capa do post de top marcas de relógios de luxo
|

As top 5 marcas de relógio de luxo!

Os relógios são usados ​​há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.

Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado para contar o tempo mas também pode simbolizar status e realização. Os modelos de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas.

Separamos abaixo as cinco top marcas de relógio do mundo:

IWC Schaffhausen

A IWC Schaffhausen foi fundada por Florentine Ariosto Jones em 1868 na cidade de Schaffhausen, na Suíça.

A companhia foi criada com o intuito de combinar as inovações das técnicas de produção americanas com as habilidade tradicionais dos mestres relojoeiros suíços.

Enquanto a maioria das marcas de relógios que possuem sede na Suíça estejam localizadas no oeste do país, a IWC Schaffhausen está localizada no leste, onde faz uso das águas do Rio Reno para energia hidráulica. Fato que mostra o comprometimento da empresa com a sustentabilidade, sendo a primeira marca de relógio ao Global Reporting Initiative Standards, onde listou seus objetivos sustentáveis.

Relógio IWC Schaffhausen. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @iwcwatches)
Relógio IWC Schaffhausen. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @iwcwatches)

Dentro da IWC Schaffhausen estão seis famílias de relógios: Pilot’s Watches, Portugieser, Ingenieur, Aquatimer, Da Vinci e Portofino. A vasta variedade inclui relógios para o dia-a-dia, modelos esportivos e aqueles que só podem ser descritos como verdadeiras obras de arte, sendo assim muito luxuosos.

Atualmente, a marca é conhecida por suas criações que alinham a sofisticação com a durabilidade, que são elegantes com uma qualidade inigualável, os fazendo um dos melhores no mercado.

Rolex

A marca Rolex foi fundada por Hans Wilsdorf e seu cunhado, Alfred Davis, em 1905.

Após estágios em relojoarias na Suíça, o alemão Hans Wilsdorf, na época com apenas 24 anos, resolveu abrir sua própria marca e, junto ao cunhado inglês, fundaram a empresa Wilsdorf & Davis. Com sede na cidade de Londres, Inglaterra, a empresa importava, montava e distribuía relógios com mecanismos suíços da Hermann Aegler.

Um ano mais tarde, o grande sucesso veio graças a decisão de Wilsdorf de especializar-se apenas em relógios de pulso, um mercado que ainda era emergente na época. Os primeiros modelos de relógio feitos por eles, geralmente eram marcados como W&D, porém só na parte traseira da caixa. Por mais que os relógios de bolso fossem uma norma da época, Hans já vislumbrava as vantagens de usá-los no pulso.

Relógio Rolex. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Relógio Rolex. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

A produção da W&S incluía uma vasta variedade de desenhos de caixas: casuais, formais e esportivas. Estes modelos eram vendidos para joalheiros que, posteriormente, colocavam suas próprias marcas nos relógios. Foi então em 1908 que o nome Rolex foi adotado, por ser de fácil pronúncia em todos os países da Europa e curto o suficiente para se adequar a um mostrador de relógio. A escolha do nome foi arbitrária e sem nenhum significado em especial, além de ser a primeira marca a usar o sufixo “ex”.

Mesmo tendo consciência que os modelos precisavam melhorar sua precisão, o alemão pressentia que os modelos de relógio de pulso poderiam se tornar não apenas elegantes, mas também confiáveis. Para convencer o público de que seus inovadores relógios eram dignos de confiança, equipou-os com mecanismos extremamente pequenos e precisos, produzidos por uma manufatura de relógios sediada em Biel, na Suíça.

Em um primeiro momento, foi alvo de criticas dos mais conservadores, mas ganhou apoio dos atletas e aventureiros da época, que tinham a necessidade de consultar as horas de uma maneira mais prática. Primeiramente, a Rolex se concentrou na qualidade de seus mecanismos, e sua incansável dedicação para desenvolver um dispositivo que pudesse garantir a precisão cronométrica de seus relógios não demorou a dar fruto.

Relógio Rolex. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)
Relógio Rolex. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @rolex)

Em 1910, a empresa enviou um de seus relógios para ser testado no Official Watch Rating Centre, em Biel na Suíça, e foi concedido a ele o Certificado Suíço de Precisão Cronométrica, fato inédito para um modelo de pulso. Outra vitória e validação da marca veio quatro anos mais tarde, em 1914, quando o Observatório Kew de Londres concedeu um certificado de precisão “classe A”, distinção até então conferida exclusivamente à cronômetros da Marinha. Esta foi a primeira vez que um relógio de pulso recebeu o status de “cronômetro” – uma classificação que, até mesmo nos dias de hoje, é obtida por relativamente poucos relógios.

