Patricinhas de Beverlly Hills e a moda: os anos 90 estão de volta!

Quem já era nascido nos anos 90, ou até mesmo quem é fã da época sabe que toda garota já quis ter o closet e montar os looks de Cher Horowitz, a queridinha do filme Patricinhas de Beverlly Hills. Atualmente, os looks inspirados no filme e nos anos 90 voltaram com tudo, e estão ditando tendências nas ruas e passarelas.

Originalmente denominado como Clueless, Patricinhas de Beverlly Hills foi lançado nos Estados Unidos no ano de 1995. O filme foi vagamente baseado na obra literária Emma, de Jane Austen, e tem como protagonista a personagem Cher Horowitz, interpretada por Alicia Silverstone.

Patricinhas de Beverlly Hills foi dirigido Amy Heckerling e produzido por Scott Rudin. Depois de tanto sucesso, o filme foi transformado também em uma série de tevê, em 1996.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O filme gira em torno da Cher, uma menina rica e mimada, que é muito popular em sua escola. Em meio a diversas situações e contratempos, Cher encontra Tai Frasier: uma menina desajeitada e desarrumada. A partir disso, a protagonista e sua melhor amiga, Dionne, veem a oportunidade de transformar Tai em uma menina bonita e popular.

O elenco conta com Alicia Silverstone, interpretando a protagonista; Stacey Dash como a melhor amiga; e Britanny Murphy como Tai Frasier. Infelizmente, Britanny Murphy veio a falecer em 2009.

Repercussão e Prêmios

O filme foi produzido em 40 dias, e teve ajuda de Herb Hall, um professor de drama real em Beverly Hills High School, que conhecia toda a rotina e o contexto. Clueless arrecadou mais de 11 milhões de dólares somente no primeiro final de semana. Além disso, o filme foi muito bem recebido pelo público e pelas críticas especializadas.

Patricinhas de Beverlly Hills foi nomeado uma dos melhores filmes de comédia dos últimos anos.
O filme foi nomeado uma das melhores comédias dos últimos anos.

As Patricinhas de Beverlly Hills foi nomeado um dos “novos clássicos”, pela revista Entertainment Weekly. Além disso, a mesma revista nomeou o filme como uma das melhores comédias dos últimos 25 anos.

Além disso, o filme deixou um grande legado, e serviu de inspiração para novas tramas e até mesmo clipes musicais. Como exemplo, temos o clipe de Iggy Azalea, “Fancy”, que foi todo planejado com base em Clueless.

Fancy” está cheio de remakes e recursos visuais inspirados na trama, e foi gravado na mesma escola de Los Angeles em que o filme foi produzido.

Clueless também foi inspiração de stylists e grifes famosas, tornando-se uma referência no mundo da moda.

Em 2013, a marca WildFox lançou a coleção “The Kids in American”, totalmente inspirada no filme Patricinhas de Beverlly Hills.

https://www.instagram.com/p/B1PyXsthFm2/

Além disso, em fevereiro deste ano, a Vogue lançou uma matéria sobre Clueless, e cita que os “looks usados pelas célebres personagens dos anos 90 aparecem como inspiração incontornável no inverno 2019”. A Versace também fez questão de aderir a tendência e ainda acrescentou algumas cores ao tão famoso conjuntinho amarelo.

As Patricinhas de Beverlly Hills ditam tendência

A responsável por todas as tendências que vemos hoje é Mona May, figurinista do filme.

Em entrevista para a MTV, Mona fala sobre a pesquisa de figurino para o filme: “Moda é como qualquer outro personagem no roteiro, e era muito importante para a Amy não apenas refletir o espírito feminino, mas que o roteiro também refletisse nas roupas. Então, pesquisei em desfiles de moda, o que estava acontecendo em Paris, Milão e Londres, para trazer todas essas coisas novas, mas tinha que ornar com o roteiro, que era sobre esse grupo de meninas jovens, então transmitimos o espírito da moda para o colegial”.

