5 curiosidades da marca Louis Vuitton!
Uma das marcas de luxo mais reconhecidas no mundo, a Louis Vuitton conta com mais de 150 anos de tradição no mercado de moda e de luxo e se tornou uma das mais valiosas do ramo.
O império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas mulheres, como as bolsas Neverfull, Speedy e Alma e artigos de viagem como a mala Keepall. Com tantas décadas de história, podem haver alguns fatos que não são de conhecimento do público geral, apenas de fãs fiéis da maison.
Confiram cinco curiosidades sobre a Louis Vuitton que, provavelmente, você não sabia!
1. A bolsa Speedy 25 foi criada como um pedido de Audrey Hepburn
Um dos modelos de bolsa mais conhecidos e clássicos da Louis Vuitton, a Speedy é a bolsa mais vendida da marca até hoje. O que muitos não sabem, é que o tamanho 25 dela foi criada como um pedido especial da atriz americana Audrey Hepburn.
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A Speedy, na verdade, foi lançada em 1930 e foi, de fato, a primeira bolsa da Louis Vuitton e tinha o intuito de ser usada diariamente. Ela tem como inspiração a famosa mala de mão Keepall, e foi criada em um primeiro momento apenas no tamanho 30 e batizada com o nome de “Express”, como homenagem ao período revolucionário da forma de viajar.
Um tamanho menor dela foi lançado em 1959 para atender um pedido especial da icônica atriz Audrey Hepburn, que queria uma versão menor da mala Keepall. A marca realizou o pedido de Hepburn e criou o modelo Speedy 25, virando o modelo icônico da marca e um dos tamanhos de maior sucesso.
2. O clássico monograma foi criado para impedir falsificações
O monograma da Louis Vuitton é reconhecido por todos e se tornou a marca registrada da maison francesa e também altamente copiado ao redor do mundo. E foram as cópias de seus produtos o motivo para ser criado.
A criação do Damier (que remete a um tabuleiro de damas) foi em 1888 como uma forma de Louis Vuitton de boicotar as imitações de suas criações que já aconteciam naquela época. A primeira versão foi em tons de marrom e bege trazendo a inscrição “marque L. Vuitton déposée”, que significa “marca registrada de Louis Vuitton”.
Já a criação da estampa de monograma como conhecemos hoje (com as letras LV granulados, nas cores bege e marrom e com os símbolos que reproduzem flores), começou a ser utilizada apenas em 1896 por Georges Vuitton (filho de Louis) com o intuito de diferenciar os produtos da marca de falsificações.
3. A marca vai além de bolsas e malas, oferendo uma grande variedade de produtos
Mesmo tendo começado como uma marca de artigos de viagem e, posteriormente, se tornando conhecida no mundo todo por suas bolsas, a Louis Vuitton oferece uma grande variedade de produtos, que vão desde artigos para casa, até roupas, sapatos, acessórios como relógios, gravatas, chaveiros e jóias e até mesmo livros!
O responsável pela expansão de produtos foi Marc Jacobs, que foi contratado pela maison em 1997 com a missão de renovar a marca, pois ela não queria ser fadada a vender apenas bolsas e malas para sempre e tinha o objetivo ampliar o seu público alvo.
4. Existe uma lenda acerca dos baús da Louis Vuitton
A marca Louis Vuitton começou como uma maison para criar baús de viagem para a alta sociedade francesa e foi graças à eles e suas inovações que ganhou fama não apenas na França, mas em diversos países da Europa.
Conhecidos por sua mais alta qualidade e tecnologia inovadora criada por Louis, há uma lenda sobre eles viva até hoje. Muito popular entre a alta sociedade de inúmeros países, reza-se a lenda que muitos exemplares que estavam a bordo do navio Titanic (que naufragou no Oceano Atlântico no dia 15 de Abril de 1912) foram encontrados intactos no fundo do oceano, inclusive conservando seus conteúdos.
5. A marca possui uma fundação com importante coleção de arte
Além de ser uma importante marca de luxo com um vasta gama de produtos, a Louis Vuitton também possui uma fundação que possui atualmente uma grande coleção de arte. Inaugurada em 2014, a Foundation Louis Vuitton está localizada no Jardin d’Acclimatation em Paris em um prédio que chama atenção por seu design futurista que foi projetado por Frank Gehry.
A Foundation Louis Vuitton, que é um museu de arte, conta com uma vasta coleção de arte moderna que já se configura em um dos espaços de arte mais importantes do mundo, além de exposições itinerantes, uma biblioteca, restaurante e programação musical.
Essas foram as 5 curiosidades da marca Louis Vuitton? Nos contem nos comentários!
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