Capa do post sobre a história da Balenciaga

Balenciaga – sua história com estilo e muito glamour

A Balenciaga se tornou uma marca de luxo sinônimo de sofisticação e elegância e tudo começou com o mestre Cristóbal Balenciaga que desde o começo já afirmava que um costureiro deve ser um arquiteto no design, um escultor na forma, um pintor na cor, um músico na harmonia e um filósofo na medida…

História da Balenciaga

Cristóbal Balenciaga nasceu aos 21 de janeiro de 1895 numa pacata cidade de Getaria, na região de basca, na Espanha. Filho de um pescador simples e de uma costureira, Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, ainda quando jovem, fora apadrinhado pela Marquesa de Casa Torrés que lhe apresentou, pela  primeira vez, o mundo da Alta-Costura, sendo que fora para ela, ainda aos 12 anos de idade, que ele desenhou o seu primeiro vestido.

A atenção aos detalhes tornou o estilista famoso
A atenção aos detalhes tornou o estilista famoso

Em 1918, juntamente com a Charlottee Lee, ele se formou em alfaiate e abriu seu primeiro ateliê, na cidade de San Sebastian, cidade que fica ao norte da Espanha. O sucesso não poderia mais parar por ali. Pouco tempo depois, ele inaugurou mais duas outras unidades na cidade de Barcelona e Madri, onde fazia seus atendimentos exclusivos para a Família Real e os membros da alta corte do país.

Em 1936, tivemos a Guerra Civil Espanhola que resultou no fechamento de suas lojas, obrigando o estilista a deixar o país refugiado.

A partir de então, passou a se estabelecer em Londres e posteriormente na França, país que lhe abriu as portas e aceitou o seu jeito reservado de ser e atender, com poucas entrevistas.

Com uma forma própria de trabalhar com a impressa, ele atraiu a atenção por agir de forma oposta ao que seu concorrente Christian Dior agia.

Foto: Reprodução/Instagram @laventanadelamodaradio
Foto: Reprodução/Instagram @laventanadelamodaradio

Mas foi na “Cidade Luz” que Balenciaga marcou o rumo da sua história para sempre no mundo da moda!

Em 1937, juntamente com dois sócios, Wladzio Jaworowski e Nicolás Bizcarrondo, inaugurou sua nova loja na Avenida V, no número 10: A Casa Balenciaga.

Ele usou e abusou do nacionalismo como tema forte e o sucesso, novamente, lhe abriram as portas. De maneira avassaladora, atraiu diversas celebridades e pessoas da alta sociedade, que forram correndo até o seu Maison para que pudessem ter o corte perfeito.

Balenciaga e os concorrentes

Estavamos em uma época em que a alta-costura vinha com nomes de todos os cantos do mundo. Elsa Schiaparelli, a rival de Coco Chanel, era a italiana; Edward Molyneux, o irlandês; Robert Piguet, o suíço; e Main Rousseau Bocher, o norte-americano.

https://www.instagram.com/p/BAzi9Kdgla0/?taken-by=balenciaga

E claro, que num meio onde os nomes são bastante conhecidos, Balenciaga ficou conhecido como “O espanhol”. Nesse meio tão famigerado, não demorou muito até que ele fosse reconhecido, principalmente pelos seus concorrentes, como sinônimo de perfeição na confecção. Uma vez, ninguém menos que Christian Dior disse:

Balengiaga é o maestro e a alta costura é sua orquestra. Todos nós somos meros músicos que seguem as direções impostas por esse maestro.

Logo de cara podemos ver o respeito que o espanhol conseguiu colocar perante seus principais concorrentes no mercado. Coco Chanel também se pronunciu:

um verdadeiro costureiro, ele sim, sabia cortar tecidos e costurá-los com perfeição

Segunda a estilista, todos os demais, incluindo-a, eram apenas desenhistas.

Estilo Balengiaga: a cultura espanhola

O trabalho do estilista espanhol tinha como principal referência a história e a cultura espanhola de suas origens. Ele se inspirou muito nas dançarinas de flamenco, no uso intenso da cor vermelha que sempre fez alusão a bandeira utilizada pelos toureiros e o azul turquesa, bastante utilizado nos bailes à noite.

