Icônico Estilista Italiano Valentino Garavani Morre aos 93 anos
Valentino Garavani, ícone da moda italiana, fundador da maison que leva seu nome e amplamente considerado um dos maiores estilistas de todos os tempos, morreu em Roma hoje, dia 19 de janeiro, cercado por seus entes queridos.
Nascido em Voghera, Itália, em 11 de maio de 1932, Valentino demonstrou um talento artístico notável desde cedo, o que o levou a estudar desenho e moda em Paris, onde trabalhou com estilistas como Jean Dessès e Guy Laroche.
Ao retornar à Itália, abriu seu primeiro ateliê na Via Condotti, em Roma, em 1960, com o apoio de seu sócio, Giancarlo Giammetti. O sucesso internacional não tardou: seu desfile de estreia no Palazzo Pitti, em Florença, em 1962, marcou sua ascensão, consolidando-o como um indiscutível expoente da moda italiana no mundo. Em 1968, o famoso logotipo “V” foi introduzido, tornando-se posteriormente o emblema da maison. Igualmente icônico é o seu vermelho característico, inspirado em um vestido que viu na ópera em sua juventude, que fez dessa tonalidade uma marca registrada da grife.
Valentino Garavani anunciou sua aposentadoria em 2007, aos 75 anos, com um desfile final que celebrou sua extraordinária carreira. Seu legado também é retratado no documentário de 2008 dirigido por Matt Tyrnauer: “Valentino: O Último Imperador”.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Confira abaixo curiosidades sobre o icônico falecido estilista Valentino Gravani:
Valentino amava cães da raça Pug
O estilista italiano tinha uma obsessão por cachorros da raça Pug. O número de pugs que Valentino possuiu ao longo de sua vida é desconhecido. “Tudo começou com Maggie, a mãe deles; desde então adoro o som dos nomes com M”, disse ele em uma entrevista. Outros nomes incluem Milton, Maude, Monty, Margot e Molly.
No documentário “Valentino: O Último Imperador”, de 2008, o estilista declarou: “Não me importo com a coleção, meus cachorros são mais importantes!” levando a adoração por caninos de brinquedo a níveis novos e sem precedentes.

Desenvolveu seu amor por vermelho depois de uma ida à ópera
O famoso e icônico vermelho Valentino foi muito mais do que apenas uma cor para o estilista. “Para a Maison Valentino, o vermelho não é apenas uma cor; é uma marca que não desbota, uma logo, um elemento icônico da marca, um valor,” ele disse uma vez.
Tal paixão por vermelho começou depois que foi assistir a ópera Carmen em Barcelona quando ele era jovem, onde tudo era vermelho, dos figurinos até os arranjos florais do palco. Agora há uma cor oficial Pantone correspondente – um vermelho vibrante com um toque de laranja que, segundo o designer, fará com que uma dama chame a atenção em qualquer festa.

Jacqueline Kennedy usou suas criações quando saiu do período de luto
A relação entre Jacqueline Kennedy Onassis e Valentino teve natureza tanto pessoal quanto profissional. O designer italiano criou o vestido de noiva para o segundo casamento de Jackie com Aristotle Onassis em Outubro de 1968 e, após o assassinato do ex-presidente americano, J.F. Kennedy, Jacqueline usou as roupas da marca de Valentino para a transição de saída do período de luto.

Era apaixonado pelo cinema quando jovem
Quando era adolescente, o jovem Valentino tinha uma irmã mais velha a qual o namorado a levava em encontros no cinema. Por mais que ele tecnicamente não pudesse ir, em razão de ser menor de idade, sua irmã dava a desculpa que Valentino deveria acompanhá-la para evitar que nada inadequado acontecesse.
Foi ali que ele se apaixonou pelas estrelas nos filmes, que usavam vestidos extraordinários que teriam grande influência em sua futura carreira como estilista.

Ele odiava suas roupas da década de 80
Valentino amava as décadas de 40, 50 e 60, mas detestava as tendências dos anos 80, das gigantescas ombreiras aos cachos de permanente. Chegou até mesmo a desacreditar os seus próprios desenhos da época, afirmando “odiava aqueles vestidos dos anos 80, eram desproporcionais com ombros que não cabiam no caimento, eram todos péssimos, péssimos!”

Valentino Garavani foi e sempre será um dos maiores estilistas do mundo da moda, sua genialidade sempre será lembrada através de suas contribuições a indústria e criações icônicas.














