Conheça a Lanvin – A mais antiga casa de alta-costura do mundo

A Lanvin é uma casa de moda de alta costura, fundada em 1889 por Jeanne Lanvin. É a mais antiga casa de moda francesa ainda em funcionamento. A multinacional foi adquirida em 1990 pelo Orcofi Group, e posteriormente vendida para a L’Óreal, em 1996.

Com mais de um século de tradição no mundo da moda, as roupas e acessórios da grife são hoje ícones de bom gosto e elegância.

Ainda assim, a marca consegue se manter inovando e lançando tendências mundiais. Não é à toa que a Lanvin se consolidou como uma das marcas responsáveis por transformar a moda no que conhecemos hoje.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

A grife é a marca preferida por nove entre dez atrizes de Hollywood, e sempre marca presença nos tapetes vermelhos de premiações e demais eventos importantes.

Você já conhece a história de como surgiu a Lanvin? Vem conferir com a gente!

A história de fundação da Lanvin

Jeanne-Marie Lanvin é natural da cidade de Paris, e nasceu no dia 1 de janeiro de 1867. De família humilde, começou a trabalhar quando ainda tinha apenas 11 anos de idade. Seu talento se desenvolveu rapidamente.

Aos 13 anos Jeanne já era aprendiz de moda, e produzia refinados chapéus.

Jeanne-Marie Lanvin

Alguns anos mais tarde, em 1889, Jeanne usou de suas economias para inaugurar sua primeira loja em Paris, com o objetivo de comercializar os chapéus que fabricava artesanalmente.

Em 1896, Jeanne teve sua filha, Marguerite di Pietro, e então começou a desenhar roupas e vestidos para que pudesse vesti-la. Esse foi um marco importante em sua história.

Mal sabia ela na época que isso iria abrir várias portas para a sua evolução como estilista. As clientes da loja de Jeanne não demoraram a prestar atenção nos trajes feitos para a pequena, e então passaram a encomendar peças para as suas filhas também.

Foi apenas uma questão de tempo até que Jeanne aumentasse a escala de suas peças para conseguir vestir as mães também. O sucesso foi certo, e em 1909 a Maison Lanvin foi oficialmente fundada, fazendo parte inclusive do Chambre Syndicale de la Haute Couture (Sindicato da Alta-Costura).

Até os dias atuais é fabricada e comercializada a linha Lanvin Petite, que se dedica a lançar peças de roupas para vestir crianças com sofisticação e estilo, em honra à história de fundação da grife.  

Uma visionária na indústria da moda

É claro que para conquistar o devido reconhecimento de sua marca, Jeanne Lanvin teve de enfrentar a indústria e quebrar diversos paradigmas, já que nessa época o mundo da alta costura era dominado por figuras masculinas.

Mas a sua perspectiva peculiar tinha muito a oferecer para o universo da moda. Jeanne criava peças incríveis para a época, tendo como base a sua inspiração pelo romantismo e por linhas arquitetônicas. Ela sabia trabalhar com as formas de uma maneira única, e desde o início de sua carreira já era considerada uma visionária.

Embasado num estilo romântico

Sua linha de vestidos era a principal, sendo o carro-chefe de sua marca. Ela frequentemente dava preferência para tecidos fluidos, como as rendas e os lamês. Suas peças eram inspiradas em formas vitorianas suavizadas, e os adornos com bordados eram generosos e ousados.

Um determinado tom de azul que ela sempre usava em suas coleções acabou virando marca registrada da sua grife, sendo conhecido como o “azul Lanvin”.

Apaixonada pelas culturas de diversas civilizações, Jeanne criava coleções inspiradas no Egito, norte da África, Europa Central e América do Sul, e através de suas ideias era capaz de desenvolver com os tecidos escolhidos verdadeiras obras de arte e de luxo.

Em 1911, Jeanne apresentou a sua primeira confecção para noivas. Além disso, ela também trabalhava na época com vestidos chemisiers. Com o objetivo de ampliar ainda mais a sua diversidade de produtos, a estilista apresentou em 1913 uma elegante coleção de casacos de pele.

Por volta dessa mesma época ela criou os “robes de style”, peças com cintura marcada e saias rodadas, que se mantiveram na moda até o início dos anos 1920.

Além do seu talento enquanto estilista, Jeanne Lanvin era também uma exímia administradora de sua empresa. Nos anos seguintes, ela chegou a empregar 800 pessoas, e marcou presença pontual também nos setores de roupas esportivas, em 1923, e de moda masculina, em 1926.

Ela também trabalhou com lingeries e decoração, e teve uma fábrica de tintas, através da qual pôde desenvolver um cuidadoso e dedicado estudo das cores, criando a “Paleta Lanvin”.

O primeiro perfume da marca

Em 1927, a Lanvin lançou o perfume Arpège, como é de praxe entre as maisons francesas da alta cultura de ter uma fragrância própria. A criação surgiu como um presente de aniversário de Jeanne para a sua filha, e era inspirada no som das notas do piano tocadas por Marguerite.

O frasco do perfume contava com uma ilustração de Jeanne e Marguerite. O desenho foi criado pelo ilustrador e figurinista Paul Iribe, em 1923, tomando como inspiração uma fotografia de 1907, na qual Jeanne e sua filha estão vestidas para um baile de gala, quando Marguerite ainda era uma criança.