Outras fontes de inspiração eram pintores como Diego Velázquez e Francisco Zurbarán. Tudo isso sem contar a infinidade de revistas do século XIV que estampavam o seu ateliê, sendo que o mesmo era possuidor de um dom onde conseguia reproduzir, fielmente, linha por linha. Veja:

Suas criações elaboradas combinavam desde as influências da época, desde os mais elaborados até os mais audaciosos: ele não tinha medo de inovar. Podemos dizer então que as roupas de Balengiaga eram verdadeiras obras de arte (e são, até os dias de hoje), possuindo uma leveza absoluta, uma pureza e riqueza nos detalhes que até então, ninguém prestava atenção.

O ano de 1939 fora bastante marcante para o Maison, com o lançamento do corte de manga com aplicação de uma linha de ombros caídos, além de um recorte quadrado, que vinha com quadris arredondados e uma cintura completamente estreita.

No ano seguinte, ele lançou ao mercado sua primeira criação do famosos vestido preto, marcando de forma exuberante os quadris através de drapeados, com busto ajustado, além de investir em abrigos impermeáveis feitos com tecido sintético.

Foto: Reprodução/Instagram @rosarosasvintage
Foto: Reprodução/Instagram @rosarosasvintage

Em 1942, nasceu a Linha Tonneau, criada pelo estilista. Ela era composta por jaquetas largas e saias evasês, virando um sucesso na época.

Le Dix Balenciaga

Entre as coleções lançados pelo estilista, encontramos uma das mais famosas, lançadas ainda em 1946. Ela recebeu fortes influências das touradas espanholas, utilizando boleros bordados.

E foi justamente nesse ano que acabou lançando no mercado o seu primeiro perfume, chamado de Le Dix.

Em 1948, ele inaugurou sua primeira boutique e lançou o segundo perfume de sua linha, La fuite Des Heures. Mas só com o fim da segunda guerra que Balenciaga viria a se tornar um estilista original e reconhecido.

Foto: Reprodução/Instagram @_alindri_
Foto: Reprodução/Instagram @_alindri_

Em 1951, transformou completamente a silhueta feminina, passando a alargar os ombros e remover as cinturas de seus desenhos e criações. Em 1955, pela primeira vez, desenhou o vestido túnica, que dentre alguns anos, passaria a ser o Vestido Chefies.

O estilo Balenciaga de Desfilar

As temporadas de desfile sempre foram um dos atrativos da marca, sendo sempre um prato cheio para quem admira a arte, o design e gosta de acompanhar as mudanças que acontecem no mundo da moda.

Tudo estava muito tranquilo, até que em 1956, Balenciaga arrumou um jeito completamente inovador para lançar suas coleções: sempre depois das maratonas oficiais de desfile. E, diga-se de passagem, foi uma sacada sensacional!

Destaque do desfile: Marca Balenciaga
Destaque do desfile: Marca Balenciaga

Além dele não ter que dividir as páginas das principais revistas com os seus principais concorrentes, ele passou a ganhar espaço exclusivo nas principais magazines como a Harper’s Bazaar e a Vogue.

O amigo francês Hubert de Givenchy resolveu fazer o mesmo, pouco tempo depois…

Outra ideia do estilista era a proibição de fotografias em seus desfiles. Apenas a Vogue tinha permissão para publicar algumas fotos (desde que estas fossem pré-selecionadas pelo próprio Balenciaga, pessoalmente).

Em 57, trouxe novidades para o mundo da moda, com o vestido-camisa e o vestido-saco.

Pouquíssimo tempo depois desse lançamento, ele criou o que seria um dos seus principais sucessos: o vestido baby-doll. Fora isso, para a noite, ele apresentou modelos como o vestido com cauda de pavão.

