Capa do post de consumo consciente
|

4 Dicas de como praticar o consumo consciente!

Comemorado no dia 22 de Abril, o Dia Mundial do Planeta Terra tem como objetivo representar a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos nos oceanos.

Confiram mais sobre o que é o Dia Mundial do Planeta Terra

O que é o Dia Mundial do Planeta Terra?

O Dia Mundial do Planeta Terra foi criado por meio de um protesto ambiental que aconteceu no ano de 1970 liderado pelo ativista ambiental e senador estadounidense Gaylord Nelson.

A manifestação que tinha temas ecológicos ocorreu no dia 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland, dado aí a escolha do dia para celebrar esta data comemorativa tão importante e necessária.

Gaylord teve o auxílio de diversas comunidades educacionais, que somaram cerca de 20 milhões de pessoa, o que possibilitou o ativista de realizar um grande um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais e tinham temas como poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa. E seu objetivo era pressionar o governo e como resultado, atingir alguns objetivos.

imagem florestas

A data foi reconhecida e implementada pela ONU quase quatro décadas mais tarde, mais especificamente no ano de 2009, além de ter tido seu nome oficial modificado para Dia Internacional da Mãe Terra.

Consumo Consciente

Com a mudança no comportamento do consumidor o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.

Como praticar?

1. Compre em Brechós

Uma das práticas do consumo consciente que vem ganhando muito destaque nos últimos anos é de adquirir roupas em brechós. Você não apenas ajuda a evitar que peças sejam descartadas e criem um grande nível de lixo, mas também prolonga sua vida útil. Existem inúmeros tipos de brechós que agradam à todos os gostos!

O Etiqueta Única é uma ótima opção se você procura peças second hand das melhores marcas de luxo do mundo!

2. Organize seu guarda-roupa regularmente

Outra prática do consumo consciente que é super fácil de fazer é a organização do seu guarda-roupa regularmente! Esta é uma maneira muito eficiente de perceber quais peças você realmente usa frequentemente e aquelas que estão paradas nele há muito tempo e talvez não se encaixem mais no seu estilo atual ou não sirvam mais.

Organizar seu guarda-roupa regularmente é uma ótima forma de praticar o consumo consciente! Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Organizar seu guarda-roupa regularmente é uma ótima forma de praticar o consumo consciente! Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

3. Desapegue de peças que não usa mais

O que nos trás para a terceira maneira de praticar o consumo consciente: o desapego de tudo aquilo que você não usa mais e que está estacionado no armário há muito tempo. Esta é uma prática que vem ganhando muita força nos últimos anos e se tornou essencial para se evitar o desperdício na indústria da moda.

Como falamos no primeiro item, esta prática ajuda a manter os itens em circulação e prolonga sua vida útil. Tem interesse em desapegar de suas peças de luxo e quer fazer isso no conforto da sua casa? Saiba como desapegar com o Etiqueta Única!

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

4. Priorize peças duráveis

Na hora de adquirir novas peças, uma das prioridades de quem pratica o consumo consciente é dar preferência por aquelas que tenham uma longa vida útil, em vez de peças que só serão usadas uma vez ou que vão se desgastar na primeira lavagem.

Evitar o consumo desenfreado de roupas nos possibilita ter um guarda-roupas compacto, funcional e mais sustentável.

Ao adquirir peças novas, dê preferência para aquelas com maior durabilidade. Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Ao adquirir peças novas, dê preferência para aquelas com maior durabilidade. Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

Estas são as principais dicas para praticar o consumo consciente e cuidar do nosso planeta! Já segue alguma delas? Nos conte nos comentários!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…
capa do post sobre sapatos queridinhos das fashionistas

6 sapatos queridinhos das fashionistas!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências, diversas peças que estão em alta agora são rapidamente esquecidas na temporada seguinte, às vezes retornando à moda após vários anos. Isso vale para roupas, acessórios e até mesmo sapatos! Por mais que existam modelos que são clássicos e icônicos que nunca saem…
capa do post sobre como desapegar no app do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…