Os destaques da semana de alta-costura 2023

A semana de alta costura terminou hoje (26/01/2023) e trouxe muito surrealismo e polêmicas. Os desfiles em sua maioria foram marcantes e não convencionais, com grandes histórias por trás e peças que chamaram atenção da crítica. Separamos os desfiles que mais marcaram essa temporada de alta-costura contando um pouco da história e as percepções sobre as coleções.

Confira os destaques da semana de alta costura Primavera/Verão 2023:

Viktor & Rolf

Um desfile de moda nunca foi tão divertido após a apresentação da coleção da Viktor & Rolf. O desfile apresentou 18 modelos de vestidos estilo debutante, com suas saias bufantes de tule e tons pasteis, em uma abordagem não convencional que causou risos entre a plateia. Os vestidos, em sua maioria, foram projetados para fora do corpo, com silhuetas ligeiramente tortas, como um erro de photoshop. Um outro contexto que pode-se fazer alusão ao desfile, são os recursos visuais do telefone, que invertem as imagens sendo possível distorcer os corpos e estruturas, distorcendo o senso de realidade.

A primeira fileira do desfile contou, novamente, com a participação de Doja Cat, que mais uma vez entregou tudo no visual. A cantora transformou cílios postiços em sobrancelhas, bigode e cavanhaque, voltando novamente a atenção para ela após sua aparição no desfile da Schiaparelli. Os internautas ficaram “desapontados” com o look dela para o desfile anterior, por não ter a presença de cílios em sua maquiagem, então eles queriam cílios e ela deu

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Foto 1: Desfile Viktor & Rolf (Foto/Reprodução: Vogue Runway) / Foto 2: Doja Cat (Foto/Reprodução: Elle). Clique na imagem e confira mais peças similares.

Valentino

A coleção “Le Club Couture” trouxe ideias clássicas em modelos ousados para a alta costura esse ano. Com muitas plumas e babados, a coleção de Pierpaolo Piccioli era brilhante e divertida. As modelos usavam camisas sociais com gravatas, combinadas juntamente a calcinhas com laços enormes. Entre cortes retos e amplos, os modelos alternavam-se entre eles com peças mais despojadas com muita cor e brilho.

A cor que predominou o desfile de outono em 2022, foi o Valentino PP Pink, que não ficou de foa e também teve sua aparição no desfile esse ano. Mas ao invés dos looks monocromáticos, ele veio como ponto de cor nos acessórios como cinto, luva, meias e no sapatos. O desfile da Valentino contou com diversas aparições de celebridades como Sam Smith, Anne Hathaway, Doja Cat, Dove Cameron e Charli XCX.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Chanel

O desfile da Chanel, trouxe cores lúdicas e criaturas mitológicas na passarela. O antigo apartamento de Gabrielle Chanel, na Rue Canbom em Paris, foi restaurado por Jacques Grange em 2021, 50 anos após a sua morte, e serviu como fonte de inspiração para a diretora criativa Virginie Viard criar a coleção. O imóvel possui diversos objetos e esculturas de animais como leões, pássaros e camelos, que tiveram sua interpretação em esculturas gigantes feitas de material reciclável por Xavier Veilhan.

Nas roupas o branco foi predominado, os conjuntos de tweed clássicos bem estruturados e colados ao corpo, contaram com bordados e rendas representando a excepcionalidade da alta-costura. O desfile se encerrou com o tradicional vestido de noiva com saia curta, braços descobertos, gravata de borboleta e andorinhas bordadas na renda.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Armani Privé

A inspiração de Giorgio Armani neste desfile, foram os arlequins, com suas formas e cores, tomaram conta do cenário e das roupas. Nos modelos é possível ver a própria interpretação dos Arlequins para o estilista, com estampas geométricas e o xadrez marcante na coleção, ao invés das marcantes cores dos arlequins, vieram cores como o verde, azul, rosa e lilás. Outra fonte de inspiração para ele foi a Commedia dell’arte, que é uma vertente do teatro renascentista italiano do século XV, que mostrava a arte do improviso entre os atores que contavam histórias de comédia com acrobacias.

A coleção apresentou jaquetas, bem estruturadas, com ombreiras, de modelagem reta porém assimétricas, recortes nas saias e vestidos marcaram presença, principalmente com bastante pele a mostra. As estampas sempre combinada ao contorno preto, assim como os arlequins e os babados, laços e o tecido acetinado também foram explorados no desfile.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Fendi e Robert Wun

Kim Jones trouxe para Fendi a leveza da lingerie para as ruas, tendo novamente a moda de “ficar em casa” retratada nos desfiles, mas dessa vez, presentes na primavera/verão 2023. Modelos de vestidos longos, com a leveza das roupas intimas, trouxe a sensualidade e a transparência nas peças acompanhado de cores pálidas. O drapeado e a presença de rendas nas coleções marcaram a semana de desfiles para alta-costura. A primeira fila do desfile da Fendi, contou com celebridades como a Rita Ora, Courtney Love, Shalom Harlow e Amber Valletta.