E quem diria que mais de 20 anos depois o filme “Patricinha de Beverlly Hills” ia voltar e arrasar nas passarelas? Pois é. E o fato é claro: o filme dos anos 90 voltou com tudo e anda ditando tendências de moda, principalmente no inverno deste ano. Dá só uma olhada!

O famoso conjuntinho xadrez

O look mais famoso do filme é, com certeza, o conjunto xadrez. As peças foram feitas pela marca Dolce & Gabbana, e conquistaram corações ao longo dos anos.

Ah, se Cher soubesse o quão famoso seria seu conjuntinho xadrez! Este ano, as peças voltaram com tudo: não só nas ruas, mas também nas passarelas.

https://www.instagram.com/p/B6_edMsn2Ar/

Durante a Semana da Moda de Milão, foram apresentados diversos looks inspirados na trama. A coleção de Sara Battaglia, por exemplo, foi visivelmente influenciada pelas saias plissadas e xadrezes. Além disso, a Dolce & Gabbana e a Versace também aderiram a tendência, lançando inclusive a versão masculina.

A gargantilha preta

Atualmente chamada de chocker, a gargantilha preta fininha voltou à moda, como um revival dos anos 80 e 90.

Hoje em dia, o acessório é usado em diversas composições de looks: dos mais clássicos aos mais ousados. Além disso, a gargantilha se tornou um enorme sucesso durante o New York Fashion Week de 2016, e vem sendo usada até hoje.

Os looks minimalistas

Se Cher vivesse hoje em dia, com certeza ela seria fashionista! E isso se confirma ainda mais quando relembramos os looks minimalistas da protagonista. Para sair à noite, ou ir à festa com os amigos, a personagem abusada de vestidos tubinhos mais curtos, sem estampas nem aplicações. Ou seja: looks minimalistas.

https://www.instagram.com/p/B50PK-IHUFC/

Durante a trama, podemos ver um vestido da Calvin Klein, que virou ícone e foi recriado pela marca posteriormente.

Atualmente, os vestidos minimalistas são tendência em todo o mundo, e podem ser utilizados não só para situações mais formais, como também para looks casuais ou durante o dia-a-dia.

Sobreposições

De fato, as sobreposições marcaram grande parte dos anos 90 e do comecinho dos anos 2000. Cher também abusava delas: eram sobreposições durante a aula de educação física, para ir à escola ou fazer compras no shopping.

Cher usa sobreposição para roupas de ginástica

https://www.instagram.com/p/BqpBpAdlRli/

É interessante reparar que a personagem usava muitas transparências, mas tudo era colocado de um jeito moderno e muito delicado.

Atualmente, existem muitas pessoas e estilistas que ainda apostam nas sobreposições, apesar de ser uma truque fashion que deve ser usado com cautela.

O fato é que o uso de sobreposições dá vida e versatilidade a diversas peças de roupas.

As Candy Colors e o estilo Preppy

Nós já falamos aqui no blog sobre o estilo Preppy durante o filme Grease. Esse estilo também está muito presente em Patricinhas de Beverlly Hills, não só nos looks de Cher, mas em grande parte do elenco.

https://www.instagram.com/p/B6Hegplni6g/

Quando paramos para prestar atenção, é possível ver as patricinhas utilizando looks que você facilmente encontra à venda hoje em dia: saias com botões, malhas e suéteres, vestidos curtos de veludo, entre outras peças.

Além disso, as cores mais claras, em tons pasteis, sempre denotam inocência e ingenuidade. Além disso, o estilo Preppy toma grande parte das montagens de looks, com saias plissadas, meias ¾ e sapatos Marry Jane.

Isso sem falar nos sapatos estilo “Marry Jane”. Em um look do filme, Cher usa um par prateado, desenhado pela Gucci, junto com uma saia xadrez e uma meia acima do joelho. Para adaptar o look, troque por meias mais curtas e use uma saia de comprimento médio.

90’s are back!

Deu para perceber que os anos 90 voltaram, não é mesmo? E você? O que acha dessas tendências?

