banner xmas sale

|

Elegância e Sofisticação: Conheça a história da Valentino!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura.

Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações do estilista se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes) e sem exageros desnecessários.

A moda de Valentino encantou e conquistou a todos, tanto fashionistas como mulheres ao redor do mundo, e a marca se tornou uma das mais elegantes e sofisticadas do mundo da moda.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Conheçam mais sobre a incrível história da Valentino e de seu criador:

O Começo de Tudo

Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu no dia 11 de maio de 1932 e desde cedo mostrou interesse na arte e revelou-se um precoce talento. Nascido em Voghera, pequena cidade ao norte de Milão, o menino tinha adoração por arquitetura, escultura e pinturas e mostrou-se um competente desenhista, especialmente em figurinos para o cinema, que era sua grande paixão.

Movido por esse amor, matriculou-se em um curso de desenho de moda no Instituto Santa Maria, localizado em Milão. Entretanto, aos 18 anos, se mudou para Paris com o objetivo de estudar na Câmara Sindical da Alta Costura. Após 2 anos na cidade, o italiano ficou em primeiro lugar em um concurso em 1952, o que lhe garantiu um emprego no ateliê de Jean Dessès, onde permaneceu por 5 anos.

Em 1957, Valentino seguiu Guy Laroche, que foi seu colega na Maison Dessès, na abertura de seu ateliê para auxiliá-lo como estilista e também para trabalhar na área comercial da marca. No entanto, o italiano também decidiu se lançar na indústria da forma individual, e assim retornou para Itália e abriu seu próprio estúdio em 1960.

Valentino em seu ateliê em 1990. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)
Valentino em seu ateliê em 1990. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)

Ganhando Destaque na Indústria

O ano de 1960 foi considerada a época de ouro, com toda a efervescência cultural e de glamour, Valentino (que possuía 28 anos na época) despontava no mundo da moda. Um grande marco em sua carreira foi quando a atriz americana Elizabeth Taylor se encantou com as criações do italiano (que conheceu enquanto filmava o filme Cleópatra em Roma) e encomendou um vestido branco para a estreia do filme “Spartacus”.

Isto bastou para que Valentino desse um passo a mais em direção à consagração. Taylor foi a primeira de muitas atrizes, beldades e fashionistas a se tornarem clientes assíduas da marca.

A primeira coleção da maison (que continha 120 modelos) foi apresentada um ano depois, em 1961, em seu ateliê no  renomado endereço da Via Condotti em Roma e teve apoio financeiro do pai de Valentino.

Coleção Valentino Primavera/Verão 1971. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)
Coleção Valentino Primavera/Verão 1971. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)

Contudo, a primeira coleção foi oficialmente apresentada um ano mais tarde, em 1962, com um desfile no Palazzo Pitti em Florença, que na época era a capital da moda italiana. Suas criações foram um sucesso imediato e Valentino, ainda um jovem estilista em ascensão, foi rapidamente considerado um mestre da alta costura italiana.

Seu grande diferencial comparado a outros profissionais ainda no começo de carreira se deu que, enquanto muitos ainda estão em busca de seu estilo próprio e seguem diferentes caminhos até engrenarem, com apenas 20 anos Valentino já possuía um talento amadurecido, criando peças bem equilibradas e com proporções exatas.

Expansão da Marca

Na primeira metade da década de 1960, quando ainda estava começando a carreira no mundo da alta costura, Valentino captou os movimentos do mercado e lançou sua primeira coleção Prêt-à-Porter. Na mesma época, Giancarlo Grammetti (então estudante de arquitetura e que se tornou parceiro e sócio do italiano por muitos anos) se juntou a Valentino e passou a atuar como diretor comercial da grife, sendo responsável direto pela expansão internacional da marca que se iniciou nesta década.

Em 1967, lançou a coleção denominada de “Valentino’s White”, onde o icônico ‘V’ apareceu pela primeira vez. No ano seguinte, a primeira loja da marca em Paris foi inaugurada. Ainda na mesma década, a Valentino começou a se tornar muito popular entre atrizes de Hollywood, que começaram a usar suas criações em tapetes vermelhos, o que impulsionou ainda mais a expansão internacional da maison italiana.

A década de 1970 foi marcada pelo lançamento de coleções masculinas e femininas de Ready-to-Wear em 1972, além da inauguração das primeiras lojas em Roma e Milão. Foi apenas em 1975, 15 anos após a fundação da marca, que Valentino realizou seu primeiro desfile em Paris. No ano seguinte, a primeira loja em Tóquio, Japão, foi inaugurada, seguida pelo lançamento do primeiro perfume em 1978.

Bolsa Valentino VLogo. Clique na imagem e confira criações da marca!
Bolsa Valentino VLogo. Clique na imagem e confira criações da marca!

