|

Marcas de Luxo e Os Seus Símbolos Distintivos Que Vão Além de Monogramas!

Você já notou que algumas peças de marcas de luxo conseguem ser imediatamente identificadas e associadas a determinada grife mesmo que elas não tenham logo ou o nome aparente?

As marcas famosas estabeleceram um lugar de destaque no imaginário coletivo por meio de estratégias cuidadosamente planejadas que vão além da simples logomania. Embora os clássicos e históricos monogramas da Louis Vuitton continuem sendo atemporais e desejados – além de facilitar o reconhecimento do produto e associá-lo à maison – há outros nomes famosos que forjaram símbolos inesquecíveis bem mais discretos.

No mercado da moda e da exclusividade, existem grifes que ultrapassaram a função de apenas fornecer produtos de alta qualidade para se tornarem verdadeiros ícones instantaneamente reconhecíveis em qualquer lugar do mundo. Elas não dependem apenas de logotipos e monogramas para alcançar esse status; ao contrário, criaram uma identidade tão forte que seus produtos são distintos e imediatamente identificáveis, mesmo sem um único emblema.

A etiqueta francesa Goyard, por exemplo, tem a sua icônica estampa goyardine conhecida em todos os lugares do planeta. Mesmo que o desenho não carregue o nome da marca estampado repetidas vezes, qualquer bolsa ou produto é facilmente identificável. E isso se deve não apenas pela presença visual, mas também pela história e exclusividade que a padronagem carrega.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Christian Louboutin ganhou fama com seus sapatos de solado vermelho que se tornaram a sua marca registrada e de fácil identificação.

Descubra nesse post os símbolos famosos de outras 5 marcas de luxo que permitem o reconhecimento imediato:

5 – A Camélia da Chanel

Matelassê, alça de corrente, C’s entrelaçados… esses são símbolos super clássicos da Chanel. No entanto, a grife francesa fundada por Gabriele Coco Chanel em 1910 tem outro elemento instantanemaente associado à ela . Trata-se da camélia.

A flor encantadora, que foi a favorita de Coco, desempenha um papel especial no universo da marca, representando a essência da simplicidade, elegância e sofisticação.

A icônica estilista tinha um profundo amor pela camélia, que transcendia a simples admiração botânica. Ela transformou essa flor em um símbolo pessoal e parte integrante das suas criações na moda. Coco frequentemente usava camelias brancas como adorno em seus casacos e vestidos, decorando a lapela de suas peças. O enfeite delicado e discreto tornou-se um traço marcante dos seus looks diários.

Diz a lenda que o primeiro vislumbre do encanto dessas flores ocorreu durante a adolescência da jovem Gabrielle, quando ela teve a oportunidade de assistir a uma apresentação teatral de “A Senhora das Camélias”, uma obra-prima literária de Alexandre Dumas.

A história também conta que anos mais tarde, Artur Boy Capel, o amante de Coco (que inspirou a criação da Bolsa Boy Chanel) teria dado um buquê de camélias selando de vez a conexão da estilista pelas flores.

Atualmente, a camélia da Chanel é muito mais do que um símbolo pessoal de sua fundadora; tornou-se um símbolo global da marca. Ela é encontrada em várias formas, desde rasteiras até broches, e até mesmo nas embalagens icônicas da Chanel, como caixas e sacolas.

Camélia é o símbolo da Chanel uma das marcas de luxo mais famosas do mundo.
Clique na imagem e descubra Chanel em Promoção!

4 – O Rockstud da Valentino

Depois de ter passado por uma renovação recente, a Valentino voltou a ser um nome muito popular – e desejado – no mundo da moda. Tudo graças à Pierpaolo Piccioli , o atual diretor criativo da grife, que sabe modernizar os códigos tradicionais da etiqueta italiana. Além disso, o estilista é responsável por criar outros símbolos que fazem qualquer peça da marca ser reconhecida em todo o lugar do planeta.

A marca tem uma história rica e continua a valorizar sua herança, mantendo vários elementos de design que se tornaram famosos ao longo dos anos. No centro dessa tradição estão os detalhes especiais que fazem da Valentino Garavani ser o que é. 

Atualmente, os Rockstuds são um dos símbolos que mais representam a grife italiana. Quando se fala nessas tachinhas que remetem à spikes, lembramos da época em que celebridades usavam esses enfeites por todo lugar. O fascínio por eles continua forte, e inclusive, as peças com essas aplicações moderninhas, aumentaram. Há diversos produtos para escolher, indicando que eles se manterão em alta por muito tempo.

