Olivier Rousteing deixa a direção criativa da Balmain
Nos últimos anos, o mundo da moda está enfrentando diversas mudanças, com diversos diretores criativos saindo de suas respectivas casas depois de muitos anos. Casas de moda tradicionais como Chanel, Balenciaga, Versace e Dior foram algumas que entraram em novas eras com a mudança de comando.
Agora é a vez da Balmain passar por um período de mudanças, que anunciou nesta quarta feira que Olivier Rousteing irá deixar a direção criativa da Balmain após 14 anos no cargo.
Confira abaixo todos os detalhes sobre a saída de Olivier Rousteing da Balmain:
Olivier Rousteing deixa a Balmain
O diretor criativo Olivier Rousteing deixou a Balmain, anunciou a grife parisiense na terça-feira, encerrando o período de 14 anos do estilista francês na casa de moda.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Rousteing assumiu o cargo em abril de 2011 e apresentou uma série de coleções e desfiles aclamados pela crítica ao longo dos anos, onde “sua visão e genialidade criativa impulsionaram a Balmain a patamares sem precedentes”, afirmou a marca em um comunicado.
“Tenho muito orgulho de tudo o que conquistei e sou infinitamente grato à minha equipe excepcional na Balmain, minha família escolhida, em um lugar que foi meu lar nos últimos 14 anos. Agradeço ao Sr. Rachid e a Matteo por sua confiança inabalável e por me oferecerem esta oportunidade extraordinária. Ao olhar para o futuro e para o próximo capítulo da minha jornada criativa, sempre guardarei com carinho este momento especial”, disse Rousteing no comunicado.
Conhecido por sua mistura de silhuetas de alta costura, atitude rock and roll e encenações ousadas, Rousteing era uma figura celebrada na moda parisiense.
A Balmain não nomeou um sucessor para Rousteing, mas acrescentou que uma “nova organização criativa da casa será anunciada no momento oportuno”.
No comunicado oficial, o Sr. Rachid Mohamed Rachid, CEO da Mayhoola e Presidente da Balmain, disse: “Estendo meus sinceros agradecimentos a Olivier Rousteing por sua extraordinária contribuição para a Balmain. Sua liderança visionária não apenas redefiniu os limites da moda, mas também inspirou uma geração inteira com sua criatividade ousada, autenticidade inabalável e compromisso com a inclusão. Estamos imensamente orgulhosos de tudo o que foi alcançado sob sua liderança e aguardamos ansiosamente o próximo capítulo de sua jornada, que ele seguirá com a mesma paixão e excelência.”
O CEO Matteo Sgarbossa também disse: “Gostaria de expressar minha profunda gratidão a Olivier por escrever um capítulo tão importante na história da Maison. Sua contribuição e paixão ao longo dos anos deixarão uma marca indelével na história da moda.”
Nascido em Bordeaux, filho de mãe somali e pai etíope, Rousteing foi abandonado em um orfanato quando criança, sendo posteriormente adotado por uma família afluente da cidade. Um aluno aplicado, Rousteing estudou na escola de arte Esmod em Bordeaux, antes de se mudar para Florença, onde se juntou a Roberto Cavalli no estúdio de design.
Em 2009, ele começou a trabalhar na Balmain como diretor do estúdio de design de moda feminina, sob a direção de Christophe Decarnin. Em 2011, ele sucedeu Decarnin, introduzindo uma atitude sexy e roqueira e uma alfaiataria impecável, passando a vestir estrelas como Kim Kardashian, Beyoncé, Rihanna e Jennifer Lopez. Ele também criou figurinos para a Ópera Nacional de Paris; apresentou um desfile solo de alta-costura para a marca e, em 2022, apresentou uma coleção muito elogiada como designer convidado para a casa Jean-Paul Gaultier.
















