Capa do post sobre a linha do tempo da Hermès

Conheça a Linha do Tempo da Hermès

A Hermès é uma marca de moda imersa em história e tradição, provavelmente uma das mais desejadas do mundo quando pensamos em luxo e exclusividade, e sua história não poderia deixar de ser tão interessante, confira!

Negócio familiar por cinco gerações, seu nome sempre foi símbolo de classe em todo o mundo.

Desde os primórdios da montaria e dos finos artigos equestres de couro, até as famosas bolsas Hermès atuais, a Hermès é conhecida por uma variedade de itens de alta costura.

Eles certamente percorreram um longo caminho nos últimos dois séculos e, hoje, descobrimos um pouco mais sobre a história por trás desta marca icônica.

Linha do Tempo da Hermès

1801 – Nasce, em Krefeld, Alemanha, Thierry Hermes – filho de um pai imigrante francês, Thierry Hermes, e de uma mãe alemã, Agnese Kuhnen. Krefeld é conhecida como ‘Stadt wie Samt und Seide’, ou seja, Cidade da Seda e do Veludo, devido a sua forte tradição têxtil.

1828 – A família Hermes se muda para Pont Audemer, ao norte de Paris, onde o Thierry Jr. aprende técnicas de fabricação de couro e passa a fazer couraças.

1831 – Thierry e sua esposa, Petronille Pierrtant, dão as boas vindas a seu primeiro filho e futuro herdeiro do trono Hermes, Charles-Emile Hermes.

1837 – Thierry Hermes funda a marca francesa Hermès como oficina de arnês no bairro Grands Boulevards de Paris. Sua loja serve os nobres europeus da época. A oficina também produz arneses de ferro forjado e freios para comércio de carruagens.

1855 – Os arneses e freios de alta qualidade criados por Hermès ganham reconhecimento, recebendo vários prêmios, como a Medalha da Primeira Classe na Exposição de Paris.

Fachada da loja da Hermès

1867 – Hermès ganha a Medalha da Primeira Classe pela segunda vez na Exposição Universelles em Paris.

1878 – Falece Thierry Hermes.

1880 – O filho de Hermès, Charles-Emile Hermès, assume a gestão da oficina do pai e se muda para um local diferente, na 24 Rue du Faubourg Saint-Honore, onde a loja permanece até hoje. Aqui, ele continua com a manufatura de itens de montaria e passa a se concentrar nas vendas de varejo internacionais com linhas para a elite da Europa, Rússia, África do Norte, Ásia e as Américas.

1900 – Com apoio de seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, Charles-Emile desenha o modelo ‘Haut a Courroies’, bolsa cuja intenção era permitir que os montadores carregassem suas selas.

1902 – Charles-Emile se aposenta, deixando o negócio para seus filhos, Adolphe e Emile-Maurice, que o renomeiam Hermès Freres ou Irmãos Hermes.

Anúncio antigo da Hermès

1914 – Emile-Maurice começa a fornecer selas ao czar da Rússia e até 80 artesãos de selas são empregados pela oficina. Com isso, Emile-Maurice ganha direitos exclusivos sobre o uso do zíper em artigos de couro e roupas, tornando-se a primeira marca na França a apresentar este dispositivo.

1918 – A Hermès apresenta o primeiro casaco de couro com um zíper, produzido para o Príncipe de Gales, Edward. Devido ao seu exclusivo acordo de direitos, o zíper se torna conhecido em toda a França como fermeture Hermès, ou seja, o fecho da Hermès.

1919 – Um declínio nas vendas de couraça e equipamentos de montaria leva Adolphe Hermès a deixar a empresa com Emile-Maurice, que compra a parte de seu irmão.

1922 – As primeiras bolsas femininas surgem quando a esposa de Emile-Maurice se queixa de não encontrar um modelo que lhe agrade. O próprio Emile-Maurice desenha, então, uma versão menor da bolsa ‘Haut a Courroies’.

1924 – A marca estabelece sua presença nos EUA e abre duas novas lojas em resorts franceses.

1929 – A Hermès apresenta a primeira coleção feminina de vestuário de alta costura, que inclui roupas de banho e tem lançamento em Paris.

1935 – A Hermès lança um de seus itens originais mais famosos, a bolsa tiracolo que mais tarde se tornaria conhecida como a Kelly.

Bolsa Hermès

1937 – A marca apresenta seu lenço de seda, que, imediatamente, se torna um grande sucesso entre celebridades, como a Jacqueline Kennedy.

1938 – A pulseira ‘Chaine d’ancre’ e a jaqueta e demais trajes de montaria juntam-se à coleção clássica. Os designers da empresa também começam a se inspirar em livros, pinturas e objetos de arte por volta desta época.

1950 – É lançada a divisão de perfumes da marca.

1951 – Falece Emile-Maurice Hermes, e Robert Dumas Hermès, marido de Jacqueline Hermès, assume a empresa com o perfumista Jean Rene Guerrand, marido de Aline Hermès, ambas bisnetas de Thierry Herme.

Caixa da Hermès

Início de 1950 – A Hermès começa a usar um logotipo com base em um desenho do pintor francês Alfred de Dreux. Nessa época também, a marca começa a usar suas icônicas caixas de cor laranja.

1956 – Uma foto da atriz hollywoodiana, que depois virou Princesa de Mônaco, Grace Kelly, carregando uma bolsa Hermes modelo ‘Sac a Depeches’ para cobrir sua barriga grávida, foi publicada na capa da revista Life. Subitamente, mulheres de todo o mundo foram às lojas Hermes procurando  “a bolsa da Kelly“. Hermés, então, renomeou esse estilo como Kelly.

1978 – Jean Louis Dumas, filho do tataraneto de Thierry Hermès, assume a empresa e, no mesmo ano, a Hermès compra o prédio ao lado da loja na 24 Rue Faubourg Saint-Honoré, ampliando o seu carro-chefe em Paris.

Loja da Hermès em Paris

1981 – O icônico modelo de bolsa Birkin é lançado com homenagem à atriz britânica Jane Birkin, após um encontro casual no ano anterior.

2003 – Seguindo a aposentadoria de Jean Louis Dumas, Patrick Thomas se torna o novo líder do negócio Hermès.

2007 – Com a compra do edifício número 28 da Rue Faubourg Saint-Honore, a Hermès, mais uma vez, expande seu carro-chefe em Paris.

2012 – Membro da sexta geração da família Hermès, Axel Dumas, é nomeado CEO da companhia e permanece nesta posição até os dias atuais.

2016 – Pesquisa realizada comprova que uma bolsa Hermès modelo Birkin tem sido um investimento melhor do que ações na Bolsa de Valores ou em barras de ouro durante os últimos 35 anos.

Curiosidades

  • Atualmente, a Hermès vende um lenço de seda a cada 20 segundos
  • A bolsa Birkin é a mais demorada na lista de acessórios de luxo hoje, podendo levar em torno de 6 anos para ser entregue!
  • A Hermès tem 240 lojas pelo mundo, incluindo as famosas unidades da Wall Street e da Madison Avenue em NYC.
  • Entre as famosas clientes da Hermès, estão: Madonna, Elle MacPherson, Kim Kardashian, Victoria Beckham, Nicole Kidman, e Julianne Moore.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…