Capa do post sobre a história da Balenciaga

Balenciaga – sua história com estilo e muito glamour

A Balenciaga se tornou uma marca de luxo sinônimo de sofisticação e elegância e tudo começou com o mestre Cristóbal Balenciaga que desde o começo já afirmava que um costureiro deve ser um arquiteto no design, um escultor na forma, um pintor na cor, um músico na harmonia e um filósofo na medida…

História da Balenciaga

Cristóbal Balenciaga nasceu aos 21 de janeiro de 1895 numa pacata cidade de Getaria, na região de basca, na Espanha. Filho de um pescador simples e de uma costureira, Cristóbal Balenciaga Eizaguirre, ainda quando jovem, fora apadrinhado pela Marquesa de Casa Torrés que lhe apresentou, pela  primeira vez, o mundo da Alta-Costura, sendo que fora para ela, ainda aos 12 anos de idade, que ele desenhou o seu primeiro vestido.

A atenção aos detalhes tornou o estilista famoso
A atenção aos detalhes tornou o estilista famoso

Em 1918, juntamente com a Charlottee Lee, ele se formou em alfaiate e abriu seu primeiro ateliê, na cidade de San Sebastian, cidade que fica ao norte da Espanha. O sucesso não poderia mais parar por ali. Pouco tempo depois, ele inaugurou mais duas outras unidades na cidade de Barcelona e Madri, onde fazia seus atendimentos exclusivos para a Família Real e os membros da alta corte do país.

Em 1936, tivemos a Guerra Civil Espanhola que resultou no fechamento de suas lojas, obrigando o estilista a deixar o país refugiado.

A partir de então, passou a se estabelecer em Londres e posteriormente na França, país que lhe abriu as portas e aceitou o seu jeito reservado de ser e atender, com poucas entrevistas.

Com uma forma própria de trabalhar com a impressa, ele atraiu a atenção por agir de forma oposta ao que seu concorrente Christian Dior agia.

Foto: Reprodução/Instagram @laventanadelamodaradio
Foto: Reprodução/Instagram @laventanadelamodaradio

Mas foi na “Cidade Luz” que Balenciaga marcou o rumo da sua história para sempre no mundo da moda!

Em 1937, juntamente com dois sócios, Wladzio Jaworowski e Nicolás Bizcarrondo, inaugurou sua nova loja na Avenida V, no número 10: A Casa Balenciaga.

Ele usou e abusou do nacionalismo como tema forte e o sucesso, novamente, lhe abriram as portas. De maneira avassaladora, atraiu diversas celebridades e pessoas da alta sociedade, que forram correndo até o seu Maison para que pudessem ter o corte perfeito.

Balenciaga e os concorrentes

Estavamos em uma época em que a alta-costura vinha com nomes de todos os cantos do mundo. Elsa Schiaparelli, a rival de Coco Chanel, era a italiana; Edward Molyneux, o irlandês; Robert Piguet, o suíço; e Main Rousseau Bocher, o norte-americano.

https://www.instagram.com/p/BAzi9Kdgla0/?taken-by=balenciaga

E claro, que num meio onde os nomes são bastante conhecidos, Balenciaga ficou conhecido como “O espanhol”. Nesse meio tão famigerado, não demorou muito até que ele fosse reconhecido, principalmente pelos seus concorrentes, como sinônimo de perfeição na confecção. Uma vez, ninguém menos que Christian Dior disse:

Balengiaga é o maestro e a alta costura é sua orquestra. Todos nós somos meros músicos que seguem as direções impostas por esse maestro.

Logo de cara podemos ver o respeito que o espanhol conseguiu colocar perante seus principais concorrentes no mercado. Coco Chanel também se pronunciu:

um verdadeiro costureiro, ele sim, sabia cortar tecidos e costurá-los com perfeição

Segunda a estilista, todos os demais, incluindo-a, eram apenas desenhistas.

Estilo Balengiaga: a cultura espanhola

O trabalho do estilista espanhol tinha como principal referência a história e a cultura espanhola de suas origens. Ele se inspirou muito nas dançarinas de flamenco, no uso intenso da cor vermelha que sempre fez alusão a bandeira utilizada pelos toureiros e o azul turquesa, bastante utilizado nos bailes à noite.

