Foto: Reprodução/Instagram @oldmoney.dynasty
|

A Estética Old Money está de volta!

O mundo da moda é um eterno vai e vem e sempre está se re-inventando, as tendências para cada temporada e estação são diferentes e diversos hits do passado acabam voltando a se tornar os queridinhos do momento mais uma vez e também novos acabam surgindo na indústria.

Nos últimos meses, uma trend está ganhando muita força, principalmente no hemisfério norte, e voltando a se tornar um hit entre inúmeras fashionistas: a estética old money. Este termo ganhou muita visibilidade no aplicativo tik tok, onde vídeos com a hashtag da tendência atingiam milhares de visualizações.

Confiram abaixo o significado, origem e looks de inspiração da estética old money:

Significado e Origem

Se traduzirmos literalmente o termo “old money”, temos “dinheiro velho/antigo” — que é um conceito usado para designar grandes fortunas que são derivadas de heranças — que são acumuladas de geração em geração e, consequentemente, velho/antigo.

Segundo os sites FFW e Steal The Loook, a estética e expressão Old Money é mais comum em países onde não houve uma presença forte da aristocracia ou monarquia, e o dinheiro começou a ser acumulado por burgueses, especialmente durante a Revolução Industrial. Um exemplo bem fácil e claro são as famílias tradicionais que habitavam a cidade de Nova Iorque durante os Anos Dourados (a famosa Gilded Age). Os membros destas famílias, historicamente, sempre costumavam maneiras de sinalizar seu patrimônio através de suas roupas, para assim apenas aqueles que fazem parte do mesmo círculo social fossem capaz de entender ou decodificar a real intenção por trás das escolhas fashion.

Estética Old Money. (Fotos: Reprodução/Pinterest)
Estética Old Money. (Fotos: Reprodução/Pinterest)

A Estética

A estética old money não abrange apenas roupas de seda ou cashmere, mas também é composta por paisagens que muitos de nós só vemos em grandes filmes de Hollywood, como mansões, casas de campo, fontes com estátuas renascentistas e o que mais você imaginar. Já nos termos de peças de vestuário, ela é influenciada e inspiradas em esportes elitistas, como o tênis e, principalmente o hipismo. O principal objetivo da tendência é chegar o mais perto possível dessa realidade através de roupas que remetem ao estilo de vida dos herdeiros.

Algumas marcas de moda de luxo que possuem peças que podem definir exatamente este estilo de roupas usado, ou pelo menos almejado, são Chanel, Hermès e Ralph Lauren, que possuem uma “maneira de vestir-se” polida, elegante, dando ênfase na alta qualidade e cortes impecáveis de suas peças.

Os looks que seguem esta tendência podem ser definidos como elegantes e mais conservadores, com grande enfoque em tons claros como bege, off-white e azuis mais suaves.

Campanha da DKNY Primavera/Verão 1995 com estética Old Money. (Foto: Reprodução/Instagram @oldmoney.dynasty)
Campanha da DKNY Primavera/Verão 1995 com estética Old Money. (Foto: Reprodução/Instagram @oldmoney.dynasty)

Influência da Televisão

Séries televisivas também são responsáveis pela volta da estética old money, influenciando centenas de adolescentes e jovens adultos! Grandes exemplos são a série Gossip Girl, em especial a personagem Blair Waldorf, que se tornou referência desta tendência, além dos seriados The Crown e até mesmo Bridgerton, por mais que este último se passe na Era Regencial.

Quando posts sobre personagens destes programas aparecem com frequência nas timelines de diferentes redes sociais, eles acabam por influenciar as pessoas, mesmo que seja minimamente.

A personagem Blair Waldorf é uma das grandes referências da estética old money. (Fotos: Reprodução/Instagram @stealthelook)
A personagem Blair Waldorf é uma das grandes referências da estética old money. (Fotos: Reprodução/Instagram @stealthelook)

Inspirações de Looks

Seja terninhos de tweed, peças tem tecidos mais refinados, camisas polo, suéters de tricô, lenços para amarrar no pescoço ou cabelos, não é difícil criar um look que tenha a estética do old money. Confira algumas inspirações de looks abaixo:

Fotos: Reprodução/Instagram @oldmoney.dynasty
Fotos: Reprodução/Instagram @oldmoney.dynasty

Fotos: Reprodução/Instagram @oldmoney.dynasty
Fotos: Reprodução/Instagram @oldmoney.dynasty

O que acham a estética old money? Usariam looks inspirados nela? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…