produtos. Não é à toa que o slogan de Loro Piana é “the long journey of excellence”, ou, em tradução para o português, “a longa jornada da excelência”.

https://www.instagram.com/p/Bkkr_N6DWOr/

Um dos principais e maiores objetivos da marca é oferecer aos seus clientes a possibilidade de vestir tecidos cada vez mais exclusivos.

A Lã de Loro Piana

A lã utilizada na produção de seus ternos e sobretudos, por exemplo, tem origem controlada, e advém de ovelhas Highlander, criadas em uma fazenda localizada na Austrália.

Os animais são criados com direito à música clássica e estábulos com aquecimento central, e alimentadas com grama orgânica e grãos selecionados. Todo esse trabalho é feito para obter a mais fina, macia e cara lã do planeta: um fardo de 93 quilos de lã chega a custar 230 mil dólares, o equivalente a cerca de 885 mil reais.

O controle de qualidade é altíssimo! Na etiqueta das peças é possível conferir a garantia da sua origem, o nome do produtor e a data da tosa das ovelhas. O resultado final de tanta dedicação é nada menos que os ternos mais desejados do mundo.

https://www.instagram.com/p/BK_kXExjs3B/

E não pára por aí! A empresa detém fazendas na China e na Mongólia, responsáveis pela produção de cabras da raça hircus, cujas lãs são usadas para produzir o baby cashmere. A marca italiana também importa lã merino da Oceania, um tipo mais comum, usado para a confecção de ternos.

Em uma propriedade da família Loro Piana no Peru são criadas as vicunhas, animais próximos das lhamas. Como essa espécie encontra-se em extinção, o tecido advindo delas é criado em pequena escala. Trata-se de um finíssimo tipo de lã, antes reservada especialmente aos imperadores Incas.

Do Myanmar, na Birmânia, a Loro Piana importa a fibra vegetal obtida do talo da flor de lótus, usada para produzir outro tipo raro de tecido. Essa fibra é considerada sagrada, já que é usada para vestir monges budistas. São necessários 32 mil talos da flor para confeccionar apenas um metro do pano. Esse precioso caráter de exclusividade é o principal responsável a agregar alto valor à marca italiana.

O vestuário impecável de Loro Piana

Mais recentemente, já na sexta geração da família, a Loro Piana se expandiu fortemente, investindo no lançamento da sua linha própria de vestuário, cujas coleções incluem casacos, sobretudos, estolas e ternos. As peças possuem caimento impecável, resultado das muitas décadas dedicadas ao trabalho e manejo dos tecidos de alta qualidade.

https://www.instagram.com/p/Bnl35RbDTNj/

A grife também possui uma linha especial para crianças e adolescentes, e uma coleção esportiva composta por peças para equitação, iatismo, esqui, tênis e golfe. Devido a esse direcionamento bastante específico é possível notar como a Loro Piana é pensada e produzida para um público bastante exigente e exclusivo.

Todas as suas linhas de vestuário são feitas, é claro, com os mesmos elementos responsáveis por construir a reputação da marca: tecidos de primeira qualidade e corte impecável.

Entre as principais peças de destaque está a jaqueta Roadster, criada para compor o uniforme da equipe de pilotos de automóveis clássicos patrocinada pela Loro Piana. A jaqueta possui cavas que asseguram a liberdade de movimentos e conferem conforto aos condutores.

https://www.instagram.com/p/BDyBcDQuhgv/

Outro ícone da marca é o Windmate, uma parca dupla face, feita com um lado de microfibra e outro de puro cashmere. Os itens mais representativos da Loro Piana, no entanto, se mantém sendo os seus ternos incomparáveis e o seu tradicional suéter de cashmere.

Acessórios e demais itens da marca

A marca italiana também trabalha com licenciamento, através do qual estampa a sua marca em uma luxuosa linha de óculos de sol.

Em 2006, a grife criou a Loro Piana Interiors, uma linha para casa que oferece itens para decoração, como cortinas, tecidos para estofamentos, almofadas e tapetes, todos feitos com tecidos de alta qualidade, como cashmere, vicunha, linho, etc.

https://www.instagram.com/p/BC2eY3SOhny/

Nessa mesma época, também lançou uma linha de acessórios, composta por bolsas femininas e bolsas de viagem e esportivas, feitas com couro legítimo e confeccionadas por artesãos. Essa mesma linha agrega demais itens, como gravatas, carteiras, cintos, luvas e calçados (forrados com as tradicionais lãs Loro Piana).

O item mais comentado é um luxuoso kit para viagem, com produtos feitos a partir de um tipo especial de cashmere. O kit é composto por uma máscara, um par de chinelos, um cobertor, um travesseiro e um apoio para pescoço.

Além disso, a empresa disponibiliza um serviço especial de personalização de interiores de iates de luxo e jatos executivos, batizado de Loro Piana in the Air and at the Sea. Puro luxo!

Wool World Record Challenge Cup

A Loro Piana é responsável por promover o campeonato Wool World Record Challenge Cup, uma espécie de Copa do Mundo de produção de lã.

Nessa competição, criadores de ovelha de todo o globo são desafiados a produzir a lã mais fina possível, que será utilizada nos ternos e sobretudos criados pela marca.

https://www.instagram.com/p/_7BE7Huhu3/

Em 2009, a lã vencedora foi produzida na Nova Zelândia. Após ser comprada pela grife, o tecido foi utilizado na produção de uma coleção limitadíssima, restrita a apenas 50 ternos feitos sob medida para clientes selecionados. Cada terno chegou a custar, aproximadamente, 15 mil euros, o equivalente a 65 mil reais.

Riqueza em experiências

Além das diversas coleções lançadas todos os anos pela Loro Piana, a empresa encontrou outra forma um tanto quanto inusitada e chamativa de fidelizar grandes clientes da alta sociedade e acumular ainda mais recursos.

A Loro Piana vende um pacote completo e personalizado de experiências, que promete um profundo mergulho no universo e no lifestyle da badalada grife de origem italiana.

https://www.instagram.com/p/BF6QshQOhsE/

Tudo começa com uma viagem no avião particular da família Loro Piana, que inclusive busca o cliente no seu país de origem. O primeiro desembarque é na sede da empresa, em Quarona, onde o cliente é recebido pessoalmente pelos irmãos Sergio e Pier Luigi.

O tratamento é, de fato, de primeira qualidade, e digno de uma verdadeira visita da realeza. O cliente é recebido na casa dos empresários, onde é hospedado e com quem decide em conjunto qual tecido será utilizado para confeccionar um terno feito sob medida.

Em sequência, o cliente embarca novamente no jato privado, em uma viagem rumo a uma das fazendas de criação da empresa. A experiência única possibilita que o comprador do pacote especial interaja diretamente com os animais e escolha a lã a ser utilizada para o seu terno.

https://www.instagram.com/p/BFs_a06Ohh8/

Ao regressar à Itália, é hora de determinar qual será a padronagem do tecido. Em uma etiqueta é bordado o nome do cliente, a qual será costurada na peça totalmente personalizada. O resultado final é o terno cortado por um alfaiate exclusivo da Loro Piana.

Toda essa experiência exclusiva e inesquecível sai por US$ 1,5 milhões. E aí, você acha que vale o preço? Conte para nós nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…