Capa do post sobre a marca Alberta Ferretti

Alberta Ferretti – Confira sua história e seu estilo único

A marca italiana Alberta Ferretti é uma grande referência no mundo fashion pela sua estética elegante, romântica e feminina. Sem deixar o charme de lado, as peças da grife são feitas especialmente para mulheres antenadas, que gostam de estar sempre um passo à frente da moda.

Com uma personalidade sem igual, Alberta Ferretti sabe muito bem como trabalhar tecidos delicados e também como inovar em looks compostos por vestidos com altura nos joelhos. Isso apenas para começar a citar os grandes feitos da marca para a moda contemporânea. 

Se você ainda não está por dentro da história dessa que é uma das mais ousadas e modernas marcas da moda atual, confira na leitura a seguir!

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Alberta Ferretti: uma história de fascínio e empreendedorismo

A responsável pelo nome da grife Alberta Ferretti é uma estilista e costureira italiana, nascida em 5 de novembro de 1950, na comuna Cattolica da região da Emília-Romanha, província de Rimini, onde também está localizado o seu estúdio. Seu showroom fica em Milão.  

https://www.instagram.com/p/BXXezx7jgqI/

A primeira boutique de Ferretti foi inaugurada na comuna em que a estilista nasceu, no ano de 1968, e batizada com o nome de Jolly. Na época, ela tinha apenas 18 anos. Muito da sua inspiração para ingressar nesse mercado veio de sua mãe, que também era costureira. 

A primeira coleção feita por Ferretti foi lançada em 1973.

Em 1976, ela co-fundou a Aeffe Spa, uma fabricante e distribuidora de roupas de capital aberto, que hoje é conhecida apenas por Aeffe, propriedade sua e de seu irmão, Massimo. A companhia se tornou o centro de marketing de suas coleções.

A marca Alberta Ferretti foi de fato criada em 1980, e suas coleções sazonais passaram a ser exibidas nas passarelas de Milão em 1981. As peças feitas pela estilista italiana que mais chamaram a atenção das fashionistas da época foram os vestidos de coquetel ultrafemininos e os vestidos de noite, dignos de tapete vermelho.

https://www.instagram.com/p/BvtdlbmAVfA/

Posteriormente, em 1989, Ferretti lançou a Ferretti Jeans Philosophy, que veio a ser renomeada Philosophy di Alberta Ferretti em 1994. A marca spinoff é pensada desde a sua criação para um público mais jovem e descolado.

Também nos anos 1990 teve início a expansão internacional da sua empresa, a partir da inauguração de uma boutique em Nova York. Por essa época, Ferretti fundou a Aeffe USA, que passou a ser a responsável por produzir e distribuir roupas de marcas como Moschino, Rifat Ozbek, Jean Paul Gaultier e Narcisco Rodriguez.

Na contramão do que a maioria dos designers costumam fazer, a estilista dedicou-se primeiramente à criação de boutiques para as suas linhas secundárias, ao invés de abrir uma flagship store própria para a marca que leva seu nome.

Em 1998, Ferretti inaugurou diversas boutiques para vender as peças de sua assinatura e de Philosophy di Alberta Ferretti na loja de departamentos Bergdorf Goodman, o que contribuiu imensamente para a divulgação das suas criações.

Logo em seguida ela abriu uma loja no bairro de SoHo, em Nova York, exclusiva para a comercialização de suas coleções da Philosophy, com o intuito de oferecer edições de menor preço da linha de assinatura de Ferretti, destinada a mulheres mais jovens.

Em 2000, Ferretti assinou um contrato de parceria com a Procter & Gamble (P&G) para a produção de uma linha de fragrâncias.

Em 2018, a estilista Alberta Ferretti ganhou um prêmio America Award da Italy-USA Foundation, uma instituição independente criada com o propósito de promover e homenagear a amizade entre a Itália e os Estados Unidos da América.

O romance e irreverência das peças de Alberta Ferretti

A marca criada pela estilista italiana é reconhecida pela sua personalidade romântica, sem deixar de lado uma pegada mais antenada.

O seu principal público alvo são mulheres de alta sociedade, que frequentam eventos diurnos ou noturnos e procuram por looks que além de serem elegantes, ressaltem também o estilo, originalidade e atitude de quem os veste.  

https://www.instagram.com/p/BqHk9megXA7/

Algumas das suas técnicas de produção mais conhecidas envolvem torção, dobragem e drapeados. É através dessas estratégias que as peças de sua marca são feitas, adotando uma estética sutil de camadas, principal responsável pelo romance e charme inerentes às suas coleções.

É importante não confundir o aspecto poético das coleções, pois ao mesmo tempo em que as criações de Ferretti apelem para uma estética mais clássica, elas também são capazes de modelar o corpo feminino com o toque ideal de eroticidade. Para alcançar essa harmonia, a marca recorre a tecidos como chiffon e jersey, brincando com looks cortados na frente e envoltos nas costas, minivestidos e saias com toga.

Rainbow Week Collection

Em 2018, a grife Alberta Ferretti lançou a Rainbow Week Collection, uma coleção-cápsula com ensaio exclusivo estrelado pela atriz brasileira Bruna Marquezine.

https://www.instagram.com/p/Bm6GKuwAjvr/

A inspiração para a criação das peças foi justamente o clima, com a proposta de vesti-lo de acordo com cada dia. Um charme, não é?! A coleção está sendo um sucesso absoluto entre as fashionistas e famosas.

Os suéteres-sensação da grife são relançados com estampas super fofas, que remetem a ilustrações de sol, nuvens, tempestade, entre outros desenhos. Todas as imagens são bem coloridas, com uma essência fun.

https://www.instagram.com/p/BnBSOEzAM4W/

Marquezine foi convidada pela grife para protagonizar o ensaio e vídeo, que foram produzidos pelas lentes de Maxim Sapozhnikov e Gerson Lirio, do Fashion to Max.

