capa do post sobre aquazzura

Aquazzura – DNA latino, Espírito Italiano

A Aquazzura é uma das mais inovadoras grifes de calçados no universo da moda atual. Criada pelo colombiano Edgardo Osorio, a marca possui fortes inspirações na sapataria italiana. Não por acaso, sua sede fica na cidade de Florença, onde o estilista mora atualmente.

No mundo de Edgardo, não há meio-termo. A Aquazzura possui uma identidade bem demarcada, com tons fortes e sempre explorando as estampas da moda. Os saltos, por sua vez, são grossos ou finíssimos.  

Suas peças são verdadeiras joias, que encantam desde nobres europeias a celebridades como Jennifer Lawrence, Gwyneth Paltrow, Charlize Theron e as cantoras Rihanna e Beyoncé.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Saiba mais a seguir a respeito do crescimento dessa grife, que surgiu apenas há poucos anos no mercado fashion mas que já faz a cabeça das mulheres de gosto mais apurado.  

Como surgiu a Aquazzura

Edgardo é nascido na Colômbia, e foi criado entre Miami e Londres. Estudou na London College of Fashion e na Central Saint Martins. No início de sua carreira, trabalhou com equipes poderosas, como Cavalli, René Caovilla, Ferragamo e Sigerson Morrison.

https://www.instagram.com/p/B1aFjAFivAE/

Lançou sua marca própria em 2011, indo na contramão do que muitos estilistas geralmente optam por fazer, dando seus próprios nomes as suas marcas. Edgardo batizou seu negócio com o nome de Aquazzura, palavra que em português significa “água azul”, remetendo ao estilo de vida despreocupado da costa italiana. Essa leveza acaba transparecendo também no design de algumas das suas peças.

A sede da empresa fica no Palazzo Corsini, na cidade italiana de Florença. Com seu design arrojado, o estilista logo começou a acumular prêmios, e hoje tem seus sapatos vendidos em 48 países, com apenas sete anos no mercado da moda.

https://www.instagram.com/p/B6dnesEKH_u/

Em 2015, a marca de Salvatore Ferragamo escalou seu ex-pupilo para lançar uma coleção-cápsula, na qual Edgardo assinou 12 modelos, feitos com materiais como couro, napa e corda, marcados por detalhes decorativos como laços, pedras, rendas e penas. A parceria foi feita em comemoração aos 100 anos da marca, algo que até então nunca tinha ocorrido dentro da grife centenária.

O estilo Aquazzura

Algumas das responsáveis por essa ascensão tão rápida da marca criada pelo estilista latino são as botas Sexy Thing, por exemplo, com recortes em forma de gota, e as sandálias Wild Thing, com tiras superfinas, amarração no tornozelo e franjas excêntricas.

https://www.instagram.com/p/B2PJa4wIXSm/

Segundo Edgardo, o modelo Wild Thing é muito popular entre jovens que buscam seu primeiro salto. Para o designer, o primeiro sapato de salto de alguém deve ser uma peça versátil, que possa ser usada em várias ocasiões. Para ele, esse ícone Aquazzura é a escolha ideal pelas suas franjas divertidas.

Há também a charmosa rasteirinha Christy, feita com delicados fios que envolvem o peito do pé e o tornozelo.  

https://www.instagram.com/p/BczJ7q-lH3T/

Outro clássico da grife é a flat Belgravia, com tiras em zigue-zague, que dá um toque de bailarina ao look. Além dela, há também as espadrilhes Belgravia, com estampas coloridas das Wayuus, tipo de bolsa muito famoso na Colômbia. As influências do país de origem do estilista vez ou outra aparecem nas coleções da Aquazzura.

Conforto em primeiro lugar

O principal fator pelo sucesso da marca provavelmente seja a preocupação de Edgardo em criar modelos confortáveis para as suas clientes.

https://www.instagram.com/p/B5xwVsdKi2t/

No início de sua carreira, quando trabalhou na Ferragamo, o colombiano aprendeu que a anatomia é uma das principais questões a serem priorizadas no ramo de calçados. “Crio sapatos que permitem que minhas amigas dancem duas horas seguidas, sem que sintam dor nos pés”, disse ele em entrevista à Vogue Brasil.

