capa do post sobre documentário da Dior
|

Dior lança documentário “Metamorphosis”

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso entre as amantes da marca.

Além de suas incríveis e icônicas criações, a grife também é conhecida por suas coleções Cruises que acontecem todos os anos em uma localização diferente do globo que, não apenas serviu como inspiração, mas que também participou ativamente na criação das peças vistas na passarela, através da contratação de artesãos locais.

Para celebrar essa parceria de sucesso entre os locais dos desfiles e a maison francesa, a Dior irá lançar em breve o documentário “Metamorphosis”, que tem como foco a mais recente coleção Cruise da grife, que teve como inspiração a cultura mexicana.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais detalhes sobre o documentário “Metamorphosis” da Dior:

Dior Metamorphosis

Na tarde do dia 29 de Novembro, a maison francesa Dior convocou alguns convidados para uma prévia do “Dior Metamorphosis”, o mais recente da sua série de documentários de bastidores da coleção Cruise, que visam celebrar a cultura e o artesanato dos artesãos envolvidos no confecção de cada linha sazonal.

Depois de Atenas, Marrocos e, a Andaluzia, em 2023, Maria Grazia Chiuri, diretora criativa de Moda Feminina da marca, elegeu a Cidade do México para apresentar a mais recente coleção Cruise, evento que aconteceu em Maio deste ano.

A exibição do documentário aconteceu na sala de projeção do moderno Hôtel Marignan, localizado em Paris.  O documentário abriu com uma introdução à pintora mexicana e ícone feminista Frida Kahlo – a quem Chiuri atribui em grande parte a sua inspiração por trás da coleção Cruise 2024.

Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

O nome do filme, “Metamorphosis”, é em referência ao fato de Frida Kahlo ocultar sua perna direita com suas roupas, a qual ficou mais curta do que a perna esquerda depois que foi diagnosticada com poliomielite quando criança. Na tentativa de desviar a atenção, ela passou a usar apenas vestidos Tehuana, que são, por definição, uma combinação de uma saia longa e um huipil (uma blusa de algodão adornada com elaborados motivos bordados). Ambos os itens da vestimenta tradicional mexicana ajudaram a chamar a atenção para seu busto e para longe de sua deformidade.

E como resultado, o vestido Tehuana é hoje sinônimo do estilo de Kahlo, ganhando o título de símbolo da moda entre as grandes artistas femininas. Ao controlar a trajetória dos olhos dos outros a partir de sua fraqueza física, ela transformou esta última em um elemento de força.

Em outra ode a Kahlo, o desfile aconteceu no colégio da falecida artista, San Ildefonso, onde ela conheceu seu mentor e amante de longa data: o muralista Diego Rivera.

Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)
Desfile Dior Cruise 2024. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Fotos: Reprodução/Vogue Runaway)

O resto do filme de uma hora desenrola-se na busca da designer por artesãos competentes na região. O que produziu um resultado frutífero, já que Chiuri compartilha a meio deste que teria escolhido todos os talentos que viu no trabalho, se fosse possível. Depois de selecionar (principalmente do estado de Oaxaca, no sul do México) uma série de bordadeiras, tecelãs, ourives e artistas bem treinadas, estas últimas incluindo Elina Chauvet, conhecida pela sua instalação feminista “Zapatos Rojos”, a câmara foca então em cada uma de suas técnicas surpreendentes nos respetivos locais de trabalho. Muitas vezes este sendo dentro de suas prórpias casas, já que muitas não têm acesso a ateliês.

Tecelagens de borboletas – o símbolo do México para o retorno das almas de seus ancestrais – tomam forma em um huipil e são adornadas em fivelas de cintos prateados. A jaqueta Bar, assinatura da Dior, também foi revisitada com motivos tradicionais mexicanos, modernizando sua forma clássica.

Se no filme aparecem artesãos do sexo masculino, são as mulheres que, sem dúvida, detêm o título de protagonistas do documentário “Dior Metamorphosis”. Retratadas como lutadoras apaixonadas pela sua herança cultural, transmitida de geração em geração por via de suas mães e avós e já antes delas, cada mulher fala do seu talento artístico com orgulho e devoção genuína. “O trabalho que essas mulheres fazem, porque foi realizado por mulheres, geralmente é desprovido de qualquer relevância cultural. O meu trabalho com a Dior é mudar isso”, diz Chiuri em determinado momento do filme.

