capa do post sobre mulheres que marcaram o mundo da moda
|

Mulheres que marcaram o mundo da moda!

Algumas das grandes conquistas das mulheres e do feminismo foram no mundo da moda, como, por exemplo, o direito de usar calças ou até mesmo usar saias mais curtas.

Assim como as importantes mulheres do mundo contemporâneo, aquelas que lutaram por tais direitos marcaram para sempre como a nossa sociedade viu, vê e ainda verá a maneira em que nós nos vestimos. Muito além de roupas, a moda se tornou uma forma de mostrar nossa personalidade e uma forma que muitas encontraram para protestar.

Confiram algumas das mulheres que marcaram o mundo da moda:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu no dia 19 de Agosto de 1883 na pacata vila de Saumur, localizada no interior da França. Filha de Eugénie Jeanne Devolle, uma lavadeira que era solteira quando ela nasceu, e a segunda filha de  Albert Chanel, um vendedor de rua, que comercializava roupas de trabalho e roupas íntimas, Gabrielle ficou órfã de mãe quando tinha apenas 12 anos, vítima de tuberculose.

Quando tinha apenas 13 anos de idade, seu pai resolveu colocá-la junto a sua irmã em um internato católico para moças na cidade de Abauzine, onde ficou até completar 18 anos de idade. Por mais que pudesse permanecer na cidade, decidiu se mudar para uma pensão jovens católicas localizada na cidade de Moulins.

Na pensão, Gabrielle se aperfeiçoou como costureira, além de reencontrar sua tia, Adrienne, irmã mais nova de sua mãe. Em 1903, a dupla foi considerada apta com agulha e linha e foram mandadas para a Maison Grampayre, um ateliê de costura especializado na confecção de enxovais. Quatro anos mais tarde, por volta de 1907, muito cortejada, Chanel começou a fazer suas primeiras aparições no La Rotonde, um “café-concerto” frequentado por oficiais de um regimento de cavalaria estacionado em Moulins. Lá, ela se apresentava como cantora, cantando a música “Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro”, surgindo assim seu apelido, Coco.

Estilista Coco Chanel. (Foto: Reprodução/Glamurama)
Estilista Coco Chanel. (Foto: Reprodução/Glamurama)

Foi através de seu primeiro namorado, Etienne Balsan (que conheceu no café e a inseriu na alta sociedade de Paris), que Gabrielle conheceu o grande amor de sua vida, Arthur Capel, que foi o responsável em ajudá-la à sair do ateliê e abrir sua primeira lojas de chapéus em 1910.

O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade. No começo de sua carreira na moda, vendia elegantes chapéus femininos e acessórios. A loja era localizada na região da Balsan, ponto de encontro de burgueses e políticos franceses, o que deu grande vantagem e oportunidade para Gabrielle vender seus sofisticados chapéus.

Com um estilo simples, sem adorno e flores, seus chapéus conquistaram as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Chanel gostava de ousar em seus trajes, misturando peças femininas e masculinas, o que incomodava os homens da sociedade (e fato que a incentivou a se dedicar à costura). Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios, e a ajudou a comprar um imóvel no prestigiado endereço 21 Rue Cambon.

 Coco Chanel. (Foto: Reprodução/Vogue Brasil)
Coco Chanel. (Foto: Reprodução/Vogue Brasil)

Suas peças com corte simples encantaram as mulheres, e, em 1913 (antes da Primeira Guerra Mundial) inaugurou duas boutiques simultaneamente em Deauville e em Paris. Nesta época, a estilista começou a confeccionar roupas esportivas femininas como, por exemplo, blusas com golas rolês, que tinham inspiração nos marinheiros e eram feitas de malha e tricô.

Dois anos mais tarde, em 1915, abriu seu primeiro ateliê de Alta Costura, e, em 1918, se fixou definitivamente no número 31 da Rue Cambon, onde a loja está até hoje. Coco revolucionou o mundo da moda do Século XX ao libertar as mulheres de faixas e corpetes apertados em saias de babados, fazendo com que elas se sentissem poderosas e livres usando roupas mais simples e práticas.

Coco Chanel. (Foto: Reprodução/Pajaris)
Coco Chanel. (Foto: Reprodução/Pajaris)

Ao decorrer das décadas, a estilista francesa foi responsável por inúmeros modelos de vestuário que são icônicos até hoje, como peças em jérsei, cardigãs, tailleurs em tweed, saias plissadas, vestidos em cortes retos em sem mangas, e, é claro, o famoso vestido pretinho básico. Além de revolucionar o mundo dos acessórios com a sofisticada bolsa flap com alças, que deixava os braços das mulheres livres.

Com um estilo chique e minimalista, Chanel foi pioneira e visionária em diversos aspectos da moda feminina e suas criações foram inovadoras e se tornaram peças clássicas nos dias de hoje.

