capa do post sobre curiosidades cartier
|

5 Curiosidades sobre a Cartier!

Cartier é uma das marcas de jóias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier.

A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas jóias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto e ser a vanguarda da criação com a audácia da excelência”, é sinônimo de luxo desde que foi criada.

Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a icônica joalheria Cartier:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

5. Já criou jóias para famílias reais

A lista de clientes da Cartier não contém apenas celebridades e alta sociedade, mas também inúmeras famílias reais e aristocratas. A Princesa Mathilde, sobrinha de Napoleão I, fez sua primeira compra na joalheria em 1856 e a esposa de Napoleão III, a Imperatriz Eugenie, se tornou cliente em 1859. Nos anos seguintes, a Cartier seria apontada como o fornecedor real de inúmeros reis como o Rei Edward VII (1904), Rei Carlos I de Portugal (1905), Rei Chulalongkorn de Sião (Tailândia atualmente) em 1908, Rei Peter I da Sérvia I (1913), Rei Fouad I do Egito (1929) e Rei Zog I da Albânia (1939).

A joalheria também já criou jóias e até mesmo coroas para a família real britânica.

A Princesa de Gales e Rainha Elizabeth usando a "Cartier Halo Tiara". Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @royal.monarchies)
A Princesa de Gales e Rainha Elizabeth usando a “Cartier Halo Tiara”. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @royal.monarchies)

4. Foi a primeira a usar platina com sucesso na joalheria

Por todo o Século 19, a platina foi um material extremamente caro e era comumente usada pela realeza para talheres e correntes de relógios. A alta temperatura de derretimento da platina fez com que fosse incrivelmente difícil de se trabalhar com ela, então, foi um feito impressionante quando Alfred Cartier começou a usar o forte e brilhante material em suas jóias em 1847. C

Cartier incorporou a platina em suas peças “estilo guirlanda” e também para ampliar o brilho dos diamantes.

Coroa de platina e diamantes Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)
Coroa de platina e diamantes Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)

3. Louis Cartier foi o responsável pela popularização do relógio de pulso masculino

Poucos podem saber sobre essa curiosidade sobre a Cartier, mas a marca foi responsável pela criação e popularização do relógio de pulso masculino! Em 1904,o pioneiro da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont, pediu a seu amigo Louis Cartier que criasse um relógio de pulso que ele pudesse usar para controlar o tempo enquanto voava, pois seu relógio de bolso era muito pesado e inconveniente.

Assim, Louis criou o Cartier Santos Dumont, o primeiro relógio de piloto do mundo, o primeiro relógio ferramenta e até mesmo o primeiro relógio de pulso masculino. Felizmente, o Santos ainda existe hoje e é uma das coleções mais populares da marca.

Relógio Santos Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)
Relógio Santos Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)

2. O icônico design da pulseira Love foi inspirado por cintos de castidade medievais

Also Cipullo criou a icônica pulseira Love Cartier em 1969 e foi inspirado pela prática bastante bárbara dos cintos de castidade. Segundo o folclore, os cintos de castidade eram uma espécie de aparelho de roupas íntimas projetadas para impedir que o usuário fizesse sexo e usadas pelas mulheres durante as Cruzadas para preservar sua fidelidade aos maridos que partiam para lutar. Uma pesquisa mais atual, no entanto, sugere que esta não era uma prática comum e provavelmente usada no século 16.

Mas, curiosamente, Cipullo se inspirou nos cintos de castidade, concentrando-se no simbolismo da devoção e da fidelidade. Sua criação, a pulseira Love, apresenta um punho sólido com parafusos e um mecanismo de trava para que permaneça seguro ao redor do pulso da pessoa especial. A pulseira vem com uma chave de fenda que deve ser mantida por seu parceiro(a) para que apenas ele(a) possa abri-la.

Pulseira Love Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)
Pulseira Love Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @cartier)

1. Pierre Cartier adquiriu a flagship da marca em Nova Iorque com um colar de pérolas

Em 1914, Pierre Cartier teve um golpe de sorte no merca imobiliário quando um de seus colares de duas voltas de pérolas chamou a atenção da segunda noiva do milionário Morton Plant. Plant e sua noiva estavam ansiosos para se mudarem do “bairro comercial” em que viviam na elegante esquina da 5a Avenida com a Rua 52. Enquanto isso, Cartier estava ansioso para se mudar para o movimentado playground da classe alta da sociedade.

Foi então que Plant e Cartier fizeram uma troca: o apartamento de seis andares de Plant, mais $100 dólares, pelo colar de pérolas.

Colar de pérolas Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Pinterest)
Colar de pérolas Cartier. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Pinterest)

Estas são apenas algumas curiosidades sobre a Cartier! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…