Essa ilustração veio a ser redesenhada por Armand Albert Rateau em 1954 para se tornar o logotipo da marca. Jeanne costumava dizer que suas únicas paixões eram sua filha e sua marca.

A herança de Jeanne

Jeanne veio a falecer em 6 de julho de 1946, aos 79 anos. Sua filha Marguerite assumiu então o comando dos negócios e deu continuidade ao legado deixado por sua mãe, que até então já incluía uma linha de roupas, cosméticos, decoração e perfumes.

Em 1951, Antonio del Castillo assumiu a direção criativa da grife, e ficou até 1962, tendo sempre o cuidado de seguir o estilo da fundadora da maison francesa. Ele deixou a Lanvin com o intuito de abrir seu próprio negócio, e então foi sucedido por Jules François Crahay, designer francês de moda que já havia trabalhado no ateliê de Nina Ricci.

A grife francesa pouco cresceu nas décadas seguintes, e não obteve grande reconhecimento internacional, até que foi comprada, em 1990, pelo Orcofi Group, e posteriormente em 1996, pela L’Oréal.

O estilista brasileiro Ocimar Versolato atuou brevemente como diretor criativo na Lanvin entre 1996 e 1998.

Ocimar Versolato

Em 2001, a maison francesa foi adquirida por Shaw Wang Lang, empresária taiwanesa e filantropa que colocou o designer de moda Alber Elbaz no posto de diretor criativo da marca. O marroquino optou por dar prosseguimento à tradição de Jeanne.

A linha de noivas

A primeira criação de Alber foi a linha de noivas Blanche, em homenagem ao nome do meio de Marguerite.

De maneira inovadora, ele escolheu priorizar o conforto nas peças da linha. Em 2010, lançou uma coleção cápsula em parceria com a H&M, rede de moda sueca.

A produção era composta por 30 peças e 15 acessórios, que rapidamente se tornaram um imenso sucesso.

O ano de 2013 foi marcado por uma das últimas conquistas de Alber como diretor criativo da Lanvin, quando a marca foi designada como responsável pelo equipamento oficial da equipe de futebol do time inglês Arsenal Football Club.

A passagem de Alber na Lanvin foi marcante e de grande importância, uma vez que ele foi o responsável por conduzir a grife de volta ao topo da lista das marcas mais influentes do mundo da moda.

Tudo isso não teria sido possível se não fosse a visão de mercado do designer, que soube trabalhar com primazia a partir dos valores da marca e foi capaz de harmonizar a essência da grife com a modernidade dos dias atuais.

Bouchra Jarrar

A estilista francesa Bouchra Jarrar assumiu o seu lugar em 2016, e permaneceu na marca até 2017.

Lanvin pelo mundo

Foi Alber Elbaz que comandou o ingresso da grife no comércio online, e aplicou investimentos na abertura de lojas próprias em várias cidades badaladas e importantes no mundo da moda.

Lojas Lanvin.

Em 2009 foi inaugurada a primeira loja da grife em solo americano. No Brasil, a presença da marca se posicionou no Shopping JK Iguatemi, cujo lançamento da loja foi em 2012. Essa foi a única loja própria da Lanvin em toda a América Latina, porém infelizmente fora fechada em 2015 devido a discordâncias com o parceiro local.  

Atualmente, a mais antiga casa de alta-costura do mundo é especializada em criações de moda masculina, feminina e infantil, e possui grande diversidade em linhas de roupas, calçados, perfumes e acessórios. A Lanvin está presente em mais de 50 países, possui 60 lojas próprias e conta também com 550 pontos de venda autorizados.

A estimativa de faturamento anual da maison francesa é de 200 milhões de euros, e ela conta com uma equipe total de 330 funcionários.

A grife quebrou diversos paradigmas ao longo de sua existência e desde o seu nascimento sempre foi capaz de se reformular com graciosidade, como poucas marcas desse ramo puderam fazer.

Como pudemos ver, a Lanvin passou por longos períodos com dificuldade de se restabelecer.

Porém o seu dinamismo e sua facilidade de diversificação contribuíram imensamente para que a marca conseguisse voltar a ser uma das preferidas das celebridades e dos bons apreciadores da alta-cultura.

A Lanvin é hoje um grande ícone das modas feminina e masculina, dispondo de uma variedade admirável de peças de roupas, acessórios e cosméticos que são verdadeiros ícones de luxo.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre a nova exposição da Prada

As Oportunidades Prada na Super Sale do Etiqueta Única

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre tote bags para investir na super sale

4 Tote Bags para investir na Super Sale do Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…

Quem está à frente da Balenciaga? Conheça o Estilista Demna Gvasalia!

Fundada em 1919 pelo espanhol Cristóbal Balenciaga, a marca de luxo homônima estabeleceu sua sede em Paris e se tornou um dos maiores nomes da alta-costura. Mesmo para aqueles que não acompanham de perto o mundo da moda, certamente já surgiu a curiosidade sobre quem está à frente da Balenciaga atualmente. Afinal, é difícil ignorar…
capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…