A partir daí, os relógios Rolex se tornaram sinônimos de precisão. Atualmente, a empresa é uma das melhores marcas de relógio do mundo, com modelos que são símbolo de sofisticação, elegância, qualidade e até mesmo status. Possuindo diversos modelos que agradam aos mais variados modelos e que também atendem a todas necessidades.

Audemars Piguet

A história da Audemars Piguet começou exatamente no dia 17 de Dezembro de 1881, fruto da parceria de dois estudantes de tecnologia e economia: Jules-Louis Audemars e Edward-Auguste Piguet.

A dupla se conheceu em 1873 na cidade de Le Brassus, no Vallée de Joux, um dos berços da alta relojoaria. Dois anos mais tarde, em 1875, eles se uniram para desenvolver e fabricar relógios equipados com mecanismos complexos e resolveram dividir as tarefas: enquanto Jules-Louis ficou responsável pela parte mais técnica, no que se referia ao processo de produção das peças, Edward-Auguste cuidava das vendas e o marketing, o que fez com que ele viajasse por diversas cidades e, posteriormente, continentes, para estabelecer contatos que não muito tempo depois seriam essenciais para estabelecer a marca, principalmente na Europa.

Logo quando fundaram sua marca em 1881, seus relógios se destacavam no mercado por seu funcionamento preciso e alta qualidade. Oito anos mais tarde, a AP (como ficou popularmente conhecida) inaugurou sua primeira oficina na cidade de Genebra, na Suíça, e rapidamente começou a crescer e prosperar e no mesmo ano, exibiu seus modelos de relógios pela primeira vez na Exposição Universal de Paris.

Relógio Audemars Piguet. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @audemarspiguet)
Relógio Audemars Piguet. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @audemarspiguet)

Em 1892, uma época onde os relógios de pulso estavam começando a cair no gosto dos consumidores e se tornar populares, a Audemars Piguet desenvolveu o primeiro modelo desta categoria com repetidor de minutos. Nas décadas seguintes, seu sucesso apenas cresceu e ultrapassou os limites do continente Europeu e chegou à América.

Em 1915, a marca voltou a chamar à atenção do setor relojoeiro  ao fabricar o menor calibre feito com repetição de cinco minutos, com um diâmetro de apenas 15,80 milímetros. Além disso, apresentou um de seus primeiros relógios de alta complexidade, com 400 peças. Cinco anos mais tarde, a empresa produziu um sofisticado relógio composto de 16 complicações (turbilhão, carrilhão grande e pequeno, indicador de equação de tempo, calendário perpétuo, indicador de tempo sideral e um mostrador de esmalte azul gravado com 315 estrelas que reproduziam o céu noturno de Londres).

Nos anos seguintes, a marca continuou a surpreender o mundo com seus designs inovadores e tecnológicos, como, por exemplo, quando apresentou o primeiro relógio que mostrava seus mecanismos visíveis através do vidro no ano de 1928, ou quando lançou seu primeiro relógio modelo Skeleton que permitia que as partes móveis do calibre fossem vistas na parte posterior do mostrador.

Relógio Audemars Piguet. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @audemarspiguet)
Relógio Audemars Piguet. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @audemarspiguet)

Com 140 anos de história, atualmente a Audemars Piguet ainda detém o título de mais antiga manufatura de relógios do mundo e permanece nas mãos das famílias fundadoras, sendo considerada uma empresa familiar desde sua fundação. Seus relógios luxuosos são considerados como um dos melhores do setor no cenário atual e são muito cobiçados, tendo produção restrita de cerca de 40 mil unidades por ano.

Patek Philippe

A Patek Philippe foi fundada pelo Conde Antoine Norbert de Patek (um nobre  polonês exilado) e por François Czapek (um relojoeiro de Varsóvia) em 1839 no pequeno e aconchegante vilarejo de Plan-les-Ouates, situado perto da cidade de Genebra, Suíça, com o nome de Patek, Czapek & Co.

A empresa possuía apoio financeiro de diversos relojoeiros poloneses e produzia relógios de bolso por encomenda. Seus modelos eram inspirados em temas da história e cultura da Polônia, com retratos de heróis revolucionários, lendas dos séculos X e XII, e o culto da Madonna Negra de Czestochowa. Nesta época, empregavam meia dezena de empregados e fabricavam por ano, cerca de duzentos relógios da mais alta qualidade.

Rapidamente, a Patek, Czapek & Co se tornou a melhor relojoaria da Suíça e, em 1844, resolveram mostrar ao mundo suas fabulosas peças na exposição internacional de Paris. Lá dupla de fundadores conheceu o francês Jean Adrien Philippe, que anos antes havia inventado o sistema de corda para relógios de pulso que dispensava o uso de uma chave usada na época.

Relógio Patek Philippe. Clique na imagem e confira mais modelos de relógio!
Relógio Patek Philippe. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios!

