Foto: Reprodução/Instagram @oprah
|

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Oprah Winfrey!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas editoras do Etiqueta Única por conta de sua notoriedade e história de sucesso.

Confiram abaixo a história da icônica apresentadora americana Oprah Winfrey:

O Começo de Tudo

Oprah Gail Winfrey nasceu no dia 29 de Janeiro de 1954 na cidade de Kosciusko, localizada no estado do Mississippi, Estados Unidos. Seu nome foi uma homenagem a Orpah, uma das pessoas do Livro de Rute (livro da terceira divisão da Bíblia hebraica). Porém, devido a problemas de soletração ou pronúncia, seu nome ficou como Oprah, mas seu pais resolveram deixá-lo com a escrita diferente.

Depois do nascimento, seu pai a registrou, apesar de não morar junto com a filha, e raramente a visitava. Sua mãe, já sozinha desde a gravidez, viajou para o norte dos EUA para trabalhar quando ela tinha poucos meses de vida. Oprah então passou os seis primeiros anos de vida longe da mãe, morando num sítio numa zona rural bastante pobre com a avó materna, Hattie Gail Mae.

Sua avó lhe ensinou a ler antes dos cinco anos e levava para a igreja, onde recebeu a alcunha “A Pregadora” pela habilidade de recitar versos da Bíblia. Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe muito se não soubesse cantar e recitar corretamente os versos bíblicos ou quando comportava-se mal.

Oprah Winfrey na infância. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)
Oprah Winfrey na infância. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)

O resto de sua infância e juventude foram marcadas por muita dificuldade financeira, abusos e negligências por parte de integrantes de sua família e outros acontecimentos traumáticos, como a perda de um filho horas depois de seu nascimento.

Universidade e Começo na Televisão

Após muita luta e dedicação aos estudos, Oprah ganhou uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee após ganhar um concurso de locução, onde estudou Comunicação Televisiva. Em seus dois primeiros anos na faculdade, trabalhou como locutora de notícias de plantão na rádio local WVOL. 

A escolha de Oprah pela mídia não surpreendeu sua família, em especial sua avó, que dizia que Oprah tinha o dom de falar em público. Oprah posteriormente reconheceu a influência da sua avó, dizendo que ela sempre a incentivou a falar em público “deu-me uma imagem positiva de mim mesma”.

Quando começou a trabalhar na mídia local, foi a mais jovem e única pessoa negra a ocupar o cargo de âncora em um jornal na cidade de Nashville, capital do estado. Em 1976, mudou-se para Baltimore, Maryland, após ser convidada para ser repórter e apresentadora de um jornal local. Lá, ela atuou ao lado de Richard Sher no programa de entrevistas People are Talking, que estreou no dia 14 de agosto de 1978. Também liderou o Dialing for Dollars.

Oprah com a escritora Tori Morrison no Oprah Show. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)
Oprah com a escritora Tori Morrison no Oprah Show. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)

Reconhecimento e Oprah Winfrey Show

Em 1983, mudou-se para Chicago, onde liderou o talk show matinal AM Chicago. Dentro de poucos meses, o programa se tornou o mais visto da região de Chicago, superando o concorrente The Phil Donahue Show. Devido ao enorme sucesso, a emissora cedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em Setembro de 1986.

Já tendo superado os concorrentes locais, Oprah duplicou sua audiência nacional, superando Donahue no ranking de talk show mais visto dos Estados Unidos. Seu sucesso foi tanto, que a renomeada revista Time publicou: “Poucas pessoas apostaram que Oprah Winfrey teria uma rápida ascensão na mídia televisiva. Em uma área de trabalho dominada por homens brancos e mulheres brancas, ela é uma negra de preferência majoritária… Ela não é concorrência para Paul Donahue…Trata-se do talk show como uma sessão terapêutica.”

Em meados de 1990, Oprah adotou um programa em formato de tabloide tratando sobre doenças cardíacas e assuntos religiosos e entrevistando pessoas de origem humilde. Em 10 de fevereiro de 1993, a apresentadora conseguiu uma rara e altamente esperada entrevista com Michael Jackson, que se tornou o segundo evento mais assistido da história da TV mundial em todos os tempos (e efetivamente, a maior audiência da carreira de Winfrey), com uma plateia recorde de 600 milhões de pessoas assistindo o programa de todas as partes do mundo, simultaneamente. O especial, intitulado “Michael Jackson talks… to Oprah”, foi ao ar, ao vivo, da mansão do cantor, Neverland Valley, localizado no Condado de Santa Barbara, na Califórnia.

