5 curiosidades sobre o estilista Simon Porte Jacquemus
Se você não é do mundo da moda, talvez você não conheça esse nome, mas com certeza já viu suas criações sendo desfiladas por celebridades como Beyoncé, Kim Kardashian e até mesmo Bruna Marquezine. O designer francês Simon Porte Jacquemus é simplesmente queridinho das celebridades do mundo inteiro.
Jacquemus: um pouco da sua história
Nascido em Mallemort, um pequeno vilarejo no sul da França, Simon Porte Jacquemus mudou-se para a capital da moda, Paris, aos 18 anos. Apesar da sua partida, o local de pouco mais de 6 mil habitantes e seu estilo de vida simples e cheio de sol são sempre referências para as suas peças e desfiles.
Além do local de nascença, é impossível falar sobre a sua história e a criação da sua marca sem entender a sua relação com a sua mãe, Valérie.
Tudo começou quando ele ainda era criança: umas suas primeiras peças foi dedicada justamente a ela. A criação em questão foi uma saia feita com a cortina da sua casa e que sua mãe orgulhosa vestiu para busca-lo na escola.
Descubra nesse post um pouco da sua história, inspirações e cinco curiosidades que vão fazer você se apaixonar pelo estilista!
5- A origem do nome da marca
A marca fundada em 2009, leva o sobrenome de solteira da sua mãe Valérie Jacquemus, como uma forma de homenagem à progenitora que faleceu tragicamente aos 42 anos, num acidente de carro, quando o seu filho Simon tinha apenas 18 anos.
A musa-mór de Jacquemus é constante inspiração até nos dias de hoje. Mas foi no desfile de verão 2018 que a coleção que também levava o nome dela marcou e dividiu toda a trajetória da marca internacionalmente.
O ponto de partida para a criação que foi só elogios da crítica de moda, foi justamente saias, o primeiro tipo de peça que criou para sua amada mãe.
“Perguntei para uma costureira quanto sairia para fazer uma saia e ela respondeu: 150 euros. Negociei por 100 e no dia seguinte voltei com o tecido e o desenho. Foi assim que comecei a minha primeira coleção”, disse ele.
4 – Escola informal
Apesar da sua mudança aos 18 anos para Paris justamente para estudar moda, Jacquemus foi um autodidata. Não se graduou e nem ao menos estagiou na área de estilo de alguma marca importante de moda.
Trabalhou apenas na loja da Comme des garçons para ajudar nas suas despesas e foi onde encontrou aprendizado sobre roupas, como abordar os clientes e até mesmo como se sentir mais seguro. A passagem por lá, rendeu ainda o apoio de Rei Kawakubo e Adrian Joffe, presidente da grife.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
3 – Jacquemus já pensou em ser padre
Acredite se quiser, antes de ser um dos estilistas mais promissores da moda, Simon Jacquemus pensou em um cargo um pouco menos comum e muito distante do mundo de glamour e desfiles que vive hoje: o de padre.
Mas, não, o desejo não tinha nada a ver com a religião ou até mesmo vocação. Tudo é simplesmente explicado pela obsessão do estilista com uniformes e não passou de mais uma dessas excentricidades de artistas. De qualquer forma, em suas criações solares e criativas é possível perceber construções inspiradas por esse seu entusiasmo.
2 – Iniciou a marca com poucos recursos
Como já citamos, Simon não foi assistente de estilistas famosos e começou toda a sua marca sozinho, sem grandes investimentos. Apesar do olhar apurado e das modelagens impecáveis nota-se por exemplo uma certa simplicidade e ausência de estampas em suas primeiras coleções justamente pelo custo mais elevado. Tal dificuldade não impediu o sucesso da marca que hoje é simplesmente desejo absoluto e vendida nas lojas mais importantes do mundo todo.
1- Transformou uma bolsa de apenas 10 cm em ícone
A micro bag Le Chiquito está entre uma das principais criações do estilista que virou febre e desejo de de fashionistas do mundo todo. O item que chama atenção pelo tamanho minúsculo não é nada funcional e pode ser usada mais como uma jóia completando a sua produção do que uma bolsa para levar o que você precisa.
O primeiro lançamento foi em 2018 mas a cada ano, devido ao sucesso, foi ganhando novas edições com tamanhos, cores e até estampas diferentes. A mini bolsa Jacquemus Le Chiquito é uma das 5 minibolsas de luxo que a gente ama!
Gosta das curiosidades sobre marcas famosas? Então descubra também: 5 curiosidades sobre a marca Gucci, 5 curiosidades sobre a Cartier e 5 curiosidades da marca Louis Vuitton.