Capa do post sobre a marca Alberta Ferretti

Alberta Ferretti – Confira sua história e seu estilo único

A marca italiana Alberta Ferretti é uma grande referência no mundo fashion pela sua estética elegante, romântica e feminina. Sem deixar o charme de lado, as peças da grife são feitas especialmente para mulheres antenadas, que gostam de estar sempre um passo à frente da moda.

Com uma personalidade sem igual, Alberta Ferretti sabe muito bem como trabalhar tecidos delicados e também como inovar em looks compostos por vestidos com altura nos joelhos. Isso apenas para começar a citar os grandes feitos da marca para a moda contemporânea. 

Se você ainda não está por dentro da história dessa que é uma das mais ousadas e modernas marcas da moda atual, confira na leitura a seguir!

Alberta Ferretti: uma história de fascínio e empreendedorismo

A responsável pelo nome da grife Alberta Ferretti é uma estilista e costureira italiana, nascida em 5 de novembro de 1950, na comuna Cattolica da região da Emília-Romanha, província de Rimini, onde também está localizado o seu estúdio. Seu showroom fica em Milão.  

https://www.instagram.com/p/BXXezx7jgqI/

A primeira boutique de Ferretti foi inaugurada na comuna em que a estilista nasceu, no ano de 1968, e batizada com o nome de Jolly. Na época, ela tinha apenas 18 anos. Muito da sua inspiração para ingressar nesse mercado veio de sua mãe, que também era costureira. 

A primeira coleção feita por Ferretti foi lançada em 1973.

Em 1976, ela co-fundou a Aeffe Spa, uma fabricante e distribuidora de roupas de capital aberto, que hoje é conhecida apenas por Aeffe, propriedade sua e de seu irmão, Massimo. A companhia se tornou o centro de marketing de suas coleções.

A marca Alberta Ferretti foi de fato criada em 1980, e suas coleções sazonais passaram a ser exibidas nas passarelas de Milão em 1981. As peças feitas pela estilista italiana que mais chamaram a atenção das fashionistas da época foram os vestidos de coquetel ultrafemininos e os vestidos de noite, dignos de tapete vermelho.

https://www.instagram.com/p/BvtdlbmAVfA/

Posteriormente, em 1989, Ferretti lançou a Ferretti Jeans Philosophy, que veio a ser renomeada Philosophy di Alberta Ferretti em 1994. A marca spinoff é pensada desde a sua criação para um público mais jovem e descolado.

Também nos anos 1990 teve início a expansão internacional da sua empresa, a partir da inauguração de uma boutique em Nova York. Por essa época, Ferretti fundou a Aeffe USA, que passou a ser a responsável por produzir e distribuir roupas de marcas como Moschino, Rifat Ozbek, Jean Paul Gaultier e Narcisco Rodriguez.

Na contramão do que a maioria dos designers costumam fazer, a estilista dedicou-se primeiramente à criação de boutiques para as suas linhas secundárias, ao invés de abrir uma flagship store própria para a marca que leva seu nome.

Em 1998, Ferretti inaugurou diversas boutiques para vender as peças de sua assinatura e de Philosophy di Alberta Ferretti na loja de departamentos Bergdorf Goodman, o que contribuiu imensamente para a divulgação das suas criações.

Logo em seguida ela abriu uma loja no bairro de SoHo, em Nova York, exclusiva para a comercialização de suas coleções da Philosophy, com o intuito de oferecer edições de menor preço da linha de assinatura de Ferretti, destinada a mulheres mais jovens.

Em 2000, Ferretti assinou um contrato de parceria com a Procter & Gamble (P&G) para a produção de uma linha de fragrâncias.

Em 2018, a estilista Alberta Ferretti ganhou um prêmio America Award da Italy-USA Foundation, uma instituição independente criada com o propósito de promover e homenagear a amizade entre a Itália e os Estados Unidos da América.

O romance e irreverência das peças de Alberta Ferretti

A marca criada pela estilista italiana é reconhecida pela sua personalidade romântica, sem deixar de lado uma pegada mais antenada.

O seu principal público alvo são mulheres de alta sociedade, que frequentam eventos diurnos ou noturnos e procuram por looks que além de serem elegantes, ressaltem também o estilo, originalidade e atitude de quem os veste.  

https://www.instagram.com/p/BqHk9megXA7/

Algumas das suas técnicas de produção mais conhecidas envolvem torção, dobragem e drapeados. É através dessas estratégias que as peças de sua marca são feitas, adotando uma estética sutil de camadas, principal responsável pelo romance e charme inerentes às suas coleções.

