Foto: Reprodução/Instagram @patriciabonaldi
|

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Patricia Bonaldi

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas editoras do Etiqueta Única por conta de sua notoriedade e história de sucesso.

Confiram mais sobre a história da estilista brasileira Patricia Bonaldi:

A Ida para a moda

Patricia Bonaldi nasceu na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, e teve uma uma infância humilde e sempre gostou de desenhar as próprias roupas e levá-las a uma costureira de confiança. Anos mais tarde, trancou a faculdade de Direito na Universidade Federal de Uberlândia e embarcou para o Japão já com o intuito de formar um pé de meia.

Após voltar ao Brasil, Bonaldi decidiu investir suas economias e abrir uma multimarcas na cidade que cresceu. Apesar de vender diferentes marcas, suas clientes sempre se interessavam no que ela estava usando, que eram peças que a própria criava. Foi a partir daí que surgiram as demandas do sob medida, que aumentaram a cada dia.

Patricia Bonaldi. Clique na imagem e confira mais criações da estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @patriciabonaldi)
Patricia Bonaldi. Clique na imagem e confira mais criações da estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @patriciabonaldi)

Criação da marca própria + PatBo

A primeira loja Patricia Bonaldi logo após 2002, quando criou sua primeira coleção própria. A PatBo, veio dez anos mais tarde, em 2012, surgindo a partir da necessidade da estilista  de encarar novos desafios. E foi ela a responsável em fazer com que ela ganhasse reconhecimento em território nacional.

A marca traz as ideias mais ousadas da estilista homônima, e começaram a ganhar forma em peças que incorporam e fazem tendência, a partir da mesma essência do fazer à mão e bordados.

Em uma entrevista para a Vogue Brasil, Patricia disse “A marca traz a expertise do hand made que desenvolvi na Patricia Bonaldi, mas imprime um lado mais experimental e destemido, que me permite ousar e me superar criativamente, fazendo uma moda fun e fashionista. As coleções também são amplas, transitando por evening, jeans, casual e beachwear”. 

Patrícia e a modelo Alessandra Ambrósio nos bastidores de uma campanha fotográfica. Clique na imagem e confira mais criações da estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @patriciabonaldi)
Patrícia e a modelo Alessandra Ambrósio nos bastidores de uma campanha fotográfica. Clique na imagem e confira mais criações da estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @patriciabonaldi)

O bordado é uma marca registrada das peças de Patricia Bonaldi e foram os responsáveis por levá-la ao estrelato e se tornar a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Este é um detalhe tão importante para a estilista que ela fundou uma escola para ensinar a técnica e torná-las bordadeiras.

“Durante muitos anos ensinamos técnicas tradicionais de bordados e pedrarias em Uberlândia. Capacitando essas pessoas, estamos valorizando nossa cultura e talento, e impedindo que essa mão de obra, que é tão importante, se torne escassa. Acredito que se não mantermos viva essa expertise, podemos num futuro não tão distante não tê-la mais. O objetivo é ensinar e profissionalizar mulheres de diversas idades técnicas de manufatura artesanal e preservar esse saber que é tão antigo e valioso”, disse ela em uma entrevista.

Expansão Internacional

Sempre focada no trabalho e com o desejo de fazer com que sua marca cresça cada vez mais e se torne conhecida, Patricia começou o projeto de internacionalizar a PatBo, sendo o primeiro passo ter suas peças sendo vendidas em diferentes pontos de distribuição, que hoje chegam a 250 espalhados em diferentes continentes, que incluem multimarcas como Bergdorf Goodman, Harrods, Net-a-Porter e Moda Operandi.

Todo os esforços para atrair mais clientes internacionais renderam frutos e, em 2021, Bonaldi apresentou sua primeira coleção em formato físico em 2021 durante a Semana de Moda de Nova Iorque, além de abrir sua primeira loja no exterior na cidade, localizada no Soho.

Um ano mais tarde, o trabalho da mineira foi recompensado ao ser convidada a fazer parte do CFDA (Council Of Fashion Designers of America) e entrar para o calendário oficial de desfiles da Semana de Moda de Nova Iorque, organizada por eles, sendo a primeira estilista brasileira a realizar o feito.

Patricia Bonaldi dando toques finais na coleção Outono/Inverno 2022. Clique na imagem e confira mais criações da estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @patriciabonaldi)
Patricia Bonaldi dando toques finais na coleção Outono/Inverno 2022. Clique na imagem e confira mais criações da estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @patriciabonaldi)

O primeiro desfile como membro oficial do CFDA aconteceu em Fevereiro desde ano, durante a temporada de desfiles de Outono/Inverno 2022.

Patricia Bonaldi atualmente é uma das estilistas mais importantes no cenário nacional. Já conhecia sua trajetória? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre desfile da dior em nova iorque

Tudo sobre o desfile da Dior em Nova Iorque!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Os Embaixadores da Bottega Veneta: Quem São e Qual o seu Papel?

A Bottega Veneta, sob a direção criativa do designer Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento. Fundada  em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a grife italiana tem uma abordagem que a diferencia de outros nomes famosos no setor de luxo. Com um estilo caracterizado…
capa do post sobre peças clássicas da Chanel

As peças icônicas da Chanel que são atemporais

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de presentes de luxo para sua mãe

4 Presentes de luxo para presentear sua mãe!

Comemorado no segundo domingo do mês de maio (neste ano no dia 12 de Maio), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas. Este é o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao…
capa do post sobre peças gucci com preços imperdíveis no etiqueta única

As peças Gucci com preços imperdíveis no Etiqueta Única!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…