Para ele, o conforto é um fator crucial, que vem logo em seguida do desejo pela peça. “Se o sapato já começar a incomodar na hora da prova, não vale a pena levar”, indica o estilista.

A paixão de Meghan Markle

O estilo e irreverência da grife caíram rapidamente no gosto de diversas famosas ao redor do mundo.

Uma delas é Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, que nutre um grande amor pelas peças Aquazzura. A marca de sapatos italiana já calçou a nobre em diversos eventos oficiais, e em especial três ocasiões muito importantes: no anúncio do noivado, na festa de casamento e na garden party do aniversário do Príncipe Charles, em Buckingham.

https://www.instagram.com/p/BtQzEqwB01K/

A marca possui uma coleção bridal incrível, que conta com modelos brancos, dourados e nudes, como os que Meghan usou em seu noivado e na garden party.

O modelo Deneuve é o preferido de Meghan Markle, e tem um lacinho no calcanhar que pode ser moldado e deixar o look mais despojado.

https://www.instagram.com/p/BpZkSW0l6aj/

Que grife não gostaria de ter uma cliente encantadora dessas, não é?!

Polêmica com Ivanka Trump

Em 2016, a Aquazzura acusou a marca Ivanka Trump de contrafacção e concorrência desleal, por terem produzido um par de sapatos igual a um dos seus modelos mais icônicos. A peça protagonista dessa polêmica foram as sandálias Wild Thing.

A primeira na foto seria a da marca Aquazzura. A segunda, segundo a grife, seria o plágio
A primeira na foto seria a da marca Aquazzura. A segunda, segundo a grife, seria o plágio

A marca acusada comercializa roupas e acessórios, e é propriedade de Marc Fisher e da filha mais velha de Donald Trump, Ivanka Trump.

Um representante da marca italiana alegou na época que praticamente todos os detalhes das Wild Thing haviam sido copiados pela peça de Ivanka Trump, foi batizada de Hettie. Desde o formato e silhueta da sandália até o salto e as franjas que cobrem os dedos dos pés, de fato há muito em comum entre as duas peças.

Ivanka Trump
Ivanka Trump

A queixa foi apresentada no tribunal de Manhattan, e os queixosos afirmaram que essa não teria sido a primeira vez que a marca da filha de Donald Trump copiou um modelo Aquazzura. Na situação anterior o modelo de Ivanka Trump havia deixado de circular.

Dessa vez, os responsáveis pela marca italiana solicitaram uma ordem de proibição da venda e distribuição da Hettie e também uma indenização.

O modelo Wild Thing é um dos maiores sucessos de vendas da Aquazzura, impulsionado por estrelas como Jamie Chung, Solange Knowles e Kendal Jenner. Nos Estados Unidos, o modelo Wild Thing é vendido a 785 dólares, enquanto que o modelo Hettie custava 145 dólares.

Na época da polêmica, Matthew Burris, diretor financeiro de Marc Fisher, alegou que a ação não tinha fundamento, e que a Aquazzura estaria visando sua própria publicidade em cima da situação. Ele teria explicado que “o sapato em questão é uma tendência de moda e não está sujeito à proteção do direito de propriedade. Há outros modelos semelhantes de outras marcas, por isso o processo não faz sentido.

Parceria com Claudia Schiffer

Depois de voltar à passarela para a Versace durante a Semana de Moda de Milão de 2017, a modelo Claudia Schiffer ainda teve a oportunidade de dar as cartas como designer dentro do mundo da moda.

Em 2017, a marca de Edgardo Osorio fez uma parceria com a topmodel alemã. O resultado foi uma coleção-cápsula criada a quatro mãos, que alcançou imenso sucesso de venda em todas as unidades Aquazzura.

https://www.instagram.com/p/BbjVQihjRax/

A coleção era composta por oito modelos de calçados inspirados nos favoritos da top model, de acordo com o seu lifestyle. O resultado incluía botas boho e flats elegantes, além dos clássicos saltos decorados. Super completa, a linha foi pensada para contemplar tanto o dia a dia quanto a noite das fãs de Aquazzura, com modelos mais casuais e outros mais elegantes.

