Capa do post sobre guarda roupa sustentável

Guarda-roupa sustentável e duradouro: Como transformar e organizar o seu

Você sabia que a indústria têxtil é uma das maiores poluidoras do mundo. Daí cada vez mais se reforça a importância de se ter um guarda-roupa sustentável e duradouro.

Isso porque, todos os anos toneladas de roupas são descartadas causando grande impacto ao meio ambiente.

Assim, a moda sustentável é uma alternativa para o consumo consciente, já que busca respeitar o meio ambiente e também atenta para uma produção mais humanizada.

Na moda sustentável há a preocupação por uma produção mais humanizada, em que são usados tecidos orgânicos em que o cultivo é feito sem o uso de pesticidas e inseticidas, corante natural e a  produção é feita sem acelerar o processo.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Este tipo de produção vai à contramão do que ocorre com as fast fashions em que as roupas são produzidas em larga escala utilizando a mão de obra de trabalhadores de países subdesenvolvido, que recebem cerca de 2 a 3 dólares por dua e trabalham em condições precárias. Por conta dessa relação de produção que o custos das peças são reduzidos.

fast fashion

Outro ponto que a moda sustentável e o consumo consciente valorizam é que a compra da roupa seja feita para ser usada por um longo tempo e muitas vezes, já que as peças costumam ter muito mais utilidade do que realmente aproveitamos.

Muitas vezes, as roupas que usamos são feitas de tecidos, como o elastano, poliéster e viscose, que são altamente danosos ao meio ambiente, por serem uma fibra artificial derivada do petróleo que demora muito tempo para de decompor e ainda emite gases tóxicos nessa decomposição.

A seguir, confira 6 dicas para ter um guarda-roupa sustentável e duradouro:

1. Desapegue

Para montar um guarda-roupa sustentável e duradouro o primeiro passo é desapegar daquilo que você não usa ou não precisa mais.

A gente sempre guarda uma peça de roupa pensando que vai voltar à moda, emagrecer para voltar a caber ou vai usar outra vez, mas a verdade é que acaba ocupando espaço e você fica com um armário cheio de peças que não são úteis.

Desapegar daquilo que não se usa mais é o primeiro passo para ter um guarda-roupa sustentável e duradouro.
Desapegar daquilo que não se usa mais é o primeiro passo para ter um guarda-roupa sustentável e duradouro.

Assim, guarde em seu guarda-roupa somente aquilo que você usa com frequência e que é versátil.

Uma boa dica para arrumar o guarda-roupa de forma usual e prática é se fazer as seguintes perguntas?

  • Qual foi a última vez que usei?
  • Essa peça me serve?
  • Está em condições de uso? Sem furos ou outros danos?
  • Quantas combinações posso fazer com essa peça?

Com as respostas dessas perguntas você vai conseguir definir melhor o que usa com frequência daquilo que está apenas ocupando espaço em seu guarda-roupa.Ao desapegar das roupas que você não usa e doar ou colocar para vender em um bazar você está colocando em prática a teoria sustentável dos 3R, que diz que devemos: Reutilizar, Reciclar e Reduzir.

2. Conheça seu estilo

É extremamente importante você conhecer o seu estilo para, a partir daí, compor um guarda roupa com peças realmente úteis e funcionais.

Esta é uma forma de você direcionar seu interesse e ter em seu armário peças que são a sua cara e que vão ser muito usadas.

3. Tenha peças chaves para guarda-roupa sustentável e duradouro

Para que sua roupa tenha maior usabilidade, na hora de comprar pense em peças que seja possível fazer diversas combinações.

Em geral, peças básicas podem ser coordenadas com outras complementares com bastante sucesso.

Sapato Nude: Peça clássica

Vale ressaltar, que não há uma regra para montar seu guarda-roupa, já que a composição deve ser feita de acordo com seu estilo.

4. Arrume o armário de forma que você tenha maior visualização

Ter um armário abarrotado de roupas não quer dizer que você vai ter muitas opções na hora de sair.

Organize seu guarda-roupa de forma que você consiga ver tudo que tem com facilidade.
Organize seu guarda-roupa de forma que você consiga ver tudo que tem com facilidade.

Isso porque, quando o armário está cheio você acaba não sabendo exatamente tudo que tem e acaba usando sempre as mesmas peças.

Assim, organize as roupas de forma que fiquem visíveis e de fácil acesso.

5. Invista em peças duradouras

A moda não deve ser vista como algo descartável, já que é preciso levar em consideração tanto os impactos ambientais quanto sociais causados pela indústria têxtil.

Assim, invista em peças de materiais e tecidos duradouros… Ainda que seu vestuário seja mais caro, você terá peças de luxo que duram mais e poluem menos… as vezes menos é mais.

comprar bolsas e roupas de luxo

Daí a vantagem de comprar roupas e acessórios de grife, que além de serem peças atemporais, ou seja, que nunca saem de moda, são de altíssima qualidade e pensadas para serem usadas por muito tempo.

O Etiqueta Única é um brechó de luxo online, onde você encontra diversas roupas e acessórios de grifes e paga bem abaixo do preço original. Entre as marcas que você encontra no site estão Channel, Hermès, Prada, Valentino, Dolce & Gabbana, Christian Louboutin, Louis Vuitton e entre outras.

6. Tenha em mente a fórmula 4×1

Como o contato visual na maioria das vezes é feito da cintura pra cima, muitas vezes as pessoas nem percebem a peça que você está usando na parte de baixo.

Desse modo, para cada quatro peças de cima, é indicado que você tenha 1 peça de baixo que combine.

Para 4 peças de cima, tenha uma peça de baixo. Esta é uma técnica eficaz para quem deseja ter um guarda-roupa sustentável e duradouro.
Para 4 peças de cima, tenha uma peça de baixo. Esta é uma técnica eficaz para quem deseja ter um guarda-roupa sustentável e duradouro.

Fazendo este tipo de combinação, é possível multiplicar a probabilidade de looks e usar muito cada pela.

Como vô pode perceber, ter um guarda-roupa sustentável e duradouro além de facilitar a sua vida também vai fazer com que você gaste mesmo comprando roupas. Faça a conciliação do seu estilo de vida com sua criatividade para montar produções incríveis e que tenham como propósito ser contra ao desperdício e acúmulo.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Bolsas Gucci que Ainda Valem o Investimento em 2024

Qual o valor da bolsa mais barata da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…

5 Bolsas Grandes para presentear no Dia das Mães

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre best of gucci bags

Gucci irá realizar desfile Cruise em Londres!

A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! Conhecida por seus desfiles em localidades diferentes e nada óbvias, a Gucci…

Bottega Veneta: Decifrando o Significado do Nome da Marca Italiana!

No mundo da moda,as grandes grifes muitas vezes carregam consigo o nome de seus fundadores, como um lembrete de sua herança e legado. No entanto, há uma exceção intrigante a essa regra: a Bottega Veneta. Se você já se perguntou sobre o significado por trás desse nome incomum ou sobre a razão pela qual a…
capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…