capa do post sobre nova exposição da chanel
|

Chanel inaugura exposição que homenageia seus perfumes

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher.

Apesar de suas bolsas, sapatos e peças de roupa confeccionadas em tweed serem os itens mais conhecidos da maison francesa, outro produto que se tornou seu símbolo foram seus perfumes, especialmente o Chanel Nº5, que se tornou referência da grife.

Para celebrar suas icônicas fragrâncias, a maison francesa inaugurou uma exposição que celebrar toda sua história no ramo da perfumaria. Confiram mais detalhes abaixo:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A Le Grand Numéro de Chanel

Uma viagem olfativa pelo tempo, que mergulha na história dos seus perfumes é a mais nova iniciativa da histórica marca de luxo.  Uma proposta imersiva intitulada “Le Grand Numéro de Chanel” celebra a fragrância icônica Chanel N.º5.

Realizadas nas imediações da Torre Eiffel, no Grand Palais Éphémère em Paris, na esplanada Champ-de-Mars, a exposição estará aberta ao público, gratuitamente e sujeita a reservas online, até ao dia 9 de janeiro.

Uma trilha sonora dá as boas-vindas aos visitantes em uma tenda circense em tons de branco e negro, decorada com grandes leões, frascos de perfume, cartas de jogo francesas em tamanho extra grande colocadas verticalmente, recriando uma forma circular em torno da qual se estrutura o emblema “C” icônico entrelaçado da maison e pavimento espelhado que reflete as luzes quentes.

Exposição "Le Grand Número de Chanel". Clique na imagem e confira criações da maison! (Foto: Reprodução/Fashion Network)
Exposição “Le Grand Número de Chanel”. Clique na imagem e confira criações da maison! (Foto: Reprodução/Fashion Network)

O espaço, que convida ao devaneio, surpreende com a presença de bailarinos contemporâneos entre o público e mágicos profissionais que interagem também com o público, fazendo desaparecer cartões ou transformando espadas e corações no logotipo Chanel.

Em torno do circo central, a maison propõe uma série de salas imersivas para percorrer a história dos seus perfumes. A viagem começa em 1921, o ano do lançamento do perfume que se tornaria uma lenda: o mítico “N.°5”, que foi concebido pelo perfumista francês nascido na Rússia Ernest Beaux a partir da quinta amostra olfativa que propôs a Gabrielle Chanel.

“A perfumaria da Chanel tem uma ambição existencial.  A Le Grand Numéro de Chanel é uma viagem emocional, a oportunidade de descobrir todas as facetas e o papel de um perfume”, diz Thomas du Pré de Saint Maur, o diretor de Recursos Criativos da maison para perfumes, beleza, relojoaria e joalheria.
Exposição "Le Grand Número de Chanel". Clique na imagem e confira criações da maison! (Foto: Reprodução/Fashion Network)
Exposição “Le Grand Número de Chanel”. Clique na imagem e confira criações da maison! (Foto: Reprodução/Fashion Network)
A exposição vai a um passo além do formato tradicional de exibições, propondo uma visita multissensorial e interativa que funde a história do laboratório de perfumes Chanel com a inovação e coloca o olfato no centro da visita. Enquanto a realidade virtual permite aos visitantes reviver o nascimento da fragrância, a maison também lhes dá a oportunidade de experimentar e aprender sobre o processo criativo com especialistas profissionais, que explicam tudo desde como abordar os testes de perfume até ao savoir-faire artesanal de selar à mão os frascos icônicos.
“O N.°5 é o perfume feminino por excelência porque, longe de impor um ideal de feminilidade, abraça todas as nuances”, diz a diretora de patrimônio da marca, Hélène Fulgence. Por sua vez, Olivier Polge, perfumista da maison, sublinha que “no mundo da perfumaria, a Chanel tem uma história particular. Criamos e possuímos todas as nossas fórmulas, o que nos permitiu trabalhar em cada um dos ingredientes que entram nelas.”
Uma das características revolucionárias no lançamento do perfume não foi outra senão nomeá-lo apenas como um número, algo que nenhuma outra marca tinha feito até então; optar por um desenho gráfico que retoma os códigos do manifesto Dadaist ou por um desenho inovador do frasco. Mais do que familiares hoje, as características icônicas da marca, que incluem também espaços dedicados à descrição e evolução da imagem da marca, incluindo uma visita histórica aos seus anúncios impressos e comerciais icônicos de televisão, como o estrelado por Nicole Kidman em 2005.
Exposição "Le Grand Número de Chanel". Clique na imagem e confira criações da maison! (Foto: Reprodução/Fashion Network)
Exposição “Le Grand Número de Chanel”. Clique na imagem e confira criações da maison! (Foto: Reprodução/Fashion Network)
O universo Chanel estende-se a outra sala tipo bastidores, onde é possível misturar-se com bailarinos no meio de uma sessão de aquecimento, desfrutar de uma sessão de maquiagem profissional com os maquiadores da maison e descobrir as quatro frescas fragrâncias “Chance” em frente aos espelhos. Num aceno à sorte que dá o seu nome aos conhecidos perfumes em formato circular, a experiência continua num cassino de estilo pop onde os visitantes podem apostar na roleta e ganhar fichas que dão a possibilidade de depois serem trocadas por pequenos espelhos ou ornamentos da marca.
A exposição consagra igualmente uma zona à linha masculina “Bleu”, exibida através de uma maqueta urbana de grande escala e performance de atores, para além de um speakeasy olfativo onde é possível descobrir as diferenças entre os formatos “eau de toilette”, “eau de parfum” e perfume. Também, a personalidade expressa através do perfume, como um acessório revelador que permite expressar-nos, conta igualmente com uma sala dedicada à coleção exclusiva de 18 fragrâncias Chanel únicas. A descoberta do perfume que representa cada visitante requer apenas um teste de personalidade, a ser respondido sentado num divã.
A visita chega ao fim num longo corredor cor-de-rosa que conduz ao jogo da sedução. Um jogo com peças gigantes de xadrez com telas e teclados interativos, assim como uma sala dedicada à maquiagem, que é exibida sob os comandos de um cockpit futurista, os diferentes estilos de moda da marca e o perfume “Coco Mademoiselle”.
 No final, os visitantes podem fazer uma chamada telefônica para a própria Coco Chanel e ouvir
sua mensagem única para constatar se a visita foi bem sucedida. E, se alguém quiser mais, uma extensa boutique dedicada à exposição e as fragrâncias da maison completam a excursão atrativa e lúdica.

O que acharam da nova exposição da Chanel? Gostaria de visitar? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…

Revelado mais um Embaixador da Dior: Louis Garrel!

Desde sua fundação em 1946, a maison Dior tem sido referência em bolsas e outros artigos de luxo. Com um legado que atravessa décadas, a marca continua a surpreender, expandindo sua lista de embaixadores famosos. Recentemente, a notícia da adição de Louis Garrel ao seu seleto time de representantes masculinos causou alvoroço no mundo da…
capa do post sobre sapatos de luxo para investir na super sale

4 Sapatos de Luxo para investir na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…