O desenho dos Rockstuds foi inspirado em ornamentos arquitetônicos que lembram pirâmides, conhecidos como “bugnatos”. Esses elementos decoram os prédios antigos em Roma, a cidade onde está a sede da Valentino Garavani. A mistura de história clássica com um estilo moderno resume o que a grife representa na moda hoje. Essas tachas capturam, por exemplo, a tradição de Roma enquanto ao mesmo tempo atualizam o design da etiqueta.

Introduziram os rockstyds em 2010 e eles rapidamente se tornaram uma parte importante dos acessórios, incluindo bolsas, sapatos, carteiras e cintos.

Bolsa e Sapato Valentino com aplicação de rockstud: um dos simbolos mais famosos das marcas de luxo.
Clique na imagem e descubra Valentino com Descontos Incríveis!

3 – O Intrecciato da Bottega Veneta

A italiana Bottega Veneta é, sem dúvida, uma das marcas de luxo mais tradicionais e cobiçadas em todo o mundo, tanto por homens quanto por mulheres, independentemente de sua nacionalidade. Seu apelo transcendental no cenário da moda de alto padrão é intrigante e, em grande parte, pode ser atribuído à sua abordagem única de “quiet luxury“. A estética é uma das maiores tendências de 2023, mas que sempre fez parte do DNA da grife.

Ao contrário de muitas outras marcas de prestígio, a Bottega Veneta não ostenta logotipos extravagantes nem monogramas chamativos. Em vez disso, seus produtos são instantaneamente reconhecíveis graças a uma técnica de artesanato verdadeiramente especial: o intrecciato. Trata-se da forma de trançado do couro criado pela etiqueta.

A história do intrecciato remonta aos anos 1960, quando a BV foi fundada na região de Vicenza, na Itália, por Renzo Zengiaro. O intrecciato foi uma criação revolucionária que desafiou as convenções da época, onde as marcas frequentemente estampavam seus produtos com logotipos e monogramas vistosos. Em vez disso, a Bottega Veneta optou por trabalhar o couro de maneira meticulosa, criando um padrão de entrelaçamento que, de longe, parecia ser uma superfície lisa e homogênea, mas que revelava seu intricado desenho quando examinado de perto.

Hoje, o intrecciato continua a ser o coração da identidade da Bottega Veneta, uma homenagem à tradição e à inovação que a marca incorpora. E inclusive, ele foi reinventado em versões maximizadas, como por exemplo nas desejadas Bolsas Cassete BV.

Bolsa e carteira da Bottega Veneta uma das marcas de luxo que tem o intrecciato como símbolo famoso.
Clique na imagem e descubra Bolsas Bottega Veneta em Promoção!

2 – A Faixa Web da Gucci

Recentemente a Gucci causou grande burburinho ao apresentar o primeiro desfile de Sabato de Sarno como o seu mais novo diretor criativo. Confirmaram-se muitas especulações sobre o futuro da renomada etiqueta de moda milanesa, responsável por criar grandes ícones da moda. E muitos desses ícones trazem as famosas listras verde, vermelha e verde. A faixa web, um elemento apresentado pela primeira vez em 1951, é conhecida e associada à marca até hoje. E claro, não deixaram de marcar presença na coleção inaugural de Sabato.

Guccio Gucci fundou a marca que leva seu sobrenome em Florença, Itália, no início do século XX, e essa história é uma narrativa repleta de elegância, luxo e tradição.

A Gucci, ao longo de sua trajetória, tambén conquistou um lugar de destaque no mundo da moda. Entre os muitos elementos que contribuíram para a sua ascensão, as icônicas listras web verde e vermelha desempenharam um papel fundamental.

As listras web têm uma história significativa dentro da identidade da Gucci. Elas não são apenas um simples elemento de design, mas representam uma profunda ligação com a herança esportiva da etiqueta milanesa. Inspiradas nas correias de selas utilizadas em artigos de equitação, essas listras têm desempenhado um papel essencial na evolução da marca. O detalhe continua tornando tênis, bolsas, cintos e diversas outras criações da marca instantaneamente reconheíveis, mesmo quando não há monogramas juntos.

