capa do post sobre dia da mulher
|

Dia Internacional das Mulheres: Significado e Igualdade

É comemorado hoje, 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher. Esta é uma datas comemorativas mais importantes atualmente. Ela é marcada pela luta das mulheres por seus direitos e também pela igualdade de gênero.

Mas também homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação no decorrer da história.

Mas, você conhece a história por trás desta data tão importante e sobre a luta feminina por direitos e sua importância?

História

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Com jornadas de trabalhos extremamente longas que duravam 15h diárias e salários medíocres que foram  introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Um ano mais tarde, em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. Ela tinha como objetivo honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Protesto de mulheres pela paz e igualdade em 1970 na cidade de Nova Iorque. (Foto: Reprodução/Time.com)
Protesto de mulheres pela paz e igualdade em 1970 na cidade de Nova Iorque. (Foto: Reprodução/Time.com)

Com a Primeira Guerra Mundial eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e dois anos mais tarde o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

A Luta por Direitos Igualitários

Por séculos, as mulheres vêm lutando para poderem ter direitos e que eles sejam igualitários ao dos homens. A sua história é marcada por uma série de desigualdades que começou com um ato muito simples: o de estudar. Elas só foram permitidas a frequentar o ambiente escolar em 1827 por conta da Lei Geral – promulgada em 15 de outubro daquele ano – onde foram autorizadas a ingressar nos colégios e poderem estudar além da escola primária, algo que os homens já podiam fazer muito tempo antes.

Algumas décadas mais tarde, apenas em 1879 as portas das universidades foram abertas à presença feminina. Mas isso não impediu que o machismo estrutural da sociedade continuasse oprimindo as mulheres que queriam estudar e realizarem seus objetivos, o preconceito ainda foi um mal muito presente na vida das jovens estudantes daquela época.

Outro ponto na história da luta de direitos femininos que foi muito importante foi o ganho do direito ao voto. Graças ao movimento sufragista feminino e inúmeros protestos, o sufrágio feminino foi garantido pelo primeiro Código Eleitoral brasileiro em 1932, o que foi uma vitória para as mulheres que pleiteavam o direito ao voto desde a Constituinte de 1891.

Mulheres Sufragistas em protesto por igualdade. (Foto: Reprodução/Britannica.com)
Mulheres Sufragistas em protesto por igualdade. (Foto: Reprodução/Britannica.com)

Outros direitos conquistados através dos anos foram: poder portar um cartão de crédito, criação da delegacia da mulher e leis que protegem as mulheres de abusos, a lei de divórcio e, uma das mais importantes de todas: A Constituição Brasileira passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens apenas em 1988, onde as mulheres passaram a ser vistas pela legislação brasileira como iguais aos homens, sendo incluídas como cidadãs com os mesmos direitos e deveres dos homens.

Isto mostra o quanto tempo e a luta árdua que as mulheres tiveram para conseguir direitos básicos como estudo, voto e ser vista como igualitária ao homem.

Importância de apoiar os direitos femininos e a igualdade

Ainda que a Constituição tenha garantido a Igualdade de Gênero, a realidade se mostra contrária, quando mulheres ainda deixam de ser contratadas pelo gênero, ou quando os espaços de poder continuam sendo ocupados, em sua maioria, por homens, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal, tanto instituições públicas quanto privadas. Também observa-se a desigualdade de gênero quando a mulher continua sendo a principal responsável pela criação dos filhos, dos cuidados com os idosos e das pessoas com deficiência, e pelo cuidado da casa, tendo muitas vezes jornadas diárias exaustivas em função disso.

Tendo esta perspectiva, é importante não apenas mulheres lutarem pelos seus próprios direitos, mas também ter o apoio de todos e que seja reconhecido que ainda há uma desigualdade de gêneros e que o público feminino ainda continua lutando por direitos básicos, pelo combate à violência, maior representatividade política, e que é o grupo da sociedade mais vulnerável atualmente.

Capa do post sobre mulheres à frente de grandes marcas

O Etiqueta Única gostaria de parabenizar todas as mulheres por este dia tão especial e importante! Parabéns por sua força!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Foto: Reprodução/Instagram @baumundpferdgarten

5 Tendências da Semana de Moda de Copenhagen!

A Semana de Moda de Copenhagen vem ganhando muito destaque nos últimos anos e se tornando uma das principais do calendário da moda. Ela está ficando conhecida por grande envolvimento com a sustentabilidade, não apenas em sua realização, mas igualmente com requisitos sustentáveis que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações, lançando…
capa do post de top modelos de tote bags

Os Top modelos de Tote Bags!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre o impacto do resale

O Impacto do Mercado Resale

O mercado de secondhand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de luxo…

Chanel aumenta seus preços na Europa!

Uma das marcas mais tradicionais do planeta, a Chanel está presente no mercado de moda há mais de 100 anos e é responsável por inúmeras peças que são icônicas até hoje, graças a genialidade de sua fundadora, Gabrielle Chanel. Coco Chanel (como é conhecida por todos) criou diversos modelos de roupas e acessórios que foram…
capa do post de motivos para desapegar com o etiqueta unica

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…