capa do post sobre burberry lançar nova identidade visual
|

Conheça a Burberry — A icônica marca de luxo britânica

Uma das marcas de luxo mais conhecidas e tradicionais do mundo, a Burberry possui mais de 160 anos de história e é considerada um dos principais nomes do mercado de luxo e também da indústria da moda.

Sua principal e mais icônica característica é a estampa xadrez, presente em diferentes produtos da marca de variadas categorias que são uma febre entre fashionistas ao redor do planeta. Uma de suas peças mais reconhecidas são os clássicos trench coats confeccionados em gabardine, os responsáveis por fazer com que a marca inglesa se tornasse conhecida.

Confira abaixo mais detalhes sobre a história da Burberry e sua trajetória no mundo da moda:

O início de tudo

A Burberry foi fundada em 1856 por Thomas Burberry em Basingstoke, Inglaterra.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Aos 21 anos de idade, Thomas abriu uma pequena loja especializada em roupas para atividades esportivas, como a caça e a pesca.O jovem Burberry baseou-se na premissa de que roupas deviam ser criadas para proteger as pessoas contra a instabilidade do clima inglês, úmido e chuvoso.

Aprendiz de tecelão, preocupava-se muito com a qualidade de seus produtos e, com menos de 20 anos de história, se tornou muito popular entre os ingleses. Sua loja se tornou um grande empório, onde tinha uma clientela sofisticada e rica.

Sua grande inovação se deu na criação do gabardine, tecido impermeável, respirável e extremamente resistente para dias chuvosos. O tecido virou matéria-prima de guarda-chuvas e indumentária para facilitar a vida de exploradores e esportistas,  pescadores e esportistas, que, até então, eram pesadas e desconfortáveis. O tecido impermeável, macio e chique caiu perfeitamente bem sobre a chuvosa Inglaterra e ainda como opção para o lazer no campo e no mar, tão comum entre a aristocracia da época.

Antiga propaganda dos icônicos trench coats da Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Repdrodução/Echostories.com)
Antiga propaganda dos icônicos trench coats da Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Echostories.com)

Em 1891, sob o nome de Thomas Burberry & Sons, a marca abriu sua nova loja na região de West End, em Londres. No ano de 1895, Thomas foi “convocado” pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, peça que seria antecessora ao trench coat. Era o surgimento da famosa capa de chuva, adaptada ao estilo militar.

Em 1909, a marca inaugurou sua primeira loja em Paris, ingressando assim na “capital da moda”. Durante o ciclo de expedições nesta época, a Burberry soube associar sua marca ao espírito aventureiro que tomou conta da Europa.

A Burberry pelo Mundo

Em 1911, equipados com barracas e roupas que foram desenvolvidos especialmente pela Burberry, o explorador norueguês Roald Amundsen e toda a sua equipe ficou famosa internacionalmente por terem sidos os primeiros a pisar no Polo Sul.

Três anos mais tarde, repetiu a consultoria para o anglo-irlandês Ernest Schackleton que embarcou para a Antártida vestindo um casaco com capuz da marca.  Nesse ínterim, em 1912, a marca patenteou o casaco Tielocken, antecessor do trench coat, que possuía fecho simples com cinto e fivela, e apenas um botão na gola.

Em 1914, a empresa foi comissionada pelo escritório de guerra para adaptar o antigo casaco dos oficiais para combate. Sendo assim, adicionaram dragonas para exibir as patentes dos oficiais, a aba sobreposta no peito oferecia maior segurança, enquanto o protetor contra chuva na parte superior das costas garantia que a água não entrasse em contato com o corpo, e ali nascia a versão trench coat que conhecemos hoje, um casaco extremamente quente e resistente, que, durante a Primeira Guerra Mundial, foi vestido por meio milhão de soldados britânicos.

Até o final da década, a Burberry viu seus tradicionais casacos equiparem exploradores, pilotos de aviões e esquiadores. Em 1919 o rei George V concedeu a marca a Garantia Real e contribuiu para sua popularização, principalmente entre os britânicos.

Poster Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Repdrodução/Racing Green Magazine
Poster Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Redrodução/Racing Green Magazine)

O nascimento do icônico xadrez

O icônico e clássico tecido xadrez nas cores bege, preto, branco e vermelho foi introduzido em 1924 e logo depois, foi  patenteado e passou a ser utilizado no forro dos casacos da grife. O que muitos podem não saber é que o xadrez era uma derivação do tartan, estampa tradicional da cultura do Reino Unido, principalmente na Escócia, o qual era usado para diferenciação dos clãs (famílias).