Tênis e Bolsa Gucci com aplicação da famosa faixa web que torna a grife comon uma das marcas de luxo fácil de se reconhecer.
Clique na imagem e descubra Gucci com Descontos Incríveis!

1 – O Xadrez da Burberry

O famoso padrão xadrez da Burberry, conhecido como “Haymarket Check” ou “Burberry Check”, desempenhou um papel significativo na história da moda e se tornou um símbolo da marca ao longo dos anos.

No entanto a estampa mais famosa do mundo que hoje adiciona personalidade à bolsas, cintos e acessórios começou de maneira bem mais discreta. No começo, a grife britânica usava o xadrez Burberry como forro nos famosos trench coats.

A história da Burberry como uma marca de moda remonta ao ano de 1856, quando Thomas Burberry, um jovem alfaiate de 21 anos, abriu uma loja de roupas em Hampshire, na Inglaterra. Inicialmente, a etiqueta era conhecida por sua ênfase na qualidade, durabilidade e inovações em tecidos resistentes às intempéries. Thomas Burberry inventou a gabardina em 1879, um tecido impermeável que se tornou um favorito entre os exploradores e entusiastas ao ar livre.

O xadrez da Burberry, por sua vez, começou a se tornar uma parte integral da marca no final do século XIX. A primeira aparição do padrão xadrez da Burberry foi em 1924, quando ele foi usado como forro para os famosos trench coats da marca. Esse padrão de xadrez se caracteriza por suas listras em tons de marrom, bege, preto e vermelho intercaladas com linhas mais finas.

Durante todos esses anos vários estilistas e diretores criativos passaram pela label inglesa, mas nunca deixaram de explorar ou reinventar o icônico padrão instantaneamente associado à grife em qualquer parte do globo.

A Burberry é uma das marcas de luxo que tem o xadrez como símbolo reconhecível automaticamente em qualquer lugar do mundo.
Clique na imagem e descubra Acessórios Burberry com Descontos Incríveis!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

As Top 5 Melhores Marcas de Sapatos de Luxo na Super Sale!

Você sabe o que todas as grandes grifes internacionais têm em comum além de roupas e bolsas icônicas? Elas também estão entre as top melhores marcas de sapatos de luxo do mundo. Além disso, esses mesmos nomes também disputam na lista de top brands shoes ao lado de etiquetas especializadas apenas em calçados, como René…
capa do post sobre a gucci changemakers

Dicas de autenticidade de peças Gucci!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A Gucci é uma das marcas mais copiadas no…

Louis Vuitton lança coleção especial para a America’s Cup

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, a maison francesa possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para muitas…
capa do post sobre bolsas de luxo para investir na super sale

As bolsas de luxo para investir na Super Sale do Etiqueta Única!

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Os Embaixadores da Dior: Rosalía é o Novo Rosto da Grife Francesa!

No universo da moda de luxo, é comum as grandes grifes terem seus embaixadores, e a Christian Dior não é excessão. A Rosalía é o novo rosto da grife francesa. Sim, você leu certo! A cantora e compositora Rosalía acaba de entrar para a lista de embaixadores da Dior. Descubra todos os detalhes da notícia…
capa do post sobre marcas icônicas de sapato no Etiqueta Única

5 Marcas icônicas de Sapato no Etiqueta Única

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Apesar de muitos atribuírem sua criação aos egípcios, existem evidências…
capa do post sobre acessórios para dar toque estiloso ao look

4 Acessórios para investir na Super Sale

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post sobre os desfiles de alta-costura da chanel e da dior

Chanel irá apresentar coleção Cruise em Hong Kong

Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grandioso como a marca francesa Chanel. Conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, a maison nunca poupa esforços para fazer de suas…

Quem usa Michael Kors? 5 Celebridades e Fashionistas que Vestem a Marca MK!

Se você deseja montar um look elegante e moderno ao mesmo tempo, certamente já se perguntou quem usa Michael Kors para se inspirar. Afinal, entre as marcas consideradas “luxo acessível”, a americana se destaca por transmitir sofisticação para os mais variados gostos, estilos e orçamentos. Por isso, é comum que as celebridades e fashionistas que…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

As peças Hermès que são investimentos fantásticos na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
capa do post sobre mini bags na super sale

Best of Mini Bags na Super Sale do Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
o preço das bolsas Dior nos Estados Unidos

Dior lança parceria com a Stone Island!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…