Introdução de novos produtos

A expansão da Valentino continuou com força, com inaugurações de suas sofisticadas lojas nos Estados Unidos e no Japão. Nos anos seguintes, a marca ampliou sua gama de produtos, introduzindo peças em jeans, braceletes, colares, camisetas, além de uma linha de decoração, que incluía tecidos, estampas, papéis de paredes e até mesmo móveis.

Na década de 1980, Valentino se tornou o primeiro estilista italiano a ser aceito sem restrições para o Chambre Syndicale de la Haute Couture (‘Câmara Sindical da Alta-Costura’ em tradução livre), quando apenas Maisons francesas que cumprissem uma série de pré-requisitos poderiam integrar o mundo tão exclusivo da Alta Costura, e estrangeiros eram apenas bem vindos como membros-convidados.

Bolsa Valentino Rockstud. Clique na imagem e confira mais modelos da marca!
Bolsa Valentino Rockstud. Clique na imagem e confira criações da marca!

No final da década de 80, o estilista italiano realizou um desfile glorioso que teve como inspiração no Wiener Werkstätte, movimento artístico do início do século 20 formado por artistas vienenses, onde as criações possuíam desenhos geométricos inspirados em mobiliário e arquitetura, bolas gigantes, listras largas e quadrados.

Em 1991, uma de suas peças da coleção de Primavera/Verão serviu como protesto contra a Guerra do Golfo, que havia começado recentemente, e foi nomeada como “Vestido da Paz”, ele era um vestido tubinho branco com a palavra ‘paz’ escrito em 14 línguas diferentes na horizontal com pérolas prateadas e cinzas e acompanhado de um mantô curto de cetim branco brilhante com a aplicação de uma pomba de pérolas.

Vestido da Paz da coleção de Primavera/Verão 1991 da Valentino. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)
Vestido da Paz da coleção de Primavera/Verão 1991 da Valentino. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)

Venda da marca

No final da década de 1990, o estilista italiano vendeu a marca para uma associação industrial comandada por um dos herdeiros do Grupo Fiat, que tinha a pretensão de criar um grande império de moda. Infelizmente a estratégia não deu muito certo, e acabou por afundar a marca italiana, que já vinha ao longo dos anos sofrendo com a falta de recurso para competir no mercado mundial da moda de luxo.

Após alguns anos de crise, a marca foi adquirida em 2002 pelo Marzotto Group, um conglomerado italiano de marcas de moda que atua no ramo têxtil desde 1830. Com o novo proprietário, novidades vieram, como o lançamento de sua marca mais jovem, a Red Valentino, em 2003.

Pouco tempo depois, o Marzotto Group sofreu uma reestruturação em suas marcas de moda (que também inclui Hugo Boss, M Missoni e a Marlboro Classics), que foram reunidas em uma empresa independente, a Valentino Fashion Group, que já teve logo em seu começo um faturamento de €1.72 bilhões.

Bolsa Valentino One Stud. Clique na imagem e confira mais modelos da marca!
Bolsa Valentino One Stud. Clique na imagem e confira criações da marca!

Após isso, a marca foi dividida em quatro frentes de negócios: Valentino (que abrange as divisões de maior prestígio, como a alta costura, prêt-à-porter, acessórios, perfumes, óculos, etc), a Valentino Garavani (calçados, bolsas, malas e artigos em couro), a Valentino Roma (coleção prêt-à-porter mais casual) e a Red Valentino.

Nos próximos anos, a maison italiana enfrentou um grande período de expansão, com a inauguração de diversas lojas em Bangkok, Honolulu, Buenos Aires e Dallas. No Brasil, a marca chegou apenas em 2012, inaugurando uma loja no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

Aposentadoria de Valentino Garavanti

O estilista italiano anunciou em 2007 que iria se aposentar em janeiro do ano seguinte, passando o cargo de diretor de criação para Alessandra Facchinetti, que permaneceu por pouquíssimo tempo. Então, o bastão foi passado para a dupla Pierpaolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri, que apresentaram sua primeira coleção no mesmo ano, que foi fortemente elogiada pela crítica.

A dupla então foi responsável pelo rejuvenescimento da Valentino, com coleções de sucesso que foram muito bem aceitas pelo público que ainda mantinham o patrimônio de meio século de história da marca, avanço estético com designs femininos e, ao mesmo tempo, contemporâneos.

Além disso, deixaram a marca em evidência, chamando a atenção da família real do Qatar, que, em 2012, adquiriu o Valentino Fashion Group por €700 milhões através de seu fundo de investimento. Em 2016, foi anunciado que Maria Grazia Chiuri deixaria seu posto para  se juntar à Dior, deixando assim Pierpaolo Piccioli como o único diretor criativo da Valentino.

Pierpaolo ocupou o cargo até 2023, quando foi anunciado que estaria deixando a casa de moda depois de mais de duas décadas. Dias depois, em 28 de Março, a maison anunciou que o cargo então seria ocupado pelo italiano Alessandro Michele, que autou como diretor criativo da Gucci por 7 anos.

