Capa do post sobre a Marchesa

Conheça a Marchesa – Grife rica em sucesso e requinte

A Marchesa é uma das mais jovens marcas famosas da contemporaneidade. Especializada em criar vestidos luxuosos para mulheres, a grife contribuiu ao lançar um olhar ousado e feminino para o mundo da moda.  

Nascida em 2004, a grife já conquistou diversas cantoras, atrizes e demais artistas famosas, e é presença garantida em eventos de gala e importantes premiações, como o Oscar, Golden Globe ou CFDA (Council of Fashion Designers of America)

Sandra Bullock, Penélope Cruz, Sofia Vergara, Selena Gomez e Jennifer Lopez são apenas alguns dos maiores nomes a desfilar com as peças da grife, o que em muito contribui para seu reconhecimento mundial no universo fashion.

Continue a leitura a seguir e conheça a marca responsável pela criação de alguns dos vestidos mais espetaculares usados por celebridades no tapete vermelho.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A história da criação da Marchesa

A grife foi criada pelas inglesas Georgina Chapman e Keren Craig no ano de 2004. Georgia e Keren são amigas desde a época do colégio, e então decidiram começar a desenhar roupas de noite.

https://www.instagram.com/p/BzMg3WdADbd/

As peças da marca são, em sua maioria, clássicas e exuberantes, trabalhadas principalmente com rendas e bordados luxuosos. A grife possui um estilo um tanto quanto dramático, que é um reflexo direto da experiência de Georgina como figurinista.

A riqueza dos materiais, por sua vez, advém da formação de Keren, que estudou moda e se especializou em estamparia e bordado.

E o nome da marca? A inspiração foi Luisa Casati, socialite italiana e patrona das artes do início do século 20. Ela era conhecida como Marquesa, seu apelido.

O sucesso meteórico

Pouco tempo depois do lançamento da grife, suas peças já se tornaram uma sensação enorme em Hollywood. A receita para esse êxito foi uma combinação de talento, sorte e timing.

https://www.instagram.com/p/B6pHbDqBrBK/

A primeira celebridade do grande escalão de Hollywood a usar um vestido Marchesa foi Renée Zellwegger, na pré-estreia do filme o Diário de Bridget Jones. A produção foi lançada em 2005 e foi um grande sucesso entre as comédias românticas da época.

Em 2007, a jornalista e stylist inglesa Isabella Blow usou um corset Marchesa durante a temporada de desfiles de Paris. Para além do fato de ter usado o look em um momento tão marcante e riquíssimo em visibilidade, Blow foi uma figura importante para a marca também por ter apresentado Georgina e Keren a diversas pessoas influentes da indústria da moda.  

https://www.instagram.com/p/B6dMqafBlzk/

Outra questão interessante de ser analisada é a de que foi a partir de 2004 que as revistas e os jornais passaram a dar mais atenção especial e destaque aos looks usados pelas celebridades nos tapetes vermelhos. Georgina relata que “além disso, quando começamos, não havia muitas marcas jovens produzindo roupas de noite”, em entrevista ao site Harper’s Bazaar.

https://www.instagram.com/p/B6Ir9PkBPhX/

Atualmente, as peças da Marchesa são comercializadas em grandes lojas de departamento, como Neiman Marcus, Bergdorf Goodman e Saks Fifth Avenue.

Há também uma linha de bolsas de noite e uma linha produzida que conta com peças com valores mais acessíveis. Já a linha Marchesa Notte, com vestidos de noite, apresenta coleções com vestidos que chegam a custar 100 mil dólares.

A polêmica por trás da #BoycottMarchesa

Georgina também é filha de um milionário, e foi casada por alguns anos com Harvey Weinstein, produtor cinematográfico norte-americano e co-presidente da The Weinstein Company, empresa de produção cinematográfica. A estilista se separou após seu marido ter sido acusado em 2017 de assédio sexual por mais de 50 mulheres do cinema.

https://www.instagram.com/p/BiomA5PFcft/

Na época, chegaram a surgir algumas teorias que alegavam que Georgina tinha conhecimento dos crimes cometidos pelo então marido, e que inclusive usou a influência de Weinstein para se estabelecer no mercado. Esse movimento usou a hashtag #BoycottMarchesa nas redes sociais para dar visibilidade ao caso e às denúncias.

