Miuccia Prada: a mulher que inovou a moda e transformou a Prada
A estilista italiana Miuccia Prada (10 de maio de 1949) é mais conhecida como Miu Miu, seu apelido de infância.
Miuccia é filha de Luisa Prada e neta mais nova de Mario Prada, artesão que fundou, em 1913, a marca Prada.
Em seu início e por muitos anos, a marca vendia somente artigos de couro, como bolsas e malas. Contudo, passou muitas décadas sem alcançar o status de marcas como Louis Vuitton e Fendi.
A entrada de Miuccia na Prada
Enquanto estudante, Miuccia deixava claro que não gostaria de seguir os negócios da família. Porém, em meados dos anos de 1970, ela passou a fazer parte da empresa.
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A posse da Prada foi passada a Miuccia em 1985. Logo em seu início na empresa, Miuccia escolheu usar, ao invés do tradicional couro, o náilon Pocono, que até então era usado para fazer tendas militares.
Com esse material, a marca criou mochilas que foram sucesso instantâneo no mundo da moda, virando objeto de desejo, já que unia resistência, praticidade, utilidade e beleza.
Vivenciando o sucesso da mochila, que não parava nas prateleiras da loja, Miuccia teve a visão que o fim do século XX e início do XXI seria o fim da ostentação e que os consumidores estavam em busca de peças práticas e de qualidade.
Foi aí que vieram coleções com roupas básicas da Prada que priorizavam o corte, caimento e tecido. Já a estamparia das peças, buscava a inspiração nas artes plásticas.
Os acessórios também seguiam essa tendência de mudança de estilo. Em pouco tempo, o estilo Prada passou a ser copiado até mesmo por estilistas consagrados internacionalmente.
Uma nova forma de pensar a moda
Por na juventude ser atuante em movimentos estudantis e essa vivência fez com que ela quisesse fazer moda voltada para mulheres inteligentes, ousadas, modernas e bem informadas.
Este estilo era bem diferenciado do estilo da época, em especial do seu conterrâneo Gianni Versace, que incorporava na roupa um estilo mais sensual.
Em suas marcas, a estilista reinventou o conceito de belo e feminino. A carreira dela é marcada pela criatividade e por buscar sempre o diferencial daquilo que está sendo feito no mundo da moda.
Miuccia acredita que a marca vende porque agrega todos esses significados ao produto. Isso porque, a Prada foi transformada em uma ideia que vai além da experiência de consumo.
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Atualmente, a empresa é um negócio que rende cerca de cinco bilhões de dólares por ano. Em sua história e com as revoluções que causou no mundo da moda, a Prada certamente contribui para que a Itália se tornasse um centro de moda tão importante como Paris.
O sucesso de Miuccia Prada
Com Miuccia à frente, a Prada se transformou em um império na produção de moda feminina, masculina, acessórios, roupas íntimas, roupas para caso e até mesmo cosméticos.
Anna Wintour, diretora de redação da Vogue americana, declarou que a Prada é o único motivo para assistir a temporada de moda em Milão.
Com uma carreira consolidada, Miuccia é um dos maiores nomes da moda de internacional. Além de ser Phd em ciência políticas, produtora de filmes e estudante de teatro e arquitetura. Não é à toa que ela é a oitava mulher mais rica do mundo da moda.
Em 2001, Miuccia Prada figurou a lista da Forbes como uma das 400 pessoas mais ricas do mundo e também foi incluída pelo Wall Street Jornal em uma lista de 30 mulheres mais poderosas da Europa.
A Prada está avaliada em cerca de US$ 4.716 bilhões e ocupa a posição número 94 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
A grife possui mais de 600 lojas ao redor do mundo, estando presentes em 70 países. No Brasil, a marca tem sete lojas espalhadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.
Parceria nos negócios e no amor
Miuccia Prada é casada há mais de trinta anos com Patrizio Bertelli, que é CEO do conglomerado Prada, que inclui as marcas Miu Miu, Azzedine, Allaia e Helmut Lang.
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A estilista conheceu Patrizio, um jovem toscano que fabricava bolsas desde sua adolescência, em uma feira .
Após uma acusação de plágio dos modelos de bolsa dele, a parceria nos negócios e na vida começou.
O fenômeno por trás da revolução na moda é tímida
A mulher por trás do império Prada e que revolucionou a indústria da moda é tímida e considerada a personalidade mais reclusa do universo do luxo.
As entrevistas e poses para fotos são raras e Miucci até mesmo mal aparece na passarela no final dos desfiles.
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Miu Miu: um conceito mais jovem para a Prada
Como uma das “filhas” da Padro, a marca Miu Miu, que recebeu esse nome por ser o apelido de infância de Miuccia Prada, se destaca por ser uma linha que preza pelo moderno e jovial.
