5 curiosidades sobre o estilista Simon Porte Jacquemus

Se você não é do mundo da moda, talvez você não conheça esse nome, mas com certeza já viu suas criações sendo desfiladas por celebridades como Beyoncé, Kim Kardashian e até mesmo Bruna Marquezine. O designer francês Simon Porte Jacquemus é simplesmente queridinho das celebridades do mundo inteiro.

Jacquemus: um pouco da sua história

Nascido em Mallemort, um pequeno vilarejo no sul da França, Simon Porte Jacquemus mudou-se para a capital da moda, Paris, aos 18 anos. Apesar da sua partida, o local de pouco mais de 6 mil habitantes e seu estilo de vida simples e cheio de sol são sempre referências para as suas peças e desfiles.

Além do local de nascença, é impossível falar sobre a sua história e a criação da sua marca sem entender a sua relação com a sua mãe, Valérie.

Tudo começou quando ele ainda era criança: umas suas primeiras peças foi dedicada justamente a ela. A criação em questão foi uma saia feita com a cortina da sua casa e que sua mãe orgulhosa vestiu para busca-lo na escola.

Montagem com duas fotos de Jacquemus com sua equipe e com suas criações.
Jacquemus e suas criações. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubra todas as peças da grife disponíveis no nosso site.

Descubra nesse post um pouco da sua história, inspirações e cinco curiosidades que vão fazer você se apaixonar pelo estilista!

5- A origem do nome da marca

A marca fundada em 2009, leva o sobrenome de solteira da sua mãe Valérie Jacquemus, como uma forma de homenagem à progenitora que faleceu tragicamente aos 42 anos, num acidente de carro, quando o seu filho Simon tinha apenas 18 anos.

A musa-mór de Jacquemus é constante inspiração até nos dias de hoje. Mas foi no desfile de verão 2018 que a coleção que também levava o nome dela marcou e dividiu toda a trajetória da marca internacionalmente.

O ponto de partida para a criação que foi só elogios da crítica de moda, foi justamente saias, o primeiro tipo de peça que criou para sua amada mãe.

“Perguntei para uma costureira quanto sairia para fazer uma saia e ela respondeu: 150 euros. Negociei por 100 e no dia seguinte voltei com o tecido e o desenho. Foi assim que comecei a minha primeira coleção”, disse ele.

Foto de Jacquemus com sua mãe Valérie, responsável pelo nome da marca.
Simon Jacquemus e sua mãe Valérie que originou o nome da marca. (Foto/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubra as peças Jacquemus disponíveis no nosso site.

4 – Escola informal


Apesar da sua mudança aos 18 anos para Paris justamente para estudar moda, Jacquemus foi um autodidata. Não se graduou e nem ao menos estagiou na área de estilo de alguma marca importante de moda.

Trabalhou apenas na loja da Comme des garçons para ajudar nas suas despesas e foi onde encontrou aprendizado sobre roupas, como abordar os clientes e até mesmo como se sentir mais seguro. A passagem por lá, rendeu ainda o apoio de Rei Kawakubo e Adrian Joffe, presidente da grife.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Foto da loja da Comme des Garçons onde Jacquemus trabalhou.
Loja Comme des Garçons onde Jacquemus trabalhou no começo da carreira. (Foto/Reprodução @commedesgarçons). Clique na imagem e descubra peças da grife no nosso site.

3 – Jacquemus já pensou em ser padre

Acredite se quiser, antes de ser um dos estilistas mais promissores da moda, Simon Jacquemus pensou em um cargo um pouco menos comum e muito distante do mundo de glamour e desfiles que vive hoje: o de padre.

Mas, não, o desejo não tinha nada a ver com a religião ou até mesmo vocação. Tudo é simplesmente explicado pela obsessão do estilista com uniformes e não passou de mais uma dessas excentricidades de artistas. De qualquer forma, em suas criações solares e criativas é possível perceber construções inspiradas por esse seu entusiasmo.

Montagem com duas fotos. Selfie de Jacquemus e foto de uma das suas campanhas com a Bolsa Le Chiquito.
Simon Jacquemus e foto de uma de suas campanhas. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubras as peças do estilista disponíveis no nosso site.

2 – Iniciou a marca com poucos recursos

Como já citamos, Simon não foi assistente de estilistas famosos e começou toda a sua marca sozinho, sem grandes investimentos. Apesar do olhar apurado e das modelagens impecáveis nota-se por exemplo uma certa simplicidade e ausência de estampas em suas primeiras coleções justamente pelo custo mais elevado. Tal dificuldade não impediu o sucesso da marca que hoje é simplesmente desejo absoluto e vendida nas lojas mais importantes do mundo todo.

Montagem com duas fotos de Jacquemus em sua loja e modelo desfilando uma de suas criações.
O estilisa Jacquemus em sua loja e modelo desfilando uma de suas criações minimalistas e sem estampa. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubras todas as peças da grife disponíveis no nosso site.

1- Transformou uma bolsa de apenas 10 cm em ícone

A micro bag Le Chiquito está entre uma das principais criações do estilista que virou febre e desejo de de fashionistas do mundo todo. O item que chama atenção pelo tamanho minúsculo não é nada funcional e pode ser usada mais como uma jóia completando a sua produção do que uma bolsa para levar o que você precisa.

O primeiro lançamento foi em 2018 mas a cada ano, devido ao sucesso, foi ganhando novas edições com tamanhos, cores e até estampas diferentes.  A mini bolsa Jacquemus Le Chiquito é uma das 5 minibolsas de luxo que a gente ama!

Montagem com duas fotos com as micro bolsas Le Chiquito.
Micro bags Le Chiquito, uma das criações ícones do estilista. (Fotos/Reprodução instagram @jacquemus). Clique na imagem e descubra as peças da marca disponíveis no nosso site.

Gosta das curiosidades sobre marcas famosas? Então descubra também: 5 curiosidades sobre a marca Gucci, 5 curiosidades sobre a Cartier e 5 curiosidades da marca Louis Vuitton.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre acessórios que dão up em qualquer visual

Acessórios que dão um Up em Qualquer visual

Os acessórios são itens muito importantes de qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. No entanto, existem alguns que são capazes de dar um up instantaneamente no visual sem precisar de muito esforço. Sejam eles…
capa do post sobre peças chanel para aproveitar na super sale

As bolsas Chanel para presentear no Dia dos Namorados

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Dior: Como a marca francesa alcançou tamanha fama e desejo?

No universo da moda, poucas marcas têm o mesmo prestígio e importância da Dior. A grife francesa fundada em 1947 é atualmente comandada com maestria pela estilista Maria Grazia Chiuri na linha feminina e Kim Jones na masculina, e permanece como uma das etiquetas de luxo mais amadas e disputadas do mundo. Mas qual é…
capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Best of Cartier para o Dia dos Namorados

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

Dia dos Namorados: 4 Bolsas Prada para emocionar!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…

Dia dos Namorados: 4 Tênis Masculinos que são Presentes Infalíveis!

O Dia dos Namorados está se aproximando e, como de costume, a pergunta que não quer calar volta a assombrar muitos corações apaixonados: qual presente masculino mais agrada aos homens? Por alguma razão, encontrar o presente perfeito para os companheiros pode ser uma tarefa árdua, uma verdadeira caça ao tesouro onde o “X” parece se…
capa do post sobre comfy shoes para usar o ano todo

5 modelos de comfy shoes para usar o ano todo!

Por muitos anos, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo e a beleza…
capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…