Esse xadrez não era apenas mais uma estampa, mas acabaria por se tornar o símbolo de representação da marca. Mais do que febre, o trench coat acabou se tornando sinônimo do estilo britânico de viver. Considerado como uma grande inovação para a época, a Burberry passou a oferecer após 1934 a entrega de produtos adquiridos no mesmo dia para seus clientes situados em Londres.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a marca forneceu ao exército britânico uma variedade de roupas e acessórios militares, incluindo o tradicional casaco. Apesar das condições austeras impostas pela guerra, ela continuou a fabricar roupas civis durante a década de 1940, incluindo casacos, sobretudos e ternos para homens e mulheres.

O icônico xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Repdrodução/Instagram @burberry)
O icônico xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)

Trench Coat nos cinemas

Após o término do conflito mundial, o trench coat forrado com tecido xadrez ganhou as ruas se atrelando cada vez mais a um conceito de elegância, que vestiu de políticos a estrelas de cinema, como por exemplo, quando utilizado pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no filme “Casablanca”.

O casaco também apareceu na clássica cena final do filme “Bonequinha de Luxo”, onde seus protagonistas trajavam a peça e também na série “A Pantera Cor de Rosa”, sendo usada por Peters Sellers no papel do Inspetor Clouseau.

Em razão da importância da marca no mercado britânico e mundial, em 1955, a Burberry foi condecorada com um Royal Warrant (uma garantia real, menção honrosa concedida a comerciantes e marcas) de produtores de peças resistentes à água pela Rainha Elizabeth II. Também neste ano a marca foi adquirida pelo grupo Great Universal Stores (GUS).

Internacionalização e expansão de produtos

A marca ganhou ainda mais proeminência quando foi a fornecedora oficial de roupas para a equipe olímpica feminina britânica que participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964. Nessa época o sucesso era tanto que, um ano mais tarde, um em cada cinco casacos exportados da Grã-Bretanha era um produto Burberry.

A grife começou sua internacionalização na década de 1970 quando uma loja âncora foi inaugurada em plena Manhattan. Nesse período, o xadrez ajudou a diversificar a linha de produtos que começara focada no “rainwear” (algo como “roupas de chuva”). Foram criados então guarda-chuvas, echarpes e cachecóis com a famosa estampa xadrez que se tornaram verdadeiros sucessos de vendas.

Mas nem tudo foi glamour na história da tradicional marca britânica. Na segunda metade do século XX, a marca em si ficou perdida no acelerado mundo da moda e foi relacionada a um público acima de 50 anos. A clientela da marca dividia-se entre senhoras e turistas japoneses de passagem pelo Reino Unido.

Acessórios com a icônica estampa xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca!
Acessórios com a icônica estampa xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca!

A reinvenção da Burberry

A reviravolta em sua história começou em 1997 quando a GUS (que detinha a maior parte das ações da Burberry) convidou a americana Rose Marie Bravo, então presidente da tradicional loja de departamento Saks Fifth Avenue, para ser a principal executiva da marca. A partir dali, se iniciou o processo de criação de uma nova imagem: uma Burberry totalmente fashion.

Uma de suas principais providências foi recrutar Roberto Menichetti, ex-estilista da Jil Sander para comandar a criação das novas coleções da marca britânica. Em 1998, ele desenvolveu uma linha de vestuário chamada BURBERRY PRORSUM (mesmo nome que aparece na bandeira do símbolo da marca), que possuía produtos com valor um pouco mais caro, misturando estampas e cores, sobrepondo peças, embaralhando o clássico com o novo.

Além disso, em 1999, o famoso xadrez saiu do forro e foi parar no lado direito dos casacos em uma jogada ousada. Outra providência da executiva foi contratar o fotógrafo Mario Testino para cuidar das campanhas publicitárias da marca e recrutar Kate Moss, uma das maiores modelos da história, para ser a garota-propaganda da marca, que causou furor ao aparecer de biquíni em uma das campanhas. O resultado foi imediato, sem perder seus consumidores tradicionais e leais, a faixa etária do público-alvo mudou de 50 para 30 anos.

