capa do post sobre o porque das marcas estarem dando importância para o mercado de segunda mão

Por que as grandes marcas estão finalmente levando o mercado de segunda mão a sério?

Foi anunciado recentemente que a cadeia de lojas fast fashion sueca H&M irá começar a revender peças de segunda mão. O website H&M Rewear irá começar a funcionar, em um primeiro momento, apenas no Canadá e estará disponível a partir do dia 07 de Setembro, conforme dito para o site Bussiness of Fashion. Caso seja uma empreitada de sucesso, a empresa irá considerar expandi-lo para outros países.

A marca de fast fashion se junta agora a uma lista em crescimento de diferentes marcas tradicionais de moda e varejistas que estão abraçando o mercado de segunda mão. No mês de Julho, a marca americana Madewell anunciou que irá expandir sua parceria com a ThredUp (loja online de consignado e também bazar) para criar o programa Madewell Forever, que irá permitir que consumidores possam trocar jeans usados em troca de créditos na plataforma da ThredUp.

Mudança no comportamento do mercado de moda

Em Março de 2021, o Grupo Kering adquiriu 5% das ações da Vestiaire Collective (maior plataforma de re-sale da Europa), decisão tomada devido ao grande aumento da procura por peças de luxo de segunda mão, principalmente durante a pandemia e também com com o pensamento voltado para a moda sustentável.

Além do Grupo Kering, na semana passada, a loja de departamento inglesa Harvey Nichols anunciou que irá lançar o serviço de revenda em parceria com a Reflaunt, um provedor de tecnologia, para seus consumidores. Esta será a mesma companhia que trabalha com a H&M no mercado.

Estas ações são grandes mudanças na indústria da moda, e, até recentemente, o mercado de segunda mão era vista como uma competição para peças novas ou até mesmo que muitas eram falsificações. Entretanto, a demanda dos consumidores para artigos de segunda mão vem disparando e os maiores sites de revenda agora são avaliados na casa dos bilhões de dólares. Apenas no ano de 2021, duas das maiores plataformas de artigos de segunda mão, a ThredUp e a Poshmark, se tornaram públicas (ou seja, qualquer pessoa pode comprar ações) e se focaram no público consumidor mais jovem.

Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!
Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!

Oportunidade de negócio no mercado de revenda

Muitas pessoas, principalmente marcas e varejistas não pensam em tornar a revenda na parte majoritária do seu negócio, ou nem de lucrar em cima dele. Em vez disso, eles vêem peças de segunda mão como um serviço adicional que eles podem oferecer aos consumidores que compram em sites de revenda de qualquer jeito (por exemplo, a ThredUp vende cerca de 48,000 itens apenas da coleção feminina da H&M).

Opções de revenda interna são ótimas maneiras de atrair novos consumidores, e também algumas perguntas críticas de se vendas de peças de segunda-mão estão ajudando o planeta, mas a marca dá prioridade de moda sustentável. Esta é uma oportunidade de mostrar isso.

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

O atrativo da Revenda

Para a sueca H&M, o Rewear cumpre com os extensos objetivos de sustentabilidade da empresa. Ela já está em processo de executar seus comprometimentos de manufaturar todos os seus produtos à partir de materiais que sejam reciclados ou obtidos de forma sustentável, por exemplo até 2030.

Contudo, varejistas também estão vendo oportunidades de ganhar espaço em mercados onde a revenda não está muito bem estabelecida. Por exemplo, Poshmark opera no Canadá, enquanto a Thred Up não.

Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!
Clique na imagem e confira mais sobre as vantagens da moda sustentável!

O Impacto da Revenda no Meio Ambiente

Quando uma marca anuncia que vai começar a participar no mercado de revenda, ela muito frequentemente se beneficia da oportunidade de promover seu comprometimento com a sustentabilidade. Tanto a H&M quanto a Madewell, por exemplo, citam o “fechar o ciclo” como o incentivo por trás de suas iniciativas de entrar no mundo da revenda.