Foto: Reprodução/Instagram @angeliglesiasmoda
Foto: Reprodução/Instagram @angeliglesiasmoda

Foi aqui, durante esse período, que ele acabou lançando o terninho feminino, também o modelo de paletó curto e a saia de cintura alta. Em 1963, sua coleção foi ampliada e passou a integrar as botas. Nesse ano, o mesmo criou casacos amplos, com mangas no estilo morcego e vestimenta solta.

O esquecimento da marca

Assim como aconteceu com outras marcas nos anos 60, a Balenciaga sentiu o comportamento da mulher moderna. Pela primeira vez na história, suas coleções já não tinham o mesmo impacto que antes tiveram.

O próprio estilista achou impossível trabalhar com a linha Prèt-a-porter, pela qualidade impecável de seus tecidos e pelo acabamento perfeito que suas roupas proporcionavam.

Pouco tempo depois disso, ele resolveu se aposentar, vindo a falecer em 24 de março de 1972. Durante muitos anos a grife caiu em esquecimento total pela mídia.

O renascimento a marca e a atualidade

Bem depois, só em 1997, com a contatação do francês Nicolas Ghesquière, é que a marca voltou a ser lembrada entre os nomes da alta costura, entrando novamente para o rol de luxo, glória e fama.

https://www.instagram.com/p/BYbL5Zplz2z/?taken-by=balenciaga

O francês trouxe a modernidade que a organização precisava. Em 2001, ela acabou sendo comprada pelo grupo Gucci e na sequência a reabertura da famosa boutique na Avenida Georges V (onde tudo começou, afinal) e a inauguração de uma sofisticada e moderna loja em Nova York.

https://www.instagram.com/p/Bkklc7flOk-/

Em 2002, a marca acabou lançando coleções prêt-à-porter e também acessórios que abrangiam o universo masculino, já que eles passaram a ser consumidores desse mercado.

Seu renascimento foi excelente em termos financeiros, faturou €17.9 milhões! Isso aconteceu para poder provar todo o seu antigo potencial que aos poucos foi resgatado. Nos anos que se seguiram, novas lojas foram abertas pelo mundo todo: Los Angeles, Cannes, Milão, China, Londres…

Bolsas Balanciaga

Nesses últimos anos, a Balenciaga fora a grande responsável por confeccionar e criar os novos uniformes da companhia árabe Oman Air, além de entrar, novamente, no segmento de perfumes.

Em 2012, Alexander Wang passou a assumir a diretoria criativa da marca, sendo a grande responsável pelos designes da linha Ready To Wear, além de seus acessórios, respondendo pela marca perante todo o mundo globalizado.

Loja oficial da Balenciaga
Loja oficial da Balenciaga

O lançamento do Perfume B se deu em 2014, sob os comandos de Wang. Em 2015, inaugurou sua primeira loja em Florença e em Madri.

Entre as coleções lançadas nesse período de grande sucesso, devemos dar destaque especial para as Bolsas Balenciaga.

Dentre os modelos mais famosos, vemos a bolsa Balenciaga Classic City, que contém duas alças fixas e uma removível, modelagem de tamanho médio e fecho de zíper, além de possuir um espelho e bolso interno.

A versão de bolsa mini também chama bastante atenção e é uma das queridinhas do público feminino.

Tudo isso sem contar com as sandálias no estilo gladiador, os sapatos em salto plataforma extremamente altos e os casaquinhos e paletós de cintura bem marcada.

Balenciaga no Brasil

A marca não possui loja própria ou representação no Brasil. Contudo é possível encontrar ótimas opções da Balenciaga no Brasil aqui no Etiqueta Única.

A seleção de peças é completa, passando por roupas, bolsas, acessórios e calçados masculinos e femininos, tudo com um preço bastante acessível e com certificado de autenticidade (ou seja, pode confiar que a sua bolsa é original!).

São vastas as opções para você poder escolher! Bolsas, acessórios, calçados e vestidos únicos, com comprovação de originalidade e passados por um processo criteriosos que só a Etiqueta Única possui. Por mais que a marca não tenha revenda direta no Brasil, através do nosso e-commerce você consegue entrar para esse seleto grupo!

