Prada une forças com UNESCO para iniciativa de preservação
A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos.
Empresas de moda, principalmente do ramo de luxo, têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas produções tenham menor impacto no meio ambiente (tendo em conta que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta).
A Prada é uma das marcas mais comprometidas em ter um futuro mais sustentável. Ela vêm tomando ações importantes que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade, como ter abolido o uso de pele animal de todas as suas criações.
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A mais nova iniciativa da casa de moda italiana é uma parceria com a UNESCO que tem como objetivo sensibilizar crianças sobre a proteção da água. Confira mais detalhes abaixo:
Prada x UNESCO
A nova iniciativa do grupo de luxo italiano foi lançada na última terça-feira, 24 de Janeiro, na cidade de Veneza. Ela tem como objetivo “promover a educação para a preservação do mar e seus recursos” e faz parte de um projeto iniciado no ano de 2019 com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Para o lançamento, crianças foram convidadas a descobrir os segredos da lagoa de Veneza em um vaporetto azul-turquesa do Sea Beyond.
Após ter se dirigido, nos últimos anos, a estudantes do ensino secundário de todo o mundo, o projeto Sea Beyond dirige-se agora a crianças dos 3 aos 5 anos, através do programa educacional“Kindergarten of the Lagoon”. A Prada escolheu então o Dia Internacional da Educação para levar cerca de trinta jornalistas à ilha de Torcello, em frente a Veneza, para assistir aos primeiros workshops organizados pela UNESCO com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a vida selvagem, a natureza e o ecossistema da lagoa.
Cerca de 120 crianças foram selecionadas de seis jardins de infância localizados em Veneza e nas localidades limítrofes, “algumas das quais nunca tinham posto os pés na lagoa”, afirmam os organizadores. O município de Veneza ajudou na logística do lançamento, nomeadamente disponibilizando um elétrico e um vaporetto, enquanto a Fundação Emilia Bosis acolheu as atividades das crianças. Até junho estão previstos dez passeios e outras aulas serão realizadas na escola nas turmas escolhidas.
![Campanha da iniciativa "Kindergarten at the Lagoon" da Prada e UNESCO. (Foto: Reprodução/Instagram @prada)](https://blog.etiquetaunica.com.br/wp-content/uploads/2023/01/campanha-kindergarten-at-the-lagoon-260123.jpg)
“Vamos orientar as crianças numa viagem de observação. É fundamental que criem uma consciência ecológica. Em segundo lugar, vamos falar sobre o impacto do homem no planeta, sempre através do ecossistema da lagoa.,” disse Francesco Santoro, coordenadora do programa de Educação para o Oceano da UNESCO
O projeto foi financiado pela Prada por meio do programa “Re-Nylon”, o qual fabrica todos os seus produtos, desde o final de 2021, no seu icônico nylon preto usando fios regenerados resultantes da reciclagem de resíduos plásticos, desde restos de carpetes até redes de pesca recolhidas nos oceanos.
![Barco da Sea Beyond. (Foto: Reprodução/Instagram @prada)](https://blog.etiquetaunica.com.br/wp-content/uploads/2023/01/barco-sea-beyond-veneza-260123.jpg)
“Financiamos os projetos Sea Beyond destinando-lhes um percentual das vendas geradas pelas nossas coleções Re-Nylon. Isso prova que a sustentabilidade também pode ser sustentável do ponto de vista financeiro. Essa coleção de prêt-à-porter, de bolsas e sapatos em nylon 100% reciclado representam uma parte significativa do nosso volume de negócios. Graças a este projeto, também atraímos muitos jovens para as nossas lojas. É um sucesso comercial.
O Sea Beyond projeta-se a longo prazo com o objetivo de educar as gerações futuras nas temáticas do desenvolvimento sustentável. Escolhemos Veneza para iniciar esta nova componente porque é o símbolo do mar por excelência. Temos também a nossa Fundação e é aqui que fica a sede da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. A ideia é desenvolver este novo programa em outras cidades e países.” conta Lorenzo Bertelli, diretor de responsabilidade social das empresas Prada.
Através do projeto, o Grupo Prada ainda pretende lançar um programa de formação através do aplicativo “AWorld” junto de seus 14.000 colaboradores. Bertelli lembrou ainda que a Sea Beyond é uma plataforma aberta a todos e que em breve mais uma casa de luxo se juntará ao programa. Além disso, a empresa deverá anunciar em breve um aumento nos investimentos para apoiar este tipo de projeto.
O que achou desta nova iniciativa da Prada? Nos conte nos comentários!