O colab foi um grande sucesso!

A grife Peter Pilotto e sua revolução na estamparia digital

A grife britânica Peter Pilotto se tornou reconhecida mundialmente pelas suas estampas digitais vibrantes e pelo uso de tecidos tecnológicos e modernos. Seu trabalho é tão distinto que a marca protagonizou a vanguarda da revolução na estamparia digital.

Em 2018, a grife ganhou ainda mais destaque por ser a escolhida para vestir a princesa Eugenie durante o casamento real.

Confira a seguir a história de Peter Pilotto.

A criação de Peter Pilotto

Peter Pilotto e Christopher De Vos são os estilistas por trás da grife Peter Pilotto, fundada em 2007. Diferente de muitas marcas lideradas por apenas um designer de moda, essa conta com dois designers em sua direção criativa.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

https://www.instagram.com/p/hd9t0WjcJ6/

Pilotto possui descendência austríaca e italiana. O gosto pela moda é uma herança familiar, já que sua família é dona de uma boutique na Áustria que comercializa peças de grandes labels, incluindo Azzedine Alaia.

De Vos, por sua vez, tem descendência belga e peruana. Antes de ingressar na Peter Pilotto, acumulou vasta experiência na indústria de petróleo.

Os artistas se conheceram em 2000, enquanto estudavam na Academia Real de Belas-Artes, uma escola de arte da Antuérpia, na Bélgica. Apesar das origens e experiências diferentes, os dois tinham o amor pela moda em comum, além de interesses em temas como a ciência e natureza.

https://www.instagram.com/p/oVY_ttjcBa/

Após se formar, a dupla seguiu caminhos diferentes. Enquanto Pilotto passou a se dedicar à criação de coleções próprias, De Vos mudou-se para Londres e começou a trabalhar para a grife de Vivienne Westwood.

Pilotto lançou a marca em 2007, com De Vos trabalhando apenas em tempo parcial. Foi nessa época que foi apresentada a primeira coleção feita pela grife, que desde o seu início já chamava a atenção da indústria pelo seu uso da impressão digital, algo não tão comum naquela época.

https://www.instagram.com/p/BGUdWLhjcCE/

https://www.instagram.com/p/BGUdAKMjcBO/

Dessa forma, a Peter Pilotto alcançou sucesso instantâneo entre os críticos, recebendo inclusive o apoio de start-ups e um espaço em Londres para estabelecer seu estúdio, cedido pelo Centre for Fashion Enterprise.

Em 2008, De Vos deixou Westwood para dedicar-se plenamente a nova marca. Juntos, ele e Pilotto desenvolveram a assinatura de seu design e o DNA da grife. Enquanto Pilotto dava uma dedicação especial a tecidos e estampas, De Vos se concentrava na silhueta e no desenho das peças.

https://www.instagram.com/p/BsK8jgZAOfb/

A partir de então, a marca nunca mais parou de crescer. Em 2010, a grife ganhou o Swarovski Emerging Talent Award, do CFDA – Council of Fashion Designers of America.

A marca britânica é vendida atualmente em mais de 50 países, além de abastecer varejistas de luxo como a Net-a-Porter, Dover Street Market, Saks Fifth Avenue e Liberty.

Inovação e originalidade em dose dupla

Ao lançar sua marca em 2007 junto com Christopher de Vos, Peter Pilotto mal sabia que ajudariam a começar uma revolução na estamparia. Ao longo dos anos, a grife lançou diversas tendências com a criação de florais com cores vibrantes, estampas digitais, combinações entre xadrezes e florais, estampas com listras, etc.

https://www.instagram.com/p/BP4xeoClQpp/

Essa injeção de originalidade e inovação foi determinante para o universo fashion, que após décadas de sólidos preto ou cinza, pouco havia explorado esse lado da moda. Foi com essa atitude e ousadia que a Peter Pilotto se tornou um verdadeiro sinônimo de estampas digitais, aliando-as ao seu trabalho de criação de incríveis silhuetas.

A visão da marca sobre o vestuário feminino abrange perspectivas inovadoras e clássicas sobre elegância. A assinatura do duo passa por evoluções constantes, e é explorada a cada estação. Isso faz com que a marca esteja sempre um passo à frente da indústria da moda, adiantando-se a tendências e mantendo sua grife em constante modo de (r)evolução.  

https://www.instagram.com/p/BrFZIUfA4dt/

A dupla mantém sua metodologia inicial de trabalho, com Pilotto dedicando-se aos tecidos e estampas, enquanto que De Vos trabalha com a silhueta e seus designs.  