Outras fontes de inspiração eram pintores como Diego Velázquez e Francisco Zurbarán. Tudo isso sem contar a infinidade de revistas do século XIV que estampavam o seu ateliê, sendo que o mesmo era possuidor de um dom onde conseguia reproduzir, fielmente, linha por linha. Veja:

Suas criações elaboradas combinavam desde as influências da época, desde os mais elaborados até os mais audaciosos: ele não tinha medo de inovar. Podemos dizer então que as roupas de Balengiaga eram verdadeiras obras de arte (e são, até os dias de hoje), possuindo uma leveza absoluta, uma pureza e riqueza nos detalhes que até então, ninguém prestava atenção.

O ano de 1939 fora bastante marcante para o Maison, com o lançamento do corte de manga com aplicação de uma linha de ombros caídos, além de um recorte quadrado, que vinha com quadris arredondados e uma cintura completamente estreita.

No ano seguinte, ele lançou ao mercado sua primeira criação do famosos vestido preto, marcando de forma exuberante os quadris através de drapeados, com busto ajustado, além de investir em abrigos impermeáveis feitos com tecido sintético.

Foto: Reprodução/Instagram @rosarosasvintage
Foto: Reprodução/Instagram @rosarosasvintage

Em 1942, nasceu a Linha Tonneau, criada pelo estilista. Ela era composta por jaquetas largas e saias evasês, virando um sucesso na época.

Le Dix Balenciaga

Entre as coleções lançados pelo estilista, encontramos uma das mais famosas, lançadas ainda em 1946. Ela recebeu fortes influências das touradas espanholas, utilizando boleros bordados.

E foi justamente nesse ano que acabou lançando no mercado o seu primeiro perfume, chamado de Le Dix.

Em 1948, ele inaugurou sua primeira boutique e lançou o segundo perfume de sua linha, La fuite Des Heures. Mas só com o fim da segunda guerra que Balenciaga viria a se tornar um estilista original e reconhecido.

Foto: Reprodução/Instagram @_alindri_
Foto: Reprodução/Instagram @_alindri_

Em 1951, transformou completamente a silhueta feminina, passando a alargar os ombros e remover as cinturas de seus desenhos e criações. Em 1955, pela primeira vez, desenhou o vestido túnica, que dentre alguns anos, passaria a ser o Vestido Chefies.

O estilo Balenciaga de Desfilar

As temporadas de desfile sempre foram um dos atrativos da marca, sendo sempre um prato cheio para quem admira a arte, o design e gosta de acompanhar as mudanças que acontecem no mundo da moda.

Tudo estava muito tranquilo, até que em 1956, Balenciaga arrumou um jeito completamente inovador para lançar suas coleções: sempre depois das maratonas oficiais de desfile. E, diga-se de passagem, foi uma sacada sensacional!

Destaque do desfile: Marca Balenciaga
Destaque do desfile: Marca Balenciaga

Além dele não ter que dividir as páginas das principais revistas com os seus principais concorrentes, ele passou a ganhar espaço exclusivo nas principais magazines como a Harper’s Bazaar e a Vogue.

O amigo francês Hubert de Givenchy resolveu fazer o mesmo, pouco tempo depois…

Outra ideia do estilista era a proibição de fotografias em seus desfiles. Apenas a Vogue tinha permissão para publicar algumas fotos (desde que estas fossem pré-selecionadas pelo próprio Balenciaga, pessoalmente).

Em 57, trouxe novidades para o mundo da moda, com o vestido-camisa e o vestido-saco.

Pouquíssimo tempo depois desse lançamento, ele criou o que seria um dos seus principais sucessos: o vestido baby-doll. Fora isso, para a noite, ele apresentou modelos como o vestido com cauda de pavão.

Foto: Reprodução/Instagram @angeliglesiasmoda
Foto: Reprodução/Instagram @angeliglesiasmoda

Foi aqui, durante esse período, que ele acabou lançando o terninho feminino, também o modelo de paletó curto e a saia de cintura alta. Em 1963, sua coleção foi ampliada e passou a integrar as botas. Nesse ano, o mesmo criou casacos amplos, com mangas no estilo morcego e vestimenta solta.

O esquecimento da marca

Assim como aconteceu com outras marcas nos anos 60, a Balenciaga sentiu o comportamento da mulher moderna. Pela primeira vez na história, suas coleções já não tinham o mesmo impacto que antes tiveram.

O próprio estilista achou impossível trabalhar com a linha Prèt-a-porter, pela qualidade impecável de seus tecidos e pelo acabamento perfeito que suas roupas proporcionavam.

Pouco tempo depois disso, ele resolveu se aposentar, vindo a falecer em 24 de março de 1972. Durante muitos anos a grife caiu em esquecimento total pela mídia.

