capa post dia das mulheres
|

Dia Internacional das Mulheres: Significado e Igualdade

É comemorado hoje, 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher, uma datas comemorativas mais importantes dos dias atuais. Ela é marcada pela luta das mulheres por seus direitos e também pela igualdade de gênero.

Mas também homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação no decorrer da história.

Mas, você conhece a história por trás desta data tão importante e sobre a luta feminina por direitos e sua importância?

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

História

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. Com jornadas de trabalhos extremamente longas que duravam 15h diárias e salários medíocres que foram  introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

Um ano mais tarde, em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. Ela tinha como objetivo honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Protesto de mulheres pela paz e igualdade em 1970 na cidade de Nova Iorque. (Foto: Reprodução/Time.com)
Protesto de mulheres pela paz e igualdade em 1970 na cidade de Nova Iorque. (Foto: Reprodução/Time.com)

Com a Primeira Guerra Mundial eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra – em um protesto conhecido como “Pão e Paz” – que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e dois anos mais tarde o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

A Luta por Direitos Igualitários

Por séculos, as mulheres vêm lutando para poderem ter direitos e que eles sejam igualitários ao dos homens. A sua história é marcada por uma série de desigualdades que começou com um ato muito simples: o de estudar. Elas só foram permitidas a frequentar o ambiente escolar em 1827 por conta da Lei Geral – promulgada em 15 de outubro daquele ano – onde foram autorizadas a ingressar nos colégios e poderem estudar além da escola primária, algo que os homens já podiam fazer muito tempo antes.

Algumas décadas mais tarde, apenas em 1879 as portas das universidades foram abertas à presença feminina. Mas isso não impediu que o machismo estrutural da sociedade continuasse oprimindo as mulheres que queriam estudar e realizarem seus objetivos, o preconceito ainda foi um mal muito presente na vida das jovens estudantes daquela época.

Outro ponto na história da luta de direitos femininos que foi muito importante foi o ganho do direito ao voto. Graças ao movimento sufragista feminino e inúmeros protestos, o sufrágio feminino foi garantido pelo primeiro Código Eleitoral brasileiro em 1932, o que foi uma vitória para as mulheres que pleiteavam o direito ao voto desde a Constituinte de 1891.

Mulheres distribuindo jornal sufragista em 1913.
Mulheres distribuindo jornal sufragista em 1913.

Outros direitos conquistados através dos anos foram: poder portar um cartão de crédito, criação da delegacia da mulher e leis que protegem as mulheres de abusos, a lei de divórcio e, uma das mais importantes de todas: A Constituição Brasileira passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens apenas em 1988, onde as mulheres passaram a ser vistas pela legislação brasileira como iguais aos homens, sendo incluídas como cidadãs com os mesmos direitos e deveres dos homens.

Isto mostra o quanto tempo e a luta árdua que as mulheres tiveram para conseguir direitos básicos como estudo, voto e ser vista como igualitária ao homem.

Importância de apoiar os direitos femininos e a igualdade

Ainda que a Constituição tenha garantido a Igualdade de Gênero, a realidade se mostra contrária, quando mulheres ainda deixam de ser contratadas pelo gênero, ou quando os espaços de poder continuam sendo ocupados, em sua maioria, por homens, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal, tanto instituições públicas quanto privadas. Também observa-se a desigualdade de gênero quando a mulher continua sendo a principal responsável pela criação dos filhos, dos cuidados com os idosos e das pessoas com deficiência, e pelo cuidado da casa, tendo muitas vezes jornadas diárias exaustivas em função disso.

Tendo esta perspectiva, é importante não apenas mulheres lutarem pelos seus próprios direitos, mas também ter o apoio de todos e que seja reconhecido que ainda há uma desigualdade de gêneros e que o público feminino ainda continua lutando por direitos básicos, pelo combate à violência, maior representatividade política, e que é o grupo da sociedade mais vulnerável atualmente.

foto protesto de direito das mulheres

O Etiqueta Única gostaria de parabenizar todas as mulheres por este dia tão especial e importante! Parabéns por sua força!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…