capa do post sobre falecimento do estilista roberto cavalli
|

Icônico estilista Roberto Cavalli morre aos 83 anos

O mundo da moda recebeu uma triste notícia na tarde desta sexta feira, 12 de Abril. O icônico designer italiano Roberto Cavalli faleceu aos 83 anos de idade na cidade de Florença, Itália. A informação foi confirmada na página oficial da marca no Instagram.

Herdeiro de uma família de artistas, Cavalli estudou no Instituto de Arte de Florença e, em 1970, fundou sua grife homônima. Sua primeira coleção foi desfilada no mesmo ano, no Salon du Prêt-à-Porter, em Paris. Foi também no início da década de 70 quando ele inventou e patenteou um processo inovador de impressão em couro e abriu sua primeira loja, chamada Limbo, em Saint Tropez.

Suas criações eram conhecidas por serem exóticas, sensuais e maximalistas, com estampas animal print, modelagem justa ao corpo, jeans desgastados enfeitados com joias e vestidos sexy.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo algumas curiosidades sobre o icônico falecido estilista Roberto Cavalli:

Roberto Cavalli também era um pintor

Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com as impressionantes criações de Cavalli nas passarelas, poucos sabem que ele também foi um pintor talentoso. A pintura foi uma paixão de longa data para Cavalli, e ele frequentemente incorporava suas obras de arte em seus designs de moda. Seu talento artístico e atenção aos detalhes contribuíram para a estética única e vibrante que se tornou sinônimo da marca Roberto Cavalli.

O amor de Cavalli pela pintura foi além do mundo da moda. Ele expôs suas obras em diversas galerias ao redor do mundo, mostrando seu talento como artista plástico. Suas pinturas abstratas e coloridas refletiam o mesmo espírito de inovação e criatividade que ficava evidente em seus designs de moda, o que fez com que fosse um verdadeiro artista multidimensional.

Roberto Cavalli. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Instagram @robertocavalli)
Roberto Cavalli. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Instagram @robertocavalli)

Muitas de suas inspirações vinham da natureza

A natureza desempenhou um papel significativo no processo de design de Cavalli. Ele se inspirava em vários elementos do mundo natural, que iam desde o reino animal até as cores vibrantes encontradas nas paisagens. As estampas de animais exclusivas de Cavalli tornaram-se icônicas na indústria da moda e refletiam sua admiração pela beleza e graça das criaturas selvagens.

O fascínio de Cavalli pela natureza ia além da mera inspiração visual. Ele apoiou e contribuiu ativamente para diversas causas ambientais. Ele acreditava firmemente na importância de preservar a natureza, e esse compromisso era frequentemente refletido em seus projetos. Através da sua grife, Cavalli conscientizava sobre as questões ambientais, provando que moda e sustentabilidade podem andar de mãos dadas.

Criações de Roberto Cavalli com as icônicas estampas de animal print. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Instagram @roberto_cavalli)
Criações de Roberto Cavalli com as icônicas estampas de animal print. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Instagram @roberto_cavalli)

Foi um ávido amante dos animais

Além do seu império da moda, Roberto Cavalli também era apaixonado por animais. Ele tinha um amor profundo por animais de estimação e defendia fortemente a promoção do bem-estar animal. Cavalli incorporou frequentemente motivos de animais nos seus designs, não só pelo seu apelo estético, mas também para chamar a atenção para a importância de proteger espécies ameaçadas de extinção.

O amor de Cavalli pelos animais ia além da moda e ele apoiava ativamente organizações de caridade dedicadas ao bem-estar animal. A sua crença numa coexistência harmoniosa entre humanos e animais era evidente em seus designs, fazendo uma declaração poderosa dentro e fora da passarela.

Colaborou com diversas grandes marcas em sua carreira

Ao longo dos anos, Roberto Cavalli colaborou com diversas marcas e organizações de destaque em diversos setores. Uma colaboração notável foi com o fabricante de automóveis Fiat, onde Cavalli aplicou suas icônicas estampas em carros Fiat de edição limitada. Esta parceria imaginativa demonstrou a capacidade de Cavalli de estender a sua criatividade para além da moda.

Além disso, Cavalli trabalhou com empresas renomadas como a Coca-Cola, criando garrafas e latas de edição limitada adornadas com suas estampas clássicas. Estas colaborações demonstraram a sua versatilidade como designer e a sua capacidade de fundir perfeitamente vários meios artísticos.

Parceria Roberto Cavalli x Coca-Cola. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Artelisted)
Parceria Roberto Cavalli x Coca-Cola. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Artelisted)

Foi um empresário sagaz

Embora Roberto Cavalli tenha sido um verdadeiro artista de coração, ele também foi um empresário astuto. Em 2015, vendeu uma participação maioritária de sua marca de moda a uma empresa italiana de capital privado, destacando a sua abordagem estratégica para o crescimento do negócio. Além disso, Cavalli compreendia a importância de permanecer relevante em uma indústria em ritmo acelerado, e é por isso que esteve constantemente reinventando sua marca para atrair as novas gerações de entusiastas da moda.

A visão empresarial de Cavalli ia além do mundo da moda. Ele possuia e administrava hotéis e restaurantes de luxo, garantindo que sua estética única também estivesse representada nesses empreendimentos. Este espírito empreendedor contribuiu para o seu sucesso e a longevidade da sua marca.

Roberto Cavalli. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Instagram @robertocavalli)
Roberto Cavalli. Clique na imagem e confira criações da marca italiana. (Foto: Reprodução/Instagram @robertocavalli)

Roberto Cavalli foi um nome muito importante no mundo da moda, sendo um nome importante na história da moda italiana. Suas criações sensuais e extravagantes ficarão para sempre marcadas na trajetória da indústria.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…