Burberry: Daniel Lee faz sua estreia na marca
O desfile mais aguardado da London Fashion Week aconteceu ontem, 20/02, com Daniel Lee que fez a sua estreia como diretor criativo da Burberry.
Uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais do mundo, a Burberry possui mais de 160 anos de história e é considerada um dos principais nomes do mercado de luxo e também da indústria da moda.
Sua principal e mais icônica característica é a estampa xadrez, presente em diferentes produtos das mais variadas categorias e que são uma febre entre fashionistas ao redor do planeta. Entre as suas peças mais reconhecidas estão os clássicos trench coats confeccionados em gabardine e são os responsáveis por fazer com que a marca se tornasse conhecida.
Depois de anunciar em setembro de 2022 que Daniel Lee iria substituir Riccardo Tisci, que exerceu o cargo como diretor criativo da label desde 2018, muitas expectativas foram criadas para saber como seria a nova “cara” da tradicional grife inglesa e todo o clima de suspense terminou ontem.
Descubra todos os detalhes da coleção de Daniel Lee para a Burberry abaixo:
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A Burberry de Daniel Lee
Um dos momentos fashion mais aguardados nesta temporada aconteceu ontem, quando a coleção de Danie Lee, ex-diretor criativo da Bottega Veneta, marca onde ficou de 2018 até 2021, fez seu debut à frente da inglesa Burberry.
É preciso ressaltar que Lee teve apenas três meses para construir a coleção, e só por isso já está válido o trabalho que ele e todo o time fizeram, uma vez que sim é inegável que há uma nova Burberry.
O designer por mais inglês que seja (e assim se espera que seja extremamente pontual) chegou de forma “apressada” e teve que interpretar e assumir todos os códigos da tradicional marca com mais de 160 anos de história e referências rapidamente para trazer algo novo e principalmente desejável. Afinal, um dos principais motivos para assumir a marca veio da capacidade de Lee de criar produtos simples e comerciais, como fez na Bottega.
Já de início dava para perceber que Daniel Lee resolveu explorar o grunge em sua primeira coleção. O aprouch foi pelo street & cool, pelo apelo inglês dos xadrezes e aura aristocrata de espírito rebelde que o mundo reconhece como estilo londrino de ser.
T-shirts, tricôs, jaquetas e obviamente o indefectível trench–coat surgiram em tamanhos oversized, com pinceladas de desconstrução que ganhavam vida no styling e gestual dos modelos.
Pesadas pelúcias cobriram golas, casacões, bolsas, sandálias e mules – lembrando aqui que o que mais Daniel fez na marca anterior foi criar acessórios-desejo e pelo visto há chances dele repetir na nova casa este feito.
Meias/leggings em tricôs de ares artesanais recebiam twist de peso por botas de solado grosso, e nos pontos de leveza da coleção os destaques ficaram para as sedas estampadas com a logo reeleita por Daniel para ser símbolo deste novo começo, assim como no uso decorativo das leves plumas.
Se depender da Burberry, o inverno também será romântico e com flores, assim como vimos em outros desfiles da semana de moda Londrina, como na Erdem. Elas apareceram de forma pontual em fundos escuros e se misturaram junto as padronagens tradicionais da grife que foram tão bem reinterpretadas por Lee.
No fim, apesar de já mostrar o inicio de uma nova era para marca diferente de tudo que já vimos, e acabar com a curiosidade da imprensa internacional, mais expectativas e pressão foram criadas com o que ainda está por vir e o sobre o futuro do estilista na marca.
Assista ao desfile: