capa post bonequinha de luxo

Bonequinha de luxo: peças que viraram tendência

Você provavelmente já ouviu falar do filme Bonequinha de Luxo. Adaptado da obra literária de Truman Capote, e transformado em filme no ano de 1961, Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s no título em inglês) conta a história de uma acompanhante de luxo que sonha em ser uma grande atriz de Hollywood. Seus sonhos e ambições a levam por um caminho turbulento, mas ao mesmo tempo divertido… só que o filme foi um sucesso de crítica e inspirou a moda com diversas tendências, principalmente quando pensamos em marcas de luxo.

Contexto histórico

A personagem principal, Holly Golightly, foi interpretada com maestria pela atriz Audrey Hepburn, que posteriormente foi indicada ao Oscar como melhor atriz.

O filme, dirigido por Blake Edwards e escrito por George Axelrod, gerou uma grande repercussão positiva na época, e ganhou várias indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro.

Entre elas: melhor roteiro adaptado, melhor direção de arte, melhor atriz e melhor filme. Em 1962, ganhou Oscar de melhor canção e melhor trilha sonora original.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Porém, ainda acima de todos os títulos conquistados, o filme gerou impacto positivo e lançou tendências de moda, tanto na época, quanto atualmente.

Isso aconteceu porque, através de sua temática, a história abordou assuntos emblemáticos para época, e acabou tornando-se um grande marco.

Entre os assuntos, destacam-se liberdade sexual, desapego e amor livre. É claro que, por conta da época, os assuntos foram abordados de maneira sutil e superficial, já que o sistema que imperava era mais conservador.

Porém, se partirmos do princípio que grandes revoluções começam com pequenos atos, Bonequinha de Luxo foi um grande passo para a desconstrução de diversos pensamentos.

Sobre Holly Golightly

Muitos críticos e até amantes do cinema dizem que este filme permanece intacto à ação do tempo, ou seja, o filme quebra as barreiras do tempo, e conquista espectadores de diferentes idades e gerações.

Além disso, podemos dizer que grande parte do sucesso do filme se deve à interpretação de Audrey Hepburn que, com sua personalidade cativante na pele da personagem, torna o filme leve e divertido, mesmo com suas críticas específicas.

A atriz Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo
A personagem, Holly Golightly, tenta ficar com um homem rico para se tornar uma atriz de Hollywood, pregando o desapego.

A personagem, Holly Golightly, tenta ficar com um homem rico para se tornar uma atriz de Hollywood, pregando o desapego. Porém, ao se deparar com Paul Varjak, interpretado por George Peppard, começa a questionar suas opiniões e convicções.

Mesmo tendo personalidade parcialmente reprovável, Holly é extremamente cativante, fato que propicia uma enorme empatia do público para com a personagem. Sua inocência justifica, posteriormente, seus atos impulsivos, fazendo com que seu comportamento seja compreensível.

Além disso, Bonequinha de Luxo marcou uma época e lançou tendências de moda utilizadas até hoje. Isso se deve, entre outros motivos, pela influência direta de Givenchy, estilista francês que desenhou as roupas da personagem principal, Holly Golightly.

Fora a grande influência, o filme se passa na cidade de Nova Iorque, e tem diversas cenas filmadas na loja de joias Tiffany.

O estilo da bonequinha de luxo

Não são só os amantes do filme que opinam sobre o lançamento de tendências de moda pela protagonista Audrey Hepburn. No ano de 2010, foi divulgada uma pesquisa feita pela empresa pela empresa britânica Lovefilm, que trabalha com de aluguel e venda de DVD’s.

Os dados oficiais do jornal Daily Mail mostram que Bonequinha de luxo ficou em primeiro lugar dos top 10 filmes no quesito figurino.

Por isso, independente de pesquisas ou opiniões, podemos dizer que o filme lançou um novo estilo e padrão de beleza. Hepburn vestiu peças que acentuam um corpo longilíneo e mostram um estilo mais feminino e delicado.

Vestido preto tubinho

O clássico vestido preto tubinho, conhecido também como Cocktail Dress, e caracterizado fortemente pela protagonista do filme, é uma referência para quem gosta de ser conhecido por looks elegantes e sofisticados.

Há também quem diga que o vestido é um item fundamental no guarda roupa de qualquer mulher, e pode ser combinado com diversos acessórios. O fato é que o vestido preto, desenhado por Hubert Givenchy, revolucionou o guarda-roupa feminino.

https://www.instagram.com/p/B7BoYD9AnH4/

Em entrevista, o estilista ainda disse: “Eu trabalho mais com modelos vivos do que com manequins de madeira. Os manequins vivos são uma fonte de inspiração. Audrey Hepburn encarnou, para mim, um ideal feminino, por suas proporções e também por sua imagem”.

