Os destaques da semana de alta-costura 2023
A semana de alta costura terminou hoje (26/01/2023) e trouxe muito surrealismo e polêmicas. Os desfiles em sua maioria foram marcantes e não convencionais, com grandes histórias por trás e peças que chamaram atenção da crítica. Separamos os desfiles que mais marcaram essa temporada de alta-costura contando um pouco da história e as percepções sobre as coleções.
Confira os destaques da semana de alta costura Primavera/Verão 2023:
Viktor & Rolf
Um desfile de moda nunca foi tão divertido após a apresentação da coleção da Viktor & Rolf. O desfile apresentou 18 modelos de vestidos estilo debutante, com suas saias bufantes de tule e tons pasteis, em uma abordagem não convencional que causou risos entre a plateia. Os vestidos, em sua maioria, foram projetados para fora do corpo, com silhuetas ligeiramente tortas, como um erro de photoshop. Um outro contexto que pode-se fazer alusão ao desfile, são os recursos visuais do telefone, que invertem as imagens sendo possível distorcer os corpos e estruturas, distorcendo o senso de realidade.
A primeira fileira do desfile contou, novamente, com a participação de Doja Cat, que mais uma vez entregou tudo no visual. A cantora transformou cílios postiços em sobrancelhas, bigode e cavanhaque, voltando novamente a atenção para ela após sua aparição no desfile da Schiaparelli. Os internautas ficaram “desapontados” com o look dela para o desfile anterior, por não ter a presença de cílios em sua maquiagem, então eles queriam cílios e ela deu
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Valentino
A coleção “Le Club Couture” trouxe ideias clássicas em modelos ousados para a alta costura esse ano. Com muitas plumas e babados, a coleção de Pierpaolo Piccioli era brilhante e divertida. As modelos usavam camisas sociais com gravatas, combinadas juntamente a calcinhas com laços enormes. Entre cortes retos e amplos, os modelos alternavam-se entre eles com peças mais despojadas com muita cor e brilho.
A cor que predominou o desfile de outono em 2022, foi o Valentino PP Pink, que não ficou de foa e também teve sua aparição no desfile esse ano. Mas ao invés dos looks monocromáticos, ele veio como ponto de cor nos acessórios como cinto, luva, meias e no sapatos. O desfile da Valentino contou com diversas aparições de celebridades como Sam Smith, Anne Hathaway, Doja Cat, Dove Cameron e Charli XCX.
Chanel
O desfile da Chanel, trouxe cores lúdicas e criaturas mitológicas na passarela. O antigo apartamento de Gabrielle Chanel, na Rue Canbom em Paris, foi restaurado por Jacques Grange em 2021, 50 anos após a sua morte, e serviu como fonte de inspiração para a diretora criativa Virginie Viard criar a coleção. O imóvel possui diversos objetos e esculturas de animais como leões, pássaros e camelos, que tiveram sua interpretação em esculturas gigantes feitas de material reciclável por Xavier Veilhan.
Nas roupas o branco foi predominado, os conjuntos de tweed clássicos bem estruturados e colados ao corpo, contaram com bordados e rendas representando a excepcionalidade da alta-costura. O desfile se encerrou com o tradicional vestido de noiva com saia curta, braços descobertos, gravata de borboleta e andorinhas bordadas na renda.
Armani Privé
A inspiração de Giorgio Armani neste desfile, foram os arlequins, com suas formas e cores, tomaram conta do cenário e das roupas. Nos modelos é possível ver a própria interpretação dos Arlequins para o estilista, com estampas geométricas e o xadrez marcante na coleção, ao invés das marcantes cores dos arlequins, vieram cores como o verde, azul, rosa e lilás. Outra fonte de inspiração para ele foi a Commedia dell’arte, que é uma vertente do teatro renascentista italiano do século XV, que mostrava a arte do improviso entre os atores que contavam histórias de comédia com acrobacias.
A coleção apresentou jaquetas, bem estruturadas, com ombreiras, de modelagem reta porém assimétricas, recortes nas saias e vestidos marcaram presença, principalmente com bastante pele a mostra. As estampas sempre combinada ao contorno preto, assim como os arlequins e os babados, laços e o tecido acetinado também foram explorados no desfile.
Fendi e Robert Wun
Kim Jones trouxe para Fendi a leveza da lingerie para as ruas, tendo novamente a moda de “ficar em casa” retratada nos desfiles, mas dessa vez, presentes na primavera/verão 2023. Modelos de vestidos longos, com a leveza das roupas intimas, trouxe a sensualidade e a transparência nas peças acompanhado de cores pálidas. O drapeado e a presença de rendas nas coleções marcaram a semana de desfiles para alta-costura. A primeira fila do desfile da Fendi, contou com celebridades como a Rita Ora, Courtney Love, Shalom Harlow e Amber Valletta.
O último desfile que encerrou a semana, foi a marca do estilista Robert Wun. Nascido em Hong Kong, ele lançou sua marca em 2014 e estreou hoje na alta-costura desfilando como estilista convidado. A presença futurista e estruturas marcantes em suas peças, fazem o desfile de Wun um verdadeiro show, sua peças fluidas, plissados, cores intensas e o surrealismo nas peças, fechou a semana com chave de ouro.
Outro desfile marcante que fizemos um post exclusivo foi o da Schiaparelli. Para você, qual desfile mais te marcou?