Capa do post sobre o documentário the true cost.

The True Cost: O documentário que revela a indústria da moda

The true Cost é um documentário francês dirigido por Andrew Morgan, gravado em diversas partes do mundo, a produção aborda os diversos aspectos e impactos da indústria da moda na sociedade, principalmente a fast fashion.

A roupa é considerada uma segunda pele que escolhemos diariamente. Por isso, é vista como item essencial. Entretanto, com o passar dos anos, o preço das roupas caíram, em contrapartida, os custos de produção aumentaram.

Para satisfazer os anseios de compra e ainda baratear os custos de produção, a terceirização foi à solução encontrada pelos empresários do ramo.

Documentário The True Cost
Documentário The True Cost

Isso porque, quanto mais terceirizada a confecção, menor é o custo de produção e, consequentemente, o valor passado aos clientes.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Daí surge no mercado da moda o conceito das lojas fast fashion (moda rápida) que mudam a forma como as roupas são vendidas e compradas.

O surgimento das fast fashions, que foi uma revolução no comércio. Com essas lojas, não é mais preciso esperar a troca de estações para ter lançamentos de roupas, pois coisas novas chegam todas as semanas para serem consumidas rapidamente.

As peças são de custo considerado inferior e, para atender essa demanda, a forma de produção mudou completamente.

Mas, o que está por trás das fast fashions?

Para atender as necessidades do consumo e repassar as roupas a baixos preços ao consumidor, a indústria têxtil passou a ter uma produção globalizada.

Isso quer dizer que a mercadoria teve sua produção terceirizada para economias de baixo custo, ou seja, países do terceiro mundo. Talvez esse seja um dos principais pontos do documentário The True Cost.

Condições de trabalho precárias e jornadas de trabalho extenuantes para diminuir os custos de produção.
Condições de trabalho precárias e jornadas de trabalho extenuantes para diminuir os custos de produção.

Nesses países os salários são muito baixos, as condições de trabalho precária e frequentemente as normas de segurança são desrespeitadas. A desvalorização da mão de obra cria condições para que as fast fashions possam manter seu baixo preço.

Neste lado desconhecido da moda, os trabalhadores das chamadas “Fábricas de suor” pagam o preço pelas roupas baratas que milhões de pessoas consumem diariamente nas fast fashions.

O caso de Rana Plaza e a exposição do lado obscuro da moda

Em 2013, um desabamento em Dhaka, capital de Bangladeshh, chamou a atenção para as condições degradantes a que são submetidos os trabalhadores da indústria têxtil.

O desabamento de Rana Plaza matou mais de 400 pessoas, das cerca de três mil que trabalham no local.

Desabamento em fábrica mata mais de 400 trabalhadores.
Desabamento em fábrica mata mais de 400 trabalhadores.

O mais impressionante é que a tragédia poderia ser evitada caso os donos não tivessem ignorado as rachaduras na estrutura e ordem de evacuação do local.

O Rana Plaza era uma das fabricas que tinha como cliente a cadeia de lojas britânicas Primark.

Em todo o mundo há 40 milhões de trabalhadores da indústria têxtil, sendo que quatro milhões estão em Bangladesh, sendo 85% de mulheres com um salario de cerca de 3 dólares por dia. Um dos mais baixos do mundo.

The True Cost explica o impacto da indústria da moda na agricultura

Como a fibra do algodão é usada para fazer a maior parte dos tecidos, a agricultura também se alterou com as altas demandas da indústria têxtil.

Ao invés dos métodos tradicionais de cultivo que eram sintonizados com a natureza e aos ciclos naturais das estações, atualmente ha uma intensificação na cultura do algodão.

Nesse processo, a terra passou a ser vista praticamente como se fosse uma fábrica, o que inclui a utilização extensa de produtos químicos para acabar com as pragas e agilizar a colheita.

Modo de produzir o algodão se alterou com a revolução causada na indústria da moda pelas fast fashions.
Modo de produzir o algodão se alterou com a revolução causada na indústria da moda pelas fast fashions.

