Foto: Reprodução/Instagram @oprah
|

Especial Semana da Mulher: Tudo sobre Oprah Winfrey!

É comemorado no dia 08 de Março o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Em celebração desta data tão importante, ao decorrer desta semana iremos homenagear e contar a história uma mulher por dia que foram escolhidas pelas editoras do Etiqueta Única por conta de sua notoriedade e história de sucesso.

Confiram abaixo a história da icônica apresentadora americana Oprah Winfrey:

O Começo de Tudo

Oprah Gail Winfrey nasceu no dia 29 de Janeiro de 1954 na cidade de Kosciusko, localizada no estado do Mississippi, Estados Unidos. Seu nome foi uma homenagem a Orpah, uma das pessoas do Livro de Rute (livro da terceira divisão da Bíblia hebraica). Porém, devido a problemas de soletração ou pronúncia, seu nome ficou como Oprah, mas seu pais resolveram deixá-lo com a escrita diferente.

Depois do nascimento, seu pai a registrou, apesar de não morar junto com a filha, e raramente a visitava. Sua mãe, já sozinha desde a gravidez, viajou para o norte dos EUA para trabalhar quando ela tinha poucos meses de vida. Oprah então passou os seis primeiros anos de vida longe da mãe, morando num sítio numa zona rural bastante pobre com a avó materna, Hattie Gail Mae.

Sua avó lhe ensinou a ler antes dos cinco anos e levava para a igreja, onde recebeu a alcunha “A Pregadora” pela habilidade de recitar versos da Bíblia. Quando Oprah era ainda criança, a avó batia-lhe muito se não soubesse cantar e recitar corretamente os versos bíblicos ou quando comportava-se mal.

Oprah Winfrey na infância. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)
Oprah Winfrey na infância. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)

O resto de sua infância e juventude foram marcadas por muita dificuldade financeira, abusos e negligências por parte de integrantes de sua família e outros acontecimentos traumáticos, como a perda de um filho horas depois de seu nascimento.

Universidade e Começo na Televisão

Após muita luta e dedicação aos estudos, Oprah ganhou uma bolsa de estudos na Universidade do Tennessee após ganhar um concurso de locução, onde estudou Comunicação Televisiva. Em seus dois primeiros anos na faculdade, trabalhou como locutora de notícias de plantão na rádio local WVOL. 

A escolha de Oprah pela mídia não surpreendeu sua família, em especial sua avó, que dizia que Oprah tinha o dom de falar em público. Oprah posteriormente reconheceu a influência da sua avó, dizendo que ela sempre a incentivou a falar em público “deu-me uma imagem positiva de mim mesma”.

Quando começou a trabalhar na mídia local, foi a mais jovem e única pessoa negra a ocupar o cargo de âncora em um jornal na cidade de Nashville, capital do estado. Em 1976, mudou-se para Baltimore, Maryland, após ser convidada para ser repórter e apresentadora de um jornal local. Lá, ela atuou ao lado de Richard Sher no programa de entrevistas People are Talking, que estreou no dia 14 de agosto de 1978. Também liderou o Dialing for Dollars.

Oprah com a escritora Tori Morrison no Oprah Show. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)
Oprah com a escritora Tori Morrison no Oprah Show. (Foto: Reprodução/Instagram @oprah)

Reconhecimento e Oprah Winfrey Show

Em 1983, mudou-se para Chicago, onde liderou o talk show matinal AM Chicago. Dentro de poucos meses, o programa se tornou o mais visto da região de Chicago, superando o concorrente The Phil Donahue Show. Devido ao enorme sucesso, a emissora cedeu uma hora inteira de duração ao talk show que foi rebatizado de Oprah Winfrey Show e passou a ser transmitido para todo o país em Setembro de 1986.

Já tendo superado os concorrentes locais, Oprah duplicou sua audiência nacional, superando Donahue no ranking de talk show mais visto dos Estados Unidos. Seu sucesso foi tanto, que a renomeada revista Time publicou: “Poucas pessoas apostaram que Oprah Winfrey teria uma rápida ascensão na mídia televisiva. Em uma área de trabalho dominada por homens brancos e mulheres brancas, ela é uma negra de preferência majoritária… Ela não é concorrência para Paul Donahue…Trata-se do talk show como uma sessão terapêutica.”

Em meados de 1990, Oprah adotou um programa em formato de tabloide tratando sobre doenças cardíacas e assuntos religiosos e entrevistando pessoas de origem humilde. Em 10 de fevereiro de 1993, a apresentadora conseguiu uma rara e altamente esperada entrevista com Michael Jackson, que se tornou o segundo evento mais assistido da história da TV mundial em todos os tempos (e efetivamente, a maior audiência da carreira de Winfrey), com uma plateia recorde de 600 milhões de pessoas assistindo o programa de todas as partes do mundo, simultaneamente. O especial, intitulado “Michael Jackson talks… to Oprah”, foi ao ar, ao vivo, da mansão do cantor, Neverland Valley, localizado no Condado de Santa Barbara, na Califórnia.