Audrey Hepburn

Audrey Kathleen Hepburn-Ruston, popularmente conhecida como Audrey Hepburn,  nasceu no dia 4 de Maio de 1929 na comuna de Ixelled, Bruxelas, Bélgica. Teve uma infância protegida e privilegiada, viajando por diversos países por conta do trabalho de seu pai, o que fez com que aprendesse seis idiomas: neerlandês, inglês, alemão, francês, espanhol e italiano.

Após seu pai deixar a família repentinamente (que na época morava em Linkebeek, Bruxelas) em 1935, Audrey e sua mãe se mudaram para Kent, Inglaterra, onde foi educada em uma pequena escola privada em Elham. Em 1939, após a Grã-Bretanha declarar guerra contra a Alemanha, sua mãe a transferiu para Arnhem, Holanda, na esperança de que, tal-qualmente acontecera na Primeira Guerra Mundial, os Países Baixos continuassem neutros e fossem poupados de um ataque alemão

Na cidade holandesa, a belga frequentou o Conservatório de Arnhem de 1939 a 1945, onde teve aulas de balé durante os últimos anos de internato, após isso, continuou treinando em Arnhem sob a tutela de Winja Marova, tornando-se sua “aluna estrela”. Com o final da guerra em 1945, Audrey se mudou com a mãe para Amsterdã, cidade que havia sido menos deteriorada e que sempre manteve-se como um destacado centro cultural.

Foto: Reprodução/Instagram @hepburnsmagic.
Foto: Reprodução/Instagram @hepburnsmagic.

Sua estréia no cinema foi em 1948, quando interpretou uma aeromoça em “Dutch in Seven Lessons”, um filme de viagem educacional feito por Charles van der Linden e Henry Josephson. No mesmo ano, mudou-se para Londres com a mãe depois de ter ganho uma bolsa de estudos no Ballet Rambert. Ela sustentou-se com o trabalho a tempo parcial como modelo. Depois que Rambert lhe disse que, apesar de seu talento, sua estatura e constituição fraca (o resultado da desnutrição em tempo de guerra) tornariam inatingível o status de bailarina principal; Hepburn, portanto, decidiu concentrar-se em atuar.

Após pequenas participações em diversos filmes, Audrey estrelou na Broadway na peça “Gigi”, depois de ter sido descoberta pela romancista francesa Colette, em cujo trabalho o espetáculo foi baseado. O estrelato veio depois de ter interpretado o papel principal no longa “Férias em Roma” em 1953, o qual lhe rendeu inúmeros prêmios como o Oscar, Bafta e Globo de Ouro de Melhor Atriz, tornando-se a primeira atriz a vencer os prêmios supracitados em uma única performance.

Após isso, Audrey não parou de trabalhar e sua fama foi apenas aumentando, estrelou a peça “Ondine” e os filmes e seriados televisivos “Sabrina”, “Cinderela em Paris”, “Guerra e Paz”, “Histórias de uma Freira”, “My Fairy Lady”, entre muitos outros. Porém, o papel o qual ficou mundialmente conhecida foi o de Holly Golightly no clássico “Bonequinha de Luxo”.

Foto: Reprodução/Instagram @hepburnsmagic.
Foto: Reprodução/Instagram @hepburnsmagic.

Além de ser reconhecida por seu talento e por sua beleza clássica e angelical, Audrey ganhou grande destaque no mundo da moda por seu estilo simples, porém muito sofisticado. Ela se tornou musa e uma grande amiga do icônico estilista francês Hubert de Givenchy, fato que fez com que fosse referência e uma grande inspiração para milhares de mulheres até hoje.

Miuccia Prada

A moda sempre esteve presente na vida de Miuccia Prada, já que a mesma é neta de Mario Prada, um dos fundador da luxuosa marca Prada.

Mario e seu irmão, Martino, fundaram a marca no ano de 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (irmãos Prada em italiano). Os irmãos abriram sua primeira loja na prestigiada Galleria Vittorio Emanuele II em 1913, onde vendiam e produziam exclusivos acessórios de luxo, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couros especiais e diferenciados, como couro de leão marinho, que era importado da Inglaterra.

A marca ficou conhecida por seus artigos de alta qualidade e luxo e, já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.

Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia.
Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia.

Antes de ingressar no mundo da moda, Miuccia cursou Ciências Políticas na Universidade de Milão. Ingressou na marca da família (que tinha sua mãe, Luiza Prada como sucessora de Mario) nos anos 80, no departamento de acessórios, onde atualizou o design de toda a linha e também criou uma linha de mochilas confeccionada em nylon (ideia inovadora na marca, já que utilizavam apenas couro em suas peças).

Sua primeira coleção feminina para a Prada foi desfilada em 1988 e foi um sucesso de crítica. Em 1993, lançou a Miu Miu como uma segunda linha da Prada, que tinha como inspiração o seu próprio guarda roupa, além de possuir um estilo jovial e moderno.

Estando à frente da empresa, Miuccia a transformou em um império da moda e a consolidou como uma das referências no setor de luxo. Sua carreira é marcada por sua criatividade e pela busca do diferencial e inovador em suas criações.

Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia.
Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia.

Marilyn Monroe

Norma Jeane Baker, conhecida popularmente como Marilyn Monroe nasceu no dia 1º de Junho de 1926 em Los Angeles, Estados Unidos.

Marilyn teve uma infância conturbada, com sua mãe se internando frequentemente em instituições mentais e passando por diversos lares adotivos ao longo dos anos até se casar, aos 16 anos de idade, com seu vizinho.

Enquanto trabalhava em uma fábrica de munições na Califórnia, Norma foi descoberta por uma fotógrafa, que se encantou com ela por ser “fotogênica naturalmente”, começando assim sua carreira de modelo. A carreira de atriz começou em 1946, quando tinha apenas 20 anos de idade e que se divorciou, ao assinar um contrato com a 20th Century Fox e pintar seu cabelo de loiro e adotar o nome artístico de Marilyn Monroe.

Foto: Reprodução/Instagram @marilyn_marlon.
Foto: Reprodução/Instagram @marilyn_marlon.

Após pequenas participações e papéis secundários em filmes, o estrelato veio com o filme Niagara de 1953, onde interpretou uma esposa adúltera que se alia ao amante para matar o marido. Após isso, Marilyn se tornou a queridinha de Hollywood, atuando em diversos filmes como Bus Stop, The Prince and the Show Girl e Some Like Hot.

A atriz não era conhecida apenas por seu talento, mas também por sua beleza e principalmente por seu estilo, influenciando inúmeras mulheres na época e até mesmo nos dias atuais. Uma de suas cores favoritas de usar era o branco, que enfatizavam seus cabelos loiros, seus looks tinham um grande papel na sua imagem de estrela, sendo muitas vezes bem reveladores.

Foto: Reprodução/Instagram @realinfinitemarilynmonroe.
Foto: Reprodução/Instagram @realinfinitemarilynmonroe.

Diane Von Furstenberg

Diane Simone Michelle Halfin nasceu no dia 31 de dezembro de 1946 na cidade de Bruxelas, sua família de classe média-alta era judia e sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Antes de se tornar estilista, Diane foi princesa, quando casou-se com o príncipe Egon von Furstenberg, descendente de uma família alemã, aos 18 anos.

Em 1969, mudou-se para Nova Iorque com o marido, fato que mudou sua vida para sempre. Apesar de ser de uma classe alta e não ter necessidade de trabalhar, Diane desenhou uma coleção de vestido de jersey por hobby no ano de 1972 e seu talento foi elogiado pela lendária editora da Vogue, Diana Vreeland.

No ano seguinte, ao criar o icônico Wrap Dress (vestido envelope em tradução livre), que era confeccionado em jersey de algodão, cruzado na altura dos seios e fechado por um laço na cintura. O modelo rapidamente se tornou um sucesso entre as mulheres americanas, sendo usado desde mães de classe média à atrizes de Hollywood.

Foto: Reprodução/Instagram @therealdvf.
Foto: Reprodução/Instagram @therealdvf.

Diane era tão bem sucedida, que no ano de 1976, vendia 25 mil peças por semana. Seu slogan “Sinta-se como uma mulher, vista-se como uma mulher” se tornou referência de sua marca (que tinha como nome suas iniciais, DVF) e o wrap dress o must-have da temporada.

Apesar de ter tido um sucesso estrondoso nos anos 70, Diane deu uma pausa na carreira e mudou-se para Paris em 1985, onde trabalhou como editora. A estilista belga então retornou para os Estados Unidos onde fez sucesso com vendas pela televisão da linha de roupas Silk Assets no ano de 1992. Foi apenas no ano de 1997 que Diane voltou com sua marca (agora batizada com suas iniciais, DVF) e continua até hoje a ter grande êxito globalmente.

A estilista possui um estilo democrático e feminino, que valoriza todos os tipos de silhuetas, transmitindo feminilidade e sensualidade em suas peças.

Foto: Reprodução/Instagram @therealdvf.
Foto: Reprodução/Instagram @therealdvf.

Estas são apenas algumas das incríveis mulheres que marcaram o mundo da moda, seja com designs inovadores ou como um marco de estilo. Qual a sua favorita? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre desfile da dior em nova iorque

Tudo sobre o desfile da Dior em Nova Iorque!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Os Embaixadores da Bottega Veneta: Quem São e Qual o seu Papel?

A Bottega Veneta, sob a direção criativa do designer Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento. Fundada  em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a grife italiana tem uma abordagem que a diferencia de outros nomes famosos no setor de luxo. Com um estilo caracterizado…
capa do post sobre peças clássicas da Chanel

As peças icônicas da Chanel que são atemporais

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de presentes de luxo para sua mãe

4 Presentes de luxo para presentear sua mãe!

Comemorado no segundo domingo do mês de maio (neste ano no dia 12 de Maio), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas. Este é o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao…