Conheça a Lanvin – A mais antiga casa de alta-costura do mundo

A Lanvin é uma casa de moda de alta costura, fundada em 1889 por Jeanne Lanvin. É a mais antiga casa de moda francesa ainda em funcionamento. A multinacional foi adquirida em 1990 pelo Orcofi Group, e posteriormente vendida para a L’Óreal, em 1996.

Com mais de um século de tradição no mundo da moda, as roupas e acessórios da grife são hoje ícones de bom gosto e elegância.

Ainda assim, a marca consegue se manter inovando e lançando tendências mundiais. Não é à toa que a Lanvin se consolidou como uma das marcas responsáveis por transformar a moda no que conhecemos hoje.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A grife é a marca preferida por nove entre dez atrizes de Hollywood, e sempre marca presença nos tapetes vermelhos de premiações e demais eventos importantes.

Você já conhece a história de como surgiu a Lanvin? Vem conferir com a gente!

A história de fundação da Lanvin

Jeanne-Marie Lanvin é natural da cidade de Paris, e nasceu no dia 1 de janeiro de 1867. De família humilde, começou a trabalhar quando ainda tinha apenas 11 anos de idade. Seu talento se desenvolveu rapidamente.

Aos 13 anos Jeanne já era aprendiz de moda, e produzia refinados chapéus.

Jeanne-Marie Lanvin

Alguns anos mais tarde, em 1889, Jeanne usou de suas economias para inaugurar sua primeira loja em Paris, com o objetivo de comercializar os chapéus que fabricava artesanalmente.

Em 1896, Jeanne teve sua filha, Marguerite di Pietro, e então começou a desenhar roupas e vestidos para que pudesse vesti-la. Esse foi um marco importante em sua história.

Mal sabia ela na época que isso iria abrir várias portas para a sua evolução como estilista. As clientes da loja de Jeanne não demoraram a prestar atenção nos trajes feitos para a pequena, e então passaram a encomendar peças para as suas filhas também.

Foi apenas uma questão de tempo até que Jeanne aumentasse a escala de suas peças para conseguir vestir as mães também. O sucesso foi certo, e em 1909 a Maison Lanvin foi oficialmente fundada, fazendo parte inclusive do Chambre Syndicale de la Haute Couture (Sindicato da Alta-Costura).

Até os dias atuais é fabricada e comercializada a linha Lanvin Petite, que se dedica a lançar peças de roupas para vestir crianças com sofisticação e estilo, em honra à história de fundação da grife.  

Uma visionária na indústria da moda

É claro que para conquistar o devido reconhecimento de sua marca, Jeanne Lanvin teve de enfrentar a indústria e quebrar diversos paradigmas, já que nessa época o mundo da alta costura era dominado por figuras masculinas.

Mas a sua perspectiva peculiar tinha muito a oferecer para o universo da moda. Jeanne criava peças incríveis para a época, tendo como base a sua inspiração pelo romantismo e por linhas arquitetônicas. Ela sabia trabalhar com as formas de uma maneira única, e desde o início de sua carreira já era considerada uma visionária.

Embasado num estilo romântico

Sua linha de vestidos era a principal, sendo o carro-chefe de sua marca. Ela frequentemente dava preferência para tecidos fluidos, como as rendas e os lamês. Suas peças eram inspiradas em formas vitorianas suavizadas, e os adornos com bordados eram generosos e ousados.

Um determinado tom de azul que ela sempre usava em suas coleções acabou virando marca registrada da sua grife, sendo conhecido como o “azul Lanvin”.

Apaixonada pelas culturas de diversas civilizações, Jeanne criava coleções inspiradas no Egito, norte da África, Europa Central e América do Sul, e através de suas ideias era capaz de desenvolver com os tecidos escolhidos verdadeiras obras de arte e de luxo.

Em 1911, Jeanne apresentou a sua primeira confecção para noivas. Além disso, ela também trabalhava na época com vestidos chemisiers. Com o objetivo de ampliar ainda mais a sua diversidade de produtos, a estilista apresentou em 1913 uma elegante coleção de casacos de pele.

Por volta dessa mesma época ela criou os “robes de style”, peças com cintura marcada e saias rodadas, que se mantiveram na moda até o início dos anos 1920.

Além do seu talento enquanto estilista, Jeanne Lanvin era também uma exímia administradora de sua empresa. Nos anos seguintes, ela chegou a empregar 800 pessoas, e marcou presença pontual também nos setores de roupas esportivas, em 1923, e de moda masculina, em 1926.

Ela também trabalhou com lingeries e decoração, e teve uma fábrica de tintas, através da qual pôde desenvolver um cuidadoso e dedicado estudo das cores, criando a “Paleta Lanvin”.

