Capa do post sobre o documentário the true cost.

The True Cost: O documentário que revela a indústria da moda

The true Cost é um documentário francês dirigido por Andrew Morgan, gravado em diversas partes do mundo, a produção aborda os diversos aspectos e impactos da indústria da moda na sociedade, principalmente a fast fashion.

A roupa é considerada uma segunda pele que escolhemos diariamente. Por isso, é vista como item essencial. Entretanto, com o passar dos anos, o preço das roupas caíram, em contrapartida, os custos de produção aumentaram.

Para satisfazer os anseios de compra e ainda baratear os custos de produção, a terceirização foi à solução encontrada pelos empresários do ramo.

Documentário The True Cost
Documentário The True Cost

Isso porque, quanto mais terceirizada a confecção, menor é o custo de produção e, consequentemente, o valor passado aos clientes.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Daí surge no mercado da moda o conceito das lojas fast fashion (moda rápida) que mudam a forma como as roupas são vendidas e compradas.

O surgimento das fast fashions, que foi uma revolução no comércio. Com essas lojas, não é mais preciso esperar a troca de estações para ter lançamentos de roupas, pois coisas novas chegam todas as semanas para serem consumidas rapidamente.

As peças são de custo considerado inferior e, para atender essa demanda, a forma de produção mudou completamente.

Mas, o que está por trás das fast fashions?

Para atender as necessidades do consumo e repassar as roupas a baixos preços ao consumidor, a indústria têxtil passou a ter uma produção globalizada.

Isso quer dizer que a mercadoria teve sua produção terceirizada para economias de baixo custo, ou seja, países do terceiro mundo. Talvez esse seja um dos principais pontos do documentário The True Cost.

Condições de trabalho precárias e jornadas de trabalho extenuantes para diminuir os custos de produção.
Condições de trabalho precárias e jornadas de trabalho extenuantes para diminuir os custos de produção.

Nesses países os salários são muito baixos, as condições de trabalho precária e frequentemente as normas de segurança são desrespeitadas. A desvalorização da mão de obra cria condições para que as fast fashions possam manter seu baixo preço.

Neste lado desconhecido da moda, os trabalhadores das chamadas “Fábricas de suor” pagam o preço pelas roupas baratas que milhões de pessoas consumem diariamente nas fast fashions.

O caso de Rana Plaza e a exposição do lado obscuro da moda

Em 2013, um desabamento em Dhaka, capital de Bangladeshh, chamou a atenção para as condições degradantes a que são submetidos os trabalhadores da indústria têxtil.

O desabamento de Rana Plaza matou mais de 400 pessoas, das cerca de três mil que trabalham no local.

Desabamento em fábrica mata mais de 400 trabalhadores.
Desabamento em fábrica mata mais de 400 trabalhadores.

O mais impressionante é que a tragédia poderia ser evitada caso os donos não tivessem ignorado as rachaduras na estrutura e ordem de evacuação do local.

O Rana Plaza era uma das fabricas que tinha como cliente a cadeia de lojas britânicas Primark.

Em todo o mundo há 40 milhões de trabalhadores da indústria têxtil, sendo que quatro milhões estão em Bangladesh, sendo 85% de mulheres com um salario de cerca de 3 dólares por dia. Um dos mais baixos do mundo.

The True Cost explica o impacto da indústria da moda na agricultura

Como a fibra do algodão é usada para fazer a maior parte dos tecidos, a agricultura também se alterou com as altas demandas da indústria têxtil.

Ao invés dos métodos tradicionais de cultivo que eram sintonizados com a natureza e aos ciclos naturais das estações, atualmente ha uma intensificação na cultura do algodão.

Nesse processo, a terra passou a ser vista praticamente como se fosse uma fábrica, o que inclui a utilização extensa de produtos químicos para acabar com as pragas e agilizar a colheita.

Modo de produzir o algodão se alterou com a revolução causada na indústria da moda pelas fast fashions.
Modo de produzir o algodão se alterou com a revolução causada na indústria da moda pelas fast fashions.

Os maiores plantios de algodão são na Índia. O uso de agrotóxico no algodão aumenta o numero de deformidades genéticas e doenças mentais e câncer nas populações locais.

Outro ponto que se observou foi o aumento de suicídios entre fazendeiros que não conseguiram se encaixar nessa nova forma de produção que inclui o uso de agrotóxico e alteração de sementes para o plantio.