Os maiores plantios de algodão são na Índia. O uso de agrotóxico no algodão aumenta o numero de deformidades genéticas e doenças mentais e câncer nas populações locais.

Outro ponto que se observou foi o aumento de suicídios entre fazendeiros que não conseguiram se encaixar nessa nova forma de produção que inclui o uso de agrotóxico e alteração de sementes para o plantio.

As fast fashions e a grande produção de lixo

No documentário The True Cost vemos que um dos principais impacto sem relação ao meio ambiente é que em consequência do consumo fast fashion, a quantidade de roupas descartadas em lixões cresceu em altas proporções.

O que é um grande erro, já que a moda não deve ser pensada como um produto descartável.

https://www.instagram.com/p/1BTDIwNGQ1/

Com o aumento do consumo também cresceu a produção de lixo e os impactos ambientais causados pela indústria têxtil.
Com o aumento do consumo também cresceu a produção de lixo e os impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

Estima-se que uma peça comprada em uma fast fashion é usada somente por cerca de cinco vezes. Por ter um preço baixo, o consumidor se sente estimulado a comprar sempre mais, ainda que não precise ou já tenha peças semelhantes em seu guarda-roupa.

Para se ter uma ideia, um norte-americano comum joga fora cerca de 38 quilos de lixo têxtil por dia. Apenas dos Estados Unidos há uma produção de 11 milhões de quilos de lixo têxtil por ano.

O mais preocupante é que maior parte desse lixo não é biodegradável e demoram 200 anos ou mais para se degradar e nesse tempo liberam gases perigosos no ar.

Ainda que pareça uma boa ideia doar as roupas para a caridade, o que acontece é que as roupas doadas nos Estados Unidos são enviadas para o Haiti, no chamado “Pepe”. Esse descarte faz com que a indústria têxtil no país não se desenvolva, já que o volume de roupas que chegas para serem distribuídas no país é grande.

Por isso que investir em peças de luxo pode ser uma ótima alternativa para você e para o meio ambiente, por exemplo, um sapato louboutin ou uma bolsa Louis Vuitton são confeccionados com matérias primas de alta qualidade que aumentam sua durabilidade.

Os efeitos da publicidade

A publicidade é outro ponto abordado em The True Cost, já que também está diretamente relacionada ao incentivo do consumo.

Em relação à moda, a publicidade quer que a pessoa sinta como se a compra de uma peça de roupa ou de qualquer produto de uma determinada marca é uma forma de resolver problemas.

As propagandas estimulam o consumo, pois despertam necessidades nas pessoas.
As propagandas estimulam o consumo, pois despertam necessidades nas pessoas.

Essas propagandas criam falsas necessidades para as pessoas e faz com que o consumismo seja impulsionado, até mesmo em crianças.

A publicidade faz as pessoas acreditar que a felicidade é baseada em coisas, no acúmulo e no poder de compra.

Atualmente, também passamos a vivenciar a influência do consumo por as chamadas digital influencers, seja a partir de propagandas explicitas ou veladas.

Considerações finais

O documentário The True Cost nos mostra que é preciso pensar no consumo e de onde ele vem. Como a indústria da moda é uma das maiores do mundo, é essencial pensar antes de comprar uma roupa na fast fashion que aquela peça é fruto de um trabalho mal remunerado e em condições sub-humanas.

Nas economias de países subdesenvolvidos há pessoas que estão pagando muito caro, até mesmo com as suas vidas, para que nós possamos ter acesso à peças baratas.

Trabalhadores reivindicam: "Eu não quero morrer pela moda!
Trabalhadores reivindicam: “Eu não quero morrer pela moda!

Sabendo disso, os consumidores precisam ter uma posição mais crítica. Isto inclui pensar que ao comprar uma peça de lojas que seguem o modelo fast fashion, está compactuando com a forma de produção e exploração dos trabalhadores.

Este seria o primeiro passo para que essas relações de trabalho e produção se alterem e todos se beneficiem.

Confira o trailler do documentário The True Cost:

 

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.