Essa colaboração foi lançada como uma forma de celebração dos 30 anos de carreira de Schiffer. Depois de décadas de experiência nas passarelas, poucas pessoas teriam tamanha conhecimento e bom gosto para compartilhar através de um trabalho tão apurado.

https://www.instagram.com/p/BbAW9AAj2xO/

Além disso, a modelo ícone dos anos 90 lançou também, na época, um livro e uma linha de maquiagem em comemoração às três décadas na passarela.  

Sobre a parceria com a topmodel, o estilista disse que:

“Claudia não só é uma das mulheres mais icônicas do mundo como depois de tantos anos trabalhando nessa indústria também tem um olho incrível para moda”.

O resultado foi muito satisfatório.

“Foi muito emocionante trabalharmos juntos para criar um perfeito guarda-roupas de sapatos que ambos amamos”,

afirmou o designer, que possui um olhar apurado para parcerias de sucesso. A aliança feita com Schiffer foi uma das mais marcantes para a marca, uma vez que ela é uma espécie de musa para Edgardo.

Em entrevista à Footwear News, Schiffer revelou que a colaboração surgiu de uma maneira muito orgânica e natural.  

Batizada de Claudia Schiffer for AQUAZZURA, a parceria foi apresentada oficialmente durante a última semana de moda parisiense. Os modelos-desejo foram disponibilizados para venda através de prateleiras físicas e virtuais de revendedores como Net-a-porter e Saks Fifth Avenue.

Primeira loja no Brasil

A primeira loja no Brasil do estilista Edgardo Osorio foi lançada no dia 22 de outubro de 2018. O luxuoso shopping paulistano Cidade Jardim foi o escolhido para acolher a marca italiana. Essa é a primeira loja da Aquazzura na América do Sul.

https://www.instagram.com/p/BOPwATCAEmk/

Com modelos superconfortáveis, coloridos e elegantes, a marca desembarcou em terras paulistanas para conquistar de vez o coração das brasileiras. “Temos uma importante base de consumidores brasileiros, abrir uma butique no País foi um passo natural”, diz Edgardo.

Um dos fatores mais interessantes acerca da Aquazzura para além dos seus modelos apaixonantes é que cada loja da grife possui um projeto de decoração personalizado, baseado nos elementos culturais do país em que é instalada.

A loja de Nova York, por exemplo, combina tons dourados com colunas e arcos em preto e branco, fazendo uma referência clara aos detalhes internos da catedral Santa Maria Novella, em Florença.

https://www.instagram.com/p/BLwr1_iAYs9/

A loja de São Paulo conta com painéis de madeira e papéis de parede com elementos da Amazônia. As listras pretas e brancas, marca registrada da grife, também estão presentes. Até o fim do ano a unidade deve receber os pares da coleção de resort 2019.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Bolsas Gucci que Ainda Valem o Investimento em 2024

Qual o valor da bolsa mais barata da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…

5 Bolsas Grandes para presentear no Dia das Mães

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…
capa do post sobre dicas de autenticidade de bolsas Prada

4 dicas de autenticidade de bolsas Prada!

A maior dúvida na hora de comprar uma peça de luxo na internet, principalmente em sites second hands, é a sua autenticidade. Atualmente, é normal termos dificuldade em diferenciar as peças de luxo originais, já que as réplicas de grandes marcas infelizmente se tornaram muito comuns. A marca italiana Prada é uma das grifes de…
capa do post sobre best of gucci bags

Gucci irá realizar desfile Cruise em Londres!

A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! Conhecida por seus desfiles em localidades diferentes e nada óbvias, a Gucci…

Bottega Veneta: Decifrando o Significado do Nome da Marca Italiana!

No mundo da moda,as grandes grifes muitas vezes carregam consigo o nome de seus fundadores, como um lembrete de sua herança e legado. No entanto, há uma exceção intrigante a essa regra: a Bottega Veneta. Se você já se perguntou sobre o significado por trás desse nome incomum ou sobre a razão pela qual a…
capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…