Em 2006, o famoso Cocktail Dress foi vendido por mais de 1 milhão e meio de reais, durante um leilão. Foi o maior preço pago por um vestido de filme.

Ballerina flats

https://www.instagram.com/p/B7NsKDugp6-/

Muitas pessoas dizem que Hepburn interpretou bem a personagem, e tornou-a uma mulher bonita mais por sua postura e bom gosto do que por sua aparência. Podemos ver um pouco dessa elegância durante as escolhas de figurino.

Em conjunto com calça cropped e até mesmo saia evasê, Hepburn utilizou belletina flats, mais conhecidas como sapatilhas.

Se quiser se inspirar em um de seus looks, utilize as sapatilhas em um look clássico ou casual. Uma dica para quem tem tornozelos mais grossos é utilizar as sapatilhas de bico fino, que alongam a silhueta.

Casacos pesados e acinturados

Outro look que é referência do filme Bonequinha de Luxo são as composições de inverno com casacos pesados e acinturados. A personagem, dentro da trama, utilizava casacos longos e médios, em combinação com sapatilhas ou botas de cano alto.

https://www.instagram.com/p/B64BhD7nfAd/

O look, que se tornou referência de moda, pode ser utilizado no inverno, compondo uma combinação elegante e sofisticada.

Chapéu flying saucer

Ao longo do filme, podemos ver que Hepburn dá ao vestido preto diferentes aplicações, combinando-o com diversos acessórios. Um deles é o chapéu flying saucer, que é utilizado em um look durante o dia.

Durante a noite, o mesmo vestido é utilizado com joias, mostrando todo o glamour da personagem.

O chapéu flying saucer é utilizado em um look durante o dia.
O chapéu flying saucer é utilizado em um look durante o dia.

Anel Tiffany

Criada em 1897, a Tiffany ganhou sua primeira loja em Nova Iorque, e chegou no Brasil em 2001. A consagrada joalheria, presente inclusive no nome original do filme (Breakfast at Tiffany’s), teve algumas de suas peças na composição de um dos looks de Holly Golightly.

Anel da bonequinha de Luxo

A gargantilha utilizada junto com o vestido preto é uma das peças. Outro item cobiçado por fãs do filme e da marca é o solitário: anel de diamantes criado por Charles Lewis Tiffany e pelo gemólogo George Frederick Kunz. Nele, o diamante é cortado, polido e dividido pela metade, conquistando um brilho incomparável.

Além disso, o filme também enfatizou a tendência da tão cobiçada little blue box, que é uma pequena caixinha onde as joias da Tiffany são embaladas.

As tendências e segredos de Bonequinha de Luxo

O filme lançou, de maneira incontestável, tendências de moda que perduram os anos e atravessam gerações. Holly foi a personagem certa para isso e comprova que elegância e estilo não estão somente presentes em roupas e acessórios, mas também em postura e atitude.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Tudo sobre a estreia de Jonathan Anderson na Dior!

    Após meses de suspense e ansiedade, Jonathan Anderson fez sua tão aguardada estreia como diretor criativo de coleções femininas da icônica marca francesa Dior. Com o Jardim de Tuileries como palco da apresentação, o designer apresentou suas primeiras criações femininas para a cada (já que ele também é responsável pelas coleções masculinas), e mostrou sua…
  • Saiba tudo sobre o Credit Month!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor. O Etiqueta…
  • Top 10 Sapatos Femininos Clássicos que vão salvar o seu Closet!

    Em meio a coleções que surgem e desaparecem a cada estação, alguns calçados se mantêm intocados pelo tempo, atravessando tendências e consolidando-se como ícones. São os sapatos femininos clássicos, modelos exclusivos que carregam história, traduzem o DNA de grandes maisons e permanecem relevantes mesmo após anos do seu primeiro lançamento. Selecionamos 10 calçados de luxo…
  • Versace irá lançar parceria com a Onitsuka Tiger!

    Fundada em 1978 pelo icônico Gianni Versace, a Versace é conhecida por suas criações audaciosas, estampas chamativas coloridas, modelagem justa e o contraste entre o preto e acessórios dourados. Por quase 3 décadas, a grife italiana foi comandada por Donatella Versace, que assumiu a direção criativa após o falecimento do irmão. Para o choque de…
  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.