O renascimento a marca e a atualidade

Bem depois, só em 1997, com a contatação do francês Nicolas Ghesquière, é que a marca voltou a ser lembrada entre os nomes da alta costura, entrando novamente para o rol de luxo, glória e fama.

https://www.instagram.com/p/BYbL5Zplz2z/?taken-by=balenciaga

O francês trouxe a modernidade que a organização precisava. Em 2001, ela acabou sendo comprada pelo grupo Gucci e na sequência a reabertura da famosa boutique na Avenida Georges V (onde tudo começou, afinal) e a inauguração de uma sofisticada e moderna loja em Nova York.

https://www.instagram.com/p/Bkklc7flOk-/

Em 2002, a marca acabou lançando coleções prêt-à-porter e também acessórios que abrangiam o universo masculino, já que eles passaram a ser consumidores desse mercado.

Seu renascimento foi excelente em termos financeiros, faturou €17.9 milhões! Isso aconteceu para poder provar todo o seu antigo potencial que aos poucos foi resgatado. Nos anos que se seguiram, novas lojas foram abertas pelo mundo todo: Los Angeles, Cannes, Milão, China, Londres…

Bolsas Balanciaga

Nesses últimos anos, a Balenciaga fora a grande responsável por confeccionar e criar os novos uniformes da companhia árabe Oman Air, além de entrar, novamente, no segmento de perfumes.

Em 2012, Alexander Wang passou a assumir a diretoria criativa da marca, sendo a grande responsável pelos designes da linha Ready To Wear, além de seus acessórios, respondendo pela marca perante todo o mundo globalizado.

Loja oficial da Balenciaga
Loja oficial da Balenciaga

O lançamento do Perfume B se deu em 2014, sob os comandos de Wang. Em 2015, inaugurou sua primeira loja em Florença e em Madri.

Entre as coleções lançadas nesse período de grande sucesso, devemos dar destaque especial para as Bolsas Balenciaga.

Dentre os modelos mais famosos, vemos a bolsa Balenciaga Classic City, que contém duas alças fixas e uma removível, modelagem de tamanho médio e fecho de zíper, além de possuir um espelho e bolso interno.

A versão de bolsa mini também chama bastante atenção e é uma das queridinhas do público feminino.

Tudo isso sem contar com as sandálias no estilo gladiador, os sapatos em salto plataforma extremamente altos e os casaquinhos e paletós de cintura bem marcada.

Balenciaga no Brasil

A marca não possui loja própria ou representação no Brasil. Contudo é possível encontrar ótimas opções da Balenciaga no Brasil aqui no Etiqueta Única.

A seleção de peças é completa, passando por roupas, bolsas, acessórios e calçados masculinos e femininos, tudo com um preço bastante acessível e com certificado de autenticidade (ou seja, pode confiar que a sua bolsa é original!).

São vastas as opções para você poder escolher! Bolsas, acessórios, calçados e vestidos únicos, com comprovação de originalidade e passados por um processo criteriosos que só a Etiqueta Única possui. Por mais que a marca não tenha revenda direta no Brasil, através do nosso e-commerce você consegue entrar para esse seleto grupo!

Bolsa Balenciaga City Preta do EÚ

Evolução da Identidade Visual da marca

Assim como acontece com todas as outras marcas, a identidade visual passou por reformulações e modernizações ao longo dos anos. Recentemente, a marca perdeu a palavra Paris, que vinha junto com os dizeres e ganhou uma tipografia mais encorpada e legível.

O famosos B duplo ainda é bastante utilizado, principalmente para estampar os produtos oficiais da marca (sendo um dos critérios mais utilizados por especialistas para reconhecer se uma bolsa é, realmente, Balenciaga).

Você sabia?

  • A marca trouxe muitas inovações como a manga-melão, o modelo de vestido saco, a túnica baby-doll.
  • Também foi idealizadora do famoso chapéu-véu, que fora criado em 1967 para poder acompanhar os vestidos de noiva da época.
  • O estilista Balenciaga também deu aulas de moda através delas inspirou Oscar de La Renta, Emanuel Ungaro, André Courrèges e Hubert de Givenchy.
  • Em 1968, quando o estilista anunciou publicamente a sua aposentadoria, a Condessa Mona Bismark chegou a se trancar em casa por três dias de tanto desgosto em saber da notícia!
  • Entre as clientes atuais da marca, podemos encontrar nomes como Natalie Portman, Nicole Kidman e Jennifer Connelly.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…