É importante não confundir o aspecto poético das coleções, pois ao mesmo tempo em que as criações de Ferretti apelem para uma estética mais clássica, elas também são capazes de modelar o corpo feminino com o toque ideal de eroticidade. Para alcançar essa harmonia, a marca recorre a tecidos como chiffon e jersey, brincando com looks cortados na frente e envoltos nas costas, minivestidos e saias com toga.

Rainbow Week Collection

Em 2018, a grife Alberta Ferretti lançou a Rainbow Week Collection, uma coleção-cápsula com ensaio exclusivo estrelado pela atriz brasileira Bruna Marquezine.

https://www.instagram.com/p/Bm6GKuwAjvr/

A inspiração para a criação das peças foi justamente o clima, com a proposta de vesti-lo de acordo com cada dia. Um charme, não é?! A coleção está sendo um sucesso absoluto entre as fashionistas e famosas.

Os suéteres-sensação da grife são relançados com estampas super fofas, que remetem a ilustrações de sol, nuvens, tempestade, entre outros desenhos. Todas as imagens são bem coloridas, com uma essência fun.

https://www.instagram.com/p/BnBSOEzAM4W/

Marquezine foi convidada pela grife para protagonizar o ensaio e vídeo, que foram produzidos pelas lentes de Maxim Sapozhnikov e Gerson Lirio, do Fashion to Max.

Confira a seguir uma amostra do resultado dessa parceria que ficou uma graça:

Coleção Primavera-Verão 2019

O estilo clássico de Alberta Ferretti nunca foi muito fã de peças modernas como jaquetas e calças jeans, mas essa visão já é passado. Agora, a estilista italiana está de olho no público jovem.

Justamente por isso já está investindo em rostos de grande influência entre essa turma, incluindo em seu elenco de supermodelos algumas artistas de grande calibre, como Gigi Hadid e Kendall Jenner.

https://www.instagram.com/p/Bn9Hvqzg7Ze/

Para a coleção de Primavera-Verão de 2019, a ideia foi criar peças que mulheres como Hadid e Jenner escolheriam usar em seu cotidiano. Por isso a atitude de inserir nessa nova criação peças antes consideradas inviáveis em seus desfiles.

Explorando uma delicada paleta de tons pastéis suaves, peças como jaquetas jeans, blusas de moletom, t-shirts, camisas rendadas e vestidos de gola são a sensação e a principal aposta de Ferretti para o próximo ano. Entre os materiais usados estão algodão, crochê e malha de pointelle.

https://www.instagram.com/p/Bn6jnHxCWqG/

Sensuais vestidos feitos de organza, tecidos e ondas de franjas de seda, tons degradê e estampas ópticas com efeito psicodélico são alguns dos looks que se pode encontrar nessa coleção. O charme da vez é disponibilizar ao público peças que levem frescura e leveza para o seu dia a dia. Essa criação oferece uma harmonia perfeita e tênue entre a elegância e a excentricidade.    

A coleção primavera-verão 2019 é um marco importante para a história de Ferretti, uma vez que demarca um momento de reinvenção da grife e sua estilista.

O que você achou dos looks e dessa nova postura da marca? Conta pra gente nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

6 sapatos queridinhos das fashionistas!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências, diversas peças que estão em alta agora são rapidamente esquecidas na temporada seguinte, às vezes retornando à moda após vários anos. Isso vale para roupas, acessórios e até mesmo sapatos! Por mais que existam modelos que são clássicos e icônicos que nunca saem…
capa do post sobre como desapegar no app do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
capa do post sobre credit month

Saiba tudo sobre o Credit Month!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
Foto: Reprodução/Twitter @versace

Versace lança coleção Upcycle Kids!

A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos. Empresas de moda têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas…
capa do post sobre frases feed de instagram férias

30  Frases para feed no instagram de ferias

As redes sociais são uma parte do cotidiano de milhares de pessoas ao redor do mundo. Seja para postar fotos próprias, de momentos especiais, ou até mesmo para manter contato atualmente com amigos e familiares que moram em outras cidades ou estados. Outro motivo em que as redes sociais, principalmente o instagram atualmente, são usadas…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (no dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e nas semanas que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado…
capa do post sobre looks coringas para o inverno

5 Looks Coringas para usar no inverno!

O inverno está se encaminhando para seu ápice e os dias de friozinho e temperaturas mais amenas se tornou realidade em diversas cidades brasileiras, fazendo com que nosso guarda-roupa sofra uma mudança drástica rapidamente. Peças fresquinhas e mais leves dão lugar aquelas mais pesadas e confeccionadas em materiais mais quentinhos como a lã, couro e…
capa do post sobre o porque é o melhor momento para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…