Ao longo de 25 anos de existência do programa, Oprah se tornou uma das apresentadoras mais conhecidas do mundo, além de entrevistar diversas pessoas importantes, desde celebridades, até políticos e presidentes americanos.

Trabalho no Cinema

Além de seu programa na televisão, Oprah também atuou no cinema, sendo a primeira vez em 1985 no filme ‘A Cor Púrpura’ do diretor Steven Spielberg, ganhando uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

A apresentadora também atuou em diversos filmes como ‘Beloved’ em 1998, ‘O Mordomo da Casa Branca’, ‘Uma Dobra no Tempo’ e emprestou sua voz para a dublagem de personagens em ‘A Menina e o Porquinho’, ‘Bee Movie’ e ‘A Princesa e o Sapo’.

Oprah no filme "Uma Dobra no Tempo". (Foto: Reprodução/Instagram @wrinkleintime)
Oprah no filme “Uma Dobra no Tempo”. (Foto: Reprodução/Instagram @wrinkleintime)

Já conheciam a trajetória desta incrível apresentadora? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Conheça os 5 Tipos de Monogramas da Gucci e Evite Falsificações!

Você pode até não saber o nome da bolsa, mas certamente reconhece os monogramas Gucci quando vê um. No entanto, é preciso lembrar que existem mais de um tipo. Ao longo da sua história na indústria fashion a grife milanesa já criou pelo menos cinco variações diferentes. E conhecer todas elas é uma das maneiras…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel para investir

Best of Chanel: 5 Bolsas clássicas para investir

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post sobre bolsas que as brasileiras estão usando na pfw

4 Bolsas que as Brasileiras estão usando na PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante de todo o calendário da moda, com sua cidade sede sendo conhecida por ser a capital da moda e local de nascimento de algumas das principais marca da indústria, como Chanel, Christian Dior e Louis Vuitton. Por ter tamanha importância, seus desfiles são alguns…
capa do post sobre curiosidades de bolsas flap chanel

5 Curiosidades para saber sobre bolsas flap Chanel!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de top modelos de bolsa hermès

Best of Hermès: As bolsas icônicas que você encontra no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 185 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…

Luxo Consciente: Pandora Lança Coleção de Joias com Diamantes Sustentáveis!

No cenário global das joias, a Pandora, criadora das pulseiras mais descoladas e desejadas do mundo, continua na vanguarda da inovação. Em 29 de fevereiro, a marca dinamarquesa revelou ao mundo sua mais recente e exclusiva coleção denominada Diamonds by Pandora. Além de ostentar luxo e sofisticação, os designs destacam-se ainda mais por apresentarem diamantes…
capa do post sobre desfiles que se destacaram na pfw

4 Desfiles que se destacaram nos primeiros dias de PFW!

A Semana de Moda de Paris é considerada a mais importante no calendário de desfiles da indústria da moda e é palco das apresentações de algumas das marcas mais importantes e celebradas do ramo. Depois de Nova Iorque, Londres e Milão, foi a vez da capital da moda finalizar os desfiles para a próxima temporada….

Chloé na PFW 24: Chemena Kamali faz Estreia Emocionante!

Finalmente, o tão esperado momento chegou para os admiradores da Clhoé! Para os fashionistas que aguardavam ansiosos desde o anúncio da saída de Gabriela Hearst da direção criativa em julho de 2023, a espera chegou ao fim. Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, em Paris, a Semana de Moda foi iluminada pela estreia de Chemena Kamali…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

Louis Vuitton irá fazer desfile Cruise em Barcelona!

A temporada de desfiles de coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! A Louis Vuitton é conhecida por ser uma marca que não poupa esforços quando…
capa do post sobre mini bags queridinhas no eú

As Mini Bags queridinhas que você encontra no Etiqueta Única!

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo Existem centenas de modelos existentes no mercado de todas as formas, tamanhos e possíveis, atendendo…