O polêmico desfile de Schiaparelli – Inferno Couture

Na última segunda-feira (24/01/2023), tivemos o desfile que causou muita intriga no Instagram, o Inferno Couture de Schiaparelli. A coleção visava representar a Divina Comédia, um clássico do século 14 de Dante Alighieri, no qual o poeta desce pelos nove círculos do inferno e durante a sua jornada encontra as fragilidades humanas encarnadas por “bestas selvagens”. As opiniões são divididas entre o que ele quis representar e o que crítica entendeu sobre o desfile. Seria o Inferno de Dante ou a volta da glamourização das peles de animais na moda?

Confira o polêmico desfile de Schiaparelli Spring 2023:

Conheça a Elsa Schiaparelli

Elsa Schiaparelli foi uma importante estilista para a história da moda, ela ficou conhecida por ser a “rival de Coco Chanel“, mas revolucionou a industria com a cor rosa-choque, suas invenções surrealistas e a transformação das peças de roupas em verdadeiras obras de arte.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Nascida em 1890 na cidade de Roma – Italia, desde pequena ela foi rodeada de conhecimento pois seu pai era diretor na Accademia Nazionale dei Lincei e seu tio-avô era astrônomo. Ela era fascinada por história antiga, mitologia e religião, seu sonho era ser atriz, porém estudou filosofia na universidade de Roma. Aos 21 anos, Elsa escreveu um poema com conotação sexual explícita que assustou seus pais e a mandaram para um convento na Suíça, porém não demorou muito para ela sair de lá após fazer greve de fome.

Seu primeiro contato com a moda foi quando se mudou para Nova York em 1914, e visitou o ateliê de Paul Poiret. Lá ela teve seu primeiro contato com a alta-costura, que começou a desenhar suas primeiras roupas, e em 1927, ela abriu sua primeira loja. Suas criações eram inovadoras e criativas, ela foi a pioneira em colocar adornos como zíperes decorativos nas peças, insetos nas estampas e nos pingentes de colares. Até hoje grandes estilistas se inspiram nas criações icônicas de Schiaparelli que revolucionou a moda que conhecemos hoje.

Elsa Schiaparelli (Foto/Reprodução Getty Images). Clique na imagem e veja peças similares.

O desfile de primavera 2023 da Schiaparelli

O desfile da alta-costura de Schiaparelli, feito pelo diretor criativo Daniel Roseberry, retratou a obra de Dante Alighieri, Divina Comédia, e representou na passarela os três animais que estavam na porta do inferno quando Dante encontrou Virgílio: o Leopardo (luxuria), o Leão (orgulho) e o Lobo (avareza). Nas peças, os animais foram representados em sentido literal por pelúcias incorporadas aos vestidos, sendo as modelos Shalom Harlow o leopardo, Irina Shayk o leão e Naomi Campbell o lobo. Para Roseberry, ele decidiu ousar, assim como Schiaparelli fazia, mas seu erro foi contar que a crítica levaria essa consideração filosófica da obra que foi inspirada.

O que a crítica realmente levou em consideração foi ele tratar o “rei da selva” como trofeu dos caçadores e acessórios de “mulheres ricas”, esquecendo da luta que o mundo da moda ainda percorre para a extinção dos casacos feitos de pele natural. Mas em compensação, se ele quis trazer o surrealismo e a polêmica, que sempre rodeou Schiaparelli, seu objetivo foi alcançado.

Foto 1: Shalom Harlow/ Foto 2: Naomi Campbell/ Foto 3: Irina Shayk. (Foto/Reprodução Vogue Runway). Clique na imagem e veja peças similares.

Famosas presentes no desfile

Como falar deste desfile sem falar do look da Doja Cat? Ela foi um dos assuntos mais comentados na internet. Camuflada de vermelho e mais de 30 mil cristais Swarovski colados em seu corpo, ela levou cerca de cinco horas para ficar pronta com uma produção assinada por Pat McGrath. O look levou ainda um vestido vermelho sem alça repleto de pedrarias na saia, que ajudou a completar o monocromático da produção.

Os olhos dos internautas também se voltaram para Kylie Jenner, que usava o modelo polêmico apresentado na coleção de Schiaparelli, o vestido preto com a cabeça de leão pendurada. Outras celebridades que marcara presença no desfile foi a influenciadora Gkay, Philippine Leroy Beaulieu e Marina Berenson.

Foto 1: Doja Cat/ Foto 2: Kylie Jenner (Foto/Reprodução Vogue). Clique na imagem e veja peças similares.

Qual a sua opinião sobre o desfile da Schiaparelli?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…
capa do post sobre maxi baga na super sale

As Maxi Bags que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…
capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…