Raia de Goeye – o luxo brasileiro que conquistou o mundo

Se você pensa que o sucesso da moda é só internacional, se engana redondamente. É justamente neste sentido que a Raia de Goeye inovou nas passarelas, tendo se tornado um sucesso absoluto durante 10 anos!

As estilistas trouxeram para as pistas o conceito de liberdade, muito bem trabalhado em suas roupas e em toda a sua coleção. Aliás, precisamos ressaltar que elas não fizeram questão nenhuma de acompanhar todos os ditames da moda internacional, mas sim, fazendo moda para mulheres reais. Quer conhecer e saber um pouquinho mais dessa marca que vem ganhando espaço cada vez maior? Fica aqui com a gente!

A história da marca

Ela nasceu a partir da junção de duas estilistas de visão muito além de seu tempo, que se conheceram desde pequenas, Paula Raia e Fernanda de Goeye . A marca sempre deixou transparecer em suas criações o luxo, a exclusividade e a sofisticação que a Alta-Costura deve ter, deixando sempre todo esse glamour transbordar nas passarelas onde suas coleções eram ovacionadas.

Mas tanto talento, no início, não estava sendo voltado para a construção de todo um paradigma da moda, mas sim, para a arquitetura. Fernanda e Paula cursavam faculdade de Arquitetura e Urbanismo juntas e tinham, inclusive, o plano de abrirem um escritório juntas! Mas, como às vezes, o destino precisa dar uma mãozinha, Eliana Tranchesi, dona da Daslu, convidou Fernanda para desenvolver uma linha de roupas voltada para um público mais jovem e casuais.

Nesse momento, Fernanda pode sentir que o seu grande chamado na vida era a moda. Trancou sua faculdade de Arquitetura e se mudou para Nova York, onde passou a estudar no Fashion Institute Of Technology, um dos principais centros de estudo de moda da cidade.

Sensual Despojado trazido pela marca
Sensual Despojado trazido pela marca

Aqui no Brasil, Paulo resolveu trancar sua faculdade e investir no curso de Artes Plásticas, o que viria a contribuir e muito para a sua colaboração dentro da marca paulistana, na direção criativa da Mixed.

A união das forças

Sempre estudando e contribuindo para suas respectivas grifes, Fernanda e Paula se reencontraram e decidiram unir suas forças. E foi assim que nasceu a Raia de Goeye. Tudo aconteceu num encontro no bairro de Nova York, quando elas tomaram essa decisão e definiram o nome da marca.

Para quem ainda não entendeu, trata-se da junção do sobrenome de cada uma das meninas.

Posteriormente, faria também parte da equipe da RG, Ana Paula Vilela, que estaria no setor administrativo da empresa. Fora através dela que a marca conseguiu seu pontapé inicial e começou a trabalhar com grandes projetos.

Um novo conceito nascia

O mais incrível dessa marca é que ela começou a sua trajetória de forma brilhante, levando em consideração, principalmente, o público feminino e sua liberdade de expressão.

Diferente do que acontece com outras Maison, neste caso, elas resolveram quebrar paradigmas e reinventar o conceito de “moda”, não seguindo as principais tendências.

Se tivéssemos que escolher apenas uma palavra que traduzisse o seu significado seria liberdade. Com peças delicadas e bastante sofisticadas, elas conseguiram traduzir o luxo com detalhes simples, porém elegantes.

A grande estréia oficial do lançamento da marca acontecer na cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, haviam mais de seis coleções diferentes até que, finalmente, o convite para desfilarem da São Paulo Fashion Week chegasse à porta.

Assim sendo, em 2004-2005 elas puderam entrar de forma deslumbrante para o seleto grupo de estilistas nacionais de sucesso.

A crítica

Com sua grande inauguração, a crítica ficou espantada que uma marca tão nova, tão jovem, pudesse ser tão perfeita ao se atentar a detalhes, ao conseguir interpretar o corpo feminino como ninguém e principalmente, proporcionar conforto e estilo a mulher brasileira sem deixar que estas peças tivessem o luxo poderoso que elas possuem.

A parceria entre as duas deu muito certo! O sucesso foi excepcional e juntas, elas conseguiram grandes feitos.

A separação das sócias

No auge da fama, com o mundo todo a seus pés, em seu último desfile, as estilistas subiram na passarela e anunciaram o fim da parceria perante a impressa. Isso deixou todos chocados, já que a marca estava conquistando espaços memoráveis!