Campanha Burberry Prorsum Primavera/Verão 2014. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Hommemodel.blogspot.com)
Campanha Burberry Prorsum Primavera/Verão 2014. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Hommemodel.blogspot.com)

A partir de 2000 a marca inglesa resolveu implantar a estratégia de inaugurar novas e sofisticadas lojas em várias cidades do mundo. Começando por uma unidade na badalada Bond Street, uma das icônicas ruas do consumo de luxo em Londres, seguida depois por lojas em Los Angeles, Düsseldorf, Berlim, Barcelona e Nova York.

Mas a reinvenção da Burberry só ficou completa em 2001, com a chegada do estilista britânico Christopher Bailey, vindo do Grupo Gucci. Nas coleções seguintes o estilista introduziu visuais mais casuais, adicionando um fulgor boêmio à herança de design da famosa marca britânica.

Contrabalançar a tradição da marca com uma estética moderna foi essencial para a consolidação da grife no segmento de luxo. A empresa também resolveu segmentar seus produtos, separando por linhas: Burberry London, Burberry Black Label e Burberry Brit.

O grande mérito da dupla Rose Marie e Bailey foi pegar um produto empoeirado e reinventá-lo em uma linguagem jovem e moderna – sem perder a elegância britânica. O resultado: o xadrez mais famoso do mundo agora aparecia conectado a figuras como Kate Moss, Madonna, Liam Galagher, vocalista do Oasis, além da atriz Emma Watson, que foi modelo da casa por muitos anos, que, devido ao seu sucesso nos filmes de Harry Potter, influenciou os mais jovens a se interessar pela marca britânica.

Modernização

Em 2004 a marca britânica iniciou vendas através de seu comércio eletrônico nos Estados Unidos. No ano seguinte disponibilizou as vendas online para o Reino Unido e, pouco depois, para toda a Europa.

Já em 2010, foi a primeira marca a realizar uma transmissão ao vivo de um desfile de moda. Além disso, se tornou a primeira marca de artigos de luxo a aderir ao Ethical Trading Initiative (iniciativa de comércio ético).

Em dezembro de 2013, a primeira Beauty Box, loja com conceito inovador que oferece perfumes, acessórios e maquiagens da marca com forte apelo digital , foi aberta em Covent Garden, na cidade de Londres. E a ousadia criativa da Burberry não parou por aí: em 2016 foi a primeira marca do segmento de moda a disponibilizar coleções apresentadas nos desfiles para compra imediatamente após o show (o chamado See Now, Buy Now).

Cachecóis xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)
Cachecóis xadrez Burberry. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @burberry)

Pouco depois, em 2018, a marca comemorou a diversidade e a inclusão lançando a estampa Rainbow Vintage Check (o tradicional xadrez com as cores do arco-íris). Ainda neste ano o italiano Riccardo Tisci foi nomeado diretor criativo da marca, e jea chegou inovando com o lançamento da B Series, composta por peças exclusivas de edição limitada, com curadoria dele próprio, que estavam disponíveis para comprar no dia 17 de cada mês, por 24 horas apenas por redes sociais como o Instagram.

Em sua coleção de estreia, o estilista introduziu a cor laranja às clássicas peças da marca, apostou em casacos de vinil, criou novo logotipo – assinado pelo designer Peter Saville – e brincou com o estilo western. E, para apresentar as primeiras peças a serem vendidas com o novo monograma, a Burberry lançou uma coleção cápsula acompanhada por uma campanha publicitária estrelada pela modelo Gigi Hadid. A marca também anunciou que não usaria mais peles de animais e não desperdiçará artigos e complementos que não são vendidos.

A Burberry hoje

Atualmente, a Burberry está sob o comando do estilista Daniel Lee, que teve sua estreia no ano de 2023 na coleção de Outono/Inverno 2023. Para seu debut, Lee trouxe a Burberry sob um prisma menos pretensioso e nostálgico, com peças fortemente com estilo grunge. O mood jovial e provocativo (nos moldes do humor inglês) estava presente nas criações do estilista.

O designer resolveu fugir da paleta majoritariamente sóbria, e trouxe estampas em formato de pato em diferentes peças, que serviu como ‘alívio cômico’. A combinação de galochas e estampas xadrezes em diferentes cores evocou a imagem clássica da elite aristocrática do English countryside, cujo principal passatempo é a caça.  T-shirts, tricôs, jaquetas e obviamente o trenchcoat surgiram em tamanhos oversized, com pinceladas de desconstrução que ganhavam vida no styling e gestual dos modelos.

Lee está trazendo em suas coleções temas que remetem às origens da tradicional marca inglesa, principalmente ao tema da natureza. Além disso, o estilista está reinventando itens icônicos da casa, como o trench coat e, é claro, a estampa xadrez.

