Moda Sustentável: A Revolução das Marcas Nacionais e Internacionais
Felizmente, no cenário atual, a moda sustentável não é uma busca exclusiva apenas das grifes internacionais. Marcas brasileiras de luxo também dão passos largos em direção à sustentabilidade.
Isso por que a moda sustentável não é apenas uma tendência passageira; é um movimento que veio para ficar. A conscientização sobre os impactos ambientais e sociais da indústria fashion levou muitos consumidores a adotarem um estilo de vida mais responsável, inclusive na hora de escolher suas roupas de marcas de luxo.
Enquanto as tendências de moda podem desaparecer tão rapidamente quanto surgem, a sustentabilidade é um conceito permanente. Mais do que uma “trend do momento”, a moda sustentável é um compromisso com o futuro do nosso planeta. Ela não segue as regras efêmeras do mundo fashion, mas, em vez disso, busca criar um impacto duradouro e positivo.
Quem não se lembra da época da cintura baixa, das calças jeans skinny , das bolsas de palha que invadiram a cidade, ou até mesmo da breve era barbiecore? No entanto, há uma tendência que não é passageira como essas, e que está se tornando cada vez mais relevante: a moda sustentável.
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Mas ao contrário do que muitos podem pensar, fazer compras de moda de luxo sustentável não significa abrir mão do estilo ou da qualidade. Pelo contrário! Envolve fazer escolhas informadas que beneficiam o meio ambiente e a sociedade a longo prazo.
Listamos 3 dicas infalíveis para um consumo mais consciente com exemplos não só de grifes internacionais, mas também de marcas brasileiras que são exemplos de moda sustentável:
3. Pesquise antes de comprar
Uma compra de moda de luxo sustentável começa com pesquisa. Descubra marcas que priorizam a sustentabilidade e a ética em sua produção. Procure por certificações de sustentabilidade, como o GOTS (Global Organic Textile Standard) ou o Fair Trade. Compreender a filosofia de uma marca é fundamental para fazer escolhas conscientes.
No cenário internacional, por exemplo, temos grandes nomes de destaque nesse sentido. A etiqueta britânica Stella McCartney realizou um desfile na última Paris Fashion Week com uma coleção feita com 95% de materiais ecológicos. Provando que luxo e sustentabilidade, podem sim, andar juntos.
No Brasil também temos marcas de luxo que estão se tornando mais responsáveis e dando largos passsos em direção à sustentabilidade. A etiqueta homônima Cris Barros é um desses grandes exemplos – e orgulho nacional!
Em busca de uma produção mais consciente, uma das primeiras medidas adotadas pela marca foi de buscar novas formas de fazer upcycling, reaproveitando sobras e tecidos parados no estoque e arquivos.
O algodão utilizado pela grife é sustentável com certificado ABR – Algodão brasileiro responsável, que respeita a legislação ambiental brasileira e monitora a cadeia produtiva. Além disso, a label feminina utiliza uma forma de tingimento não poluente, na qual as peças são desenvolvidas com processo de coloração de matrizes naturais.
2. Invista em Peças Atemporais
Em vez de seguir as últimas tendências, opte por peças atemporais e versáteis. Itens clássicos e bem feitos não saem de moda, reduzindo a necessidade de substituí-los com frequência. Isso não apenas economiza dinheiro a longo prazo, mas também reduz o desperdício.
O armário-cápsula além de tornar o dia a dia mais prático e fácil, é inteligente, é sustentável! O chic agora é reinventar novas formas de uso e combinação de uma mesma peça. Nada é mais fashion hoje do que repetir roupa. Isso mesmo: repetir roupa está mais do que valendo!
Uma peça de alta qualidade, que é o que geralmente marcas de luxo oferecem, foi feita para durar, para usar e abusar! Use isso a seu favor. Incorpore aquele item curinga em diversas produções diferentes e mostre toda a sua criatividade para o mundo.
A grife francesa Chloé é especialista em criar peças que nunca saem de moda. Independente da coleção, o item se mantém atual e jamais com cara de datado. Além disso a etiqueta que acaba de se despedir de Gabriela Hearst como estilista (com direito a bateria da mangueira e tudo!), possui um grande comprometimento com a sustentabilidade. Em 2021, por exemplo, ela se tornou a primeira marca de luxo da Europa a obter o selo B-Corp (Benefit Corporation). Este é considerado o padrão mais alto em empresas sustentáveis.
Em contrapartida, no Brasil, também temos uma marca nacional para se orgulhar. Flávia Aranha é o nosso nome de destaque. A label homônima, além de valoriar o trabalho artesanal e buscar um processo mais humano em suas criações é expert em criar peças que transitam em diferentes temporadas. Flávia Aranha também investiga novas matérias-primas, como o látex natural, alternativa ao couro animal produzida na Amazônia, para compor calçados e bolsas. Assim como também prioriza o tingimento natural das suas peças atemporais.
1. Escolha Materiais Sustentáveis
Dê preferência a roupas feitas de materiais sustentáveis, como algodão orgânico, linho, cânhamo e tecidos reciclados. Esses materiais são mais gentis com o meio ambiente e muitas vezes mais duráveis.
Mas lembre-se: a moda sustentável não se trata apenas de usar roupas feitas de materiais reciclados ou comprar de marcas que afirmam ser “verdes”. É um movimento que abrange todo o ciclo de vida do produto, desde a produção até o descarte. Envolve a preocupação com os processos de fabricação, o uso responsável de recursos naturais, a redução do desperdício, e a promoção de condições de trabalho justas em toda a cadeia de suprimentos.
Vale lembrar que mais uma vez, temos um exemplo de uma marca brasileira que usa materiais sustentáveis em suas coleções. Podemos citar agora, a etiqueta carioca Osklen.
Enquanto a Prada dá exemplo com seu nylon feito à partir de materiais coletados dos oceanos, a Osklen também cria peças atemporais produzidas com poliéster reciclado (PET). Ao usar tal material em suas coleções a grife brasileira evita o descarte no meio ambiente de cerca de 272 mil garrafas PET por ano.