Os perfumes mais icônicos das marcas de luxo
As marcas de luxo são conhecidas por suas roupas e bolsas luxuosas. Porém muitas possuem linhas secundárias como de acessórios, maquiagens e itens de beleza. Se tem algo que possuí diversos apreciadores e colecionadores são os perfumes. Quem não gosta de sair por aí marcando presença exalando um odor marcante, no qual as pessoas lembrem de você? Alguns dos perfumes mais icônicos que conhecemos e fazem grande sucesso no mercado, são das grandes marcas de luxo, que possuem algumas histórias por trás, os tornando ainda mais especiais comparado com outros perfumes.
Confira os perfumes mais icônicos das marcas de luxo:
Chanel Nº5
Em 2021, o perfume mais famoso do mundo completou 100 anos desde a sua criação. Ele surgiu em 1921, quando Coco Chanel resolveu expandir seu catálogo de produtos e estrear no mundo dos perfumes com o Nº5, revolucionando (mais uma vez) naquilo que fazia. Enquanto os perfumes femininos do século XIX tinham fragrância naturalista e floral, o Nº5 tinha “cheiro de mulher”. Sem contar na embalagem minimalista, que lembrava vidros de farmácia tipicamente masculinos. Elas foram tão inovadoras que anos depois entrou para o acervo no Museu de Arte Moderna de Nova York.
São mais de 80 ingredientes em sua composição, com odor que remete as águas congeladas e os palácios dos czares russos , pois o perfumista que desenvolveu a fragrância, Ernst Beaux, anteriormente criou fórmulas para a família imperial russa. Além disso, o nome do perfume surgiu quando Beaux levou algumas amostras para Chanel, que escolheu a de número cinco, por isso o nome Chanel Nº5.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O que tornou este perfume mais icônico, foi ser o favorito de celebridades como a Marilyn Monroe, no qual em uma entrevista o repórter pergunta à ela “O que você usa para dormir?”, e ela responde, “Algumas gotas de Chanel Nº5”. Fotos de Marilyn usando o perfume, foram reproduzidas para uma campanha em 2013, no entanto outras modelos e atrizes já estrelaram campanhas como a Nicole Kidman e Gisele Bündchen, sendo até hoje este perfume é um dos mais vendidos no mundo.
Miss Dior
O primeiro perfume da Maison Dior, foi inspirado na Miss Catherine Dior, irmã de Christian Dior. Para contar a história deste perfume icônico da marca, é necessário conhecê-la. Ela viveu uma vida bem agitada, diferentemente de Christian Dior que se ocupava com seus croquis e a alta costura, Catherine foi grande combatente da resistência francesa, sendo presa pela Gestapo e deportada para um campo de concentração que escapou por conta própria. O perfume personifica a feminilidade ideal, inspirado na sua irmã, ele transmite a elegância parisiense da mulher forte e bonita.
Quando o perfume foi criado, ele ainda não tinha um nome, foi então que Mitza Bricard quando avistou Catherine entrando no estúdio disse “Lá vem Miss Dior!”, foi ai então que Christian soube como iria chamar sua nova criação. A fragrância possui Rosa Centifolia, com suas notas mel juntamente com o apimentado, já o frasco mudou com o passar dos anos, tendo hoje em dia um laço característico no entorno do perfume que o torna ainda mais feminino e emblemático.
J’adore
Após o sucesso do primeiro perfume Miss Dior, a Maison continuou investindo no ramo da perfumaria, criando alguns outros perfumes, entre eles, um dos seus maiores sucessos foi o J’adore. O perfume foi lançado em 1999 e contava com uma combinação entre flores (orquídeas, jasmim e magnólia) e frutas (pêssego, pera, ameixa…) na sua composição. O odor foi inspirado na mulher moderna e empresária, que não se cansa do ritmo do trabalho.
Já o frasco, desenvolvido por Hervé Van Der Straeten, lembra as curvas do corpo feminino, fazendo uma analogia com o modelo New Look, que foi um dos seus grandes lançamentos revolucionários na moda. Ele rapidamente conquistou o coração das mulheres, sendo relançado diversas vezes com variações em sua composição, mas mantendo o aroma floral e frutífero, que fez dele um clássico.
Opium
O perfume lançado em 1977 por Yves Saint Laurent causou grade impacto e alvoroço por levar o nome de uma droga, o Ópio. Yves, a fim de gerar mais polêmica em torno de sua vida agitada e festeira, ele fazia o uso contínuo de drogas, inclusive o ópio e lançou o perfume icônico. O perfume foi banido na Australia e no Oriente Médio, sendo criado posteriormente um comitê contra o ópio e abuso de drogas, eles alegavam a “insensibilidade” de Yves ao criar um perfume nomeado com a substância que destruiu tantas vidas na China no passado.
O Opium é o perfume mais famoso da marca, trazendo o cheiro do Oriente, possui entre seus componentes: cravo, tangerina, ameixa, rosa mirra e o opoponax que traz o “cheiro do mistério”. As campanhas do perfume também foram rodeadas de polêmicas que ajudaram ainda mais em sua divulgação. Em 2000, Tom Ford lançou uma campanha com a modelo Sophie Dahl nua, usando apenas um par de salto alto, tendo 900 reclamações, sendo banidas de outdoor. Mas como diz Yves Saint Laurent, “eu prefiro chocar do que aborrecer com a repetição”.
1 Million
O agora então falecido estilista, Paco Rabanne, ficou muito conhecido por suas criações futuristas com as mais diferentes matérias-primas para produzir suas peças. Além disso, ele ficou mais conhecido ainda por seus perfumes icônicos. Sua parceria com perfumes começa em 1968, quando começa a relacionar com a empresa de perfumes Puig.
Foi em 2006 que o processo para desenvolver o seu perfume 1 Million começou. Eles tinham como objetivo, criar a fragrância mais sensual possível, com toque de rosas, couro, canela, entre outros aromas. Contudo, tem quem ache o perfume unissex e outros que o acham masculino. Mas a verdade é que ele marcou uma geração em 2008 e continua sendo o perfume favorito de várias pessoas.
Vocês conferiram os perfumes mais icônicos das marcas de luxo, qual é o seu favorito?