Desfile Burberry Fall 2024. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Vogue Runaway)
Desfile Burberry Fall 2024. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Vogue Runaway)

Já conhecia mais sobre a história da Burberry e sua trajetória no mundo da moda? O que acha da marca?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Conheça as novas bolsas com monograma da Louis Vuitton que toda fashionista precisa conhecer em 2025: modelos clássicos e icônicos.

Monograma da Louis Vuitton: 3 Novas Bolsas que já são Clássicas e Icônicas!

Criado em 1896 por Georges Vuitton como uma forma de homenagear seu pai, Louis, o icônico Monograma da Louis Vuitton nasceu também como uma resposta à crescente onda de falsificações. Mais de um século depois, o padrão de flores, estrelas e LV entrelaçados continua a ser um dos símbolos mais reconhecíveis e desejados da moda…
capa do post sobre bolsas saint laurent que são imperdíveis

As Bolsas de marcas francesas na Super Sale Extende

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
capa do post sobre como saber se relógio cartier é verdadeiro

3 Acessórios que valem o investimento na Super Sale Extended!

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
joia-de-maria-antonieta-e-leiloada-por-71-milhoes-de-reais-200625

Joia de Maria Antonieta é leiloada por R$ 71 milhões!

Sim, o valor é obsceno! Uma joia atribuída a Maria Antonieta que fez história, o diamante rosa-púrpura, foi vendido por R$ 71 milhões no leilão da Christie’s nesta semana. Com 10,38 quilates e lapidação impecável, o diamante Marie-Thérèse Pink bate recorde mundial ao ser arrematado por quase o dobro da estimativa. A peça histórica que…
capa do post sobre bolsas clássicas chanel, gucci e louis vuitton

As bolsas Gucci na Super Sale Extended dos Namorados

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
capa do post sobre bolsas pretas para investir na semana do consumidor

4 Peças de Roupas que são necessárias no seu armário!

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências. Diversas peças que estão em alta no momento podem acabar esquecidas na temporada seguinte, podendo retornar alguns anos mais tarde com novas versões e releituras. Por mais que este seja o ciclo natural da indústria da moda, existem peças que transcenderam a tendência…
nova-bolsa-kelly-da-hermes-sem-hardware-choca-fashionistas-desfile-xangai-2025-170625

Nova Bolsa Kelly da Hermès sem hardware choca fashionistas

Sim, você leu certo! A Nova Bolsa Kelly da Hermès está mais minimalista do que nunca. A versão recém-apresentada do modelo conhecido por gerar longas listas de espera e ser um dos mais caros do mundo, surpreendeu por abrir mão de suas ferragens distintivas. Na moda de luxo, cada detalhe — ou a ausência dele…

4 Bolsas icônicas da Louis Vuitton para investir!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

As Vantagens de investir em Peças de Luxo Second Hand!

Uma das palavras mais faladas dos últimos anos do setor de luxo da moda é o resale, que nada mais é do que a revenda de peças que estão paradas em seu armário. Isso significa que, com o interesse nesta prática estar se popularizando, o grande preconceito com lojas second hands e brechós decaiu drasticamente….
kering-grupo-dono-da-gucci-balenciaga-ysl-anuncia-novo-ceo-o-que-muda-com-a-chegada-de-luca-meo-180625

Kering anuncia novo CEO: o que muda com a chegada de Luca de Meo ao Grupo de Luxo?

Sim, a Kering anunciou recentemente um novo CEO — uma mudança estratégica que gerou repercussão imediata no mercado e já impulsionou as ações da companhia. Em um setor em constante transformação, o grupo francês, dono de grifes como Gucci, Saint Laurent, Balenciaga, Bottega Veneta e Alexander McQueen, dá um passo importante rumo a uma nova…
estilos-de-bolsas-chanel-que-reforcam-o-poder-da-grife-do-classico-ao-contemporaneo-capa-170625

3 Estilos de Bolsas Chanel que reforçam o poder da grife: Do clássico ao moderno

Ao longo das décadas, uma marca de luxo francesa consolidou uma linguagem visual própria — e isso se reflete com força nos múltiplos estilos de bolsas Chanel que protagonizam coleções inesquecíveis. São criações que vão do clássico absoluto ao toque contemporâneo, sempre com o mesmo rigor estético. No entanto, a cada nova mudança no comando…