Ao longo de 25 anos de existência do programa, Oprah se tornou uma das apresentadoras mais conhecidas do mundo, além de entrevistar diversas pessoas importantes, desde celebridades, até políticos e presidentes americanos.

Trabalho no Cinema

Além de seu programa na televisão, Oprah também atuou no cinema, sendo a primeira vez em 1985 no filme ‘A Cor Púrpura’ do diretor Steven Spielberg, ganhando uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

A apresentadora também atuou em diversos filmes como ‘Beloved’ em 1998, ‘O Mordomo da Casa Branca’, ‘Uma Dobra no Tempo’ e emprestou sua voz para a dublagem de personagens em ‘A Menina e o Porquinho’, ‘Bee Movie’ e ‘A Princesa e o Sapo’.

Oprah no filme "Uma Dobra no Tempo". (Foto: Reprodução/Instagram @wrinkleintime)
Oprah no filme “Uma Dobra no Tempo”. (Foto: Reprodução/Instagram @wrinkleintime)

Já conheciam a trajetória desta incrível apresentadora? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre peças saint laurent na super sale

Best of Saint Laurent na Super Sale!

A Yves Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino,…
capa do post sobre bolsas com monograma para investir super sale

As bolsas com monograma para investir na Super Sale

Quase todas as marcas de luxo possuem uma estampa característica memorável e que remete fielmente a elas. Qualquer pessoa ligada ao universo da moda de luxo as conhece bem e consegue facilmente associá-las à suas devidas marcas, conectando assim a “criação com o criador”. Essas estampas icônicas são os famosos monogramas. Descritos como combinação de…
capa-post-best-of-louis-vuitton-no-etiqueta-unica-030823 (1)

5 Peças Clássicas Louis Vuitton na Super Sale

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Chloé resgata os anos 1970 com sua Coleção Resort 2025!

Fundada por Gaby Aghion em 1952, a Chloé revolucionou a moda ao introduzir o conceito de prêt-à-porter de luxo, desafiando as convenções da alta-costura parisiense da época. Com um foco na liberdade e na leveza, suas criações conquistaram rapidamente as mulheres modernas em busca de peças que refletissem sua independência e elegância de forma descontraída….
Capa do post sobre documentários de moda

6 Documentários Indispensáveis para quem ama Moda

Documentários são produções artísticas que tem como principal característica o compromisso de explorar a realidade. Documentários de moda são muito importantes na indústria e um grande negócio. Após mais de uma década do lançamento de ‘The September Issue’, inúmeras marcas tiveram seu funcionamento interno imortalizados no cinema e deram vislumbres inéditos de seus ateliês, como…
capa do post de frases dia dos namorados

90 Frases para o Dia dos Namorados!

Comemorado no Brasil no dia 12 de Junho, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano para diversas pessoas! Este é o dia para celebrar aquela pessoa especial e uma das mais importantes da sua vida que está no seu lado durante diversos momentos da sua vida, seja ele qual for.
capa do post sobre parceria entre havaianas e dolce & gabbana

Dolce & Gabbana lança parceria com a Havaianas!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos. Algumas das principais grifes que, atualmente, são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. A mais nova maison a entrar para o time que acredita no poder…

Presentes de Luxo: 3 Modelos de Bolsas Dolce & Gabbana para o Dia dos Namorados!

Se você está em busca de presentes de luxo para o Dia dos Namorados, saiba que os modelos de bolsas Dolce & Gabbana têm tudo para agradar. Com sua essência italiana, a marca fundada 1985 pelos estilistas Domenico e Stefano se estabeleceu como sinônimo de sofisticação e suas bolsas são verdadeiros objetos de desejo, capazes…
capa do post sobre bolsas fendi para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Fendi para presentear no Dia dos Namorados

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre giorgio armani lançar pop-ups no verão

Giorgio Armani traz o One Night Only para Nova Iorque

A Giorgio Armani é conhecida por sua alfaiataria elegante. Fundada em 1975 pelo estilista de mesmo nome, se consolidou no mercado de luxo por seus ternos, blazers e artigos refinados. Alfaiataria confortável e elegante para homens e mulheres em cores básicas como preto, cinza, bege, branco e variações de tons off-white são o carro chefe…
capa do post da parceria jacquemus com a tekla

Tudo sobre o desfile de Outono/Inverno 2024 da Jacquemus!

A Jacquemus é uma marca relativamente nova no mercado de luxo de moda, tendo pouco mais de 14 anos de existência, porém, é uma das grifes de maior sucesso atualmente, sendo a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Fundada por Simon Porte Jacquemus, foi apenas em 2018 que ganhou grande reconhecimento global graças às…

Dia dos Namorados: 5 Bolsas Vermelhas que são Verdadeiras Declarações de Amor!

No Dia dos Namorados, as bolsas vermelhas de luxo destacam-se como presentes que simbolizam amor e sofisticação. Esta data especial é a oportunidade perfeita para expressar sentimentos de carinho através de presentes significativos. Entre todas as opções, os modelos vermelhos de grifes famosas surgem como escolhas irresistíveis e repletas de simbolismo. Afinal, o vermelho é…