 “O impacto da revenda na moda no quesito de emissões de dióxido de carbono depende de dois fatores: é a energia adicional e os recursos que são necessários para mover o produto de um consumidor para o outro, seja isso de fato o que leva uma redução na manufatura primária,” disse Frédéric Tavoukjian, Gerente Nacional da H&M Canadá.

Em um estudo publicado em Maio um jornal acadêmico na Universidade de LUT, na Finlândia, foi constatado que o mercado de revenda possui menos impacto nas mudanças climáticas do que outros dois métodos que são comumente usados na criação de moda circular: reciclagem têxtil e o aluguel de peças (prática que vem crescendo a cada ano).

Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!
Clique na imagem e confira mais sobre os impactos da moda no meio ambiente!

O que acham do assunto? Nos contem nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

Quantas lojas da Chanel existem no Brasil?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa-stella-mccartney-291222-compressed (1)

Look Monocromático: Dicas de como usar!

O look monocromático é uma tendência que está presente no mundo da moda há algum tempo e vem ganhando força nos últimos anos. Ele é um ótimo truque de estilo para estar elegante e sofisticada em qualquer ocasião sem precisar pensar muito ou requerer grande esforço. Muito versátil, prática e atemporal, este recurso permite diversas…
capa do post sobre peças chanel must have

Dia das Mães: 5 Bolsas Chanel que são presentes perfeitos!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…

O Significado de Celine para a Moda

Céline Vipiana fundou sua grife homônima em 1945 em Paris, e a transformou em uma das marcas de moda mais importantes e influentes da França. Atualmente, sob a liderança do estilista Hedi Slimane, a etiqueta de luxo continua sendo uma das mais desejadas e famosas no mundo, atraindo até mesmo a geração mais jovem. Mas,…
capa do post sobre looks estilosos e confortáveis para se inspirar

10 Looks confortáveis e estilosos para se inspirar!

Quando estamos escolhendo nosso look diário, um dilema surge para inúmeras mulheres ao redor do mundo: usar algo confortável ou esquecer do conforto em prol do estilo? Mas, não há necessidade de fazer esta dura decisão! Existem inúmeras combinações de peças que unem o útil ao agradável e que não exigem grande esforço ou peças…
capa do post sobre best of gucci bags

O que é mais caro Gucci ou Louis Vuitton? Confira uma comparação de preços!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando falamos sobre os…
capa do post sobre misoni abrir primeira loja de home & decor

Missoni abre primeira loja de Home Decor

Quando pensamos em marcas de luxo de moda, as primeira coisas que nos vem à cabeça são acessórios, bolsas icônicas, sapatos e peças de roupa de grandes marcas como Chanel, Hermès, Prada, Versace, entre outras, certo? Porém, o que muita gente não sabe, é que inúmeras grifes de luxo vão muito além do vestuário e…
capa do post sobre joias cartier para o dia das mães

Dia das Mães: Joias Cartier para emocionar sua mãe!

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…

Celine: Saiba Quem está por tráz do Sucesso da Marca Francesa!

A Celine foi fundada em 1945 por Céline Vipiana em Paris. A marca francesa começou como uma boutique infantil, mas rapidamente se expandiu para a moda feminina, estabelecendo-se como uma referência em estilo clean e sofisticado. No entanto, nos últimos anos, a grife passou por algumas transformações que a ajudaram a se manter atualizada e…

3 Práticas Sustentáveis para 2024

Um dos assuntos mais em alta e discutido nos últimos anos é a sustentabilidade, principalmente quando se trata da Indústria da Moda, que é considerada uma das mais poluentes do planeta. De acordo com um recente estudo do Global Fashion Agenda, a Indústria da Moda manteve a segunda posição no ranking dos maiores poluidores do…
capa do post sobre curiosidades sobre a Birkin

Como e Onde vender suas bolsas de luxo e de grife usadas?

A sustentabilidade e o consumo consciente são assuntos muito pertinentes e que ganham espaço na mídia a cada dia. Existem diversas maneiras de praticar o consumo consciente, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida delas,…