Bolsa Balenciaga City Preta do EÚ

Evolução da Identidade Visual da marca

Assim como acontece com todas as outras marcas, a identidade visual passou por reformulações e modernizações ao longo dos anos. Recentemente, a marca perdeu a palavra Paris, que vinha junto com os dizeres e ganhou uma tipografia mais encorpada e legível.

O famosos B duplo ainda é bastante utilizado, principalmente para estampar os produtos oficiais da marca (sendo um dos critérios mais utilizados por especialistas para reconhecer se uma bolsa é, realmente, Balenciaga).

Você sabia?

  • A marca trouxe muitas inovações como a manga-melão, o modelo de vestido saco, a túnica baby-doll.
  • Também foi idealizadora do famoso chapéu-véu, que fora criado em 1967 para poder acompanhar os vestidos de noiva da época.
  • O estilista Balenciaga também deu aulas de moda através delas inspirou Oscar de La Renta, Emanuel Ungaro, André Courrèges e Hubert de Givenchy.
  • Em 1968, quando o estilista anunciou publicamente a sua aposentadoria, a Condessa Mona Bismark chegou a se trancar em casa por três dias de tanto desgosto em saber da notícia!
  • Entre as clientes atuais da marca, podemos encontrar nomes como Natalie Portman, Nicole Kidman e Jennifer Connelly.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Carteira de Grife: Os Modelos de Luxo que brilham no Inverno

    Há quem minimize a força e a presença de uma boa carteira de grife, mas é no inverno que ela se revela: entre casacos e sobreposições que escondem a it-bag, é esse acessório que aparece ao pagar a conta no restaurante ou café. Compactas, mas carregadas de impacto, funcionam como porta de entrada para o…
  • 4 Sapatos Rasteiros de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Por muitos anos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…
  • Bolsas de Marcas Francesas na Super Sale dos Pais Extended

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
  • Top 6 Mochilas de Luxo para Eles e para Elas: Modelos Elegantes e Funcionais

    Entre a pasta masculina pesada de sempre e a bolsa feminina clássica e óbvia, surge um trunfo moderno: as mochilas de luxo. Estilosas e funcionais, elas conquistam ambos os sexos. Mas quais são os modelos imperdíveis das grandes maisons? Listamos 6 ícones que vão do trabalho à escapada no fim de semana.
  • 4 Bolsas Grandes da Louis Vuitton na Super Sale dos Pais Extended

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • As peças Gucci que são imperdíveis na Super Sale dos Pais Extended

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 3 Peças da Balenciaga que são clássicas no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • Quando custa o Acessório da Chanel mais barato hoje?

    Se você já se questionou quanto custa o acessório Chanel mais barato atualmente, saiba que é uma curiosidade comum. Quando pensamos na grife francesa, logo vêm à mente suas bolsas icônicas, como, por exemplo, a 2.55 e a Classic Double Flap, que em 2025 ultrapassam facilmente os US$ 10 mil nas versões em couro de…
  • Novo Embaixador Louis Vuitton é jogador do Real Madrid: Jude Bellingham

    O futebol e a moda de luxo estão cada vez mais próximos, e a estrela do grupo LVMH parece dominar essa ponte como poucas marcas sabem fazer. A mais recente prova disso é a nomeação de Jude Bellingham, meio-campista inglês de apenas 21 anos e craque do Real Madrid, como novo embaixador Louis Vuitton para…
  • 5 Bolsas Estruturadas de Luxo: Rígidas, Geométricas e Desejadas

    O encanto das bolsas estruturadas de luxo está no equilíbrio entre arquitetura e geometria. As box bags são compactas, mas demandam atenção: cada linha, cada fecho, cada detalhe parece pensado para durar, ser admirado e, acima de tudo, usado. Elas não competem com o look, mas elevam tudo ao redor, tornando o simples ato de…
  • Super Sale dos Pais Extended: Bolsas Clássicas para Investir!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 3 Sapatos de Marcas de Luxo que sempre estão em alta!

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…