As fast fashions e a grande produção de lixo

No documentário The True Cost vemos que um dos principais impacto sem relação ao meio ambiente é que em consequência do consumo fast fashion, a quantidade de roupas descartadas em lixões cresceu em altas proporções.

O que é um grande erro, já que a moda não deve ser pensada como um produto descartável.

https://www.instagram.com/p/1BTDIwNGQ1/

Com o aumento do consumo também cresceu a produção de lixo e os impactos ambientais causados pela indústria têxtil.
Com o aumento do consumo também cresceu a produção de lixo e os impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

Estima-se que uma peça comprada em uma fast fashion é usada somente por cerca de cinco vezes. Por ter um preço baixo, o consumidor se sente estimulado a comprar sempre mais, ainda que não precise ou já tenha peças semelhantes em seu guarda-roupa.

Para se ter uma ideia, um norte-americano comum joga fora cerca de 38 quilos de lixo têxtil por dia. Apenas dos Estados Unidos há uma produção de 11 milhões de quilos de lixo têxtil por ano.

O mais preocupante é que maior parte desse lixo não é biodegradável e demoram 200 anos ou mais para se degradar e nesse tempo liberam gases perigosos no ar.

Ainda que pareça uma boa ideia doar as roupas para a caridade, o que acontece é que as roupas doadas nos Estados Unidos são enviadas para o Haiti, no chamado “Pepe”. Esse descarte faz com que a indústria têxtil no país não se desenvolva, já que o volume de roupas que chegas para serem distribuídas no país é grande.

Por isso que investir em peças de luxo pode ser uma ótima alternativa para você e para o meio ambiente, por exemplo, um sapato louboutin ou uma bolsa Louis Vuitton são confeccionados com matérias primas de alta qualidade que aumentam sua durabilidade.

Os efeitos da publicidade

A publicidade é outro ponto abordado em The True Cost, já que também está diretamente relacionada ao incentivo do consumo.

Em relação à moda, a publicidade quer que a pessoa sinta como se a compra de uma peça de roupa ou de qualquer produto de uma determinada marca é uma forma de resolver problemas.

As propagandas estimulam o consumo, pois despertam necessidades nas pessoas.
As propagandas estimulam o consumo, pois despertam necessidades nas pessoas.

Essas propagandas criam falsas necessidades para as pessoas e faz com que o consumismo seja impulsionado, até mesmo em crianças.

A publicidade faz as pessoas acreditar que a felicidade é baseada em coisas, no acúmulo e no poder de compra.

Atualmente, também passamos a vivenciar a influência do consumo por as chamadas digital influencers, seja a partir de propagandas explicitas ou veladas.

Considerações finais

O documentário The True Cost nos mostra que é preciso pensar no consumo e de onde ele vem. Como a indústria da moda é uma das maiores do mundo, é essencial pensar antes de comprar uma roupa na fast fashion que aquela peça é fruto de um trabalho mal remunerado e em condições sub-humanas.

Nas economias de países subdesenvolvidos há pessoas que estão pagando muito caro, até mesmo com as suas vidas, para que nós possamos ter acesso à peças baratas.

Trabalhadores reivindicam: "Eu não quero morrer pela moda!
Trabalhadores reivindicam: “Eu não quero morrer pela moda!

Sabendo disso, os consumidores precisam ter uma posição mais crítica. Isto inclui pensar que ao comprar uma peça de lojas que seguem o modelo fast fashion, está compactuando com a forma de produção e exploração dos trabalhadores.

Este seria o primeiro passo para que essas relações de trabalho e produção se alterem e todos se beneficiem.

Confira o trailler do documentário The True Cost:

 

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre os looks mais marcantes do met gaal

5 Looks que se destacaram no Met Gala nos últimos anos!

Um dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala. Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de Maio no Metropolitan Museum of Art na cidade de Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do…
capa do post sobre peças saint laurent imperdíveis

Dia das Mães: 4 Peças Saint Laurent perfeitas para presentear!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…
capa do post sobre curiosidades sobre a tiffany & co

As Peças Tiffany & Co para presentear no Dia das Mães

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Ela é uma das joalherias mais conhecidas…
capa do post sobre onde são feitas as bolsas Louis Vuitton

Onde são feitas as bolsas da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…