Paula e Fernanda anunciam fim da parceria
Paula e Fernanda anunciam fim da parceria

Segundo entrevistas que elas mesmo deram, o motivo pelo qual resolveram se separara foi:

Que dentro de um tempo curto, a Fernanda teria um período SABÁTICO onde focará sua atenção para a maternidade, curtindo o seu momento, enquanto a Paula continuaria focada no lançamento de novidades e de novas coleções.

Depois da separação, pudemos notar o quanto Paula cresceu dentro do mundo da moda. Todos aqui não podem negar suas contribuições e suas colaboração para elevar ainda mais o nível da Alta-Costura nacional com sua nova marca, a Paula Raia.

Paula Raia e sua história na moda

Com o anúncio da separação das amigas, Paula decidiu continuar. E foi assim, carregando apenas o seu nome que surgiu a Paula Raia. A principal característica da criação desta grife nacional é o handmaking. Todas as peças produzidas por ela são feitas dentro do seu ateliê e por tal, acabam sendo submetidas a um processo manual para que cada detalhe saia do jeito planejado.

https://www.instagram.com/p/B0-_66Phq2M/

Mas não pense que ela acabou se acostumando, não! Ainda temos muitas novidades por vir. Muitas tecidos novas, muitas misturas e um público fiel à sua dedicação continuam incentivando-a a ir sempre atrás de novidades.

https://www.instagram.com/p/B1hVR63BEgn/

Ela também precisa explorar atentamente todos os detalhes e acessórios, como por exemplo, as joias e adornos minimalistas que são utilizados em suas confecções, dando mais vida e melhorando o acabamento final. Falar de Paula Raia é preciso, e mais do que isso, é entender que antes da quantidade chega a qualidade. Este é o foco da marca.

A volta de Fernanda Goeye

Como diz aquele ditado popular: o show não pode parar. Depois de um tempo longe do cenário da moda, Fernanda Goeye se uniu a suas irmãs e abriu as portas de seu novo estabelecimento comercial; parada obrigatória para quem quer estar sempre antenado na moda.

https://www.instagram.com/p/B4_N-EUnf9O/

Cláudia, Fernanda e Renata de Goeye abriram em grande luxo as portas da sua boutique, cujo o nome é pertencente a família: De Goeye. Muito bem localizado, o mesmo se encontra na rua Joaquim Antunes, ao lado dos Jardins, uma localização bastante privilegiada e muito conhecida devido a fama de seus restaurantes. Pela mesma região, também se encontra outros ateliês famosos, como o da Lethicia Bronstein.

Quem for conhecer o seu espaço, deve estar preparado para submergir num mar de alta classe, requinte e bom gosto. A label tem uma pegada mais urbana, com tecidos de punho nobre e vem com uma modelagem sem utilização de amarras. Segue bastante o estilo minimalista utilizado por ambas.

A coleção Verão/2017 contou com itens que davam para ser utilizados tanto na praia quanto em bailes. Não demorou muito até que elas caíssem, novamente, no gosto e na boa crítica popular. Suas coleções são aguardadas pelas hit-girls até hoje!

Curiosidade Especial

De Goeye não é apenas o sobrenome das meninas, não! Ao escolhê-lo, muitos coisas passaram pela cabeça das três, como por exemplo, a joalheria de seu bisavô nos anos 40. Naquela época, ele vendia prataria, joias e artigos de luxo da Hermès, sem contar os tradicionais relógios Piaget.

Embora ambas continuem se solidificando ainda mais dentro do seu cenário, cada uma com suas particularidades, ninguém jamais esquecerá aquela grife inicial que fora sucesso em críticas sociais e que a levaram a ser reconhecida e renomada não só no Brasil, mas no mundo todo.

https://www.instagram.com/p/B22SjjUngOc/

Embora a parceria tenha acabado, ainda resta uma amizade muito grande entre ambas, afinal de contas, foram 10 longos anos desenvolvendo peças e brilhando nas passarelas. Cada uma torce para o sucesso da outra e garantem que não há clima de rivalidade.

Quem ganhou com tudo isso foi a gente, que conseguimos pegar algumas peças selecionadas a dedo da Raia de Goeye e ainda contamos com as novidades criadas pela De Goeye e pela Paula Raia.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…