Criada em 1993, a grife por ser mais acessível, rapidamente a marca caiu no gosto das mulheres antenadas com o mundo da moda.
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As linhas de sapatos e bolsas são conhecidas por sua originalidade e designs exclusivos, que combinam com a personalidade de diversos tipos de mulheres.
Já os óculos, estão entre os acessórios de luxo mais cobiçados da marca, que também comercializa cintos, carteiras, pulseiras, colares e brincos.
A Fundação Prada
Logo ao entrar para a empresa do avô, Miuccia Prada chegou a declarar que ser estilista era uma coisa horrível para um feminista de esquerda (ela também era filiada ao partido socialista).
Isso a deixava triste e culpada, pois ela considerava que seu trabalho na Prada não era relevante para a sociedade. Por querer fazer algo no âmbito social aliada à moda, Miuccia quis levar suas ideias de mudanças sociais para dentro da empresa.
Foi aí que, em 1995, ela criou com o marido a Fundação Prada (Fondazione Prada), que está localizada em uma na região sul de Milão, que é uma área considerada como periferia.
No século XX, no local de 19.000 mt² onde está instalada a Fundação, funcionava uma destilaria.
A fundação tem espaços para mostras fixas e temporárias. Na área interna, há galpões divididos em salas de diversos tamanhos, onde há exposição do casal predominantemente de arte contemporânea.
Michelangelo Pistoletto, Piero Manzoni, Roy Lichtenstein, Yves Klein, Louise Bourgeois e Lucio FOntana são alguns dos artistas que possuem obras expostas na fundação. As partes externas, que inclui os pátios e o bar são acessíveis sem o pagamento de bilhete.
Além disso, há um cinema de 200 lugares, onde são exibidos ciclos de filmes dedicados a grandes diretores do cinema mundial.
Seguindo essa tendência de valorização da arte, as lojas da marca também foram transformadas em centros culturais.
Linha do tempo
1913 – Criação da Prada por Mário Prada. A empresa confeccionava apenas acessórios de couro;
1919 – É inaugurada a primeira loja Prada, localizada na Galleria Vittorio Emanuele II;
1949 – Nasce Miuccia Prada, a neta mais nova de Mário Prada;
1978 – Miucci herda a Prada da mãe, Luisa;
1979 – Miucci lança a primeira coleção de sapatos Prada;
1980 – Miucci lança a Bolsa Prada Pocono e é um sucesso;
1983 – A Prada inaugura uma segunda loja, em Milão, em plena Via della Spiga, que é um ponto de referência europeu para produtos de luxo;
1985 – Miucci assume a Prada
1987 – Miucci casa com Patrizio Bertelli no dia 14 de fevereiro;
1988 – A Prada lança a primeira coleção de roupas;
1993 – Miucci cria a grife Miu Miu;
1994 – A primeira coleção de roupas masculinas Prada é lançada;
1995 – A Fundação Prada é criada com o objetivo de fomentar a arte;
1997 – Lançamento de uma linha de roupas e acessórios esportivos (Prada Sport Linea Rossa). Neste mesmo ano Naomi Campbell foi a primeira modelo nehra a abrir o desfile da marca;
2000 – A primeira coleção de óculos de sol Prada é lançada. Neste ano também a Prada entra faz sua entrada no mercado dos cosméticos;
2004 – Lançamento do primeiro perfume, o Prada Donna. Miucci ganha nesse ano o prêmio Council of Fashion Designers of America (CFDA);
2006 – Lançamento do Prada Amber, o primeiro perfume masculino. Ainda neste ano, o filme “O Diabo Veste Prada”, que menciona a grife foi lançado. Miuccia Prada chegou a declarar que não gostou do livro que a produção é inspirada, mas adorou o filme;
2007 – Em parceria com a marca coreana LG, a Prada inovou ao lançar o celular “PRADA Phone by LG”. A interface do aparelho foi criada pela Prada. O objetivo era associar a marca ao segmentos dos telefones que cada vez mais estava sendo associado ao estilo. No Brasil, o celular chegou a ser vendido por R$ 1.900,00.
2008 – Lançamento do Prada Butterfly, óculos que se tornou referência da marca por causa de suas proporções maiores que os tradicionais, que se diferenciava bastante dos lançamentos da época;
2009 – lançamento do Prada Transformer, que é um local para abrigas eventos culturais e desfiles de moda. Neste ano também foi lançada a segunda geração de celulares em parceria com a LG;
2010 – Lançamento da Prada Made In, que é um linha exclusiva de roupas feitas à mão;
2012 – A terceira geração de celulares Prada chega às lojas.