Um ano depois da exposição de Paris, François Czapek resolveu sair da sociedade, o que fez com que a marca fosse conhecida por Patek & Co até janeiro de 1851. Foi nesta época que Jean Adrien Philippe se tornou sócio e “emprestou” seu nome, fazendo com que a marca ficasse conhecida por Patek Philippe & Co.

Uma das maiores razões pelo grande sucesso de seus relógios era seu alto padrão de fabricação e também a praticidade do sistema de corda de seus relógios. Nos primeiros anos de parceria de Patek e Philippe, a Rainha Vitória da Inglaterra já era uma cliente assídua de seus relógios e nos anos seguintes, foi seguida por diversos outros monarcas, presidentes, papas e magnatas.

Atualmente, a Patek Philippe comercializa seus modelos em mais de 100 países através de 500 das mais renomadas e conceituadas joalherias. Além de possuir apenas 3 lojas próprias (chamadas de Patek Philippe Salons) localizadas em Genebra, Londres e Paris. A marca oferece, aproximadamente, 200 modelos diferentes de relógios em suas linhas regulares que atendem as mais diferentes necessidades.

Jaeger-LeCoultre

A história da marca começou em 1833 na pequena vila de Le Sentier, localizada no Vale de Joux na Suíça quando o inventor Charles Antoine LeCoultre, com a ajuda de seu irmão, François Ulysse, abriu sua oficina relojoeira e desenvolveu suas primeiras engrenagens e mecanismos. Sua primeira grande inovação aconteceu no ano de 1844, quando inventou o milonômetro, o primeiro instrumento capaz de medir o mícron (1 milionésimo de metro). Através desta invenção, Charles estabeleceu o sistema métrico decimal como padrão para a indústria relojoeira.

Três anos mais tarde, LeCoultre desenvolveu o “Keyless”, o primeiro sistema de corda através de uma coroa, eliminando a necessidade de uma chave para a operação. Em 1851, durante a primeira exposição universal em Londres, a empresa recebeu uma medalha de ouro por seu trabalho sobre a precisão e a mecanização na relojoaria.

Foi apenas em 1866, 33 anos após a abertura da oficina, que Charles Antoine decidiu construir sua primeira fábrica, reunindo todo o processo produtivo sob um mesmo teto. Algumas décadas mais tarde, em 1891, a empresa criou um calibre munido de uma dupla complicação: cronógrafo e repetição de minutos. Em 1900, a Grande Maison do Vallée de Joux, como era conhecida a empresa na época, já havia fabricado mais de 300 calibres diferentes, dos quais 128 eram equipados com a função do cronógrafo e 99 com mecanismo de repetição.

Relógio Jaeger-LeCoultre. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre)
Relógio Jaeger-LeCoultre. Clique na imagem e confira mais modelos de relógios! (Foto: Reprodução/Instagram @jaegerlecoultre)

Em 1907, a Jaeger-LeCoutre desenvolveu o mais fino movimento para um relógio de bolso do mundo, com 1.38 mm de espessura, ele foi integrado a relógios de bolso que permanecem, até hoje, como os mais finos de sua categoria. No final da década de 1920, criou o Calibre 101, o menor movimento de relógio mecânico do mundo na época, com 98 peças, medindo 14 x 4.8 x 3.4 mm e pesando em torno de um grama. Alguns anos mais tarde, em 1953, a Rainha Elizabeth II viria a usar um destes modelos em sua coroação.

Nesta mesma época, a marca suíça criou uma de suas principais invenções: o “movimento perpétuo virtual”, que foi aplicado no relógio de mesa Atmos em 1928.  Esse movimento é um mecanismo que utiliza mudanças climáticas para dar corda no relógio, assim a alteração de um grau na temperatura ambiente pode manter o relógio funcionando por dias. Como é praticamente impossível não haver nenhuma alteração de temperatura em um dia, o relógio permanece funcionando eternamente, dispensando corda, bateria ou corrente elétrica.

Nas últimas décadas, a Jaeger-LeCoutre se estabeleceu como uma das mais importantes, sofisticadas e exclusivas marcas de relógios de luxo do mundo, suas criações e inovações são de grande importância e impacto na história do mundo da relojoaria.

Estas são apenas algumas das principais marcas de relógios de luxo atualmente! Qual sua favorita? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…
capa do post sobre maxi baga na super sale

As Maxi Bags que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

4 Peças Chanel para presentear sua namorada!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

Descubra quem é o atual Dono da Ferragamo!

Se você já se questionou quem é o atual dono da Ferragamo, saiba que não está sozinho. O fascínio pelo universo do luxo sempre instigou a curiosidade de muitos, especialmente quando se trata de desvendar os bastidores e conhecer os proprietários das principais grifes. A etiqueta em questão, reconhecida por sua excelência na produção de…