capa do post de curiosidades sobre alta costura
|

8 Fatos que você não sabia sobre a Alta Costura!

A alta-costura se caracteriza pela moda exclusiva, feita à mão, com materiais de altíssima qualidade. Quem define o que é e o que não é de fato alta-costura é a Federação da Alta Costura e da Moda (antiga Chambre Syndicale de la Haute Couture), que revê o grupo de marcas que fazem parte dela anualmente.

O termo é legalmente protegido e controlado e só pode ser usado pelas casas que receberam essa designação pelo Ministro da Indústria na França. Para fazer parte deste seleto grupo, deve-se seguir regras específicas e bem rígidas, como ter um ateliê em Paris, empregar ao menos um quadro de funcionários de 15 pessoas em tempo integral, fazer as peças sob encomenda com ao menos uma prova de roupa e apresentar suas coleções publicamente duas vezes por ano, com ao menos 35 looks para dia e noite.

Separamos abaixo oito fatos e curiosidades sobre o mundo da alta costura que você talvez não saiba, confira:

08. São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido

Um dos pontos mais importantes da alta-costura é sua a exclusividade. Não apenas no preço, sendo algo acessível para poucos, mas também no quesito criação. Quando feito um vestido exclusivo de alta costura para uma cliente, são necessárias 10 provas para seu desenvolvimento completo caso ele seja bordado.

São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)
São necessárias 10 provas para desenvolver completamente um vestido de alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram @zuhairmuradofficial)

07. São necessárias de 150 a 1000 horas para criação de uma peça

Peças de alta-costura são artesanais, ou seja, feitas à mão por costureiras e artesãos que são para lá de talentosos. Sendo assim, estas criações levam um grande tempo para serem confeccionadas até o produto final, já que é um processo mais lento e demorado do que o de roupas feita em maior escala.

Para trajes considerados mais “simples”, ou seja sem detalhes complexos, são necessárias pelo menos 150 horas para sua criação. Caso seja uma peça mais elaborada com bordados e minuciosidades, este tempo pode chegar até 1.000 horas.

06. Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000

Como falamos acima, peças de alta-costura são exclusivas e artesanais, o que reflete em seu preço final, o que faz delas inacessíveis para milhares de pessoas. Por mais que não haja um valor definido, um vestido pode chegar a custar Є1.000.000! O custo irá depender de cada material utilizado e também do número de horas de trabalho envolvidas na criação da peça.

Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)
Um vestido de alta-costura pode chegar a custar Є1.000.000. (Foto: Reprodução/Instagram @eliesaabworld)

05. Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado

No fato número dois, falamos sobre o tempo estimado de confecção de trajes, desde os considerados mais simples até os bordados. Porém, quando falamos de vestidos de alta costura, este número pode ser ainda maior.

Quando se trata de vestidos elaborados, como aqueles bordados, com estampas que tem de ser pintadas à mão ou outros detalhes que necessitam de maior atenção e requerem mais trabalho, o número de horas para que ele seja confeccionado pode chegar à 6.000.

Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)
Um vestido elaborado pode levar 6.000 horas para ser confeccionado. (Foto: Reprodução/Instagram @schiaparelli)

04. O número de clientes de alta costura é limitado

Com peças exclusivas que possuem preços bem altos, o número de clientes que possuem poder aquisitivo para comprar peças de alta-costura é bem limitado. Estima-se que existam atualmente um total de 4.000 clientes em todo mundo, incluindo a Rainha Raina da Jordânia.

03. Existe um seleto grupo de costureiras qualificadas para trabalhar com alta-costura

A arte da alta-costura é muito específica e exige um certo talento na costura, o que faz com o que o número de pessoas qualificada para trabalhar nela seja pequeno. No mundo inteiro, apenas 2.200 costureiras são qualificadas e permitidas a trabalhar neste ramo.

Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)
Apenas um número seleto de costureiras estão qualificadas para trabalhar na alta-costura. (Foto: Reprodução/Instagram oscardelarenta)

02. Apenas algumas casas de moda fazem parte da Alta-Costura

Como falamos acima, para fazer parte da Federação da Alta Costura e da Moda, é necessário cumprir diversos requisitos, porém não é qualquer um que pode entrar para a Federação, existem três maneiras atualmente: como membro aderente, representante ou convidado, nesta ordem específica.

No momento, apenas 16 casas de moda que são membros e são autorizadas a usar o nome “alta-costura”, dentre elas estão a Chanel, Givenchy, Schiaparelli, Maison Margiela, Christian Dior, Valentino e Zuhair Murad.

Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)
Apenas algumas seletas casa fazem parte do Sindicato de Alta Costura. (Foto: Reprodução/Instagram @chanelofficial)

01. A Alta-Costura surgiu no século 19

A Alta-Costura não é algo novo, tendo muitos anos de história. Ela nasceu no século 19, especificamente em 1858, quando o designer inglês Charles Frederick Worth, conhecido como “pai da alta-costura” estabeleceu sua marca na cidade de Paris.

A alta costura de Charles Frederick Worth.
A alta costura de Charles Frederick Worth.

Estes são alguns fatos que você talvez não soubesse sobre a alta-costura! Qual o mais surpreendente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980 , promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…