Os destaques da semana de alta-costura 2023

A semana de alta costura terminou hoje (26/01/2023) e trouxe muito surrealismo e polêmicas. Os desfiles em sua maioria foram marcantes e não convencionais, com grandes histórias por trás e peças que chamaram atenção da crítica. Separamos os desfiles que mais marcaram essa temporada de alta-costura contando um pouco da história e as percepções sobre as coleções.

Confira os destaques da semana de alta costura Primavera/Verão 2023:

Viktor & Rolf

Um desfile de moda nunca foi tão divertido após a apresentação da coleção da Viktor & Rolf. O desfile apresentou 18 modelos de vestidos estilo debutante, com suas saias bufantes de tule e tons pasteis, em uma abordagem não convencional que causou risos entre a plateia. Os vestidos, em sua maioria, foram projetados para fora do corpo, com silhuetas ligeiramente tortas, como um erro de photoshop. Um outro contexto que pode-se fazer alusão ao desfile, são os recursos visuais do telefone, que invertem as imagens sendo possível distorcer os corpos e estruturas, distorcendo o senso de realidade.

A primeira fileira do desfile contou, novamente, com a participação de Doja Cat, que mais uma vez entregou tudo no visual. A cantora transformou cílios postiços em sobrancelhas, bigode e cavanhaque, voltando novamente a atenção para ela após sua aparição no desfile da Schiaparelli. Os internautas ficaram “desapontados” com o look dela para o desfile anterior, por não ter a presença de cílios em sua maquiagem, então eles queriam cílios e ela deu

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Foto 1: Desfile Viktor & Rolf (Foto/Reprodução: Vogue Runway) / Foto 2: Doja Cat (Foto/Reprodução: Elle). Clique na imagem e confira mais peças similares.

Valentino

A coleção “Le Club Couture” trouxe ideias clássicas em modelos ousados para a alta costura esse ano. Com muitas plumas e babados, a coleção de Pierpaolo Piccioli era brilhante e divertida. As modelos usavam camisas sociais com gravatas, combinadas juntamente a calcinhas com laços enormes. Entre cortes retos e amplos, os modelos alternavam-se entre eles com peças mais despojadas com muita cor e brilho.

A cor que predominou o desfile de outono em 2022, foi o Valentino PP Pink, que não ficou de foa e também teve sua aparição no desfile esse ano. Mas ao invés dos looks monocromáticos, ele veio como ponto de cor nos acessórios como cinto, luva, meias e no sapatos. O desfile da Valentino contou com diversas aparições de celebridades como Sam Smith, Anne Hathaway, Doja Cat, Dove Cameron e Charli XCX.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Chanel

O desfile da Chanel, trouxe cores lúdicas e criaturas mitológicas na passarela. O antigo apartamento de Gabrielle Chanel, na Rue Canbom em Paris, foi restaurado por Jacques Grange em 2021, 50 anos após a sua morte, e serviu como fonte de inspiração para a diretora criativa Virginie Viard criar a coleção. O imóvel possui diversos objetos e esculturas de animais como leões, pássaros e camelos, que tiveram sua interpretação em esculturas gigantes feitas de material reciclável por Xavier Veilhan.

Nas roupas o branco foi predominado, os conjuntos de tweed clássicos bem estruturados e colados ao corpo, contaram com bordados e rendas representando a excepcionalidade da alta-costura. O desfile se encerrou com o tradicional vestido de noiva com saia curta, braços descobertos, gravata de borboleta e andorinhas bordadas na renda.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Armani Privé

A inspiração de Giorgio Armani neste desfile, foram os arlequins, com suas formas e cores, tomaram conta do cenário e das roupas. Nos modelos é possível ver a própria interpretação dos Arlequins para o estilista, com estampas geométricas e o xadrez marcante na coleção, ao invés das marcantes cores dos arlequins, vieram cores como o verde, azul, rosa e lilás. Outra fonte de inspiração para ele foi a Commedia dell’arte, que é uma vertente do teatro renascentista italiano do século XV, que mostrava a arte do improviso entre os atores que contavam histórias de comédia com acrobacias.

A coleção apresentou jaquetas, bem estruturadas, com ombreiras, de modelagem reta porém assimétricas, recortes nas saias e vestidos marcaram presença, principalmente com bastante pele a mostra. As estampas sempre combinada ao contorno preto, assim como os arlequins e os babados, laços e o tecido acetinado também foram explorados no desfile.

(Foto/Reprodução: Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Fendi e Robert Wun

Kim Jones trouxe para Fendi a leveza da lingerie para as ruas, tendo novamente a moda de “ficar em casa” retratada nos desfiles, mas dessa vez, presentes na primavera/verão 2023. Modelos de vestidos longos, com a leveza das roupas intimas, trouxe a sensualidade e a transparência nas peças acompanhado de cores pálidas. O drapeado e a presença de rendas nas coleções marcaram a semana de desfiles para alta-costura. A primeira fila do desfile da Fendi, contou com celebridades como a Rita Ora, Courtney Love, Shalom Harlow e Amber Valletta.

O último desfile que encerrou a semana, foi a marca do estilista Robert Wun. Nascido em Hong Kong, ele lançou sua marca em 2014 e estreou hoje na alta-costura desfilando como estilista convidado. A presença futurista e estruturas marcantes em suas peças, fazem o desfile de Wun um verdadeiro show, sua peças fluidas, plissados, cores intensas e o surrealismo nas peças, fechou a semana com chave de ouro.

(Foto/Reprodução: vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Outro desfile marcante que fizemos um post exclusivo foi o da Schiaparelli. Para você, qual desfile mais te marcou?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: o último desfile da Celine Men Winter 24 está dando o que falar. Os motivos? São inúmeros! Primeiramente a escolha da locação foi nada menos do que o deserto californiano. Além disso, há fortes rumores de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018 deixará a Celine. Verdade ou não, descubra nesse post…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…