A diretora da Vogue US Anna Wintour deu todo apoio às vítimas que denunciaram Weinstein e à estilista:

o meu coração está com elas, com a Georgina e as crianças. Todos temos um papel a desempenhar em criar um ambiente seguro onde todos podemos ser livres e trabalhar sem medo

Steven Kolb, CEO do Council of Fashion Designers of America (CFDA), também demonstrou sua sensibilidade ao assunto e à Georgina, afirmando que “como um membro criativo e da CFDA, ela merece o apoio total da indústria”.

Em entrevista à People Magazine, Georgina declarou que “o meu coração está partido por todas as mulheres que sofreram com estas ações imperdoáveis”. Nessa ocasião, também anunciou o fim do seu casamento.

De qualquer forma, a visibilidade do pai e do ex-marido de Georgina também contribuíram bastante para que grife ganhasse renome e reconhecimento no mundo fashion. Mas é inegável também que o escândalo gerou certo prejuízo para a Marchesa, que por alguns meses foi ignorada pelas atrizes na temporada de tapete vermelho.

Várias artistas chegaram a afirmar que Weinstein fazia pressão para que elas usassem Marchesa nos eventos, o que deu a entender que grande parte do sucesso da marca se deve a essa prática.

No Met Gala de 2018, a atriz Scarlett Johansson surpreendeu ao aparecer vestindo um vestido Marchesa, em um contexto no qual até então todas as celebridades estavam evitando usar os looks da grife devido ao escândalo de Weinstein.

https://www.instagram.com/p/BinJDgVgZI4/

Johansson entendeu que Georgina Chapman e sua marca nada teriam a ver com as denúncias contra o produtor. Em função disso, decidiu quebrar o tabu em torno da grife e, em declarações à Variety, disse que

vesti Marchesa porque as roupas delas fazem as mulheres sentirem-se confiantes e bonitas, e é um prazer apoiar uma marca criada por duas designers femininas incrivelmente talentosas”.

O estilo Marchesa

Com a fineza do toque suave das sedas, a extravagância da transparência dos tules e a feminilidade da silhueta marcada, há quem diga que a Marchesa proporciona nas passarelas um verdadeiro cenário de conto de fadas.

Na apresentação da sua coleção primavera/verão 2018 na Semana de Moda de Nova York, a grife contou com a presença na primeira fila de grandes nomes internacionais, tais como Nina Dobrev, Victoria Justice, Jennifer Morrison, Coca Rocha e Shanina Shaik, entre outros.

Nos bastidores do desfile, Georgina e Keren confessaram ao Daily Mail que a coleção levou meses para ficar pronta, e muitas vezes foi necessária a dedicação de até cinco pessoas trabalhando no acabamento de um mesmo vestido. É sabido entre o mundo da moda que a dupla preza pela impecabilidade e pela perfeição de suas peças.

Nessa coleção, elas apostaram em silhuetas femininas e peças com tonalidades suaves. Seu prêt-a-porter era composto por peças dignas da alta-costura, segundo alguns críticos da moda, que chegaram a levar centenas de horas para ficarem prontas.  

https://www.instagram.com/p/B6GTP7PB1hR/

Em 2017, Kate Middleton chamou a atenção na apresentação do 42nd Street Opening Night Royal Gala com um belíssimo vestido Marchesa. O vestido clássico modelo midi possuía uma delicada padronagem de favo de mel, e fez parte da coleção de Fall 2017 da Marchesa Notte.

https://www.instagram.com/p/BSe1Ju1gBJ8/

O look foi complementado com um cinto de cristal e brincos de franja da Kate Spade, dando modernidade ao conjunto. No dia seguinte, a peça já estava quase esgotada nas lojas.

A Marchesa compõe a lista dos 10 looks mais caros da história do Oscar, referente ao vestido utilizado pela cantora Rita Ora na premiação de 2015. O vestido foi feito sob medida, com detalhes trabalhados com cristais bordados. Seu preço foi estimado em torno de algo equivalente a 100 mil reais. O look de Rita Ora também era composto por diamantes de 40 quilates Lorraine Schwarz e um anel de diamantes Bulgari de 25 quilates, avaliados em um valor equivalente a mais de 23 milhões de reais.

Todas as peças da grife são produzidas no atelier da Marchesa em Nova York, são projetadas por Georgina Chapman e estão disponíveis no mundo todo.

Atualmente, a grife é composta por linhas completas de lifestyle, roupas de gala (Marchesa Notte), vestidos de noivas, bolsas e sapatos, assim como coleções de joias finas e bijoux.

E então, o que achou do estilo irreverente e ousado de Marchesa, que foi capaz de conquistar tanta gente em tão pouco tempo? Conta pra gente nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…