Valentino Gravani. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)
Valentino Gravani. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @realmrvalentino)

Queridinho das Famosas e Realeza

Com criações que transmitem excelência e qualidade, a Valentino conquistou ao longo de mais de seis décadas de vida inúmeras celebridades que viraram clientes fiéis e assíduas e que desfilam seus belos vestidos e acessórios nos tapetes vermelhos mais importantes do planeta.

Além disso, a marca italiana se tornou queridinha de inúmeros membros da realeza, incluindo a Duquesa de Sussex, a Rainha Rania da Jordânia e a Princesa Madeleine da Suécia (que usou um vestido assinado pelo próprio Valentino em seu casamento).

As diversas inovações de Valentino ficarão para sempre na história da moda, dentre elas o clássico ‘V’ que já em 1968 passou a ser aplicado em todas as peças de prêt-à-porter, o icônico “Vermelho Valentino” que se tornou sua marca registrada. Outros ícones são seus sapatos com tachas (chamados de Rockstud), os vestidos de noite, estampas animais em preto e branco, bordados, plissados, pregas horizontais e verticais que geram efeitos incomuns e o mantô duplo.

Meryl Streep e Florench Pugh usando Valentino no Globo de Ouro 2024. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)
Meryl Streep e Florench Pugh usando Valentino no Globo de Ouro 2024. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @maisonvalentino)

O que acham da marca? Já conheciam sua história? Nos contem nos comentários!

No Etiqueta Única você encontra inúmeras peças da Valentino, incluindo os clássicos rockstuds!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Os Acessórios das Marcas Britânicas de Luxo Mais Famosas na Xmas Sale

    Falar de moda britânica é, quase automaticamente, pensar em Burberry e seu trench coat eterno. Ainda assim, o Reino Unido vai muito além de seu maior símbolo. Ao longo das últimas décadas, marcas britânicas de luxo transformaram irreverência, alfaiataria precisa e discurso autoral em linguagem global — a ponto de levarem seus desfiles para Paris…
  • 3 Sapatos de Salto Alto Clássicos de Marcas de luxo para o Natal

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • Os modelos de bolsas de luxo descontinuadas no XMas Sale

    A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…
  • 3 Joias de Marcas Brasileiras Consagradas para Conhecer e investir na Xmas Sale

    Quando se fala em joalherias icônicas, o pensamento costuma ir direto às vitrines da Place Vendôme ou da Fifth Avenue. Um anel Tiffany T, a pulseira Cartier Love ou os trevos da coleção Alhambra, da Van Cleef & Arpels, funcionam quase como referências automáticas de desejo. No entanto, esse mesmo rigor estético e essa construção…
  • As peças da Hermès que são perfeitas para presentear no Natal

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • 04 Oportunidades Irresistíveis de Marcas de Luxo no XMas Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Bolsas Crossbody de Marcas de Luxo para presentear no Natal

    40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade, algo que as bolsas da época não ofereciam. Foi então que, na década de 50, Coco…
  • Quem será o novo Diretor Criativo da Versace? Rumores apontam um nome!

    Desde que o Grupo Prada concretizou a compra da Versace, uma das maisons mais emblemáticas do luxo italiano, uma pergunta passou a dominar conversas de bastidores, reuniões de compradores e editoriais especializados: quem será o novo Diretor Criativo da Versace? A dúvida ganhou ainda mais força após o anúncio da saída de Dario Vitale, que…
  • Bolsas Celine na XMAS Sale: Os 3 Clássicos Mais Desejados!

    O que faz uma bolsa Celine permanecer relevante ano após ano, mesmo em um mercado movido por novidades constantes? A marca francesa consolidou seus clássicos a partir de uma visão clara de luxo: linhas limpas, proporções bem resolvidas e atenção rigorosa à construção. Os modelos mais desejados da Celine compartilham essa herança, resultado de uma…
  • Coleção Dior Pre-Fall 2026 Reafirma o Talento de Jonathan Anderson

    O lookbook da coleção Dior Pre-Fall 2026, recém-revelado na última quarta-feira, deixa claro que Jonathan Anderson está interessado menos em impacto imediato e mais em construção de linguagem. São criações que se revelam aos poucos — pelas proporções, pelos tecidos e, principalmente, pela forma como códigos históricos da Dior são reposicionados para um novo ritmo…
  • 4 Peças Prada para presentear neste Natal

    Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana….
  • Bolsas Chanel: Top 4 Achados Raros e Imperdíveis na XMAS Sale!

    Algumas bolsas Chanel atingiram o status de verdadeiros “achados raros”, despertando o interesse — e a disputa silenciosa — entre fashionistas e colecionadoras. Isso por que a maison francesa sempre soube trabalhar a escassez como parte do seu discurso estético. Ao longo dos anos, diversos modelos foram discretamente descontinuados ou lançados em séries limitadas, tornando-se…