Mulheres a frente de grandes marcas nacionais
Hoje é dia 8 de março, dia internacional das mulheres. Uma data muito importante para a humanidade pois comemora a força, igualdade e a luta que as mulheres tiveram para exercer funções básicas na sociedade, como votar por exemplo.
Nos dias atuais as mulheres vêm ocupando grandes espaços no mercado de trabalho e ainda estando a frente de diversas marcas. Reunimos algumas mulheres empreendedoras nacionais para nos inspirarmos nas ideias.
Confira, Mulheres a frente de grandes marcas nacionais:
Patricia Bonaldi
Nascida em Uberlândia, Patricia trancou sua faculdade porque sabia que sua vida estava no mundo da moda. Iniciou sua carreira fazendo alguns modelos para as mulheres de sua cidade. Com o tempo, sua marca passou a ficar conhecida cada vez mais e não parou de crescer até hoje.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
A primeira loja foi a Patricia Bonaldi logo após 2002, quando criou sua primeira coleção própria. A PatBo, veio dez anos mais tarde, em 2012, surgindo a partir da necessidade da estilista de encarar novos desafios. E foi ela a responsável em fazer com que ela ganhasse reconhecimento em território nacional.
A marca traz as ideias mais ousadas da estilista homônima, e começam a ganhar forma em peças que incorporam e fazem tendência, a partir da mesma essência do fazer à mão e bordados.
Flavia Aranha
Pioneira quando o assunto é slow fashion no Brasil, Flavia Aranha segue a risca as questões de sustentabilidade em sua marca. Flavia estudou moda na renomada faculdade Santa Marcelina e trabalhou na indústria convencional de moda por longos 5 anos.
Foi trabalhando para uma grande marca que ela pode viajar para a Índia e China, lá viu como era a realidade do trabalho têxtil injusto nesses países. Ela decidiu se demitir da marca e tirar um ano sabático na Índia e Canadá, foi lá que aprendeu a técnica de tingimento natural que virou a marca registrada de suas roupas.
Apaixonada pelo trabalho manual desde criança, abriu sua marca em 2010 e suas roupas utilizam algodão com tingimento natural através de frutas, verduras e plantas. Além da sustentabilidade com a matéria prima e processos que as peças de roupas vão percorrer, ela se preocupa com a mão de obra que é responsável pela confecção de suas coleções.
A Flavia Aranha foi a primeira marca brasileira a receber o selo B de sustentabilidade e que cresce cada vez mais com a ascensão do slow fashion. Além disso, a marca já exporta roupas para países como Áustria, Alemanha, Suíça e Japão, mas exportando com moderação para manter a moda artesanal e minimalista de qualidade.
Bianca Andrade
Quando o assunto é mundo da beleza, não temos como não citar a Bianca Andrade, empreendedora da sua linha de maquiagem e auto cuidado, Boca Rosa Beauty. Sua trajetória começa com 16 anos de idade, quando ela escrevia em seu blog e criou um canal no Youtube, ambos com o mesmo nome “Boca Rosa”.
Seu canal começou a crescer e em 2013 ela até foi convidada para participar do programa da Ana Maria Braga. Em 2018 ela resolveu inovar no mundo dos cosméticos em parceria com a Payot, assim ela lançou diversos produtos como base, blush, máscara de cílios, no qual ela usou estratégias de marketing bem pensadas e que alavancaram as vendas.
Hoje em dia ela está muito bem estabelecida no mercado com sua marca e virou referência para muitas mulheres quando o assunto é comandar uma grande marca. Atualmente ela já é mãe e segue compartilhando sua vida nas redes sociais.
Nati Vozza
Natália di Rocco Vozza nasceu no dia 22 de Novembro de 1984 na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Cursou moda na Universidade Anhembi Morumbi e trabalhou como vendedora em uma loja de roupas em São Paulo. Após um tempo ela começou a trabalhar na Daslu, que foi sua porta de entrada para querer trabalhar com moda e começar um blog.
Em 2009 ela começou a fazer posts no seu blog Glam4you, criando posts de temas variados como dicas de moda e styling, celebridades, pessoas que ela admirava, etc. Não demorou para que começasse a ganhar leitoras, que começaram a ter curiosidade em quem estava por trás das dicas. Ao começar a compartilhar seus looks na internet ela ganhou milhares de seguidores.
Aproveitando toda a exposição que ganhou com o blog, Nati resolveu realizar um grande sonho seu: abrir sua própria marca. Foi aí então que nasceu a marca byNV, com peças para o dia a dia que conquistaram o coração dos consumidores.
Atualmente, conta com cinco lojas, sendo quatro delas em São Paulo (com a última, uma flagship, sendo inaugurada no bairro dos Jardins em 2020 que conta com 3 andares e 440 m²) e uma em sua cidade natal, Campinas. Desde 2016, seu rendimento deu um salto enorme, sendo de R$100 milhões em 2019 e tinha previsão de crescimento de 80% para 2020. E, recentemente, foi adquirida pelo Grupo Soma, que também é dono de nove marcas, dentre elas a Farm e Animale.
Essas são algumas mulheres a frente de grandes marcas nacionais. Confira também, Mulheres que marcaram o mundo da moda.