O fato é que toda garota queria pertencer ao grupo das Patricinhas de Beverlly Hills. Se você é uma dessas meninas, prepare seu guarda-roupa! É hora de voltar no tempo e montar novos looks baseados em coleções de grandes marcas e, claro, em nosso filme preferido.

 

 

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do posr de sapatos para usar com calça jeans

5 Sapatos para usar com calça jeans!

Uma peça básica no guarda roupa de qualquer pessoa, a calça jeans é um item coringa e versátil, além de poder ser usada em qualquer momento do dia, seja tanto para trabalhar, como para sair a noite. Criada no meio do século 19 por Levi Strauss, ela revolucionou a indústria da moda e se tornou…
capa do post sobre burberry lançar nova identidade visual

Conheça a Burberry — A icônica marca de luxo britânica

Uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais do mundo, a Burberry possui mais de 160 anos de história e é considerada um dos principais nomes do mercado de luxo e também da indústria da moda. Sua principal e mais icônica característica é a estampa xadrez, presente em diferentes produtos da marca de variadas…
capa do post sobre falecimento do estilista roberto cavalli

Icônico estilista Roberto Cavalli morre aos 83 anos

O mundo da moda recebeu uma triste notícia na tarde desta sexta feira, 12 de Abril. O icônico designer italiano Roberto Cavalli faleceu aos 83 anos de idade na cidade de Florença, Itália. A informação foi confirmada na página oficial da marca no Instagram. Herdeiro de uma família de artistas, Cavalli estudou no Instituto de…

SPFW N57: 3 Desfiles que se Destacaram na Semana de Moda de São Paulo!

A tradicional São Paulo Fashion Week (SPFW) realiza em 2024 a sua 57ª edição, trazendo um espetáculo de criatividade e inovação para a moda brasileira. Com o tema “Sintonia”, o evento começou na terça-feira, dia 9 de abril, e continua até domingo, 14 de abril, destacando a riqueza da diversidade e da representatividade nas passarelas….

Elegância e Sofisticação: Conheça a história da Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações do estilista se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre exposição de alexander mcqueen nos eua

Alexander McQueen irá ganhar nova exposição nos Estados Unidos

A Alexander McQueen é uma marca inglesa que foi fundada por Lee Alexander McQueen em 1992. Se tornou conhecida por suas roupas inovadoras com caimento perfeito e seus desfiles chocantes e teatrais. A marca mudou o conceito de como a moda é vista e seu significado, mostrando que pode ser uma forma de expressão cultural…
descubra-o-nome-por-tras-das-iniciais-mk

Revelado: O Nome da Marca MK Que Todo Fashionista Precisa Conhecer!

Se você é um apaixonado por bolsas de luxo, é muito provável que já tenha se deparado com modelos adornados com as iniciais “MK” e se perguntado: afinal, qual é o nome da marca MK? Essa é uma dúvida bastante compreensível, especialmente se você não é um especialista no mundo da moda. Enquanto estamos acostumados…
capa do post de best of new in

Best of Monogram: 5 Peças de Monograma no Etiqueta Única

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa do post sobre bolsas clássicas louis vuitton para presentear sua mãe

Dia das Mães: Bolsas Louis Vuitton Clássicas para presentear!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre quanto custa uma bolsa da Dior nos EUA

Quanto custa uma bolsa Dior nos Estados Unidos?

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Nos Bastidores da Moda: Descubra Onde fica a Fábrica da Versace!

Que a grife da medusa é uma das mais famosas e conhecidas no mercado de luxo, não é novidade para ninguém. No entanto você sabe onde fica a fábrica da Versace? A marca fundada em Milão em 1978 por Gianni Versace estabeleceu um lugar de destaque na indústria da moda. Ela ficou conhecida por suas…
capa do post de curiosidades sobre christian louboutin

Dicas de autenticidade de sapatos Christian Louboutin

Christian Louboutin é uma marca francesa mundialmente conhecida por seus sapatos com as icônicas solas vermelhas e com design pensados em alongar as pernas femininas e valorizar sua silhueta. O estilista homônimo se tornou referência em sapatos de salto alto e seus produtos são considerados alguns dos melhores do mundo no ramo da sapataria. Há…