Confira a seguir uma amostra do resultado dessa parceria que ficou uma graça:

Coleção Primavera-Verão 2019

O estilo clássico de Alberta Ferretti nunca foi muito fã de peças modernas como jaquetas e calças jeans, mas essa visão já é passado. Agora, a estilista italiana está de olho no público jovem.

Justamente por isso já está investindo em rostos de grande influência entre essa turma, incluindo em seu elenco de supermodelos algumas artistas de grande calibre, como Gigi Hadid e Kendall Jenner.

https://www.instagram.com/p/Bn9Hvqzg7Ze/

Para a coleção de Primavera-Verão de 2019, a ideia foi criar peças que mulheres como Hadid e Jenner escolheriam usar em seu cotidiano. Por isso a atitude de inserir nessa nova criação peças antes consideradas inviáveis em seus desfiles.

Explorando uma delicada paleta de tons pastéis suaves, peças como jaquetas jeans, blusas de moletom, t-shirts, camisas rendadas e vestidos de gola são a sensação e a principal aposta de Ferretti para o próximo ano. Entre os materiais usados estão algodão, crochê e malha de pointelle.

https://www.instagram.com/p/Bn6jnHxCWqG/

Sensuais vestidos feitos de organza, tecidos e ondas de franjas de seda, tons degradê e estampas ópticas com efeito psicodélico são alguns dos looks que se pode encontrar nessa coleção. O charme da vez é disponibilizar ao público peças que levem frescura e leveza para o seu dia a dia. Essa criação oferece uma harmonia perfeita e tênue entre a elegância e a excentricidade.    

A coleção primavera-verão 2019 é um marco importante para a história de Ferretti, uma vez que demarca um momento de reinvenção da grife e sua estilista.

O que você achou dos looks e dessa nova postura da marca? Conta pra gente nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Balenciaga Rouba a Atenção com Nova Campanha Estrelada por Amigos e Familiares!

Enquanto o mundo da moda continua em alvoroço com a notícia de Alessandro Michele assumindo o comando da Valentino, a Balenciaga entra na disputa pelos holofotes. Isso porque a grife acabou de divulgar as fotos de sua mais recente campanha. E surpreendentemente, os tradicionais modelos esguios, dividem o espaço com pessoas comuns e intimamente ligadas…
capa do post sobre peças gucci imperdíveis

5 Peças Imperdíveis no New In do Etiqueta Única

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
capa do post sobre alessandro michele ser novo diretor criativo da valentino

Alessandro Michele é o novo diretor criativo da Valentino!

Uma semana depois do mundo da moda acordar com a chocante notícia que Piearpaolo Picicoli iria deixar a casa de moda italiana Valentino depois de mais de duas décadas nela, seu sucessor foi finalmente revelado: Alessandro Michele, que ocupou o cargo de diretor criativo da Gucci até Novembro de 2022.
capa do post sobre peças monograma Louis Vuitton disponíveis no EÚ.

Louis Vuitton desenvolve baús para as Olimpíadas!

Um dos eventos mais importantes do mundo, as Olimpíadas de Verão de Paris 2024 irão acontecer em apenas 4 meses e os preparativos estão a todo vapor. Em Julho de 2023, foi anunciado que o conglomerado LVMH iria ser o patrocinador oficial dos Jogos. Agora, a Louis Vuitton acaba de revelar os baús exclusivos que…

Versace Inaugura seu Primeiro Hotel 5 Estrelas na Ásia!

Na história da moda, poucas marcas são tão icônicas e reconhecíveis quanto a Versace. Com sua estética audaciosa, a marca italiana conquistou o coração dos fashionistas em todas as partes. Fundada em 1978 por Gianne Versace, e hoje sob a liderança de sua irmã, Donatella Versace e no guarda-chuva do grupo americano Capri Holdings, a…

Bulgari Reforça Compromisso Social com Criação da Fondazione Bvlgari!

Reconhecida por suas criações emblemáticas, como o anel B. Zero1 e pela icônica Serpenti que adorna joias e bolsas, a Bulgari está gerando repercussão agora por uma nova razão. A marca anunciou nessa quarta-feira, 27 de Março, a criação da Fondazione Bvlgari. Esta fundação, estabelecida pela Bulgari S.p.A., tem como objetivo promover iniciativas filantrópicas e…
capa-post-bolsas-de-luxo-para-o-dia-a-dia140723

Dicas de autenticidade de peças Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre semana de moda de copenhagen e sustentabilidade

Semana de Moda de Copenhagen endurece regras de sustentabilidade

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. O evento está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações,…

Os modelos de bolsas para mulheres românticas!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou algo obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…

Conheça 7 Marcas de relógio renomadas no mundo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética. Os relógios de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo…

Cartier: Embaixadores Famosos Celebram o Centenário do Icônico Anel Trinity!

Controlada pela Richemont, o terceiro maior conglomerado de luxo do mundo, a Cartier ascendeu para se tornar a marca de joias mais famosa da história. Fundada em 1847 por Louis-François Cartier, a grife se distinguiu como uma das mais antigas e reverenciadas do setor, preservando uma tradição de excelência. Desde o seu início, a Cartier…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel, gucci e louis vuitton

Classic Bags: Bolsas Clássicas da Chanel, Gucci e Louis Vuitton

Quando falamos sobre marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vem na cabeça são Chanel, Louis Vuitton e Gucci, certo? Apesarem de ter inícios completamente diferentes, as três grifes tem um ponto em comum: se tornaram verdadeiros clássicos da moda e são reconhecidas por todo o mundo. Com ampla oferta de produtos, os…