O último desfile que encerrou a semana, foi a marca do estilista Robert Wun. Nascido em Hong Kong, ele lançou sua marca em 2014 e estreou hoje na alta-costura desfilando como estilista convidado. A presença futurista e estruturas marcantes em suas peças, fazem o desfile de Wun um verdadeiro show, sua peças fluidas, plissados, cores intensas e o surrealismo nas peças, fechou a semana com chave de ouro.

(Foto/Reprodução: vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Outro desfile marcante que fizemos um post exclusivo foi o da Schiaparelli. Para você, qual desfile mais te marcou?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Pelucia-Shearling-e-Pelo-As-Bolsas-de-Textura-que-Dominam-o-Inverno-2025-fake-fur-

Bolsas de Pelúcia, Shearling ou Pelo: Os Modelos de Luxo que aquecem o Inverno

Neste inverno, as bolsas de pelúcia, shearling ou pelo (fake fur, é claro) assumem um protagonismo inesperado, mas extremamente bem-vindo. Em um momento em que a moda conversa cada vez mais com as sensações, a estética tátil ganha força e transforma os acessórios em complementos visuais de conforto, estilo e identidade. O frio, afinal, sempre…
capa do post sobre bolsas crossbody de luxo pro euro summer

As Bolsas crossbody de luxo para o euro summer!

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
capa do post sobre ideias de presentes dia dos pais

Dia dos Pais: 4 Ideias Incríveis para presentear!

O Dia dos Pais está se aproximando rapidamente, faltando pouco mais de um mês para esta data tão importante! Nas semanas que antecedem esta data vem a grande dúvida: como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e…
Jonathan-Anderson-reinventa-a-JW-Anderson-apos-assumir-a-Dior-

Jonathan Anderson reinventa a JW Anderson após assumir a Dior

Novo cargo, nova fase e zero apego ao calendário tradicional. O estilista Jonathan Anderson aposta em um modelo fora da curva para sua marca própria, enquanto aquece as passarelas da Dior. Nova casa, mesma assinatura Jonathan Anderson está vivendo um daqueles momentos raros em que tudo parece acontecer ao mesmo tempo — e sob controle….
capa do post sobre best of saint laurent bags no etiqueta Única

Best of Saint Laurent no Etiqueta Única

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
capa do post sobre alessandro michele ser novo diretor criativo da valentino

Quem é Alessandro Michele? 5 Curiosidades sobre o designer italiano!

O estilista italiano Alessandro Michele talvez seja um dos designers mais conhecidos das últimas décadas. Anteriormente diretor criativo da Gucci e atualmente da Valentino, ele é conhecido por seu estilo maximalista e eclético e seu amor por colecionar. Nascido e criado em Roma, Michele se destaca por sua capacidade de misturar referências históricas com designs…

4 Bolsas Louis Vuitton que são perfeitas para Trabalhar!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-10-curiosidades-sobre-pierpaolo-piccioli-novo-diretor-criativo-estilista-da-balenciaga-ex-valentino-260625

Quem é Pierpaolo Piccioli? 10 curiosidades sobre o novo diretor criativo da Balenciaga

O universo fashion está em contagem regressiva para assistir à estreia de Pierpaolo Piccioli como novo diretor criativo da Balenciaga, substituindo Demna Gvasalia. Após uma era marcada por experimentações radicais, a maison agora se prepara para uma fase de renovação — e Piccioli, com sua estética poética, inclusiva e profundamente emocional, é o nome que…
as-bolsas-bottega-veneta-mais-elegantes-para-o-inverno

3 Bolsas Bottega Veneta para um inverno mais elegante

As bolsas Bottega Veneta mais elegantes para o inverno não chamam atenção por ostentação, mas justamente pelo oposto: são silenciosas, refinadas e absolutamente atemporais. Em uma temporada que valoriza textura, presença e sofisticação sutil, os modelos da grife italiana seguem como escolhas certeiras para quem investe em estilo com estratégia. Mais do que tendências passageiras,…
capa do post sobre lorenzo musetti ser novo embaixador da bottega veneta

Tenista Lorenzo Musetti é o novo embaixador da Bottega Veneta!

A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
salvatore-ferragamo-e-os-lendarios-saltos-de-ouro-18-quilates-300625

Salvatore Ferragamo e os lendários Saltos de Ouro 18k

Nem tudo que reluz é ouro… mas, nesse caso, é sim. Os saltos de ouro puro da Ferragamo são uma das criações mais misteriosas da história da moda. Quase um segredo de atelier, pouco se sabe sobre como foram feitos — ou para quem. Uma joia para os pés que permanece envolta em luxo e…