O documentário termina com o começo do próprio desfile Cruise 2024, um evento monumental para o qual cada artesão colaborador foi convidado. Um jovem tecelão chamado Hilan Cruz, um estudante de Antropologia de 27 anos que pareceu à diretora criativa da Dior um puro talento, foi até convidado a voltar com ela para Paris para ajudar a ensinar o seu ofício nos ateliês da marca. Nesta homenagem às mulheres, ao México e à arte, ressoa a mensagem de Maria Grazia Chiuri: os saberes das respectivas heranças culturais do mundo devem transcender como um “diálogo entre o presente e o futuro”. Para nunca ficar no passado.

“Metamorphosis” estará disponível no site oficial da Dior a partir de 6 de dezembro.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Curiosidades da Moda: O que Significa a Palavra Fendi e o Símbolo FF?

Se você ama curiosidades sobre o mundo da moda, certamente já se questinou o que significa a palavra Fendi ou a história do icônico FF, símbolo da grife. Apesar de muitos acreditarem que ele é simplesmente a inicial Fendi duplicada, o FF tem outro significado. Além disso, ele foi criado pela mesma pessoa responsável pelos…

Dior: Desfile de Alta-Costura Inverno 2024 celebra a Grécia Antiga!

Nessa última segunda-feira, dia 24 de junho, Paris deu início à semana de alta-costura Inverno 2024. Esta temporada, antecipada em virtude dos Jogos Olímpicos, trouxe algumas mudanças significativas. Grandes nomes como, por exemplo, Valentino (agora sob direção de Alessandro Michele) e John Galliano para a Maison Margiela não participam. Enquanto a Chanel continua sem anunciar…

A Origem da Marca MK: Quando e Onde surgiu a Michael Kors?

Se você é apaixonado pelas famosas bolsas de luxo como, por exemplo, a Jet Set, a Hamilton ou a Selma da Michael Kors, provavelmente já se perguntou sobre a origem da marca MK. Afinal, a grife conquistou o coração de inúmeras mulheres ao redor do mundo, competindo até mesmo com grandes nomes da moda europeia….

Onde Desapegar de Peças de Decoração e outros Itens de Luxo ?

Você já olhou em volta da sua casa e percebeu que está repleta de peças de decoração que não combinam mais com seu estilo? É hora de fazer uma limpeza e liberar espaço para novas inspirações. E o melhor de tudo é que você pode desapegar dessas peças e ainda lucrar para renovar sua home…

3 Bolsas de Luxo para apostar nesse Inverno!

As temperaturas caíram, anunciando o início do inverno 2024, que começou oficialmente dia 20 de junho. Com a chegada da estação, é hora de atualizar o guarda-roupa com cashmere, trench coats – melhor ainda se for um clássico Burberry – e adicionar acessórios que combinem com a temporada mais fria do ano. E quando se…
capa do post sobre a bolsa gucci mais cara

Qual é o valor da bolsa mais cara da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre looks coringas para o outono/inverno

6 Peças essenciais para a mala de inverno!

Arrumar a mala para uma viagem durante o inverno pode ser uma tarefa muito complicada e trabalhosa para muitas pessoas, que requer as vezes até dias para ser completada! Você quer estar confortável, quentinha, mas também quer estar estilosa e bem vestida, não é? Seja qual for a duração da sua viagem, podendo ser de…

Top 5 Maxi Bags para enfrentar os dias frios com estilo!

Os dias mais frios chegaram ao Brasil e, com eles, a necessidade de renovar o guarda-roupa com peças-chave que combinem estilo e funcionalidade. Entre as melhores opções para a temporada que os termômetros despencam, destacam-se as maxi bags de luxo. Além de estarem em alta, essas bolsas espaçosas oferecem uma infinidade de possibilidades de uso….
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

Os modelos de bolsas pequenas na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre curiosidades sobre christian dior

Quantas lojas da Dior existem no mundo?

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…