capa do post de maneiras de praticar o consumo consciente
|

4 Dicas de como praticar o consumo consciente!

Comemorado no dia 22 de Abril, o Dia Mundial do Planeta Terra tem como objetivo representar a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos nos oceanos.

Confiram mais sobre o que é o Dia Mundial do Planeta Terra

O que é o Dia Mundial do Planeta Terra?

O Dia Mundial do Planeta Terra foi criado por meio de um protesto ambiental que aconteceu no ano de 1970 liderado pelo ativista ambiental e senador estadounidense Gaylord Nelson.

A manifestação, que tinha temas ecológicos, ocorreu no dia 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland, dado aí a escolha do dia para celebrar esta data comemorativa tão importante e necessária.

Gaylord teve o auxílio de diversas comunidades educacionais, que somaram cerca de 20 milhões de pessoa, o que possibilitou o ativista de realizar um grande um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais e tinham temas como poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa. E seu objetivo era pressionar o governo e como resultado, atingir alguns objetivos.

foto floresta

A data foi reconhecida e implementada pela ONU quase quatro décadas mais tarde, mais especificamente no ano de 2009, além de ter tido seu nome oficial modificado para Dia Internacional da Mãe Terra.

Consumo Consciente

Com a mudança no comportamento do consumidor, o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.

Como praticar?

01. Compre em Brechós

Uma das práticas do consumo consciente que vem ganhando muito destaque nos últimos anos é de adquirir roupas em brechós. Você não apenas ajuda a evitar que peças sejam descartadas e criem um grande nível de lixo, mas também prolonga sua vida útil. Existem inúmeros tipos de brechós que agradam à todos os gostos!

O Etiqueta Única é uma ótima opção se você procura peças second hand das melhores marcas de luxo do mundo, contando com mais de 110 mil peças em seu acervo.

Comprar em lojas second hand, como o Etiqueta Única, é uma ótima forma de praticar o consumo consciente!
Comprar em lojas second hand, como o Etiqueta Única, é uma ótima forma de praticar o consumo consciente!

2. Organize seu guarda-roupa regularmente

Outra prática do consumo consciente que é super fácil de fazer é a organização do seu guarda-roupa regularmente! Esta é uma maneira muito eficiente de perceber quais peças você realmente usa frequentemente e aquelas que estão paradas nele há muito tempo e talvez não se encaixem mais no seu estilo atual ou não sirvam mais.

Organizar seu guarda-roupa regularmente é uma ótima forma de praticar o consumo consciente! Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Organizar seu guarda-roupa regularmente é uma ótima forma de praticar o consumo consciente! Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

03. Desapegue de peças que você não usa mais

O que nos trás para a terceira maneira de praticar o consumo consciente: o desapego de tudo aquilo que você não usa mais e que está estacionado no armário há muito tempo. Esta é uma prática que vem ganhando muita força nos últimos anos e se tornou essencial para se evitar o desperdício na indústria da moda.

Como falamos no primeiro item, esta prática ajuda a manter os itens em circulação e prolonga sua vida útil. Tem interesse em desapegar de suas peças de luxo e quer fazer isso no conforto da sua casa? Saiba como desapegar com o Etiqueta Única!

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

04. Priorize peças duráveis

Na hora de adquirir novas peças, uma das prioridades de quem pratica o consumo consciente é dar preferência por aquelas que tenham uma longa vida útil, em vez de peças que só serão usadas uma vez ou que vão se desgastar na primeira lavagem.

Evitar o consumo desenfreado de roupas nos possibilita ter um guarda-roupas compacto, funcional e mais sustentável.

 

Estas são as principais dicas para praticar o consumo consciente e cuidar do nosso planeta! Já segue alguma delas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…
capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…