A cliente da Peter Pilotto é única. É difícil classificá-la acerca de categorias, como idade ou estilo, assim como as próprias roupas da marca, que são amplamente democráticas e agradam públicos diversos.

Arte e moda de mãos dadas

Para a Peter Pilotto, a arte e a moda sempre andaram juntas e de maneira harmônica.

Na coleção de outono-inverno de 2016, a grife exibiu nas passarelas a sua colaboração com o pintor britânico Caragh Thuring.

https://www.instagram.com/p/BKgQ7FQhSzk/

Mais tarde, nesse mesmo ano, a dupla convidou a escultora Francis Upritchard para colaborar em uma coleção lançada exclusivamente na varejista de luxo MatchesFashion.com.

Para a primavera-verão 2017, a dupla lançou uma coleção em celebração ao barroco tropical, com uma viagem através dos Andes e sua cultura e paisagens locais.

Para isso, exploraram a paleta de cores vibrantes explorada pelo arquiteto mexicano Luis Barragán, desde as cores quentes até os afrescos desbotados pelo sol. Essa não foi a primeira vez que uma marca do mundo fashion fez uso da linguagem mística de Barragán como uma espécie de idioma, brincando de maneira furtiva com geometrias, cores e texturas.

Parceria com a Kipling

Os estilistas da Peter Pilotto se uniram à icônica marca de bolsas Kipling em 2010, para criar uma coleção-cápsula que deu o que falar com seu tema cósmico e futurista.

Isabelle Cheron, diretora de criação da Kipling, compartilha da paixão pela impressão digital que fez da Peter Pilotto o que a marca é hoje.

Na época do lançamento da coleção, a dupla de designers disse à Vogue:

“Quando começamos a desenvolver as estampas para esta coleção, pensamos em um viajante intergalático, uma espécie de nômade do mundo exterior que está explorando e descobrindo”.

A coleção era composta por bolsas de ombro, mochilas e carteiras, tudo com estampas galácticas, especialmente projetadas por Pilotto. Todas as peças foram complementadas, é claro, com o macaquinho que é marca registrada da Kipling. No total, foram lançados 11 itens em duas estampas.    

No Reino Unido, a coleção foi lançada exclusivamente pela Selfridges, cadeia de lojas de departamento. Aqui no Brasil foram lançados apenas cinco produtos: duas bolsas, uma mochila, necessaire e carteira.

A noiva do ano

Como já é sabido, sempre que há um casamento real há enormes expectativas sobre qual será o estilista escolhido para fazer o vestido da noiva. No caso da Princesa Eugenie, foram dois estilistas escolhidos: os designers responsáveis pela grife Peter Pilotto.  

Um legítimo vestido Peter Pilotto foi escolhido para compor o look da Princesa Eugenie, o que fez com que os flashs e olhos de todo o mundo se voltassem à marca britânica.

https://www.instagram.com/p/Bo1rKtiAxgr/

Eugenie casou-se com Jack Brooksbank na Capela St. George, no Castelo de Windsor em 12 de outubro de 2018, após oito anos de namoro e um noivado celebrado no início deste ano.

Muitos esperavam que ela usasse um vestido Erdem ou de Vivienne Westwood, marcas britânicas que ela já havia sido fotografada vestindo antes. No entanto, Eugenie surpreendeu a todos ao escolher uma marca menos conhecida da London Fashion Week.

https://www.instagram.com/p/Bo1pcmhAivd/

https://www.instagram.com/p/Bo3-Sb3Avq-/

Esse foi o segundo casamento do ano celebrado pela coroa britânica. O primeiro foi o de Meghan Markle, Duquesa de Sussex, e do Príncipe Harry, que também se casaram meses antes na Capela St. George.

Eugenie é filha de Sarah Ferguson, Duquesa de Iorque, com Andrew, o caçula da Rainha Elizabeth, e ocupa o nono lugar na linha de sucessão ao trono.

A escolha de Eugenie por um vestido feito pelos estilistas da Peter Pilotto deve se converter em muito reconhecimento para a grife britânica daqui pra frente. E você, o que achou da escolha de Eugenie? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…