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Prada une forças com UNESCO para iniciativa de preservação

A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos.

Empresas de moda, principalmente do ramo de luxo, têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas produções tenham menor impacto no meio ambiente (tendo em conta que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta).

A Prada é uma das marcas mais comprometidas em ter um futuro mais sustentável. Ela vêm tomando ações importantes que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade, como ter abolido o uso de pele animal de todas as suas criações.

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A mais nova iniciativa da casa de moda italiana é uma parceria com a UNESCO que tem como objetivo sensibilizar crianças sobre a proteção da água. Confira mais detalhes abaixo:

Prada x UNESCO

A nova iniciativa do grupo de luxo italiano foi lançada na última terça-feira, 24 de Janeiro, na cidade de Veneza. Ela tem como objetivo “promover a educação para a preservação do mar e seus recursos” e faz parte de um projeto iniciado no ano de 2019 com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. Para o lançamento, crianças foram convidadas a descobrir os segredos da lagoa de Veneza em um vaporetto azul-turquesa do Sea Beyond.

Após ter se dirigido, nos últimos anos, a estudantes do ensino secundário de todo o mundo, o projeto Sea Beyond dirige-se agora a crianças dos 3 aos 5 anos, através do programa educacional“Kindergarten of the Lagoon”. A Prada escolheu então o Dia Internacional da Educação para levar cerca de trinta jornalistas à ilha de Torcello, em frente a Veneza, para assistir aos primeiros workshops organizados pela UNESCO com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a vida selvagem, a natureza e o ecossistema da lagoa.

Cerca de 120 crianças foram selecionadas de seis jardins de infância localizados em Veneza e nas localidades limítrofes, “algumas das quais nunca tinham posto os pés na lagoa”, afirmam os organizadores. O município de Veneza ajudou na logística do lançamento, nomeadamente disponibilizando um elétrico e um vaporetto, enquanto a Fundação Emilia Bosis acolheu as atividades das crianças. Até junho estão previstos dez passeios e outras aulas serão realizadas na escola nas turmas escolhidas.

Campanha da iniciativa "Kindergarten at the Lagoon" da Prada e UNESCO. (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Campanha da iniciativa “Kindergarten at the Lagoon” da Prada e UNESCO. (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

“Vamos orientar as crianças numa viagem de observação. É fundamental que criem uma consciência ecológica. Em segundo lugar, vamos falar sobre o impacto do homem no planeta, sempre através do ecossistema da lagoa.,” disse Francesco Santoro, coordenadora do programa de Educação para o Oceano da UNESCO

O projeto foi financiado pela Prada por meio do programa “Re-Nylon”, o qual fabrica todos os seus produtos, desde o final de 2021, no seu icônico nylon preto usando fios regenerados resultantes da reciclagem de resíduos plásticos, desde restos de carpetes até redes de pesca recolhidas nos oceanos.

Barco da Sea Beyond. (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Barco da Sea Beyond. (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

“Financiamos os projetos Sea Beyond destinando-lhes um percentual das vendas geradas pelas nossas coleções Re-Nylon. Isso prova que a sustentabilidade também pode ser sustentável do ponto de vista financeiro. Essa coleção de prêt-à-porter, de bolsas e sapatos em nylon 100% reciclado representam uma parte significativa do nosso volume de negócios. Graças a este projeto, também atraímos muitos jovens para as nossas lojas. É um sucesso comercial.

O Sea Beyond projeta-se a longo prazo com o objetivo de educar as gerações futuras nas temáticas do desenvolvimento sustentável. Escolhemos Veneza para iniciar esta nova componente porque é o símbolo do mar por excelência. Temos também a nossa Fundação e é aqui que fica a sede da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO. A ideia é desenvolver este novo programa em outras cidades e países.” conta Lorenzo Bertelli, diretor de responsabilidade social das empresas Prada.

Através do projeto, o Grupo Prada ainda pretende  lançar um programa de formação através do aplicativo “AWorld” junto de seus 14.000 colaboradores. Bertelli lembrou ainda que a Sea Beyond é uma plataforma aberta a todos e que em breve mais uma casa de luxo se juntará ao programa. Além disso, a empresa deverá anunciar em breve um aumento nos investimentos para apoiar este tipo de projeto.

O que achou desta nova iniciativa da Prada? Nos conte nos comentários!

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