O primeiro perfume da marca

Em 1927, a Lanvin lançou o perfume Arpège, como é de praxe entre as maisons francesas da alta cultura de ter uma fragrância própria. A criação surgiu como um presente de aniversário de Jeanne para a sua filha, e era inspirada no som das notas do piano tocadas por Marguerite.

O frasco do perfume contava com uma ilustração de Jeanne e Marguerite. O desenho foi criado pelo ilustrador e figurinista Paul Iribe, em 1923, tomando como inspiração uma fotografia de 1907, na qual Jeanne e sua filha estão vestidas para um baile de gala, quando Marguerite ainda era uma criança.

Essa ilustração veio a ser redesenhada por Armand Albert Rateau em 1954 para se tornar o logotipo da marca. Jeanne costumava dizer que suas únicas paixões eram sua filha e sua marca.

A herança de Jeanne

Jeanne veio a falecer em 6 de julho de 1946, aos 79 anos. Sua filha Marguerite assumiu então o comando dos negócios e deu continuidade ao legado deixado por sua mãe, que até então já incluía uma linha de roupas, cosméticos, decoração e perfumes.

Em 1951, Antonio del Castillo assumiu a direção criativa da grife, e ficou até 1962, tendo sempre o cuidado de seguir o estilo da fundadora da maison francesa. Ele deixou a Lanvin com o intuito de abrir seu próprio negócio, e então foi sucedido por Jules François Crahay, designer francês de moda que já havia trabalhado no ateliê de Nina Ricci.

A grife francesa pouco cresceu nas décadas seguintes, e não obteve grande reconhecimento internacional, até que foi comprada, em 1990, pelo Orcofi Group, e posteriormente em 1996, pela L’Oréal.

O estilista brasileiro Ocimar Versolato atuou brevemente como diretor criativo na Lanvin entre 1996 e 1998.

Ocimar Versolato

Em 2001, a maison francesa foi adquirida por Shaw Wang Lang, empresária taiwanesa e filantropa que colocou o designer de moda Alber Elbaz no posto de diretor criativo da marca. O marroquino optou por dar prosseguimento à tradição de Jeanne.

A linha de noivas

A primeira criação de Alber foi a linha de noivas Blanche, em homenagem ao nome do meio de Marguerite.

De maneira inovadora, ele escolheu priorizar o conforto nas peças da linha. Em 2010, lançou uma coleção cápsula em parceria com a H&M, rede de moda sueca.

A produção era composta por 30 peças e 15 acessórios, que rapidamente se tornaram um imenso sucesso.

O ano de 2013 foi marcado por uma das últimas conquistas de Alber como diretor criativo da Lanvin, quando a marca foi designada como responsável pelo equipamento oficial da equipe de futebol do time inglês Arsenal Football Club.

A passagem de Alber na Lanvin foi marcante e de grande importância, uma vez que ele foi o responsável por conduzir a grife de volta ao topo da lista das marcas mais influentes do mundo da moda.

Tudo isso não teria sido possível se não fosse a visão de mercado do designer, que soube trabalhar com primazia a partir dos valores da marca e foi capaz de harmonizar a essência da grife com a modernidade dos dias atuais.

Bouchra Jarrar

A estilista francesa Bouchra Jarrar assumiu o seu lugar em 2016, e permaneceu na marca até 2017.

Lanvin pelo mundo

Foi Alber Elbaz que comandou o ingresso da grife no comércio online, e aplicou investimentos na abertura de lojas próprias em várias cidades badaladas e importantes no mundo da moda.

Lojas Lanvin.

Em 2009 foi inaugurada a primeira loja da grife em solo americano. No Brasil, a presença da marca se posicionou no Shopping JK Iguatemi, cujo lançamento da loja foi em 2012. Essa foi a única loja própria da Lanvin em toda a América Latina, porém infelizmente fora fechada em 2015 devido a discordâncias com o parceiro local.  

Atualmente, a mais antiga casa de alta-costura do mundo é especializada em criações de moda masculina, feminina e infantil, e possui grande diversidade em linhas de roupas, calçados, perfumes e acessórios. A Lanvin está presente em mais de 50 países, possui 60 lojas próprias e conta também com 550 pontos de venda autorizados.

A estimativa de faturamento anual da maison francesa é de 200 milhões de euros, e ela conta com uma equipe total de 330 funcionários.

A grife quebrou diversos paradigmas ao longo de sua existência e desde o seu nascimento sempre foi capaz de se reformular com graciosidade, como poucas marcas desse ramo puderam fazer.

Como pudemos ver, a Lanvin passou por longos períodos com dificuldade de se restabelecer.

Porém o seu dinamismo e sua facilidade de diversificação contribuíram imensamente para que a marca conseguisse voltar a ser uma das preferidas das celebridades e dos bons apreciadores da alta-cultura.

A Lanvin é hoje um grande ícone das modas feminina e masculina, dispondo de uma variedade admirável de peças de roupas, acessórios e cosméticos que são verdadeiros ícones de luxo.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…